Páginas

sábado, 30 de julho de 2011

SANTA CRUZ A BARRAGEM MÃE:

ALÔ GALERA DO PEDAL! PREPAREM-SE! É DOMINGO DIA 31, VEM AI AGORA A ROTA DAS ÁGUAS DO ALTO- OESTE POTIGUAR, NESTE DOMINGO TEM PEDALADA E VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA DESTA AVENTURA...
A BARRAGEM DE SANTA CRUZ NO APODI SERÁ A NOSSA ROTA, ELA QUE É O MAIOR RESEVATORIO DE ÁGUAS DO ALTO-OESTE POTIGUAR, SERÃO 75 Km (ida) mais 75 Km (volta) num total de 150 km, SUPER PEDALADA EM ASFALTO DE QUALIDADE, SAIREMOS AS 4:30 DA MANHÃ, DE FRENTE AO TITANIC CENTER,
PREPAREM SUAS BIKE'S.
OBS: TEREMOS CARRO DE APOIO.

E PARA NÃO TER MUITO ARRODEIO NA PEDALADA , PARA QUEM FOR PREPAREM UNS CORROZINHOS !!!
Fonte Cleodécio Chagas

Bafômetro de pilões rn‏


Por volta das 21h 30min do dia 17 de julho de 2011, quando a GU de serviço fazia um PB em frente a uma festa dançante na Rua João Dias, centro de Pilões-RN, fomos procurado pela pessoa de JAIME RODRIGUES DE LIMA, residente na rua Elias Gomes, 178, centro de Pilões-RN, o mesmo informou que um Fiat Palio cinza teria batido em seu carro, momento em que nos deslocamos afim de localizar o veículo informado pela pessoa de Jaime, momento em que localizamos o referido veículo, na RN 075, no sentido Pilões à Alexandria, onde nos deparamos com a pessoa de Cícero Romão Batista, filho de Francisco Luis da Silva e Rita Rodrigues da Silva, nascido no dia 20 de junho de 1981, residente no sítio riacho do meio município de Alexandria-RN, o mesmo dirigia um veículo Fiat palio, cinza, ano 1997, placa MYE 0100, no momento da abordagem o mesmo confessou ter batido no veiculo de Jaime, motivo pelo qual conduzimos o mesmo ate o Pelotão de Luis Gomes, para que fosse feito o teste do bafômetro, já que o mesmo encontrava-se em visível estado de embriaguez alcoólica, onde foi constatado 2.00 mg/L de álcool no sangue, motivo pelo qual o mesmo foi atuado em flagrante delito por embriaguez ao volante, e conduzido juntamente com o veículo acima citado para 8ª DRP Alexandria para que fosse feito os procedimentos legais.

4º DPRE tem novo Comandante



4º DPRE tem novo Comandante


O 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, com sede em Pau dos Ferros/RN, recebeu no último dia 27 a chegada do seu novo comandante, o Capitão Carlos Souza.
O mesmo terá a responsabilidade de realizar a fiscalização de trânsto em trinta e sete cidades da região Oeste Potiguar.




O Capitão Carlos Souza estava comandando a Companhia de Polícia Militar com sede em Patu/RN, sendo bastante reconhecido pelos relevantes serviços prestados a sociedade.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

REVISTA REALIZADA NO PRESIDIO DE PAU DOS FERROS

Em uma revista realizada pelo GTO, agentes panitenciários e alguns PM´S do presídio de Pau dos Ferros foram encontrados vários objetos. Ferros cortantes, muitos chachimbos para uso de drogas, vários carregadores de celulares e 6 aparelhos celulares. Todo este material estava escondido dentro das celas.





Um fato curioso: no momento em que estava sendo feita a revista um dos celulares tocou dentro da cela e adivinha quem era! a namorada de um dos presos querendo falar com seu affair. É brincadeira !

A Força das Mulheres Pau-ferrenses...

Clodoeudes Fernandes de Queiroz in

As mulheres pau-ferrenses no poder!

Durante grande parte da História do Brasil, as mulheres não tiveram participação na política, pois a elas eram negados os principais direitos políticos como, por exemplo, votar e se candidatar.

A capacidade e a competência para governar já foi objeto de pesquisa. Em estudo realizado pelas Universidades de Stanford e de Chicago, nos Estados Unidos, as mulheres do Congresso estadunidense são capazes de conseguir mais dinheiro para seus respectivos distritos do que os companheiros de trabalho.

No Brasil, as conquistas são recentes, mas tende a crescer o número de mulheres interessadas em política e, principalmente, dispostas a enfrentar candidaturas. A eleição de uma mulher para Presidente do Brasil demonstra que os eleitores já estão suficientemente esclarecidos e a questão de gênero não é mais barreira.

A política potiguar tem histórico de mulheres que conseguiram galgar posições de destaque. Elegemos pela terceira vez (duas vezes Wilma de Faria e agora Rosalba) uma mulher para governar nosso estado.

Em nossa região é bem significativo o número de municípios que são geridos por mulheres: São Francisco do Oeste (Gildene Barreto), Taboleiro Grande (Maria Miriam), Apodi (Gorete Pinto), Tenente Ananias (Mazé)...

Em Pau dos Ferros já tivemos a candidatura de Maria Rego (derrotada por Leonardo Rego em 2004), tivemos o ensaio da candidatura da médica, Andréa Maia, em 2008 e várias outras mulheres que exerceram e continuam exercendo posições de destaque na cena política municipal.

A força política da mulher pau-ferrense está presente na Câmara de Vereadores. A atual legislatura conta com as Vereadoras: Socorro da 36, Zélia Leite e Itacira Nunes (Bolinha) e o primeiro escalão da administração municipal também tem presença marcante das mulheres.

São inúmeros cargos importantes ocupados por mulheres, dentre os quais, podemos destacar: Francisca Neta (secretaria de educação), Lizete (secretaria de obras), Anailza Queiroz (controladora geral) e Emília Suzana (secretaria de assistência social).

São postos estratégicos que o prefeito Leonardo Rego entregou para estas mulheres comandarem.

São pessoas comprometidas com o trabalho e que contam com a confiança de Leonardo. Por isso mesmo, deve ser encarado com bastante naturalidade que alguns desses nomes sejam considerados como opções viáveis para conquistar, pela primeira vez na história pau-ferrense, a prefeitura.

A hora da verdade se aproxima e quem tiver realmente o que mostrar ao povo é quem deverá ser o escolhido (ou a escolhida) para disputar a eleição vindoura.

Haverá choro e lamento, mas a política é um jogo para quem tem fibra. E alguns definitivamente não têm. Parece que é hereditário...

Coloquem os ouvidos no chão e...

Atentai bem!
Fonte: Politica Pauferrense

DESMILITARIZAR A PM É UMA QUESTÃO PRIMORDIAL PARA A SEGURANÇA PÚBLICA?


A Polícia militar do Rio Grande do Norte é uma instituição pública organizada com base na hierarquia e disciplina, conforme dispõe, expressamente, a Constituição Federal de 1988, em seus artigos 44 e 142.

A hierarquia entendida como ordenação progressiva de autoridade, é necessária para fixar funções e responsabilidade, enquanto que a disciplina entendida como obediência as funções que se deve desempenhar é fundamental para o desenvolvimento regular das atividades.

Em todas as instituições existe uma ordenação deste tipo para concretizar os fins a que se destinam.

A nossa hierarquia tem como chefe supremo o nosso governador, a Polícia Militar apesar de fortemente influenciada pelo grandioso Exercito de Caxias, tem como condição especial diferente e pode muito bem coadunar essa condição para buscar a Polícia por excelência, visando à tutela dos bens que se acham no cume da hierarquia dos valores – A vida humana.

Tem como objetivo maior a preservação da ordem pública, enquanto imediatamente relacionada com a liberdade individual e coletiva e não vejo e espero que me provem com fundamentos científicos que essa condição estadual macula a compreensão do ser policial militar, querendo com isso causar uma crise de identidade ser militar e policia, como se não pudesse ser inserido nesse contexto uma formação humanística mesclando as condições de agente de segurança e militar, isso se for provado, com muita humildade, mudarei a minha opinião.

Qual a razão lógica, doutrinária e cientifica, com fundamentação metodológica, que justifique a desmilitarização.

Até hoje, não ouvi nenhuma que tivesse tais atributos. Ouvi várias que são aleatórias simplistas e absolutamente insustentáveis sob esse ponto de vista.

Qual a relevância para a população brasileira, se o profissional que vai atendê-lo, que vai salvar a sua vida, que vai proteger o seu filho, que vai garantir a tranquilidade do seu dia-a-dia na vida social seja ele militar ou não?

O que vai interessar o cidadão é como ele é atendido, como ele é protegido, como o serviço está sendo feito e como vai o ser desempenho.

É preciso que os gestores dirijam a sua corporação como uma empresa, baseada na gestão de resultados, como foco na doutrina de proteção integral e na qualidade total de seus serviços, é preciso mudar a administração como o novo enfoque, como a trilogia, cidadão, proteção e resultado, agora se é militar ou não, não faz a diferença, o que se precisa é realmente eleger a segurança como prioritária e alocar os devidos recursos.

CARLOS ANDRÉ CORREIA LIMA MORENO
Major da Polícia Militar do Rio Grande do Norte
COMANDANTE DA POLÍCIA AMBIENTAL

Fonte: Mauricio César

Mais informações sobre o Subsidio:

NOTÍCIAS SOBRE O SUBSÍDIO: REUNIÃO COM A CONSULTORIA GERAL DO ESTADO E REPRESENTANTES DA PMRN

Na tarde desta quinta-feira (28), a Titular da Consultoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte (CGE), Tatiana Mendes Cunha, reuniu-se com representantes da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte (PMRN) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN), para tratar acerca da proposta de subsídio apresentada pela categoria.

Estavam presentes na discussão, além da Consultora-Geral, o Comandante-Geral da PMRN, Coronel PM Araújo, o Comandante-Geral do CBMRN, Coronel BM Dantas, o Consultor da CGE, Fillipe Azevedo Rodrigues, o Presidente da Associação dos Oficiais dos Bombeiros e Policiais Militares Estaduais, Coronel Mendonça, o Presidente da Associação de Subtenentes e Sargentos da PMRN, Sargento Eliabe, o Presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PMRN, Cabo Jeoás, dentre outros representantes das classes.

Inicialmente, como a discussão envolve o aumento de despesa pública com pessoal, a Consultora-Geral recomendou aos comandantes da PMRN e do CBMRN que providenciassem a juntada aos atos da estimativa do impacto orçamentário-financeiro, da uma declaração do ordenador da despesa, dentre outros documentos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Além disso, a Consultora-Geral esclareceu que, enquanto o volume de despesas públicas com pessoal do Poder Executivo estiver acima do limite prudencial, a proposição não poderá ser encaminhada à Assembleia Legislativa. No entanto, há a expectativa de que em setembro deste ano, quando será publicado o Relatório de Gestão Fiscal relativo ao segundo quadrimestre de 2011, o projeto possa ser encaminhado à deliberação parlamentar.

Durante a reunião, a Consultora-Geral também respondeu a indagações acerca de pontos específicos sobre o Projeto de Lei Complementar, notadamente com relação ao auxílio-doença, auxílio-ensino e seguro de vida.

Por fim, restou firmado à CGE o compromisso de analisar em regime de prioridade a Proposta Normativa que trata da criação do subsídio requerida pelos Policias e Bombeiros Militares.

FONTE: CGE/RN


NOTA DO BLOG: Na reunião ficou acordado ainda a data de 1º de setembro para que o Projeto da Remuneração dos PM's e BM's do RN seja encaminhado à Governadora Rosalba Ciarlini. Contudo, antes desse envio deverá haver ainda uma reunião com a própria Governadora e os representantes das Associações dos Policiais e Bombeiros Militares do RN, para que sejam apresentadas suas reivindicações. A reunião com a Consultoria Geral do Estado foi para esclarecer alguns pontos e dúvidas de ambas as partes (Estado e Militares).

Com informações do Blog de Glaucia

Reunião com a Dr. Tatiane Consultora Geral do Estado:


Informações da Reunião das Associações da Policia Militar, e Bombeiros do RN. Com Dr. Tatiane Consultora Geral do Estado, CGE. Ontem 28/07/11.

Em contato com Cabo Jeoas Presidenta da ACSPM-RN tivemos a informação que o Subsídio ainda não Foi analisado pelo Governo.

Jeoas perguntou a Dr. Tatiane qual a competência dela no subsidio, a resposta é de assistência Jurídica analisar a legalidade do projeto.

Perguntou se ela tinha competência sobre o reajuste salarial, a resposta foi que não, e que só a própria Governadora tem competência.

Jeoas pediu agilidade no parecer jurídico dela, respondeu que não tem previsão, e precisa de tempo.

Os representantes das Associações saíram insatisfeitos da reunião afirma cabo Jeoas dos Santos.

GOVERNO DO RN TERÁ 15 DIAS PARA SE PRONUNCIAR NA JUSTIÇA SOBRE PROMOÇÕES IRREGULARES DE OFICIAIS DA PM

O procurador-geral do Estado, Miguel Josino Neto, disse ontem que ainda não foi notificado a respeito do processo gerado a partir de Ação Civil Pública que acusa de improbidade o coronel Marcondes Rodrigues Pinheiro, ex-comandante-geral da Polícia Militar. A ACP está embasada em denúncias apresentadas relativas às irregularidades das promoções.. Apesar de o processo de nº 0117203-65.2011.8.20.0001 já registrar intimação ao Governo, Josino diz não ter recebido em seu gabinete a petição. "Estou aguardado ser intimado. A petição não chegou ao meu gabinete", disse. Ele declarou que após o recebimento terá 15 dias para se pronunciar sobre a denúncia. "Pediremos os documentos à polícia para checarmos as informações da denúncia. Temos o prazo de 15 dias para nos manifestarmos", informou.

O procurador-geral é mais cauteloso ao tecer previsões sobre o futuro desta ACP. "Não vou fazer previsões. As ações tocam em pontos diferentes e esta é mais difícil de ser arquivada", contou.

Quanto a outra ação que pede a anulação das promoções de cinco coronéis da Polícia Militar, Miguel Josino, acredita que o Tribunal de Justiça irá manter o arquivamento da Ação Civil Pública contra cinco coronéis da Polícia Militar. Josino vê fragilidades na argumentação apresentada preliminarmente pelos promotores de Justiça, através do Ministério Público. O procurador-geral esclarece que há precedentes que favorecem o Estado no caso.

Na segunda-feira passada, o juiz Cícero Martins Filho, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, extinguiu e arquivou o processo. Os promotores já anunciaram que vão recorrer. O processo ainda não registrou a entrada do recurso do Ministério Público, que têm trinta dias para fazê-lo.

FONTE: Tribuna do Norte via Glaucia

Theo Rêgo Filho de Meu amigo Leonardo Rêgo, completa 4 anos de Vida Hoje.

Cabo Monteiro Parabeniza o Aniversariante
“O Menino de Papai” completa, hoje, 4 anos de vida
No dia 29 de julho de 2007 nasceu, às 9h06min, em Natal, com 3.640 kg e com 49 cm de comprimento:THEO Cavalcante Rêgo. Parece que foi ontem, mas já se passaram quatro anos! O acontecimento marcou minha estreia na blogosfera que, amanhã (30), também completará 4.

THEO é o filho primogênito do prefeito de Pau dos Ferros, LEONARDO Rêgo, e a primeira-dama, ÉRICA Cavalcante Rêgo. O segundo é LUCA Cavalcante Rêgo, de 5 meses.

A chegada do rebento, ao Planeta Terra, contagiou todos seus ascendentes com um vírus chamado alegria. Os genitores ainda não cabem em si de tanto júbilo.

Os avós, deputado GETÚLIO Rêgo/Salete Rêgo e Paula Neto/Socorro Cavalcante, também continuam REGOzijantes com o vigoroso “menino de papai”.

A data natalícia será comemorada na sua escola, "Universidade da Criança", às 9h, com o tema infantil The Backyardigans.

Jesus CRISTO disse, há mais de dois mil anos, conforme narrado no Livro bíblico de Lucas, 18:16: "deixai vir a mim as criancinhas; não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus".

O blog, em nome de ESAÚ CAPOTE (meu pequeno príncipe), estende-lhe votos de parabéns!
Fonte Mazinho Capote.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

comparsa de Valdetário Carneiro é morto a tiros dentro do presídio de Alcaçuz

O presidiário Antônio Maia dos Santos, conhecido como "Mainha" ou "Baianinho", morto a tiros dentro do presídio de Alcaçuz na tarde desta quinta-feira (28), pertencia ao bando do assaltante Valdetário Carneiro, morto em 2003 durante confronto com a polícia. Ele cumpria pena de 29 anos por homicídio e tentativa de homicídio.

Considerado um dos bandidos mais perigosos do estado, "Baianinho" foi condenado em 2008 pelo homicídio de um panificador entre as cidades de Campo Grande e Caraúbas, no Alto Oeste potiguar. Ele, inclsuive, chegou a ser preso com armas que pertenciam a Valdetário Carneiro, como pistolas 9mm, Ponto 40 e um fuzil 556. O homicídio pelo que foi condenado "Baianinho" teria sido motivado por briga entre sua família e a da vítima.

O CRIME:

Aproveitando momento de vacinação dentro do presídio, Galego de Antenor foi ao encontro de Mainha já com um revólver calibre 38 em mãos. Ao encontrar, acertou um tiro à queima roupa e matou o detento no local. Logo em seguida, o detento foi ao encontro de outro preso e chegou a disparar quatro vezes, mas não atingiu o detento devido á ação dos agentes penitenciários, que responderam o fogo e balearam Galego de Antenor.

Violência de um dos mais violêntos presidios do mundo.

Além do homicídio desta quinta-feira, Alcaçuz também foi palco de outras cenas de violência recentes. Em 3 de maio, detento Magno Boaventura, 33 anos, foi assassinado com características acentuadas de tortura e brutalidade. O crime se deu em meio a uma rebelião iniciada após tentativa de fuga frustrada por policiais militares, responsáveis pela guarda externa do presídio. Com o motim, outros presos foram ao encontro de Magno Boaventura e cortaram sua cabeça e o peito, espalhando os órgãos do detento em celas e em colchões que estavam em chamas.

No fim de abril, a morte foi do ex-policial militar Roberto do Nascimento. O presidiário conhecido como "Bombado" matou a tiros o ex-policial, também considerado um detento de alta periculosidade. Até agora, não foram divulgadas informações sobre como o detento conseguiu a arma.

Texto adaptado de vários sites.
fonte: www.circulodefogo.net

Notícias ACSPM-RN

28/07/2011 -

TJ/RN reduz jornada de policiais e bombeiros

Acs PM RN Após aguardar mais de um mês pelo resultado do julgamento do processo no Tribunal de Justiça (TJ/RN), a Associação dos Praças da Polícia Militar (Aspra) foi vencedora no processo que pedia o estabelecimento de uma carga horária máxima de 40 horas semanais para os policiais e bombeiros militares. O caso começou a ser julgado no dia 15 de junho e terminou na última segunda-feira após dois pedidos de vista e uma suspensão. O procurador geral do Estado, Miguel Josino, já informou que após a leitura do acórdão, que deve acontecer hoje ou amanhã, o Governo irá recorrer da decisão junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Com efetivo deficitário, implantação da nova escala deixa dúvidas na PM Foto:Ana Amaral/DN/D.A Press No final do ano passado, a Associação entrou com um pedido para que os associados tivessem o mesmo benefício dado a um policial militar de Nova Cruz, que conseguiu carga horária máxima de 40 horas semanais determinadas pela Justiça. Segundo o presidente da Aspra, Eduardo Canuto, a previsão era de garantir o direito aos associados, mas o TJ decidiu abranger toda acategoria. "A carga horária podia chegar a até 300 horas mensais e o limite da Constituição são de 160 horas mensais", declarou. Canuto disse que a escala da Polícia Militar é de 24 horas trabalhadas por 48 horas de folga. Porém, segundo ele, muitas vezes os PMs entram numa escala extra e não recebem nada por isso. Em uma medida recente, apenas os policiais que trabalham na rua estão conseguindo tirar um turno a mais de folga. "Nos últimos quatro anos, mais de três mil policiais entraram na Polícia. Não há razão para sobrecarregar a categoria. Isso causa um desgaste à saúde", enfatiza. O comandante geral da Polícia Militar do RN, Coronel Francisco Araújo, afirmou que ainda não tinha conhecimento da decisão judicial e, por esta razão, não iria se pronunciar. No entanto, ele informou que todo policial que trabalha em serviço extra recebe uma diária operacional e que, atualmente, os policias estão trabalhando em turnos e não em jornadas. "As jornadas são de 24 horas de trabalho, os turnos são de 6, 8, ou 10 horas", explicou. Sobre a mudança na escala o coronel afirmou que precisará avaliar a decisão judicial para afirmar se há policiais em número suficiente para atender a demanda, atualmente, nos quadros da PM. A decisão do TJ deverá levar o Governo do Estado a elaborar um projeto de lei regulamentando a carga horária dos policiais e bombeiros e envia-lo para a Assembleia Legislativa. Eduardo Canuto lembrou que enquanto não houver regulamentação, a administração estadual não pode obrigar os policiais a trabalharem mais que o determinado pela Constituição. Em contato com a reportagem do Diário de Natal, Miguel Josino disse que considera a decisão inconstitucional e que o Estado vai recorrer ao STJ. "Quando o acórdão for publicado, o prazo para entrar com um recurso é de 30 dias", explicou o procurador. Comemoração O presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM (ACS/RN), cabo Jeoás Santos, considerou a decisão judicial um avanço para a categoria, já que a redução da carga horária era um pleito reivindicado hávários anos. No entanto, o cabo Jeoás afirma que a preocupação agora é como essa decisão será colocada em prática com o número de policiais militares na ativa. "Hoje, mesmo trabalhando com uma carga horária excessiva, faltam policiais, então tem que ser discutido e avaliado como essa decisão será colocada em prática. Para que isso seja efetivado será necessário contratar mais policiais", disse. Ele citou o exemplo de cidades do interior que têm apenas três PMs para garantir a segurança da população. "Em algumas cidades do interior um policial chega a ficar 24h sozinho no plantão, por falta de efetivo", afirmou. Segundo ele, atualmente cerca de 9,6 mil PMs estão na ativa, quando o ideal seria 14 mil. Jeóas explicou que atualmente a grande maioria dos PMs trabalham em escala de 24h por 48h, o que totaliza 240 horas trabalhadas por mês. "Em 2009 foi criada uma carga horária de 12h por 24h e 12h por 48h para o serviço motorizado, ou seja, para os PMs que trabalham dirigindo viaturas, porque é humanamente impossível uma pessoa dirigir com segurança por 24h. Mas, hoje, a grande maioria trabalha em escala de 24h por 48h". Diário de Natal

Motocicleta Honda Biz é furtada na cidade de Luis Gomes/RN, na madrugada desta quarta-feira

Luís Gomes/RN: Por volta das 04h00min desta quarta feira, 27 de julho de 2011, pessoa de Ana Paula de Sousa, residente na cidade de Luis Gomes/RN, teve sua motocicleta de marcaHonda Biz, cor azul, placa MYN 2775/RN, furtada na cidade de Luis Gomes/RN.

Ana Paula procurou a Delegacia de Poicia de Luis Gomes/RN e prestou queixa que havia estacionado sua moto Biz, nas proximidades do Club Rotary, ocasião de uma festa dançante, e quando procurou a referida motocicleta não a encontrou no local onde havia deixado.

A vitima disse ainda que a moto não estava travada em razão de problemas na trava, com isso, facilitou a ação do malévolo.

Da Redação do Blog do Sargento Andrade

Policia comunitária, será que desta vez será colocada em pratica?

Modelo de projeto Japonês inspira "Comunidade em Paz"

Método Koban começa a ser instalado na Zona Norte de Natal. Ideia é aproximar policiais da população

Um modelo de segurança que teve origem no Japão é a aposta do Governo do Estado para reduzir os índices de criminalidade na capital e no interior do Rio Grande do Norte. Na semana passada, foi implantado o projeto "Comunidade em paz", que reúne quatro programas visando garantir mais segurança para a população: Ronda Cidadã, Patrulhamento Inteligente, Olhar Seguro e Sertão Seguro. A intenção é reduzir em até 70% os índices de criminalidade nas localidades onde serão implantados.


O modelo é inspirado no método Koban, criado pela Polícia Metropolitana de Tóquio, no Japão, no longínquo ano de 1874, mas que apresenta resultados positivos no mundo inteiro até hoje. A fórmula adotada pelo Estado também bebe na fonte de dois projetos já desenvolvidos no Brasil: o Ronda do Quarteirão de Fortaleza (CE) e as Unidades de Polícia Pacificadoras (UPP's) do Rio de Janeiro.

Koban é a forma de trabalho da Polícia Comunitária japonesa, onde três policiais trabalham por turnonuma base e tem como missão ouvir opiniões dos moradores a respeito da segurança, além de participar das atividades da população local, sem deixar de garantir a segurança com o trabalho ostensivo. Tal como os japoneses, os policiais comunitários do Rio Grande do Norte vão desenvolver campanhas de combate ao crime, atender ocorrências e orientar a comunidade na prevenção de ocorrências de trânsito.

"É o policial ainda mais próximo da comunidade. Ele será um agente facilitador da vida na comunidade não apenas para os problemas de polícia, mas também se envolvendo em questões como limpeza urbana, buracos nas ruas e falta de iluminação", explica o coronel Francisco Araújo Silva, comandante da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O trabalho ostensivo não muda, mas a filosofia da abordagem sim. O modelo utilizado no Rio Grande do Norte será um pouco diferente do método japonês. "Lá é obrigatório que o policial more na comunidade onde trabalha. Aqui tentaremos lotá-lo o mais próximo possível à sua casa, mas issonão será obrigatório", explicou o delegado da Polícia Federal, Silva Júnior, atual secretário adjunto de Segurança Pública do Estado.

Ao contrário do que possa parecer, esses policiais não deixarão de fazer autuações e o trabalho ostensivo. "A polícia comunitária era muito filosófica e pouco prática. Queremos mudar isso integrando o policial às atividades diárias da comunidade, nos conselhos, na conversa com os comerciantes. Para isso ele contará com ajuda para fazer trabalhos educativos contra as drogas e oficinas de promoção do esporte e do lazer", disse Silva Júnior. Aos bandidos, um recado: não se enganem, pois "o objetivo maior, sem dúvida, é combater o crime. Queremos reduzir os índices de violência", frisou o coronel Araújo.

Segundo o Governo, o Ronda Cidadã é o programa-piloto, e já começou a funcionar no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte da capital, identificado pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) como o local que necessita de um policiamento mais ostensivo por liderar o número de ocorrências em Natal. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o bairro concentra 9,92% da população da capital, com 79 mil habitantes.

Parque dos Coqueiros, Planície das Mangueiras e Jardim Progresso: as três bases fixas comunitárias do bairro vão funcionar 24 horas por dia. Elas estão sendo reformadas, dotadas de móveis novos, computador de mesa e notebook, máquina fotográfica, beliche, geladeira, televisor e rádio de comunicação de tecnologia digital. Os banheiros serão reformados e haverá três policiais de plantão na base. Além disso, cada base terá uma viatura exclusiva. "Adquirimos, em convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, 23 veículos tipo Astra, e forneceremos pistolas tipo Taser e coletes à prova de balas", explicou o coronel Araújo.

Expansão

Com base no projeto-piloto, a ideia é expandir o Ronda Cidadã, bem como os outros programas. O Patrulhamento Inteligente, por exemplo, buscará informações da população que servirão para direcionar as ações ostensivas da PM. Policiais a pé e montados em cavalos percorrerão ruas, avenidas e vielas das comunidades colhendo dados para repassá-los ao Ciosp. Já o Olhar Seguro contará com a ajuda da prefeitura: vai funcionar a partir da integração dos servidores que trabalham como vigias. Em Natal isso será feito pela Guarda Municipal. Os vigias receberão uniformes e radiotransmissores tipo HT, que permitirão o acionamento do reforço policial. A intenção é preservar espaços públicos das ações de vandalismo e de outros tipos de delitos.

No interior, começa essa semana a ser implantado o projeto "Sertão Seguro", levando ações de policiamento ostensivo em áreas com alto índice de criminalidade e ocorrências de alto risco como crimes de pistolagem, assaltos a bancos, roubos de veículos e execuções encomendadas. "Será um grupo itinerante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), mais bem equipados e com viaturas novas. Daremos prioridade às divisas com os estados do Ceará e da Paraíba. Antes só atuávamos quando acionados. Vamos atuar preventivamente, nos antecipando às ocorrências", concluiu o comandante da Polícia Militar do RN, Araújo Silva.

HOMEM DA TIRO NA PROPRIA CABEÇA EM CAICÓ/RN

Na Foto: (Marquinhos)
Um homem identificado como Antonio Marcos do Nascimento"Marquinhos", 30 anos, residente no Bairro Santa Costa, funcionário da Prefeitura Municipal de Caicó, morreu por volta das 10:50 da noite desta Terça-Feira 26, quando jogava “Roleta Russa” dentro da cozinha da casa de amigos na rua Maria Manalia no bairro Barra Nova II.

Segundo relatos de Valderi Soares dos Santos 38 anos que também estava na residência, era costume de marquinhos e alguns amigos se reunirem na residência para conversar, e no momento do fato os mesmos estavam na cozinha quando Marquinhos Sacou um revolver Cal.38 retirou quatro Balas do tambor e deixou uma e disse que iria jogar” roleta Russa”.
Na Foto: Revolver usado pela Vitima“Eu Falei pra ele não faça isso pois é muito perigoso, um amigo meu já morreu brincando de roleta russa, foi quando ele fechou o tambor e apertou o gatilho mais a arma não disparou, nesse momento eu falei de novo para ele que isso não era brincadeira, mas ele não me escutou e apertou o gatilho novamente por azar a arma disparou”disse Valderi ao nosso blog.
Na Foto: ITEP removendo o Corpo
A bala atingiu o ouvido direito e saiu pelo outro lado da Cabeça.
O ITEP esteve no Local e removeu o corpo por volta da meia noite.
Fonte: Rosivan Amaral / Nos-on-liner