A abertura foi as 19:30, com o pronunciamento do Prefeito Leonardo Rêgo.
Páginas
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
A FINECAP JA COMEÇOU
A abertura foi as 19:30, com o pronunciamento do Prefeito Leonardo Rêgo.
POLICIAIS DE SOUSA, PB DA EXEMPLO DE CORAGEM E UNIÃO
A manifestação terá início as 7 horas, com concentração em frente a delegacia de polícia e em seguida irão passar pelas principais ruas e avenidas da cidade.
Da Redação
CHICO CAPOTE: AVÔ DE NÉLIA
Andava muito ligeiro
Pra que tanta fantasia
domingo, 30 de agosto de 2009
Clima de Pânico na Fazendinha
BANDIDOS Ô INFRATORES, QUE ROUBARAM A FAZENDINHA
CHECAPE POLICIAL:
Pau dos Ferros
Tentativa de suicídio
Vitima – Iuris Oliveira Silva, nascido em 08/04/1983
Tentou se matar com uma faca peixeira
Residente no Riacho do Meio
Acidente entre uma moto e um carro, vitima que foi transferida para Mossoró, Jose Adailson de Paiva, nascido em 18/07/1972.
Placa da moto, NNJ-9679, São Miguel
Riacho de Santana
Porte ilegal, Munições e arma branca.
Acusado , Raimundo Nonato Fontes, 56 anos.
Umarizal
Assalto, moto verde MXI-4462 –umarizal rn
Vitima Neupimar Mota Alves-33 anos tratorista
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
POLICIA PRENDE QUADRILHA QUE ASSALTOU O BAR A FAZENDINHA
Ontem as 22:00hs, o GTO, junto com o policiamento de Rafael Fernandes, surpreenderam os bandidos que estavam assaltando a fazendinha
MAJOR FABIO, DEP. DA PB, NA I CONSEG
Major Fábio participa, até domingo (30), da Conferência Nacional de Segurança Pública em Brasília. Cinco deputados foram indicados para representar a Câmara Federal.
O deputado federal paraibano, Major Fábio (DEM) representa a Câmara dos Deputados durante a 1ª Conferencia Nacional de Segurança Pública (Conseg), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O deputado participa, até domingo (30), de vários debates sobre princípios e diretrizes de uma política nacional para a área.
Nesta quinta-feira (27), o deputado Major Fábio, participou da solenidade de abertura da Conferência, que contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na oportunidade, o presidente criticou o “empurra-empurra” entre os governos federal, estadual e municipal pela responsabilidade da segurança pública.
Lula enfatizou ainda a importância da qualificação do profissional da área, que deve ser treinado em ações de inteligência e preparado para usar a força apenas quando necessário. “Se ele estiver bem formado, numa boa casinha, com salário adequado, ele será o guardião que queremos para manter a ordem”.
Apenas cinco deputados federais foram indicados pelo presidente da Câmara, são eles; Major Fábio (DEM-PB), Laerte Bessa (PMDB-DF), Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), Luiz Couto (PT-PB) e Capitão Assumção (PSB-ES).
Os deputados Major Fábio e Capitão Assumção, representante da Policia Militar na Câmara, logo foram identificados pelos participantes, e ouviram as reivindicações dos companheiros de Polícia, além das inúmeras fotografias.
Opinião do presidente Lula sobre os policiais
Lula compara policiais a Deus durante conferência de segurança pública
Piero Locatelli
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou policiais a Deus em discurso na abertura da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, realizada em Brasília nesta quinta-feira (27). "Tem muita gente que é ateu, mas só acredita em Deus quando está em perigo. Com a polícia é a mesma coisa", disse Lula.O presidente fez um discurso de 17 minutos antes de embarcar para Bariloche, na Argentina, onde participará da Unasul (União de Nações Sul-Americanas). Em um auditório repleto de profissionais da área, Lula defendeu estímulos à segurança pública, elogiou o trabalho do ministro da Justiça, Tarso Genro, e defendeu a remuneração alta de policiais, sem, contudo, apresentar qualquer proposta concreta.
Na conferência, que termina no domingo (30), Tarso Genro afirmou que deverá dar destaque à avaliação de questões relativas às funções e à natureza das polícias Militar e Civil e à possível integração de ambas.O ministro descartou a hipótese de que os participantes cheguem a um consenso e façam constar, entre as 40 diretrizes e 10 princípios que irão compor o documento final da conferência, uma proposta definitiva sobre o tema. "Essa questão vem da década de 1980, e a conferência não vai resolvê-la. Não há consenso sobre a integração, mas a discussão sobre as funções e sobre a natureza de ambas as polícias [deverá sobressair]. Nós, entretanto, não vamos valorizar essa controvérsia, porque não iremos resolvê-la", afirmou Tarso Genro, durante café da manhã com jornalistas, hoje (27), no ministério. Ao elogiar a atual estrutura policial brasileira, o ministro disse que os países "com os mais modernos projetos de segurança pública" respeitam as especificidades de suas polícias e que a ideia de uma única força, desmilitarizada, está "superada"."Nós temos a opinião de que a estrutura mais geral de polícia, com a existência das PMs e da Polícia Civil, pode ser muito melhorada, mas é boa. Até porque o Brasil é um país continental, com uma relação federativa de alta complexidade, e Estados com um bom grau de autonomia. Então, é preciso fazer uma adequação destas teses à nossa realidade", disse o ministro.A ampliação do processo de integração entre as polícias está entre as "apostas centrais" do ministério para a conferência, bem como a discussão sobre novas formas de financiamento para a segurança pública, aspecto que o ministro também diz ter melhorado nos últimos anos, embora os recursos "continuem sendo insuficientes". Ele pediu a ajuda da imprensa no sentido de "desmitificar" a conferência, para evitar que a sociedade crie falsas expectativas sobre os objetivos e o real alcance do evento, cujo objetivo é dar início a um processo de mudança. Para que tal processo seja efetivo, são necessárias "duas gestões, ou dez anos, pois [isso] exige mudanças institucionais, culturais, nos padrões de financiamento do setor e nos salários dos servidores da área". "Às vezes, joga-se sobre a conferência uma luz e uma expectativa e depois se diz que a conferência não resolveu tal questão. Não é esse o objetivo da conferência. Seu objetivo é propor outro padrão de elaboração de políticas públicas de segurança e iniciar um processo de mudança, o que estamos certos de que irá ocorrer. A conferência inicia um processo de transição, cujos contornos serão trabalhados em conferências posteriores."* Com informações da Agência Brasil
.
PRE, FAZ CAMPANHA EDUCATIVA EM SÃO MIGUEL-RN
POLICIAIS E BOMBEIROS MILITARES, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Cerca de 200 policiais e 100 suplentes estiveram hoje (26/08) à tarde em frente à Assembleia Legislativa, isto foi bastante importante para o Movimento Policia Legal, que iniciou no RN.
As galerias estavam lotadas, de um lado ficaram os Policiais e de outro os suplentes, e muitos ficaram do lado de fora devido não ter lugares para todos.
Todos ficaram satisfeitos com os pronunciamentos dos deputados: Gilson Moura, Robinson Faria, Larissa Rosado, Paulo Davin, Fernando Mineiro e principalmente Getulio Rego.
O Deputado Getulio Rego refutou a critica do Movimento realizada pelo Deputado Nelter Queiroz que disse que: “O governo Vilma de Faria foi um dos melhores já realizados em prol dos Policiais Militares, tendo realizado seguidos reajustes salariais.”.
O deputado Nelter Queiros saiu do plenário indignado pela resposta dada pelo deputado Getulio Rego que em certo momento disse que “tinha pegado o vácuo do deputado Nelter Queiroz”.
Durante toda a sessão os deputados se comprometeram em estarem do lado dos Policiais Militares, formando na Assembléia Legislativa uma comissão que irá discutir a reformulação do Estatuto e na criação de um Código de Ética para os Policiais e Bombeiros Militares. E intermediando com o Governo do Estado o cumprimento da Lei 273.
Os deputados disseram aos suplentes que o estado necessita de mais policiais e que solicitaram ao governo a convocação dos mesmos.
No final o deputado Robinson Faria recebeu a Vereadora Sargento Regina e os presidentes das Associações, se comprometendo em marcar uma audiência com a própria Governadora Vilma de Farias, para a mesma receber os presidentes das Associações.
Comentou o presidente da Associação de Bombeiros Militares o soldado Maribondo:
“O resultado do Movimento Policia Legal está caminhando bem e bastante forte, esta é apenas a terceira movimentação realizada após o dia 21 quando inicio-se o movimento, e os deputados estão vendo que estamos unidos e fortes na luta por uma reformulação do estatuto, o código de ética e disciplina e o cumprimento da Lei 273”.
Fica o recado a aquele policiais que não estavam presentes, que na próxima oportunidade compareçam, pois o resultado do movimento necessita do comparecimento de todos quando solicitado.
Unidos cada vez mais, ficaremos mais fortes.
DIA DO VAQUEIRO NORDESTINO, É OFICIALIZADO POR LEI Nº 11.928
A tradicional Missa do Vaqueiro, que se realiza todos os anos, no terceiro domingo de julho, teve um ingrediente especial na sua última versão, mês passado, pois nessa data estava sendo comemorado pela primeira vez o Dia do Vaqueiro Nordestino, oficializado pela Lei 11.928, de abril deste ano.
Presente à festa, o deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA), autor do projeto, justificou o seu projeto, afirmando ser o vaqueiro um ser que merece ser reconhecido pela sua bravura, já que enfrenta todo tipo de adversidade, principalmente no Nordeste, região castigada pelo rigor climático, principalmente na época de estio.
Na manhã de 19 de julho, em Serrita, a cavalgada começou cedo, com homens encourados, montados em seus cavalos, com os rostos machucados pela mata fechada e seca do sertão, nesta região do Cariri, na divisa entre Pernambuco e Ceará, mas era um domingo diferente para todos os vaqueiros nordestinos que participam de mais uma Missa do Vaqueiro, pois puderam comemorar também o primeiro Dia Nacional do Vaqueiro Nordestino.
“O vaqueiro é um símbolo de coragem e arrojo dos sertanejos. Figura lendária que desafia o tempo”, ressaltou Carlos Brandão, que lembrava, que há mais de um século esses homens correm pelo campo em busca das reses desgarradas. Os cavaleiros do sertão, como ressaltou o parlamentar, usam armaduras de couro para se proteger dos galhos e espinhos da caatinga, arriscam a vida e voltam sangrando em cada “pega de boi” – situação em que o vaqueiro tem a dura tarefa de pegar o boi em mata fechada.
Patrimônio
Considerado bem cultural do País, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, o vaqueiro tem que ter velocidade, domínio do animal, atenção a cada obstáculo da mata. Características como o chapéu e gibão de couro, botas e calças reforçadas, fazem parte da sua indumentária. “A elegância dos vaqueiros, apesar de maltratados, é uma marca registrada do evento”, comentou a organizadora da Missa do Vaqueiro, Helena Câncio.
A missa do vaqueiro realizada em Serrita, Pernambuco, é uma das manifestações mais expressivas de fé no sertão. Os olhares dos vaqueiros atônitos às palavras do padre, que reveza o sermão com um grupo de músicos. O som gospel da missa no ritmo da zabumba e do baião embalavam a manifestação de fé, coragem, determinação e orgulho de ser vaqueiro numa das regiões mais castigadas do país.
Projeto
Natural de Colinas, médio sertão maranhense, o deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) é o responsável pela instituição do Dia Nacional do Vaqueiro Nordestino. No dia 17 de abril deste ano, foi sancionada a Lei 11.928/2009, que criou a data, comemorada A tradicional Missa do Vaqueiro, que se realiza todos os anos, no terceiro domingo de julho, teve um ingrediente especial na sua última versão, mês passado, pois nessa data estava sendo comemorado pela primeira vez o Dia do Vaqueiro Nordestino, oficializado pela Lei 11.928, de abril deste ano. Presente à festa, o deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA), autor do projeto, justificou o seu projeto, afirmando ser o vaqueiro um ser que merece ser reconhecido pela sua bravura, já que enfrenta todo tipo de adversidade, principalmente no Nordeste, região castigada pelo rigor climático, principalmente na época de estio.
O evento também foi prestigiado pelo deputado federal, Inocêncio de Oliveira (PR-PE). “É importante ressaltar que projetos como esse do Brandão são importantes para a população. Os vaqueiros são responsáveis pela colonização do sertão e merecem esta homenagem”, defendeu.todo terceiro domingo do mês de julho, anualmente. “Os vaqueiros são referência na cultura nacional e importantes atores da história, símbolo do homem forte e indomável que habita os sertões brasileiros. Não poderia deixar de prestar esta homenagem a todos eles”, disse o parlamentar.
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Leonardo Rêgo esta em Brasilia
O Prefeito, Leonardo Rêgo, encontrou-se com o ministro da educação, Fernando Haddad.
O Senador, Garibaldi Filho firma compromisso com o Alto Oeste potiguar, e vai batalhar junto a Leonardo, para trazer a UFERSA para Pau dos Ferros.