Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ANASPRA solicita emenda no Orçamento da União – 2011 para contemplar piso salarial:


A Associação Nacional dos Praças Policiais e Bombeiros Militares - ANASPRA encaminhou ofícios as autoridades federais (presidente, ministros, senadores e deputados federais) solicitando uma emenda no Orçamento da União – 2011. A emenda visa garantir o aporte financeiro previsto de R$ 12 bilhões para a complementação federal do pagamento do piso salarial nacional dos policiais e bombeiros militares estaduais.

A PEC 300/446 prevê um piso salarial nacional que deverá ser regulamentado através de Lei Federal e que tramita no Congresso Nacional ainda pendente de votação em segundo turno na Câmara e depois em mais dois turnos no Senado. "A categoria está confiante que teremos aprovação do piso salarial de R$ 3.500", afirma Jeoás Santos, presidente da ACS PM/RN e Diretor Regional Nordeste da ANASPRA.

A orientação da ANASPRA é para que cada Estado se mobilize para pressionar seus parlamentares federais a defenderem a emenda ao orçamento. "Agora é preciso que cada policial e bombeiro juntem suas famílias e façam pressão em Brasília, pelo telefone e email, falem com cada um de seus deputados e senadores e exija a emenda ao orçamento. Só assim teremos a segurança que estará garantido a complementação no orçamento e teremos o apoio dos governadores", completa o presidente da ACS.

ACS RN se solidariza com ACS gaúcha e repudia ações contra a entidade:


O Rio Grande do Sul, o Estado proporcionalmente mais rico de nosso país, trata seus profissionais de segurança com desrespeito e descaso. Recebemos um email relatando perseguições contra o presidente da Associação dos Cabos e Soldados do RS, o João Adalto do Rosário, inclusive com ações contra atos democráticos e em defesa da dignidade militar.
"Conheço e acompanho a luta de todos os companheiros desta associação em busca de melhorias para brigada militar e seus componentes. Essa luta não é bem vista pela cúpula, pois coloca em cheque as benesses de alguns indivíduos descompromissados com a segurança pública, com a instituição e com a sociedade de uma forma em geral. Fatos como esses de processos ridículos e antidemocráticos, por afrontar os fundamentos basilares do militarismo, são inaceitáveis, pois afrontam os princípios constitucionais da liberdade de expressão, da representatividade coletiva, do direito a livre associação, os princípios da proporcionalidade, da razoabilidade e o mais importante a luta e a defesa pela dignidade humana. Os fatos denunciados pelo presidente da Associação dos Brigardianos é que devem ser motivos de ação judicial e não o fato de denunciar, não podemos inverter a lógica e os valores”, afirma o Cabo Jeoás, presidente da ACS/RN.


A Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN está solidária ao companheiro Domingues e repudia as ações contra os atos democráticos e de construção da cidadania e respeito aos direitos dos humanos de policiais e bombeiros militares. Estamos, inclusive, nos disponibilizando para comparecer a ato que seja organizado pela entidade em apoio ao companheiro Domingues.

Polícia prende dez acusados do assalto aos Correios de São João do Sabugi


Uma operação conjunta entre Polícia Federal, a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e o Batalhão de Operações Policiais Especiais prendeu possíveis integrantes da quadrilha que realizou nesta terça-feira (28) um assalto aos Correios da cidade de São João do Sabugi, região Seridó do estado.

Até o momento os policiais prenderam três casais em uma casa no Loteamento Nova Zelândia, em São Gonçalo do Amarante, Grande Natal, mais duas pessoas no município de Assú, na região Seridó, e duas na praia de Pitangui, minicípio de Extremoz.

Os nomes dos acusados ainda não foram revelados para a imprensa.

Memória
Uma quadrilha composta por cerca de 10 homens, fortemente armada, invadiu o pelotão da Polícia Militar da cidade de São João do Sabugi, a 242km de Natal, rendeu dois policiais, roubou armas e, usando os PMs de reféns, assaltou a agência dos Correios local, de onde foi levado um cofre, na manhã de ontem. Segundo a polícia, os bandidos usavam fuzis, espingardas calibre 12, pistolas e até coletes à prova de balas. Eles chegaram à cidade usando dois veículos, um Ford Ecosport prata, roubado no dia anterior da cidade paraibana de Santa Luzia, e uma Mitsubishi Pajero preta. Na fuga, os criminosos ainda tomaram de assalto um Nissan X-Terra preto do vice-prefeito local, Vivarte Brito. Uma Mercedez Sprinter foi incendiada na estrada que liga o município à cidade a Caicó. Uma viatura da polícia ainda foi atingida por tiros. Os nomes dos policiais rendidos não foram divulgados.

Segundo um policial da cidade, que não quis ser identificado, a quadrilha chegou ao pelotão em dois veículos, por volta das 7h da manhã, no momento em que se fazia a troca de serviço. Todos os integrantes usavam capuzes, dificultando a identificação. Um dos PMs já havia sido rendido quando encaminhava-se de moto para o local, na estrada que liga a cidade a Ipueira. Dois soldados que estavam em uma viatura, do lado de fora do prédio, ao notarem a chegada dos bandidos, fugiram em disparada. O veículo ainda foi atingido com quatro tiros. Em seguida, o soldado que estava dentro do pelotão foi rendido. A quadrilha roubou do local uma espingarda calibre 12, um fuzil calibre 762, cinco revólveres calibre 38 e duas pistolas, calibres 380 e .40. "Isso tudo foi muito rápido, em cerca de dois minutos eles já tinham invadido o pelotão".

Com dois PMs de reféns, os bandidos seguiram em direção à agência dos Correios da cidade, a apenas 500m do pelotão. "Ontem era dia de pagamento dos aposentados e a agência havia recebido o dinheiro para essas operações no dia anterior". Segundo o policial, já havia algumas pessoas em frente aos Correios no momento que a quadrilha chegou, provocando tumulto e pânico. Rapidamente, os assaltantes invadiram o prédio e levaram o cofre da agência. Não se sabe ainda a quantidade de dinheiro que estava guardado na estrutura.

Fuga
Ainda segundo a polícia, logo após deixar os Correios, a quadrilha rendeu o vice-prefeito local, Vivarte Brito, que encontrava-se nas proximidades. Com os dois policiais ainda de reféns, os criminosos fugiram da cidade nos três veículos. Na zona rural do município, eles abandonaram o Ford Ecosport e o Nissan X-Terra, além de liberarem os dois soldados. Ainda durante a fuga, para dificultar a perseguição da polícia, os bandidos assaltaram e atearam fogo em uma van Mercedez Sprinter, na estrada que liga São João a Caíco, fechando a rodovia.

Da Redação do DIARIODENATAL.COM.BR, com informações do repórter Paulo de Sousa

Lei da Anistia para policiais militares começa a ser cumprida no RN:

Alguns policiais a exemplo do Sd J. Lima continuaram a receber seus salários com a ajuda da Associação de Cabos e Soldados, já que sua exclusão se deu em um movimento em prol da categoria policial militar. Como o policial foi reintegrado não mais será preciso ser pago pela associação seus vencimentos, pois o Estado deverá pagar os devidos salários com efeito retroativo.
SD J. LIMA, AO LADO DE CABO MONTEIRO



A categoria policial militar ganha mais batalha na luta pelo cumprimento da Lei da Anistia. A reintegração do soldado Jackson de Lima e Silva (Sd J. Lima) foi publicada no Boletim Geral da PM nº 180, de 27 de setembro. O soldado J. Lima foi excluído da corporação por participação no movimento reivindicatório de 2007.
Os efeitos da Lei da Anistia aos policiais e bombeiros, que participaram de movimentos reivindicatórios, de 2007 até janeiro de 2010, no Rio Grande do Norte e em mais nove estados brasileiros, foram assegurados através de uma decisão judicial no processo nº 001.10.401129-8, em medida liminar. O Projeto da Lei de Anistia foi de autoria do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB/RN) e teve uma participação importante da deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) na aprovação na Câmara.
“Essa foi uma vitória da luta pela dignidade policial e bombeiro militar, mais um degrau da construção da cidadania dentro dos quartéis. O policial que tinha seus salários pagos pela ACS desde sua exclusão, a partir de agora volta a receber seus vencimentos do Governo do Estado. Parabenizamos todos que participaram desta luta e, em especial, ao Companheiro J. Lima que superou todos esses momentos de dificuldades com a cabeça erguida e sempre combatendo as injustiças e arbitrariedades", afirma o Cabo Jeoás, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN.
Segue o Boletim Geral na íntegra:
BG Nº. 180 de 27 de Setembro de 2010, pág. 003, 004 e 008
IV - REINCLUSÃO DE PRAÇA
Portaria nº 010/2010-DP/3, de 22 de setembro de 2010.
O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR, usando das atribuições legais que lhe confere o artigo 4º, da Lei Complementar Nr. 090, de 04 de janeiro de 1991, combinado com o artigo 4º, do Decreto Estadual Nr. 11.519, de 24 de novembro de 1992, RESOLVE:
1. Reincluir ao respectivo quadro o Soldado PM nº 2001.0549 JACKSON DE LIMA E SILVA, matricula n° 166.669-0, filho de Pai não Declarado e de Ivone Teixeira Catarino, nascido 07 de fevereiro de 1977, na cidade de Natal/RN, lotado no 2º Batalhão de Polícia Militar, a contar de 16 de agosto de 2010, em cumprimento a decisão judicial com antecipação de tutela, proferida nos autos do processo nº 001.10.401129-8, da 11ª Vara Criminal de Natal, por ter sido licenciado “ex-offício” das fileiras da Polícia Militar, através da Portaria nº 419/2008 datado de 16 de maio de 2008, publicado no Boletim Geral nº 099 de 29 de maio de 2008.
2. À DP/3 para oficiar ao Juiz de Direito da 11ª Vara Criminal, Auditor da Polícia Militar.
3. Os órgãos competentes adotem as providências decorrentes a respeito.
4. Publique-se em BG e arquive-se na DP.

XIV - JUNTA POLICIAL MILITAR DE SAÚDE – Transcrição de Declaração.
“Declaro para os devidos fins que o Sd PM 01.0549 - JACKSON DE LIMA E SILVA, Mat. 166.669-0, foi inspecionado por esta JPMS, na SESSÃO 109/2010 de 27 de setembro de 2010 sendo considerado APTO para os fins que se destina. Encaminhado através do Memorando N° 138/2010 - DP/2, Natal/RN de 24 de setembro de 2010 para fins de Reinclusão.”
(Declaração datada de 27 de setembro de 2010).
Despacho da DP: Em 27 Setembro 2010. À Ajudância Geral para publicação em BG

POLICIAIS DO RN TRABALHARÃO EM ESCALA SUBUMANA NAS ELEIÇÕES


Muitos policiais militares trabalharão em uma escala, no mínimo, desumana nestas eleições de 2010. Muitas Companhias e Batalhões da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por ordem superior, adotaram a escala de serviço 24h/24h para garantir o emprego do policiamento nas eleições que ocorrerão no próximo domingo, 3 de outubro.

A insatisfação foi geral, já que os policiais foram pegos de surpresa com a mudança na escala. A maioria dos policiais irá trabalhar um dia e folgará apenas 24 horas, para novamente estar de serviço no dia seguinte.

A Associação de Cabos e Soldados (ACS-PMRN) procurou o Comandante Geral da PMRN, Coronel Araújo, para que a escala permaneça conforme estabelecida na Portaria nº 204/2009 do Comando Geral, datada de 08 de setembro de 2009, e publicada no Boletim Geral nº 167 da mesma data, na qual, nos horários matutinos e vespertinos, serão de 12 horas de trabalho, por 24 horas de folga; e, nos horários noturnos, serão de 12 horas de trabalho por 48 horas de folga. O Comandante Geral, por sua vez, alegou a falta de efetivo, afirmando que para a segurança do pleito a escala deveria permanecer conforme determinada, ou seja, 24 horas de trabalho por 24 horas de folga.

A ACS-PMRN reivindicou ainda o pagamento de diárias operacionais para os policiais que cumprirão tal escala, já que uma decisão do Tribunal de Justiça do RN estabeleceu que as horas extras devem ser remuneradas; porém, o Comandante Geral alegou que os recursos atualmente são insuficientes para efetuar o pagamento do serviço extra que será efetuado pelos policiais militares.

Diárias de viagem

Em conversa com o Comandante Geral, ainda, o presidente da ACS solicitou que fosse aumentado o número de diárias pagas aos policiais que terão de se deslocar para o interior do Estado, já que o número de diárias pagas aos policiais que viajarem seria 3, ou seja, o valor de R$ 150,00 por três dias trabalhados. O Comandante Geral, por sua vez, considerou a idéia e disse que poderia aumentar para 4 o número de diárias pagas aos policiais, os quais passarão a perceber um total de R$ 200,00.

Emprego de policiais em eventos

Inúmeras ações já foram ajuizadas por associações de policiais militares do Estado junto ao TJRN afim de garantir o pagamento de diárias operacionais aos policiais militares empregados em eventos, como a eleição.

O Estado alega que a Lei que dispõe sobre a criação da Diária Operacional (Lei nº 7.754/99) estabelece, no parágrafo único de seu artigo 2º, que "o emprego do policial em atividades de caráter extraordinário, como catástrofes, grandes acidentes, incêndios, greves, grave pertubação da ordem pública, não enseja a concessão da contraprestação prevista". O artigo 185 do RISG também é utilizado pelas autoridades para diminuir a escala de serviço dos policiais quando prevê que "entre dois serviços de mesma natureza ou de natureza diferente, observar-se-á, para o mesmo indivíduo, no mínimo a folga de quarenta e oito horas".

Entretanto, vê-se que o evento da eleição não é de caráter extraordinário, já que é previsível e sazonal, não se enquadrando na exceção do parágrafo único do art. 2º da Lei das Diárias Operacionais. Em relação a folga prevista no Regulamento Interno e dos Serviços Gerais, vê-se que não está sendo cumprida, visto que os policiais a serem empregados nas eleições folgarão apenas 24 horas entre os dois serviços de mesma natureza.

Com esse entendimento, a Associação de Cabos e Soldados (ACS-PMRN) decidiu ir até o Ministério Público, órgão de controle externo da atividade policial, reivindicar uma posição sobre a arbitrariedade das escalas de serviço, bem como o pagamento de diárias operacionais para os policiais que terão suas folgas prejudicadas.

Matéria criada pela Sd Glaucia, com informações de Cabo Jeoás

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Que nesta noite os anjos da guarda protejam nossos anjos os Policiais que estão por este Brasil a fora batalhando pela Paz.


Um Grande Abraço para Mazinho Capote, dono do Blog do Capote.


Promotor denuncia Cearamor

Seis dirigentes da torcida organizada do Ceará Sporting tiveram prisão preventiva pedida pelo Ministério PúblicoDelegado Aurélio Pereira e promotor Rinaldo Janja foram os responsáveis pelas investigações. O trabalho realizado no 34º DP permitiu ao Ministério Público denunciar os acusados
FOTO: WALESKA SANTIAGO
Jeysivan dos Santos, o ´Jey´, presidente da Cearamor, foi denunciado por de tráfico de drogas, posse ilegal de armas, formação de quadrilhas e outros. Ele pode ser preso nas próximas horas
FOTO: ALEX COSTA
O Ministério Público Estadual (MPE) denunciou, ontem, e pediu a prisão preventiva de seis integrantes da diretoria da torcida organizada Cearamor, entre eles, seu presidente, Jeysivan Carlos Silva dos Santos, o ´Jey´. Os seis réus são acusados de uma teia de crimes que inclui tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de armas e formação de quadrilha.

A denúncia foi formulada pelo promotor de Justiça, Francisco Braga Montenegro Neto, que se baseou no inquérito policial instaurado pela Polícia Civil do Ceará, através do 34º DP (Centro), presidido pelo delegado Aurélio Araújo, titular daquela distrital, e que teve o acompanhamento do próprio MP através do promotor Rinaldo Janja.

Além de "Jey´, foram também denunciados criminalmente os seguintes acusados, Régis Alves Pires, vice-presidente da organizada; Alessandro Chaves Araújo, diretor social; Anderson Amorim Lobo, organizador e diretor de caravanas; Diego Benesson Chaves dos Santos Gomes, integrante da bateria da torcida; e Luiz André Silva de Oliveira, gerente da loja ´Ninho do Urubu´, cujo ponto comercial vende exclusivamente produtos da torcida organizada.

Preventiva

Os seis acusados poderão ter a prisão preventiva decretada nas próximas horas, já que a denúncia criminal foi entregue ao juiz de Direito, Ernani Pires Paula Pessoa Júnior, titular da Primeira Vara de Delitos de Uso e Tráfico de Entorpecentes de Fortaleza. Em seu pedido de prisão para os torcedores, o promotor alegou que a custódia faz-se necessária para a "garantia da ordem pública primordialmente, garantia da instrução criminal e o acautelamento do meio social, passando por aí o meio esportivo", sustentou o promotor em suas alegações.

Crimes

O inquérito que originou a denúncia criminal foi instaurado a partir do dia 14 de agosto último, quando a Polícia Militar prendeu alguns membros da torcida organizada logo após eles terem praticado um assalto a mão armada no bairro Piedade, nesta capital, e roubado um veículo Gol. O automóvel foi levado pelos ladrões e deixado nas dependências da sede da torcida organizada, na Avenida João Pessoa, no bairro Porangabuçu. A vítima seguiu os ladrões e viu quando eles esconderam o carro. Imediatamente, ligou para a Polícia e, minutos depois, o local foi cercado por patrulhas do Ronda do Quarteirão e do Comando Tático Motorizado do Batalhão de Polícia de Choque (Cotam/BpChoque).

Para surpresa dos próprios policiais militares, além do carro roubado, que já estava com placas ´clonadas´, foram encontradas ali várias armas de fogo (revólveres) e drogas (maconha e cocaína). Havia ainda outros apetrechos para embalagem e venda de drogas, rádio-comunicadores, celulares roubados, munição, balanças de precisão, muitos cheques em brancos e outros materiais que configuravam crimes. Apesar de vários detidos, apenas dois dos integrantes da Cearamor permaneceram presos, entre eles, Luiz André, que foi autuado em flagrante no 34º DP.

Negou

Dias depois das prisões e apreensões na sede da torcida, o presidente da Cearamor, Jeysivan dos Santos, apresentou-se à Polícia, negou os crimes e ainda, acusou textualmente a PM do ´sumiço´ de uma grande quantidade de dinheiro que havia ali.

Posteriormente, o MP descobriu que uma das armas encontradas na Cearamor havia sido furtada em João Pessoa, no ano passado. ´Jey´ é acusado também de um assassinato.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA
Diariodonordeste

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Seu Anjo da Guarda Esta Te Guardando, agradeça a DEUS por sua Dádiva.


QUADRILHA INVADE SÃO JOÃO DO SABUGI/RN E ASSALTA AGÊNCIA DOS CORREIOS, APÓS FAZER POLICIAIS REFÉNS


Uma quadrilha formada por oito homens armados de fuzis, escopetas calibre 12 e pistolas, invadiu na manhã desta terça-feira (28) a cidade de São João do Sabugi, região Seridó do RN. Os bandidos chegaram na delegacia, renderam os dois policiais que estavam no local no momento e assaltaram a agência dos Correios da cidade e levaram o cofre. A quadrilha atirou várias vezes contra a delegacia, ferindo levemente um PM, e na porta da agência dos Correios, atingindo pessoas dentro da agência com estilhaços de vidro.

De acordo com informações do cabo Azevedo, lotado na delegacia do município, o bando chegou à cidade por volta das 7h40 em dois carros: uma Toyota Hilux prata e um Ford Ecosport prata, ambos de placas ainda não identificadas. O Ecosport foi tomado de assalto na noite de ontem (27), na cidade de Santa Luzia, na Paraíba. Os dois carros foram abandonados na fuga a cerca de 4 km do centro de São João do Sabugi.

Uma Nissan Xterra preta, de placa KKS-8233, de Natal-RN, que também foi tomado de assalto em São João do Sabugi do vice-prefeito da cidade, Vivarte Brito, foi utilizada para levar o cofre, que foi colocado no mala do carro pelos policiais obrigados pela quadrilha.

Na fuga, dois policiais militares foram levados como reféns, mas foram libertados ainda nas proximidades da cidade.

Policiais de toda região, em especial os militares do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Caicó, estão na busca da quadrilha que, segundo informações, ainda encontra-se na zona rural entre São João do Sabugi, Caicó e Ouro Branco.

FONTE: Tribuna do Norte e Blog do Eduardo Dantas, sugerida por um leitor



NOTA DO BLOG DE GLAUCIA: Mais um caso em que policiais militares são feitos reféns por bandidos armados no interior do Estado. Sabe-se que uma das causas para a propagação dessas atitudes audaciosas dos criminosos é o baixo efetivo nessas localidades, muitas vezes distantes para se receber o devido reforço policial a tempo para impedir a ação delituosa. Felizmente nenhum policial saiu ferido, mas fica a parte psicológica do policial que deve ser acompanhado devido a situação de estresse extremo ao qual foi submetido. Infelizmente a realidade desses destacamentos está longe de ser mudada e parece que essas ações se tornarão mais comuns do que imaginamos.

'É normal que haja subidas e descidas', diz Dilma sobre pesquisa


BRASÍLIA - A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, minimizou nesta terça-feira, 28, o resultado da recente pesquisa do Datafolha, que aponta o aumento das chances de um segundo turno na disputa presidencial. Ela lembrou que haverá pesquisas todos os dias, até sábado, véspera das eleições. 'Estamos no momento da eleição em que é normal que haja subidas e descidas. O que eu queria é fazer um apelo à minha militância, que não esmoreça e que vá para a rua disputar voto a voto', disse Dilma, que visitou a Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília.

Dilma pediu aos militantes que nestes últimos dias de campanha haja serenidade, determinação na busca do voto e muito amor. 'Para alcançar a vitória tem de ser a vitória da paz, da democracia e do amor pelo Brasil',disse Dilma. Pediu também que os militantes não aceitem provocações e que seja mantido o nível da campanha.

Sobre o crescimento de Marina Silva nas últimas pesquisas de intenção de voto, Dilma desconversou:'Dei para achar tudo normal'.

Inicialmente, a visita de Dilma à Rodoviária seria a uma pastelaria, ponto mais popular do local. Mas a visita da candidata foi transferida para uma lanchonete, mais próximo da rua. Foi montado esquema de segurança, com grades, para isolar a passagem da candidata, e uma claque de aproximadamente 100 pessoas carregava bandeiras do candidato ao governo do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Os candidatos ao Senado, Cristovam Buarque (PDT) e Rodrigo Rolemberg, também compareceram.

Dilma estava rouca, porque chegou a chuva de ontem em São Paulo, no último comício. Ela agora vai se preservar para o debate de quinta-feira, na Rede Globo.

Blog entrevista Vereadora de Rafael Fernandes, pelo PT, Lívia Sonalle.


O Partido dos Trabalhadores (PT) que era parceiro político do PMDB, local, desde as eleições de 2004, deixa de fazer parte do grupo que da sustentação política ao Prefeito José de Nicodemo Ferreira Junior. Em razão destes fatos novos, procuramos a Professora e Vereadora, pelo PT, Lívia Sonalle que se dispôs a conceder uma entrevista e explicar as razões que culminaram com a retirada de apóio ao grupo situacionista. A Parlamentar não se negou a responder nenhuma das perguntas, explicando sobre os motivos que levaram o PT a tomar esta decisão, analisou e comparou gestões, comentou sobre seu trabalho na Câmara Municipal e, por ultimo, falou sobre os novos os rumos que o partido irá tomar.


A seguir a entrevista na integra.

BLOG: Para você qual a verdadeira missão de um bom Vereador (a)?
Acredito que um bom vereador (a), é aquele que é capaz de elaborar projetos e proposições legislativas voltadas realmente as necessidades da população, além de aprovar aqueles que contribuem para o desenvolvimento do seu município, bem como exercer a função fiscalizadora com responsabilidade e ética, independente de como seja a sua posição (oposicionista ou situacionista).
BLOG: Você iniciou o seu mandado em janeiro de 2009, desde este período quantos requerimentos você encaminhou ao Executivo e quantos projetos de sua autoria?
O ano de 2009 foi um ano bastante improdutivo para o Legislativo municipal devido a vários conflitos e desentendimentos entre a maioria dos vereadores. O ano de 2010, apesar de está sendo mais tranqüilo, também não está sendo muito produtivo, pois aconteceram até agora somente 08 (oito) sessões. Constato que há um desinteresse para convocação das sessões, mas com todos os contra tempos já encaminhei 16 requerimentos e 03 ( três) projetos de lei.
BLOG: Todos os seus requerimentos e projetos de Lei foram aprovados pela Câmara Municipal e pelo Executivo local?
Aprovados sim, mas executados, uma boa parte deles ainda não! Mas como são de interesses do povo acreditamos que serão atendidos, efetivados.
BLOG: Quais os recursos que foram adquiridos para o município de Rafael Fernandes através do seu mandato?
Conseguimos com o apoio da deputada federal Fátima Bezerra no ano de 2009, uma emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00 ( cem mil reais) para reforma e modernização da única quadra de esportes do nosso município, a implantação do PELC ( Programa Esporte e Lazer da Cidade), que também foi uma emenda parlamentar da deputada Fátima, no valor de R$ 50.000.00 ( cinqüenta mil) e um micro ônibus escolar no valor de 198,000.00 (cento e noventa e oito mil) e neste ano de 2010, conseguimos ainda recursos através de mais uma emenda parlamentar de Fátima Bezerra no valor de 100.000,00 ( cem mil reais), para realização do II Arraia de Seu Anastácio. E pelo segundo ano consecutivo temos o funcionamento de turmas do MOVA-Brasil, que é um projeto de alfabetização de jovens e adultos financiados pela Petrobrás.
BLOG: Como está o andamento destes projetos?
Fomos informados pela assessoria da deputada Fátima Bezerra que os recursos para reforma da quadra estão disponíveis na Caixa Econômica Federal, esperando apenas que o Executivo municipal apresente o (um) projeto de reforma, e, ao mesmo tempo, iniciar o processo de licitação para contratação da empresa que será responsável pela execução da obra; quanto ao micro ônibus, o mesmo chegou ao nosso município neste dia 23 de setembro, mas já estava pago desde abril pelo FNDE, quando aguardava, tão somente, a contra - partida do município para ser liberado, algo no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais). Com relação ao PELC, está em pleno funcionamento, apesar de algumas dificuldades de infra-estrutura.
BLOG: Dentro da história política de Rafael Fernandes você tem conhecimento de algum recurso federal proveniente do trabalho de um vereador (a)?
Até o momento não, somente recursos advindos de solicitações do Poder Executivo.
BLOG: Há quanto tempo o PT de Rafael Fernandes apóia, formalmente, o atual grupo situacionista?
O Partido dos Trabalhadores – PT, em nosso município teve sua origem a partir de toda uma história de luta de um grupo que sempre sonhou com um novo jeito de fazer política, respeitando o princípio da democracia e acreditando na possibilidade de uma administração mais participativa, viabilizando políticas públicas de atendimento social. Para isso, era preciso legitimar nossos sonhos, consolidar nossas lutas, o que nos levou a institucionalizar essas idéias de forma a criarmos o PT local no ano de 2002. Deste modo, como partido institucionalmente oficializado, e já com uma candidatura ao cargo de vereador diante de uma realidade de campanha como a de 2004, era preciso começar a atuar. Assim, dentre tantos debates e discussões entre os filiados, o partido de forma democrática resolve fazer a aliança com o PMDB, que naquele contexto, politicamente falando, era mais favorável à luta que se travava a nível local, o que demarcou formalmente o início dessa aliança com extensão até esse ano de 2010.
BLOG: Quais as razões que levavam o PT de Rafael Fernandes a apoiar, nas eleições o atual grupo situacionista?
Após a campanha de 2004, mesmo não obtendo um resultado de tudo positivo, continuamos a sonhar, continuamos na luta constante não fugindo assim do nosso compromisso político, pois estávamos sempre participando de momentos significativos e grupos sociais ( como a criação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais- SINDSERPRAN, por exemplo), em nossa comunidade promovendo a esperança e honrando nossos propósitos com a política local. No caminhar de toda essa construção oposicionista, embora se tratando de partidos diferentes (PMDB e PT) socializávamos as mesmas idéias quanto à realidade em que se encontrava nossa cidade administrativamente. E por isso estávamos nós do PT, mais uma vez juntos nessa empreitada de mudar os destinos de nossa cidade, pois mantínhamos sempre nossos ideais e sempre buscamos ser coerente com nossos objetivos políticos. Tínhamos e temos muita força de vontade política de construir uma Rafael Fernandes melhor, onde todas as ações políticas possam ser transparentes e tenham a participação popular, pois o modelo de uma gestão pública hoje deve se pautar numa administração não mais centralizada, mas sim, reconhecendo as potencialidades humanas, criando e dando autonomia aos vários seguimentos que compõem o poder administrativo, foi justamente então, por acreditarmos em tudo isso que motivou a tentarmos mais uma vez uma cadeira no Legislativo e a lutar junto com uma chapa majoritária jovem. Assim, somamos mais uma vez por acreditarmos que eventuais erros ocorridos em administrações passadas não voltassem acontecer.


BLOG: Qual o motivo pelo qual o PT de Rafael Fernandes deixou de apoiar o grupo situacionista? Foi uma decisão isolada sua ou do Partido?
Considerando todo o projeto político que construímos desde muito tempo na luta diária com os vários seguimentos sociais de nossa comunidade, e consciente do meu papel, do compromisso como vereadora, de um partido de apoio total a essas classes trabalhadoras, jamais vou me eximir de minha função, de defender os interesses coletivos, afinal, temos que honrar o voto de confiança que nos foi dado pelo povo, e assim estão sendo as minhas ações na Câmara de Vereadores. Em virtude desse compromisso e da seriedade que devemos ter com a coisa pública, por estarmos na representação de um partido que defende o povo, isso começou a gerar insatisfações, desconfortos em alguns “colegas”, que por não entenderem o papel de um legislador agiram pelo autoritarismo. Além disso, os conseqüentes desajustes na administração, o isolamento desta para com o PT que até então era de sua base aliada, a centralização na condução da coisa pública , o conflito de idéias e não apoio em nenhum aspecto ao candidato a deputado estadual Dr. Zé júlio que muito contribuiu para o resultado das eleições de 2008 juntamente com o PT local . Tudo isso foi pesado em nossas reflexões, já que o partido dos Trabalhadores historicamente, como já falei anteriormente, tem uma trajetória de interesses voltados para as causas dos trabalhadores e munido de um espírito de vigilância no que se refere aos valores éticos, acabou gerando incompatibilidades no projeto político. Com isso, o fato de ocupar uma cadeira no Legislativo representando o PT, pressupõe que as decisões sejam tomadas em conjunto, afinal não construí o PT sozinha, e essa foi uma decisão coletiva.
BLOG: O fato de você ter adotado uma postura, pró-professores, durante o processo de negociação do Plano de Cargos e Salários dos Professores Municipais, possa ter contribuído para agravar esta relação?
O Plano de Cargos, Carreira e Salários é um documento que vai discorrer sobre a vida profissional de todos os professores pelos próximos anos e que também vai refletir diretamente na educação do nosso município, sendo necessário assegurar deveres , bem como todos os direitos da categoria. E consciente da importância deste, tive a preocupação de acompanhar de perto todo o processo que envolveu as propostas e negociações, exercendo meu papel de cidadã, professora e vereadora, tentando muitas vezes até mediar acordos entre a categoria e o Executivo, mas não poderia deixar de ficar a favor da mesma ( não só por fazer parte desta, mas por afetar diretamente a educação municipal ), uma vez que as propostas que chegaram até os professores eram absurdas e defasadas, propondo entre outras mudanças a redução de carga horária e de salários. Além do mais, buscamos sempre estabelecer diálogos e acordos que não prejudicassem nenhum dos lados, pois também tínhamos consciência da realidade dos recursos financeiros que entram no nosso município para a educação, o que na verdade, são insuficientes, devido a desproporcionalidade entre o número de professores e alunos.
BLOG: Então podemos afirmar que a saída do PT do governo municipal se deu por questões éticas?
Sim, uma vez que temos a preocupação de ter uma postura coerente com as idéias do partido que consiste, além de tudo, no respeito e no reconhecimento do valor humano em suas dimensões políticas.
BLOG: Como a Deputada Federal pelo PT Fátima Bezerra e o candidato a Deputado Estadual Dr. José Júlio receberam esta decisão do PT municipal?
A decisão foi comunicada a direção estadual e recebida sem muita surpresa tendo em vista que somos um partido que estamos sempre a socializar as discussões, as práticas, os mandados etc. O PT tem sempre essa preocupação em não centralizar e não agir de forma autoritária, pois as decisões são tomadas de forma reflexivas e democráticas.
BLOG: A partir de agora a sua postura na Câmara Municipal será de oposição ao atual prefeito?
O mandato continuará mantendo a sua postura em consonância com os interesses da população e eu estarei a favor de qualquer projeto que venha beneficiar o município, assim como sempre estive, pois jamais vou trair a minha função de vereadora, afinal, ser vereadora é estar em defesa do povo, atuando de forma a legislar, fiscalizar os recursos, e poder contribuir na elaboração de projetos que atendam as necessidades de quem compõem nossa cidade, os trabalhadores e trabalhadoras. Então não se trata de estar ou não; contra ou a favor do Executivo, mas de estar ao lado do povo e respondendo aos seus propósitos.
BLOG: Em novembro de 2010 haverá a eleição para a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rafael Fernandes, você pretende concorrer a algum mandato interno ou apoiar algum candidato específico?
Como a política é muito dinâmica, prefiro deixar que o tempo ajude-nos a construir as nossas decisões.
BLOG: Como você avalia a atual gestão?
De fato sabemos que administrar um município como o nosso não é uma tarefa tão fácil, principalmente diante de seu histórico político, pois todos nós sabemos que há muito tempo que nossa cidade sofre por conseqüência de algumas negligências administrativas, porém, observamos que existem outras cidades em nossa região que sendo do mesmo porte conseguiram dar avanços significativos. Com isso chegamos à conclusão, que são exatamente a postura, e a forma de gerenciar que faz a diferença. Ser gestor hoje se compreende além de muitas outras coisas, deliberar tarefas, articular secretariado, manter diálogos constantes com todos os seguimentos sociais, principalmente com sua base aliada, significa também, estar sempre presente discutindo e buscando sempre a melhor forma de resolver os problemas da cidade, ser transparente etc. Hoje não se permite atitudes autoritárias e centralizadas. Diante dessas principais características para uma gestão de qualidade, compreendo que a atual gestão ainda precisa amadurecer, se fazer mais presente e se abrir mais ao diálogo.


BLOG: Como você avalia a gestão do ex-prefeito Mário Oliveira?
Para fazer uma avaliação da administração anterior, devemos então considerar que ele esteve no poder por 08 anos. Diante de todo esse tempo, nossa avaliação incide de forma mais acentuada, pois o tempo nos ajuda muito e a experiência nos amadurece, porém, parece não ter sido o caso para com o ex-gestor, pois, partindo do modelo de, e para uma gestão de qualidade e considerando os anos de atuação do ex-gestor entre tantas coisas negligenciadas, destaco a ausência constante na comunidade, o que deixou o povo distante do poder público, dificultando essa relação do povo com o Executivo. E a meu ver essa relação é fundamental na construção de uma gestão pública de qualidade, afinal, é o povo que o escolhe para representá-lo. Então, diante disso nossa cidade entrou num cenário negativo quanto ao crescimento, o que justifica avaliar a ex- administração como não bem sucedida.


BLOG: Então, considerando os pontos negativos desta e da gestão anterior, podemos afirmar que você irá articular outra opção política em Rafael Fernandes?
A construção de uma identidade política deve ser construída com o povo. O desenvolver dos fatos será a luz que nos conduzirá nas delicadas decisões políticas.
BLOG: Se você, atualmente, estivesse a frente do Executivo Municipal o que seria diferente?
Considerando que um município do porte do nosso, não se desenvolve só com recursos oriundos do FPM, buscaríamos alternativas (projetos e parcerias), que viabilizassem a geração de emprego e renda, estabelecíamos como prioridade a educação e o atendimento a saúde, como também implantaríamos o orçamento participativo, prática que é um modelo desenvolvido pelas administrações petistas, em que o povo se sente co-autor na gestão da coisa pública e portanto sujeito das decisões políticas e administrativas.
BLOG: Como parlamentar, professora e cidadã Rafaelense o que você espera do futuro para o município de Rafael Fernandes/RN?
Espero que possamos evoluir a partir de políticas públicas que viabilizem um maior desenvolvimento em todos os aspectos e de parcerias estabelecidas através do poder público com outras instâncias, para que assim consigamos melhorar significativamente a qualidade de vida, salientando que para isso acontecer se faz necessário muito trabalho, vontade política e atitudes coerentes.
BLOG: Queremos agradecer a você por nos ter concedido esta entrevista e deixar o espaço para que você possa deixar a sua mensagem aos seus eleitores e amigos.
Eu agradeço o espaço concedido e a oportunidade de expor os meus pensamentos , opiniões e um pouco do meu trabalho enquanto vereadora. Gostaria também de parabenizá-lo pela a iniciativa do blog, cheio de novidades e atualidades referentes ao nosso município e ainda agradecer também a todos (as) que acreditaram no meu trabalho nestes quase dois anos de atividades parlamentares, bem como aqueles (as) que me apoiaram, me incentivaram, seja a través do voto, de palavras amigas ou ações mais concretas que contribuem com um mandato que visa melhorias para toda população.
Aproveitando convido a todos a visitar o nosso blog: http://www.vereadoralivia.blogspot.com/

Matéria postada no Blog: http://www.rafaelfernandesrn.blogspot.com/ no dia 26/09/2010

Postado por Nossa Rafael Fernandes

O Praça Escreve, a Gente Mostra! Site da ACSPM-RN

Atividade policial: risco profissional & jornada de trabalho - J. Heleno Santos

Segundo as pesquisas que tenho feito, não há lugar no mundo onde a atividade policial tenha jornada de trabalho igual à de atividades comuns. A profissão policial só perde, em risco, para a atividade mineradora de carvão. E, ainda assim, por força do pendor miliciano nas políciais militares, a maioria não tem uma jornada fixada em lei. No "regimento interno" da PMAL, por exemplo, não existe previsão de qualquer carga horária, muito menos de 44 horas semanais, como se tem alegado;

O Praça Escreve, a Gente Mostra! Site da ACSPM-RN

CUSTÓDIA DE PRESOS: DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? - Por: Sd Gláucia

Recentemente foi denunciado que a Delegacia de Polícia do município de Vera Cruz/RN estava sendo vigiada por um preso. O delegado responsável pela Unidade Policial, Elói de Carvalho Xavier, remete a responsabilidade pela custódia de presos à Polícia Militar; esta, por sua vez, responsabiliza a Polícia Civil pelo local. Em meio ao impasse, fica a pergunta: De quem é a responsabilidade pela custódia de presos? De fato, segundo estudos recentes, nenhuma das duas polícias aqui mencionadas (Polícia Civil e Polícia Militar) têm a responsabilidade direta sobre os presos custodiados pelo Sistema Penitenciário do Estado.

Ministério da Justiça disponibiliza vagas para a PMRN compor a Força Nacional:


O Ministério da Justiça ofertou à PMRN 17 vagas para composição da Edição 2010-2011 do Batalhão Escola de Pronto Emprego - BEPE, da Força Nacional de Segurança Pública.

O quadro de vagas disponibiliza 01 vaga para Capitão, 02 para Tenente, 02 para subtenente e sargento e 12 para cabos e soldados, totalizando as 17 vagas ofertadas.

Os interessados não poderão ter participado anteriormente da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) da Força Nacional e deverão se apresentar no BOPE, no dia 27 de setembro (segunda-feira) às 7 horas com uniforme de instrução (4º "D"), mediante ofício de seu Comandandante imediato.

São critérios para a seleção dos integrantes do Batalhão Escola de Pronto Emprego da Força Nacional de Segurança Pública:

* Não Possuir condenação penal nos últimos três anos;
* Não ter sido responsabilizado ou condenado pela prática de infração administrativa grave, pelos últimos três anos;
* Não estar respondendo a processo administrativo (Conselho de Justificação ou Disciplina: IPM) ou processo criminal na justiça comum militar;
* Estar classificado, no mínimo, no comportamento “BOM”, no caso de militares estaduais ou distrital e no caso de civil, conceito favorável de seu superior;
* Possuir, no mínimo, 03 (três) anos de experiência profissional na atividade operacional, não podendo estar afastado desta a mais de um ano;
* Ser considerado apto em inspeção de saúde realizada na instituição de origem, com a apresentação da respectiva ATA;
* Ser considerado “APTO” em teste de aptidão física realizado na instituição de origem;
* Ter disponibilidade para ser convocado a qualquer tempo para integrar o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública por período de até 01 (um) ano, com possibilidade de prorrogação por mais 30 (trinta) dias; e
* Em casos especiais poderão ser definidos outros critérios de acordo com as necessidades de treinamentos específicos;
* Não possuir INC – (Instrução de Nivelamento de Conhecimentos).
* Não se encontrar mobilizado na Força Nacional.
* Apresentar Certidão Negativa de Justiça Militar Estadual ou Corregedoria.
* Encontrar-se com o Cartão de Vacinação em dia para Febre Amarela, Tétano, Hepatite A e Hepatite B.
* Possuir Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na categoria B com validade de 06 (seis) meses ou superior.

A Portaria nº 0372/2010 que determina a realização da seleção para o BEPE da Força Nacional foi publicada no Boletim Geral nº 178, de 23 de setembro de 2010.

Confira na íntegra a Portaria nº 0372/2010.

XIV - BEPE DA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

Portaria n.º 0372/2010-DP/2 de 22 de setembro de 2010.

O COMANDANTE-GERAL DA POLÍCIA MILITAR no uso das atribuições que lhe confere o artigo 4º, da Lei Complementar N.º 090, de 04 de janeiro de 1991, RESOLVE:

CONSIDERANDO a oferta do Ministério da Justiça a Polícia Militar do Rio Grande do Norte de 17 (dezessete) vagas para composição da Edição 2010-2011 do Batalhão Escola de Pronto Emprego – BEPE, da Força Nacional de Segurança Pública.

CONSIDERANDO que é requisito não haver participado anteriormente da Instrução de Nivelamento de Conhecimento da FNSP.

CONSIDERANDO que é necessário serem observados os critérios previstos no Anexo II do Convênio de Cooperação Federativa/BEPE.

CONSIDERANDO o quadro de vagas ofertadas através do Ofício n.7220/2010/GAB/SENASP/MJ, de 17 de setembro de 2010, abaixo especificado:

ORD POST/GRAD QUANT
1. Capitão - 01
2. Tenente - 02
3. ST/Sargentos - 02
4. Cabos/Soldados - 12

TOTAL - 17

1. Determinar que os Comandantes de Grandes Comandos, Diretores, Chefes de Seção e Comandantes de Unidades apresentem os policiais militares interessados e habilitados, mediante ofício, ao Comandante do Batalhão de Operações Especiais – BOPE e interlocutor da Força Nacional de Segurança Pública no Estado do Rio Grande do Norte, Major QOPM Marcos Vinícius Silva da Cruz, para pré-inscrição:

DATA: 27-09-2010.
HORA: 07 horas.
LOCAL: BOPE.
UNIFORME: Instrução (4º “D”).

2. Os critérios para seleção dos integrantes do Batalhão Escola de Pronto Emprego da Força Nacional de Segurança Pública, previstos no Anexo II do Convênio de Cooperação Federativa/BEPE, são os seguintes:

a) Não Possuir condenação penal nos últimos três anos;
b) Não ter sido responsabilizado ou condenado pela prática de infração administrativa grave, pelos últimos três anos;
c) Não estar respondendo a processo administrativo (Conselho de Justificação ou Disciplina: IPM) ou processo criminal na justiça comum militar;
d) Estar classificado, no mínimo, no comportamento “BOM”, no caso de militares estaduais ou distrital e no caso de civil, conceito favorável de seu superior;
e) Possuir, no mínimo, 03 (três) anos de experiência profissional na atividade operacional, não podendo estar afastado desta a mais de um ano;
f) Ser considerado apto em inspeção de saúde realizada na instituição de origem, com a apresentação da respectiva ATA;
g) Ser considerado “APTO” em teste de aptidão física realizado na instituição de origem;
h) Ter disponibilidade para ser convocado a qualquer tempo para integrar o efetivo da Força Nacional de Segurança Pública por período de até 01 (um) ano, com possibilidade de prorrogação por mais 30 (trinta) dias; e
i) Em casos especiais poderão ser definidos outros critérios de acordo com as necessidades de treinamentos específicos;
j) Não possuir INC – (Instrução de Nivelamento de Conhecimentos).
h) Não se encontrar mobilizado na Força Nacional.
l) Apresentar Certidão Negativa de Justiça Militar Estadual ou Corregedoria.
m) Encontrar-se com o Cartão de Vacinação em dia para Febre Amarela, Tétano, Hepatite A e Hepatite B.
n) Possuir Carteira Nacional de Habilitação no mínimo na categoria B com validade de 06 (seis) meses ou superior.

3. O Cmt do BOPE apresentará os candidatos pré-inscritos a JPMS e adotará as demais providências necessárias;

4. Logo após a realização do exame de saúde, apresentar os documentos abaixo ao Cmt do BOPE:

a) Ficha de inscrição da SENASP, que segue em anexo, preenchida e assinada;
b) Avaliação física expedida pela Corporação, conforme tabela do TAF do DFNSP, anexa;
c) Avaliação de saúde expedida pela Corporação;
d) Ficha individual de assentamentos expedida pela Seção de Recursos Humanos da Corporação;
e) Certidão Negativa da Justiça Comum e da Justiça Militar ou Corregedoria;
f) Declaração de Conduta expedida pela Corregedoria e 2ª Seção do Estado Maior da Corporação.
g) Cartão de Vacinação atualizado com vacinas para febre amarela, tétano, hepatite A e B.
h) Carteira Nacional de Habilitação, categoria B.

5. Designar para compor a comissão de exame físico para a seleção de candidatos para a Operação Sentinela – Força Nacional de Segurança Pública, o Major PM Marcos Vinícius Silva da Cruz, Presidente; Cap PM Wanderley Galdino Soares, Membro; Cap PM Marcos Antônio Teodózio de S. Paiva.

6. Publique-se em BG e arquive-se na Diretoria de Pessoal
Fonte: http://sdglaucia.blogspot.com/2010/09/ministerio-da-justica-disponibiliza.html

45º Campeonato Mundial Militar de Tiro :


O Rio de Janeiro recebe de 27 de novembro a 5 de dezembro a 45ª edição do Campeonato Mundial Militar de Tiro. São esperados cerca de 350 atletas, de 50 países. A competição acontecerá no Centro Nacional de Tiro Esportivo, onde serão disputadas 16 provas, sendo: oito na categoria pistola, quatro na categoria fuzil e quatro na categoria carabina.
Mais informações: http://www.rio2011.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=283&Itemid=111

Esta semana a ACS PM RN realizou mais de 600 atendimentos:


Essa semana a Associação dos Cabos e Soldados realizou mais de 600 atendimentos aos sócios e dependentes. Confira abaixo:
Jurídico: 246 atendimentos
Odontológico: 128 atendimentos
Manoa: 210 autorizações de acesso
Pargus Clube: 15 autorizações de acesso
Filiações: 12 cadastros
Dentre outros atendimentos.

Pau dos Ferros realiza o I Fórum Comunitário Pró-Selo UNICEF

Público assiste a explicação sobre a atual situação do município


O município de Pau dos Ferros segue no caminho para conquistar, mais uma vez, o Selo Unicef. O selo que é um reconhecimento internacional aos municípios que oferecem melhores condições as suas crianças e adolescentes.

Para iniciar essa caminhada para a conquista desta premiação, o município realizou o I Fórum Comunitário, que é o primeiro passo, entre as várias etapas a serem desempenhadas, para que o município continue na disputa por este reconhecimento.

O Fórum foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Pau dos Ferros e contou com uma participação expressiva de vários segmentos da sociedade e representantes de entidades civis.

Lá foi apresentada qual a atual situação do município para que se possa busca esta nova conquista. Após traçado este diagnóstico, foram formados grupos, com os representantes das instituições participantes, onde cada participante expôs as suas propostas e sugestões, de onde a cidade poderia avançar em uma melhoria significativa de vida, para esta população.

Segundo a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Egland de Oliveira, o Fórum é uma das etapas que o município tem que cumprir se quiser concorrer ao Selo UNICEF Edição 2009/2012.

Ainda segundo Egland, o evento de Pau dos Ferros foi um sucesso. “Houve uma participação significativa dos representantes envolvidos neste processo, além de todos terem demonstrado bastante interesse em colaborar para esta nova conquista”, frisou Egland.

O Vice-prefeito, Fabrício Torquato, que esteve presente ao evento, destacou a importância da conquista do Selo para Pau dos Ferros. “Estamos empenhados para que Pau dos Ferros receba, novamente, este premio tão significativo para o crescimento da cidade”, citou.

Com a conclusão do Fórum, a comissão vai elaborar um relatório que será encaminhado à sede do UNICEF em Fortaleza/CE. Já o segundo Fórum Comunitário acontecerá no primeiro semestre de 2012 e nele novos números serão apresentados e será verificado se as ações colocadas no Plano foram realizadas com sucesso.

Tenente Ananias recebe, com grande festa, o Deputado Getúlio Rego

Mais uma grande mobilização marcou a passagem do Deputado Getúlio Rego, pelas cidades da região Oeste. Desta vez, foi na cidade de Tenente Ananias, que parou para receber o seu médico amigo.

Milhares de pessoas se concentraram na entrada do município. Logo após, a concentração seguiu em passeata até o centro da cidade. Uma multidão tomou as ruas de Tenente Ananias, demonstrando a força do 25110 naquela cidade. Lá ouviram as propostas do Deputado Getúlio Rego.

Várias lideranças marcaram presenças e confirmaram o seu apoio ao único Deputado do Estado com sete mandatos consecutivos, sendo recordista na Assembléia Legislativa. Entre as lideranças estavam Flávio Alexandre, Dr. Enio Suassuna, Dr Cleber, Tadeu Rodrigues, além de vereadores e outras lideranças locais.

O Deputado Getúlio Rego, agradeceu a grande participação popular, e reafirmou o seu compromisso permanente com a população, de dedicar os seus serviços a melhorar qualidade de vida dos norte-riograndenses.

“Essa sempre foi minha missão dentro da Assembléia, e neste oitavo mandato, não será diferente. Por isso, o seu apoio é muito importante para seguirmos trabalhando pelo Rio Grande do Norte” finalizou o Deputado Getúlio Rego.

COMPARATIVO DE SALÁRIOS ENTRE AS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL


Um leitor nos enviou uma tabela comparativa de salários das Polícias Militares do Brasil elaborada por um oficial da PMPB, Major Vinícius.

Na tabela consta alguns salários desatualizados como o do Estado de Roraima, Bahia e Rio de Janeiro. Os demais valores foram atualizados pela última vez em maio deste ano.

Pela tabela a Polícia Militar do Rio Grande do Sul teria o pior salário do país, pagando aos seus policiais o valor de R$ 966,20; seguida da Polícia Militar de Roraima, com R$ 1.122,38 (não atualizado); e pela Polícia Militar do Piauí, com R$ 1.127,20 - os valores são referentes à remuneração de um soldado 1ª classe.

As melhores remunerações pagas aos policiais militares ficam a cargo da Polícia Militar do Distrito Federal, com R$ 4.129,73; seguida da Polícia Militar de Sergipe, com R$ 3.012,75; e pela Polícia Militar de Tocantins, com R$ 2.850,00 - valores referentes à remuneração de um soldado 1ª classe.

Confira o ranking dos salários pagos aos policiais militares (referente à remuneração de um soldado 1ª classe):
PM Distrito Federal - R$ 4.129,73
PM Sergipe - R$ 3.012,75
PM Tocantins - R$ 2.850,00
PM Goiás - R$ 2.711,00
PM Espírito Santo - R$ 2.190,00
PM Mato Grosso do Sul - R$ 2.176,00
PM Minas Gerais - R$ 2.041,73
PM Maranhão - R$ 2.037,39
PM São Paulo - R$ 2.015,40
PM Rondônia - R$ 1.965,13
PM Amapá - R$ 1.871,83
PM Alagoas - R$ 1.818,56
PM Rio Grande do Norte - R$ 1.818,16
PM Acre - R$ 1.811,77
PM Paraná - R$ 1.789,69
PM Mato Grosso - R$ 1.785,00
PM Paraíba - R$ 1.494,52
PM Ceará - R$ 1.445,29
PM Bahia - R$ 1.412,34 (valor não atualizado)
PM Pará - R$ 1.286,50
PM Pernambuco - R$ 1.237,29
PM Rio de Janeiro - R$ 1.137,49 (valor não atualizado)
PM Piauí - R$ 1.127,20
PM Roraima - R$ 1.122,38 (valor não atualizado)
PM Rio Grande do Sul - R$ 966,20
PM Amazonas - Não informado
PM Santa Catarina - Não informado

Fonte: Sd Glaucia

População de Riacho de Santana/RN Reconhece eficácia do Trabalho da Polícia Militar


Populares residentes no município de Riacho de Santana/RN, tanto da zona rural como da zona urbana, demonstram confiança e reconhecimento ao trabalho realizado pela Polícia Militar. Em visita recente àquela comunidade, ficou evidente a satisfação de muitos moradores com o trabalho da polícia militar, onde podemos ouvir vários elogios. “Hoje nossa cidade está tranquilia, a polícia fica na rua até de madrugada. Acabou-se aquela barulheira de motos a noite”. Diz Luis Rodrigues que é guarda municipal. “Nos finais de semana a polícia vem no meu bar e corrige todo mundo, fico mais sossegado”. Fala Cleide proprietário do Clube da Juventude no Sítio Poço de Pedras. “Eu confio na polícia, nosso município tem ordem e agente pode andar sem medo”. Afirma o Sr. Aroldo morador do Sítio Taboleiro do Padre. Descrevemos somente alguns elogios, mas foram muitos outros, por diversas pessoas, de faixa etária e segmentos diferentes. “Fico feliz com essa aprovação por parte da população, estou no comando do destacamento há mais de dois anos, procuro desenvolver um trabalho voltado para a prevenção através do policiamento ostensivo. Só tenho a agradecer, principalmente a minha equipe de policiais: Abreu, Alberto, Paulo, Jarbas, Nunes e Almeida, que de forma espontânea absorveram minha linha de trabalho, e o mais importante eu confio neles”. Disse o Cabo Rosano, Comandante do Policiamento de Riacho de Santana/RN.
Postado por nossoparanarn

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Resposta a minha Amiga Camila.

Boa noite Camila, realmente não publiquei nada sobre o comício do sábado porem não teve como da uma olhadinha pois estava trabalhando em uma cidade vizinha, e sobre os candidatos que eu voto não penso como vc, pois vejo que eles são candidatos que trabalham por Pau dos Ferros e por esse povo querido e acolhedor. Um forte abraço Camila fica com DEUS.

ÁREA DE PRESERVAÇÃO É USADA PARA DESOVA HUMANA


















Mesmo com o ostensivo Policiamento na Área de Preservação Ambiental (APA) de Genipabu, feito pelo Pelotão Ambiental que lá se encontra, infratores se aproveitam da extensão da área para cometerem crimes, sendo que, o que mais acontece é a desova humana, que é ação de jogar cadáveres em outro ponto que não ao do crime, porém, também acontecem crimes no local, pois moradores dizem que ouvem disparos durante a noite. Quase que semanalmente os Policiais Ambientais que estão de serviço, são procurados por moradores da região, dando conta de que há algum corpo dentro da APA. O policiamento da APA é feito tanto através de veículos (S10, Quadriciclos) como a pé, mas, como já foi dito, a área de Genipabu é bastante extensa, o que dificulta o trabalho da Polícia Ambiental. Na maioria das vezes, os corpos encontrados são de pessoas que têm ligações com o tráfico de drogas, sendo os crimes cometidos, possivelmente como acerto de contas. Abaixo temos algumas fotos dessas ações. ATENÇÃO: SÃO CENAS FORTES, SÓ CONTINUE SE TIVER CERTEZA
Maurício César

Um técnico em informática descobriu na internet que seu nome foi usado para recebimento de dinheiro de prefeitura


Uma simples consulta no computador, levou um jovem a descobrir que seu nome havia sido usado ilegalmente em empenhos de serviço em uma prefeitura do Interior cearense. O fato virou caso de Polícia e, agora, está sendo apurado através de inquérito policial, com o acompanhamento do Ministério Público Estadual.

O episódio envolve, pelo menos, duas secretarias da Prefeitura do Município de Senador Pompeu (275Km de Fortaleza). A vítima é um técnico em informática (identidade preservada), residente nesta Capital, que prestou um Termo de Declaração na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), em Fortaleza, dentro do inquérito policial instaurado sob o número 304-00202/2010.

No depoimento, a vítima da fraude alega que, ao acessar o site ´Portal da Transferência´ foi surpreendida ao descobrir que sua identidade havia sido usada fraudulentamente e seu nome apareceu como favorecido nas despesas da Prefeitura de Senador Pompeu entre os exercícios de 2009 e 2010.

Investigar

A vítima da trama afirma que, descobriu o envolvimento de seu nome ao acessar o ´google´ e, através do ´Portal da Transferência´, seu nome figurava como prestador de serviços durante dois anos para a Secretaria de Turismo, Cultura, Juventude e Desportos, e para a Secretaria de Finanças.

Com o aprofundamento da investigação ficou constatado que a vítima aparece como tendo recebido várias quantias como pagamento por serviços diversos, entre eles, o da organização e realização de uma copa de futebol, ocorrida em março de 2009; prestação de serviços de revisão, manutenção e instalação de rede de computadores; manutenção e limpeza de instalação de antivírus nos equipamentos de informática junto às secretarias e até processamento de arrecadações junto ao setor de Finanças da Prefeitura.

Uma farta documentação já foi anexada aos autos do inquérito policial e nela constam os nomes dos titulares das respectivas secretarias.

Um dos empenhos tem o número 020200-49, da Secretaria de Turismo, Cultura, Juventude e Desporto, datado de 6 de março de 2009, em que o suposto ´prestador´ de serviço teria recebido cerca de R$ 1,3 mil por ter participado da organização de um torneio de futebol.

Já outro empenho, número 01090037, da Secretaria de Administração, informa que a vítima teria recebido verba municipal em troca da prestação de serviços de processamento de despesas de pessoal.

A maioria dos empenhos, cujas cópias estão anexadas aos autos, está assinada pelos secretários Francisco Adriano Costa Sousa e Lígia Gardênia Magalhães de Brito.

Já o empenho de número 01030148, do Gabinete do Prefeito, assinado pela gestora Aíla Maria Jorge Holanda, cita a vítima como prestadora de serviços de instalação da rede de computadores do setor de controle interno do Gabinete.

Na semana passada, foram expedidas intimações para as pessoas que estão sendo investigadas e o técnico em informática teria sofrido ameaças, fato que acabou sendo levado ao conhecimento da Polícia.

Gárgula

Enquanto as investigações estão sendo processadas no âmbito da Polícia Civil, outras diligências vêm sendo feitas pela Polícia Federal em conjunto com o Tribunal de Conta dos Municípios, ação iniciada com a ´Operação Gárgula II´.

Em abril passado, agentes da PF estiveram na Prefeitura de Senador Pompeu e outros Municípios e apreenderam uma vasta documentação para a investigação sobre o desvio de verbas públicas. A Reportagem tentou contato, ontem, com a Prefeitura, mas as ligações não foram atendidas.

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA

Diariodonordeste

sábado, 25 de setembro de 2010

4º Delegacia de polícia civil de Pau dos Ferros conclui inquérito da operação STONE.


RELATÓRIO DESCRITIVO DO MATERIAL APREENDIDO


OPERAÇÃO STONE

#QUANTIDADE DE COISAS E PESSOAS APREENDIDAS
Tempo de duração da operação Stone: 02 meses e 15 dias.
Quantidades de Flagrantes na operação: 10
Quantidades de pessoas flagranteadas: 16
Quantidades de drogas apreendida: 25,5 kg de maconha e mais 48 trouxinhas pronta para a venda, 44 gramas de crack e 22 gramas de cocaína.
Quantidades de erário apreendido: R$ 12.069,30 reais.
Quantidades veículos apreendido: 03 carros e 06 motos
Quantidades de armas apreendidas: 02 Revolver cal. 38, 01 Pistola .40, 01 Pistola 380 e 01 Fuzil 7,62.
Quantidades de celulares apreendidos: 58 aparelhos.
Mandados de buscas cumpridos: 34
Mandados de prisões preventivas: 25
Quantidade de prisões temporárias: 07
Seqüestro de bens: 02 casas e 01 moto.
Contas bloqueadas: 04
Quantidade de pessoas presas na operação: 35


#OPERACIONALIDADE: A operação STONE foi dividida em três fases: a primeira foi o cumprimento de mandados de busca e apreensão no Estado do Ceará no dia 19/08/2010; a segunda foi o cumprimento de mandados de busca e apreensão no Estado do Rio Grande do Norte no dia 20/08/2010; a terceira foi a busca de celulares e documentos (agenda e anotações do trafico) executada pelo G.I.P (Grupo de Intervenção Penitenciário) no presídio regional de Pau dos Ferros no dia 24/08/2010.


#TRAJETÓRIA DA DROGA ATÉ PAU DOS FERROS/RN: Paraguai >>> São Paulo >>> Caminhoneiros >>> Olívio Bezerra(Região do Jaguaribe e Capital) >>> Corro (Iracema/CE) >>> Bebe do Lanche (Presídio de Pau dos Ferros/RN) >>> Médios e pequenos traficantes de Pau dos Ferros.


#CIDADES QUE A ORGANIZAÇÃO DE OLÍVIO BEZERRA DISTRIBUÍA SUAS DROGAS:
>>>No Ceará: Fortaleza, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe, Nova Jaguaribara, Iracema e Ereré.

>>>No RN: Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria, Rodolfo Fernandes, Apodi e Mossoró.


OBS: O material descrito acima se refere a tudo que foi alcançado no decorrer da operação STONE, deixando claro que objetos apreendidos estão parte em poder da justiça do Ceará e parte em poder da justiça do Rio Grande do Norte, tendo em vista flagrantes terem ocorridos nos dois Estados. .


#ANÁLISE OPERACIONAL: A operação STONE conseguiu antes de seu prazo temporal encerrar identificar toda a organização criminosa, o seu modo operante e cortar (prender) as duas pontas da organização: de um lado estar preso Olívio (Barão do tráfico na região de Jaguaribe) como líder, e de outro Zezinho, Léo e Zé (pequenos traficantes de Pau dos Ferros a serviço de Bebé). Ou seja, foram presos os “grandes” e os “pequenos”, não restando dúvida quanto ao fim dessa cadeia criminosa. Certo que este é um movimento cíclico, e tão logo se restabelecerá com novos personagens, estaremos vigilantes na luta contra o tráfico de drogas e suas organizações criminosas na cidade de Pau dos Ferros e região do alto oeste potiguar.




A polícia civil de Pau dos Ferros concluiu e entregou nesta segunda-feira dia 20/09/2010 o inquérito policial de nº 114/2010, que tem com seu principal acusado Joseilson Malvino da Silveira (o Bebé do Lanche), que comandava o tráfico de droga de dentro do presídio Regional de Pau dos Ferros. O trabalho realizado pela polívia civil de Pau dos Ferros resultou em uma operação denominada de Stone e teve a duração de dois meses e meio, onde diversos aparelhos telefônicos foram interceptados, resultando na prisão de 35 pessoas.



Relembrado:

Uma investigação promovida por policiais civis da Delegacia Regional de Pau dos Ferros resultou em três operações com o objetivo de desarticular uma organização criminosa interestadual de traficantes de drogas com atuação no Rio Grande do Norte, Ceará e São Paulo. A ação contou com participação das polícias Civil e Militar do Ceará e resultou na prisão de 35 pessoas e na apreensão de armas, drogas, dinheiro e veículos.O fechamento da operação aconteceu na manhã desta sexta-feira (20), nas cidades de Pau dos Ferros, São Miguel e Alexandria, onde foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e realizadas 14 prisões decorrentes de mandado judicial ou em situação de flagrante delito.A investigação teve início há dois meses e meio e foi batizada de “Stone”, que significa pedra em inglês, em uma alusão ao tráfico de pedras de crack na Região Oeste do Rio Grande do Norte e divisa com o Ceará. O delegado Inácio Rodrigues, da Delegacia Regional de Pau dos Ferros, explicou que a operação foi realizada em etapas com apoio do Serviço de Inteligência e outras unidades da Polícia Civil do RN e CE. No último dia 10, a Polícia Civil do Ceará, através de informações da Polícia do RN, realizou em Fortaleza a apreensão de um adolescente, a prisão de cinco pessoas e a apreensão de armas, dois veículos e 25 quilos de maconha prensada distribuídas em 52 tabletes. O líder do bando, Olívio Bezerra de Queiroz, de 36 anos, acabou preso em flagrante. Ele foi identificado na investigação potiguar como um grande distribuidor de drogas.Os demais presos são: Patrícia de Souza, 23, natural de Fortaleza/CE; Ana Cristina Alencar, 19, natural de Quixadá/CE; Manuel Pinto de Jesus, 29, natural de Salgueiro/PE; e João Batista Maciel, 38, de Tabuleiro do Norte/CE. Eles foram detidos depois da polícia do RN detectar a movimentação de drogas para o estado vizinho. Diante das evidências, a polícia potiguar acionou a polícia cearense. Todos os presos foram autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico.Em poder do bando foram apreendidas duas pistolas calibres 380 e ponto 40 e dois automóveis Gol, de placas NQW-5564/CE e HYP-0656/CE. Como a droga estava escondida no porta-malas dos dois carros, ambos foram apreendidos e encontram-se a disposição da Justiça. O bando, segundo a investigação, recebia a droga de fornecedores de São Paulo. A maconha e o crack seguiam para o Ceará e depois eram distribuídos no Alto Oeste do RN. O grupo, no entanto, se preparava para comercializar a droga com maior intensidade na capital do CE. A droga tem origem paraguaia.A segunda etapa da operação teve início na quinta-feira (19), nos municípios cearenses de Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Iracema e Ererê. Quatro pessoas foram presas em cumprimento a mandados de busca e de prisão expedidos pela Justiça do RN. A Polícia Civil potiguar deu cumprimento aos mandados de busca e de prisão em parceria com a polícia Militar e Civil do CE. Na ação foram apreendidos um fuzil, um revólver, cocaína e cerca de R$ 10 mil. A operação, segundo o subsecretário da Segurança Pública e da Defesa Social, delegado Ben-Hur de Medeiros, confirma que as forças policiais do RN e CE estão irmanadas no combate ao crime. “Contamos com a colaboração da Secretaria da Segurança do Ceará”, disse. O secretário da Segurança do RN, desembargador Cristóvam Praxedes, citou que no início do mês a polícia potiguar realizou em conjunto com a polícia da PB uma operação que resultou na prisão de membros de quadrilhas que agiam nos dois estados. “Isso demonstra o comprometimento das polícias no combate ao crime”, disse.A terceira etapa da “Operação Stone” teve início ao raiar da sexta-feira, dia 20. Após a prisão do distribuidor de drogas Olívio Bezerra, cerca de 150 policiais civis deram início à prisão dos traficantes menores e donos de “bocas de fumo” em Alexandria, São Miguel e principalmente em Pau dos Ferros. A ação culminou com a prisão de 14 acusados e na apreensão de drogas, dinheiro e armas. O ponto alto da operação contou com o apoio do helicóptero Potiguar I da Sesed. O delegado Geral da Polícia Civil, Elias Nobre, explicou que a polícia intensificou as ações no interior do estado no combate, principalmente, do tráfico de drogas. A droga que abastecia a região do Jaguaribe, no Ceará, e o Alto Oeste do RN vinha, segundo o delegado Inácio Rodrigues, de São Paulo através de caminhoneiros. O grupo abastecia traficantes menores em Pau dos Ferros, São Miguel, Alexandria, Rodolfo Fernandes, Apodi e Mossoró. No Ceará as cidades abastecidas pelo bando eram Fortaleza, Russas, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe, Nova Jaguaribe, Iracema e Irerê. O delegado acredita que a investigação desmantelou as duas pontas do tráfico: “dos distribuidores aos traficantes menores”. Outros acusados foram presos no curso da investigação.



O tráfico era comandado de dentro do presídio de Pau dos Ferros
A “Operação Stone” deflagrada pela Delegacia Regional de Pau dos Ferros, e que resultou na prisão de 35 traficantes na semana passada, revelou que o tráfico de drogas na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte e divisa com o Ceará era comandando de dentro do Presídio de Pau dos Ferros. Os detentos tinham apoio de familiares, a quem eram incumbidas às tarefas de esconder a droga, venda, distribuição, cobrança e prestação de contas com os traficantes. A investigação desmantelou toda a cadeia do tráfico, prendendo os distribuidores e traficantes de pequeno e médio porte. Nesta terça-feira, dia 24, a polícia apreendeu 11 celulares e 15 chips usados pelos acusados no presídio.
Sob o comando do delegado Inácio Rodrigues, a equipe da DP de Pau dos Ferros, investigou a organização de traficantes interestaduais de drogas por dois meses e meio. Nesse período, verificou-se que detentos dos regimes semi-aberto e fechado do presídio local comandavam uma rede de distribuição de drogas na Região. O grupo recebia crack e maconha da organização comandada pelo cearense Olívio Bezerra de Queiroz, o “Barão” do tráfico da região do Jaguaribe. Detectou-se nas vigilâncias, que o “Barão” recebia a droga de caminhoneiros vindos de São Paulo e, depois, fazia a distribuição no Ceará e RN.
Em terras potiguares, a droga era destinada principalmente ao presidiário Joseílson Malvino da Silveira, o “Bebé do Lanche”. O detento, segundo as investigações, articula de dentro do Complexo Penal de Pau dos Ferros a compra e venda de drogas, sendo ajudado pela esposa, irmã e amigos. Quem estava preso contava com a colaboração de parentes. Os familiares acabam se envolvendo no comércio ilegal de drogas em decorrência da prisão do “dono da boca”. “Normalmente o chefe da família é preso e continua vendendo drogas com a colaboração da mulher. Isso envolve a família inteira. Temos um caso em que o traficante está preso, mas envolveu os pais, a mulher e um sobrinho”, disse um dos investigadores.
Com a prisão de todos os integrantes do bando, na semana passada, a polícia deu início na manhã da terça-feira, com apoio do Grupo de Intervenção Penitenciário, uma revista no Presídio de Pau dos Ferros. O resultado foi à apreensão de 11 aparelhos de celulares e 15 chips. Por se tratar de uma revista específica da operação, os agentes foram orientados a recolher qualquer tipo de documentos que pudessem ser usados como prova no inquérito que apura o tráfico de drogas praticado pela organização criminosa. Os resultados da busca foram além do esperado, uma vez que a polícia conseguiu localizar aparelhos de celulares, o caderno de contabilidade da droga e agenda telefônica do acusado “Bebé do lanche”. Todo o material já está sendo periciado pelo Itep. Chama a atenção aos altos valores anotados na contabilidade do tráfico.
Segundo a investigação, a rede criminosa de “Bebé do lanche” funcionava da seguinte forma: A droga advinda do Ceará é guardada no interior da residência dos pais dele e nas moradias de dois amigos. A mulher dele é responsável por cobranças e depósitos bancários na conta do traficante cearense “Barão”. Outro comparsa seria “testa de ferro” responsável por guardar dinheiro do tráfico e pelo transporte. Ou seja, a organização era compartimentada em células, cada uma com uma função definida.
Diante da confirmação, a polícia solicitou e a Justiça autorizou o seqüestro de bens e imóveis de “Bebe do Lanche”. Foram seqüestrados um imóvel no bairro de Alto São Geraldo, em Pau dos Ferros, e uma motocicleta. Foram bloqueados ainda os valores de duas contas correntes do Banco do Brasil e uma do Bradesco, todas do “Barão” do tráfico. A investigação que resultou na Operação Stone contou com apoio do Serviço de Inteligência e de outras unidades da Polícia Civil do RN e da polícia do Ceará.
Fonte: Degepol via Dantense

Líder das Farc morto na Colômbia foi traído 'por sua gente', diz ministro




Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) - A traição de alguns de seus homens de confiança, seduzidos por uma milionária recompensa, e um trabalho de inteligência com equipamentos de alta tecnologia foram decisivos para o sucesso da operação que resultou na morte do principal dirigente da guerrilha colombiana Farc.

O ministro de Defesa, Rodrigo Rivera, disse na sexta-feira que a morte de Jorge Suárez Briceño, mais conhecido como "El Mono Jojoy", demonstra o desmoronamento interno pelo qual passam as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

"Jojoy foi entregue por sua gente", disse Rivera, quem insistiu que a guerrilha sofre um processo de desintegração devido ao cansaço dos seus combatentes, às más condições de vida na selva e aos maus tratos cometidos por seus comandantes.

A morte do guerrilheiro, na chamada "Operação Sodoma", foi considerada pelo governo do presidente Juan Manuel Santos como o golpe mais contundente contra as Farc em seus mais de 40 anos de história.

Cerca de 400 militares, com apoio de 25 helicópteros e 30 aviões participaram da operação iniciada na quarta-feira com um bombardeio contra o acampamento das Farc nas selvas do município de La Macarena, no Departamento (Estado) de Meta, cerca de 250 quilômetros a sudeste de Bogotá.

O governo ofereceria uma recompensa de 2,7 milhões de dólares por informações que levassem à captura de Jojoy, considerado pelas Forças Armadas como o guerrilheiro mais sanguinário e temido pelos camponeses de uma extensa região do país.

O comandante guerrilheiro de 59 anos, que sempre era visto fardado, de boina preta e carregando um fuzil, era alvo de 60 mandados de prisão, cinco condenações, dois pedidos de extradição e 25 investigações por crimes de rebelião, homicídio, sequestro e terrorismo.

Rivera disse que outros dirigentes das Farc deveriam se entregar para não terem o mesmo fim de Jojoy.

"As Farc estão chegando a uma espécie de ponto de inflexão, golpeamos seu coração estratégico e, por isso, mandamos mensagens muito claras. Diante da violência, diante do terrorismo e do narcotráfico, seremos implacáveis", afirmou.

"Mas diante do violento ou do terrorista que se arrependa, que resolva mudar de vida, que resolva buscar uma segunda oportunidade, haverá misericórdia, haverá compaixão. Convidamos (os guerrilheiros) a se desmobilizarem, a se entregarem."

Comandantes militares e analistas preveem que a morte do dirigente pode provocar uma debandada de combatentes, ou estimular as Farc a negociarem a paz.

Na operação militar foram confiscados cerca de 20 computadores e 60 pen-drives que, segundo o general Oscar Naranjo, diretor da Polícia Nacional, devem conter informações sobre as atividades e os vínculos do grupo rebelde, que é apontado como uma organização terrorista por Estados Unidos e União Europeia

Grupo de teatro “O pessoal do Tarará” apresenta-se em Pau dos Ferros

Em parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros, o grupo teatral “O pessoal do Tarará” realizará uma série de apresentações na cidade de Pau dos Ferros. O grupo mossoroense chega ao município, oportunizando cultura e diversão ao povo Pauferrense.

O grupo chegará à Pau dos Ferros, como participante do Programa BNB de Cultura 2010, onde estão realizando apresentações em várias cidade além de Pau dos Ferros, como a cidade de Luís Gomes, que antecederá as apresentações na capital do Alto Oeste..

As apresentações acontecerão nos dias 27 e 28 de setembro, na Praça de Eventos de Pau dos Ferros, a partir das 20h. A primeira, será com o espetáculo “O Inspetor Geraldo” já no segundo dia, será a vez da peça teatral “A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró”. As encenações serão gratuitas e abertas ao público.

Além das duas apresentações, o grupo vai realizar uma oficina com pessoas do município, oportunizando conhecimentos e técnicas de apresentações teatrais. Após os cursos que serão realizadas durante os dias 28 e 29 de setembro, os participantes encenarão o texto “O Pulo do gato”.

“É sempre uma grande satisfação apoiar eventos desta natureza. Uma chance de oportunizar cultura e diversão ao povo de Pau dos Ferros. Nossa administração encontra-se sempre de portas abertas para apoiar esses acontecimentos”, destacou o Prefeito Leonardo Rego.