Páginas

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Tropa de elite da PM ganha reforço

Resgate de reféns: durante a solenidade de término de curso, os PMs simularam invasão a um cativeiro
FOTO: MIGUEL PORTELA
Quando a sociedade tem um problema, chama a Polícia. Se a Polícia tem um problema, chama o Choque. Se o Choque tem um problema, chama o Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais)". Foi com essas palavras que o comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), tenente-coronel PM João Batista dos Santos, saudou e deu boas-vindas aos 15 novos integrantes do Gate, que ele denominou de "elite da elite", durante a solenidade de formatura do V Curso de Ações Táticas Especiais (Cate), na tarde da última sexta-feira.

Segundo o oficial, o incremento dos novos formandos nas fileiras do Gate representa um aumento de 25 por cento no efetivo da 3ª Companhia do BpChoque. Visivelmente emocionado em seu discurso de congratulações aos formandos, Batista afirmou que estava diante "dos mais puros milicianos e espartanos". O oficial ressaltou o empenho dos que conseguiram chegar ao fim do curso, após dias superando barreiras quase sobre-humanas. "Ultrapassar limites é primordial dentro desse curso", salientou o oficial.


O curso teve início com 77 inscritos no dia 12 de abril e, depois de dois meses e de 510 horas-aulas, apenas 15 policiais chegaram ao fim. Um deles, o policial rodoviário federal cearense, lotado em Brasília, Davi Marcelo Galdino, ficou em primeiro lugar dentre os 15 concludentes. Marcelo foi o orador da turma. Em seu momento de agradecimento, ele ressaltou a importância dos ensinamentos aprendidos durante os dois meses de curso. "Saímos daqui com o brevê no peito, o curso na alma e os ensinamentos no coração, obrigado", agradeceu Marcelo.

Criado em 1985, o Gate, que tem como comandante o capitão PM Antônio Cavalcante, atua em ocorrências de alta complexidade como sequestros, resgate de reféns, assaltos a bancos e desativação de explosivos. Durante o Cate os alunos participam de instruções desenvolvidas em condições o mais próximo possível da realidade.

Segundo Batista, o objetivo de cursos como esse, conforme orientações do comandante-geral, coronel William Alves Rocha, é aperfeiçoar cada vez mais a PM. "O comando-geral tem se empenhado em oferecer treinamento e qualificação à tropa".
Diariodonordeste

Um comentário:

  1. eu sou do ceara tenho 16 anos e quando eu termina meus estudos que seguir a carreira militar
    mas o que eu quero mesmo é entrar pro Grupo de Ações taticas especiais e eu queria pedir dicas pra como eu fasso pra entra pro GATE.

    ResponderExcluir