Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

O SPRAY DE PIMENTA E O SERVIÇO POLICIAL

A atividade policial impõe uma pluralidade de formas de atuação, cada uma com suas peculiaridades e complicações de como resolvê-las. Enquanto se soluciona um desentendimento entre vizinhos apenas com a capacidade de persuasão, um embate corporal requer mais cuidado do que o simples uso da arma de fogo.

A arma de fogo, aliás, deve ter seu uso evitado a todo custo, fazendo-se necessária apenas em último caso, pra salvar a própria vida ou de terceiros, por exemplo.

O famigerado 'spray de pimenta', é equipamento essencial na intervenção policial, principalmente em situações que exijam esforço físico. O poder não-letal desse utensílio, que reduz a reação do agressor, minimiza tanto os esforços policiais quanto os danos físicos ao infrator.

Atualmente se discute sobre o mal uso do gás de pimenta por profissionais mal intencionados. Entretanto, em vista de sua grande valia na atuação policial, é preferível um controle mais incisivo sobre as peças humanas e um treinamento mais apurado do que sua vedação e limitação à grupos especiais.

O bastão 'tonfa', ou simplesmente 'cassetete' é um equipamento não-letal usado por quase todos os policiais em serviço. Assim como o gás em questão, o uso legal da tonfa também pode ocorrer desvios, e mesmo assim sua utilização não é questionada.

É válido ressaltar que, quanto maiores e melhores os meios de intervenção policial, menos utilizada será a arma de fogo, geralmente segunda opção depois da tonfa, e menores serão os agravamentos tanto para policiais quanto para os cidadãos em confronto com a lei.

FONTE: Amigos do Ronda, sugerido pelo Sd PM CE Roberto Fernandes

CLIENTE ENCONTRA COBRA DENTRO DE GARRAFA DE COCA COLA

Cobra encontrada dentro da garrafa de refrigerante - Foto: Rosivan Amaral
Um fato inusitado chamou atenção na tarde desta sexta-feira, na cidade seridoense de Caicó. O cliente de uma churrascaria localizada no Bairro Barra Nova encontrou uma cobra dentro de uma garrafa de coca-cola.

De acordo com o radialista e blogueiro Sidney Silva, o fato foi registrado na churrascaria em frente ao Posto Caicó, às margens da BR-427. "Em entrevista à Rádio Caicó AM, a proprietária do estabelecimento disse que o cliente pediu o refrigerante e quando percebeu depois de abrir se assustou. Ela pediu desculpas e ele disse que entendia", informou o radialista.

Ainda segundo Sidney Silva, a cobra morta estava com aparência de deteriorização.

Fonte: DN Online e Sociedade Ativa


Nota do blog: Não podia perder essa piada, será essa a receita secreta da coca cola?

Notícias

29/04/2011 -

Quem são os responsáveis pelos ex-policiais militares presos?:

Acs PM RN

Após o assassinato de um ex-policial militar no presídio de segurança máxima de Alcaçuz, no último domingo, a Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN encaminhou diversos ofícios aos órgãos de fiscalização e controle da atividade policial, bem como a administração penitenciária e aos direitos humanos.


Na quarta-feira passada os representantes da entidade conseguiram uma audiência com o promotor de justiça, Wendel Beethoven, na qual o mesmo não soube informar de quem é a responsabilidade de enviar para aquela unidade prisional ex-policiais militares condenados ou até mesmo provisórios (aguardando julgamento), o promotor acredita ser uma decisão do Comando Geral do Polícia Militar.


Ontem na audiência com o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), Thiago Cortez, foi repassado o histórico do ocorrido e cobradas a devida responsabilidade do envio e da permanência de ex-policiais militares com condenação ou provisórios. A resposta para a surpresa da entidade foi um sonoro “NÃO SEI, desde o dia 3 de janeiro de 2011, quando assumi a secretaria fiz essa mesma pergunta e até agora ninguém sabe me responder”, disse o secretário. Ele também informou que desconhece a existência de um presídio militar dentro das instalações do BOPE e que desconhece os motivos da transferência dos três ex-policiais enviados para o presídio de Nova Cruz/RN, após o ocorrido em Alcaçuz. “Não sei quem determinou quem poderá dar essa informação é a COAPE...”, respondeu o Thiago Cortez.


Continuando a peregrinação da ACS, em busca de informações, na COAPE (Coordenadoria de Administração Penitenciária) os representantes da entidade foram recebidos pelo subcoordenador, Augusto Macedo, que responde pela parte jurídica do órgão, e o mesmo deu a mesma resposta. “Não sei informar quem enviou para o presídio de Alcaçuz...”, disse. Ele também não tinha nenhum conhecimento sobre a transferência de três ex-policiais do presídio de Alcaçuz para o de Nova Cruz, na segunda-feira passada, e que somente tomou conhecimento do fato, por acaso, no dia de ontem.


Questionamos o Cel. Araújo, Comandante da Polícia Militar, e ele nos informou que os ex-policiais militares não são responsabilidade da Polícia Militar. “Desde o momento em que eles foram licenciados da Polícia Militar não temos mais responsabilidades sobre eles. Quando um policial militar preso é exonerado da PM, o mesmo é apresentado ao sistema prisional”, afirma o comandante.


As perguntas que pairam em nosso pensamento:

Quem administra o sistema prisional?

Quem mandou os ex-policiais para Alcaçuz?

Quem será o responsável pela integridade dos ex-policiais?

Querendo saber!



A ACS participará, na próxima segunda-feira, de uma reunião com a Comissão dos Direitos Humanos do Estado, OAB/RN, Vara de Execuções Penais e Ministério Público Estadual.

Notícias

29/04/2011 -

Negada liminar que pedia a liberação de repasse à ACS da PM :

Acs PM RN

O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, indeferiu um pedido de liminar feito pela Associação dos Cabos e Soldados da Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, que requeria a imediata liberação do repasse do mês de dezembro de 2010 em benefício da ACS-PM/RN, evitando, assim, potenciais danos à estrutura da Associação.

Ao analisar o caso o juiz entendeu que a pretensão de liberação de recursos esbarra na proibição da lei Lei nº 9.494, de 10 de setembro de 1997 e vai de encontro à decisão do Supremo Tribunal Federal, cuja declaração de constitucionalidade subordina as decisões nessa matéria, haja vista seu efeito abrangente e vinculante, motivando, inclusive, reclamação constitucional por descumprimento de ordem do STF.

O Supremo entende também que a sentença que tenha por objeto a liberação de recurso, inclusão em folha de pagamento, reclassificação, equiparação, concessão de aumento ou extensão de vantagens a servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, inclusive de suas autarquias e fundações, somente poderá ser executada após seu trânsito em julgado".

2ª Parte: OPERAÇÃO SEM SAÍDA

No dia de hoje 30/04 a Operação foi na Cidade de Pau dos Ferros




Policia fazendo blitz nos estabelecimentos de Bar das cidades.






Barreira Policial em todas as entradas.


GTOR estava presente, Grupo Especial do Transito de Pau dos Ferros/RN.

Carro apreendido





GRAVE ACIDENTE NA BR-304 PRÓXIMO À CIDADE DE ANGICOS-RN


Aurélio, vítima, morreu preso às ferragens



Hoje, quinta-feira (29), por volta das 12:30 hs, aconteceu um grave acidente na BR-304, mais precisamente na altura do sítio Sombras, próximo à cidade de Angicos/RN, envolvendo um passat de placas MXR-8803/São Rafael e um corsa sedan de placas NOA-8907/Angicos .
Segundo informações colhidas no local, um sr. identificado comoAurélio Barbalho, professor de Educação Física da cidade de Angicos, foi vitimado fatalmente, ficando preso às ferragens.

PARA VISUALIZAR MAIS FOTOS CLICK AQUI!
Fonte: O Câmera
Fotos: Coelho Neto
Via: Martins em Pauta

NOTA DE UTILIDADE PÚBLICA

Campanha de Vacinação contra a Gripe

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, convida todos os idosos, gestantes e crianças de 06 meses a menores de 02 anos, que procurarem a Unidade de Saúde mais próxima, neste sábado, 30 de abril, no horário das 08:00 às 17:00h para receberem a vacinação contra a GRIPE.

Informamos que, além das Unidades de Saúde, serão disponibilizados mais 04 postos de vacinação situados nos seguintes locais:

ABIAMAR (Em frente à Rádio Cultura);

Escola Municipal Nila Rêgo (Princesinha do Oeste);

DNOCS;

Escola Estadual Teófilo Rêgo (João XXIII).

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Operação Sem Saída

Acompanhe passo a passo a Operação que a Policia Militar de Pau dos Ferros deflagro na Região.
Logo mais mostraremos mais informações.
Só no dia de hoje 29/04, foram apreendidos vários veículos.

Policia Militar conta com a Rede INFOSEG, e constata se os veículos estão irregulares no momento da Operação.








Flagrante do Dia

Bombeiros analisa condições do paciente, hoje 29/04, a poucos minutos em Pau dos Ferros




IBGE atualiza Censo e população
se aproxima dos 191 milhões

Número de brasileiros cresceu quase 20 vezes em 138 anos

Do R7

Filipe Araújo/AE - 21.09.2010Filipe Araújo/AE - 21.09.2010

Regiões Norte e Centro-Oeste foram as que mais cresceram em dez anos

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atualizou os dados do Censo 2010 e mostrou nesta sexta-feira (29) que a população do Brasil é de 190.755.799, 23.100 a mais do que o dado divulgado em novembro do ano passado. Em comparação com o Censo de 2000, houve um aumento de 12,3%.

Segundo dados apurados no Questionário do Universo do Censo 2010, a população brasileira cresceu quase 20 vezes em 138 anos, quando foi realizado o primeiro levantamento. A pesquisa apresenta um detalhamento dos dados apurados pelo Censo realizado no ano passado pelo instituto.

Do total dos 67,5 milhões de domicílios recenseados, foram realizadas entrevistas em 56,5 milhões de domicílios (83,7%). Foram classificados como fechados 899 mil domicílios (1,3%), nos quais não foi possível realizar as entrevistas, informa o IBGE.
O Censo também encontrou 6,1 milhões (9%) de domicílios vagos, ou seja, domicílios que não tinham morador na data de referência (noite de 31 de julho para 1º de agosto de 2010).

Entre 2000 e 2010, o crescimento populacional não foi uniforme no país. As maiores taxas de crescimento foram observadas nas regiões Norte (2,09%) e Centro-Oeste (1,91%), onde a componente migratória e a maior fecundidade contribuíram para o crescimento diferencial.

Os dez Estados que mais aumentaram suas populações em termos relativos se encontram nessas duas regiões, com destaque para Amapá e Roraima, que apresentaram um crescimento médio anual de 3,45% e 3,34%, respectivamente. As regiões Nordeste (1,07%) e Sudeste (1,05%) apresentaram um crescimento populacional semelhante. A região Sul (0,87%), que desde o Censo de 1970 vinha apresentando crescimento anual de cerca de 1,4%, foi a que menos cresceu, influenciada pelas baixas taxas observadas no Rio Grande do Sul (0,49%) e no Paraná (0,89%).

O Sudeste foi responsável pela maior parcela crescimento populacional em termos absolutos, tendo absorvido 37,9% do crescimento total do país entre os dois últimos censos. O segundo lugar em importância correspondeu ao Nordeste, cujo peso no incremento populacional entre 2000 e 2010 alcançou 25,5%. Essas duas regiões detiveram 63,4% (13,3 milhões de pessoas) do total do incremento da população na última década.

Os Estados com maior participação absoluta no crescimento populacional do país na década passada foram São Paulo (20,2% do incremento populacional, ou 4,2 milhões de pessoas), Minas Gerais (8,1%, ou 1,7 milhão), Rio de Janeiro (7,6%, ou 1,6 milhão), Pará (6,6%, ou 1,4 milhão) e Ceará (4,9%, ou 1,0 milhão). Estas duas últimas assumiram os postos que na década anterior eram de Bahia e Paraná.

As regiões mais populosas foram a Sudeste (com 42,1% da população brasileira), Nordeste (27,8%) e Sul (14,4%). Norte (8,3%) e Centro-Oeste (7,4%) continuam aumentando a representatividade no crescimento populacional, enquanto as demais regiões mantêm a tendência histórica de declínio em sua participação nacional.

Os Estados mais populosos do Brasil – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul e Paraná – concentram, em conjunto, 58,7% da população total do país.


UERN inicia trabalhos para Implantação do Doutorado em Letras


O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UERN, com sede no Campus Avançado Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) em Pau dos Ferros, dará início aos trabalhos para criação do seu Doutorado, com a promoção do I Encontro de Planejamento e Elaboração da Proposta do Doutorado em Letras da UERN, que se realizará no dia 06 de maio de 2011, no Hotel Vila Oeste, em Mossoró/RN.

O evento contará com a presença do Prof. Milton Marques de Medeiros, Reitor da UERN, do Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, que falarão sobre a pertinência do Doutorado para a UERN e para sua política de Pós-Graduação.

Durante a realização do evento, participarão ainda dessas discussões iniciais, o Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza, Diretor do Campus Avançado de Pau dos Ferros, o Prof. Ms. Jailson José dos Santos, Chefe do Departamento de Letras do CAMEAM/UERN, a Coordenadora do PPGL, a Prof.ª Dra. Maria Edileuza da Costa, além dos docentes do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras.

Nesse mesmo momento, o Colegiado do PPGL também promoverá o V Seminário de Avaliação e Planejamento do Programa de Pós-Graduação em Letras/UERN, como parte das atividades acadêmicas regulares do Curso de Mestrado em Letras.

A Direção do CAMEAM ressalta a pertinência do início dos trabalhos para criação do Doutorado em Letras da UERN. Serão os primeiros passos para uma nova fase da instituição que, caso obtenha êxito em todas as etapas seguintes, trará grandes ganhos acadêmicos e institucionais para todos.



---------------------------------------------

Fotografia:

O Diretor do Campus, Prof. Dr. Gilton Sampaio, na luta pela implantação do Doutorado na UERN



-------------------
Att.,
Matheus Ricelly
Comunicação Social


Informação - Boletim Informativo
CAMEAM/UERN
(84) 8702-2092

William e nova princesa se beijam na
sacada do palácio de Buckingham

Discreto, novo casal real se beija em frente à multidão.

Vestido de Kate lembra muito o de Grace Kelly

29
abr
07h08
Há uma grande semelhança entre o vestido da princesa Grace Kelly e de Kate Middleton, não acham? Nada é por acaso em se tratando de família real britânica. O vestido de Kate evocar o de Grace Kelly não é a toa. Deve ser um marketing muito bem estudado...Grace Kelly também foi plebeia, exemplo de princesa e a mais carismática de todas. A única que se ombreou com ela foi Diana, anos mais tarde...

AFP PHOTO

Novo casal real deixa igreja e passeia por Londres em carruagem

Veja imagens do trajeto de William e Kate pelas ruas de Londres.

Assaltantes arrombam Agência dos Correios da cidade de Várzea

29 Abril 2011

Do VNT

Agênica dos Correios - Várzea/RN
De acordo com informações de um aposentado que estava indo a Agência dos Correios de Várzea, para receber seu benefício, o mesmo foi abortado por um dos assaltantes e impedido de se aproximar do local enquanto outros assaltantes estariam arrombando a Agência.

Segundo informações preliminares, Os assaltantes estariam em um carro vermelho de placa não identificada. Os homens armados iniciaram o arrombamento da Agência dos Correios da cidade de Várzea por volta das 2h da madrugada de hoje (29), os assaltanetes arrombaram a agência e o cofre, mais não se sabe o valor levado pelos criminosos.

A agência dos Correios da cidade de Várzea e da região agreste, vem sendo alvo constantes de assaltos, só no ano de 2010 foram registrados dois assaltos na Agência de Várzea, em junho e novembro.


Projeto de Leitura em MG
O Projeto Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE), que é formado por alunos e professores dos Cursos de Pedagogia e Letras do Campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Pau dos Ferros, se encontra em apresentação na cidade de Águas Vermelhas, em Minas Gerais. O Projeto de Extensão foi contemplado com uma das 10 bolsas para a Região Nordeste através da FUNARTE/Ministério da Cultura. A cidade mineira pertence ao Programa "Territórios da Cidadania" do Governo Federal e é um dos poucos com atuação do Banco do Nordeste. É coordenado pela professora dra. Lúcia Pessoa Sampaio, que fala entusiasmada da expansão e atuação do Bale em outras regiões do país. Parabéns.

FOTO: CEDIDA
A toda bacana Sergina Paula, da Paranóia, com os seus amigos de Mossoró: Eziraide e Júnior. A coluna abraça.

Caicó Fest
Assessorando a micareta Caicó Fest, o pau-ferrense Clístenes Carlos nos informa que se inicia hoje a programação com a Banda Marreta You Planeta e trio; amanhã, a Banda Chicabana e no domingo, 1º de maio, a Banda Butuka. Mais informações pelo Site www.caicofest.com..br.

Encontro
Amanhã, em Mossoró, no Porcino Park Center, o Encontro Romântico de Zezo - o Príncipe dos teclados, Tayrone Cigano e Lairton e Banda. Vendas de senhas na Casa Porcino. O Jornal de Fato apóia o evento.

Ajude a Apae
A entidade sediada aqui pede nossa colaboração no sentido de divulgar a sua nova campanha que tem o slogan "Sozinhos somos fracos, juntos seremos fortes na causa que abraçamos". Para colaborar se assim desejar, aqui a conta na Caixa Econômica, agência 0763 - conta 551-0 e operação 03. Fone para contactos, (84) 3351- 5057 e pelo e-mail apaepdf@hotmail.com. Vamos ajudar.

Feijoada Vip
O colunista De Fato, aos sábados, Jean Rodrigues, aniversariou e faz a celebração neste domingo, 1º de maio, a partir de meio-dia com a tradicional Feijoada Vip no Hotel Costa Atlântico em Areia Branca. Terá animação do teclado de Marcelo Mota. Adquira camiseta na Loja Neide Melo. Informações pelo fone 9109-8720. Desejamos sucesso.

Cardiologia
A Sociedade Brasileira de Cardiologia do RN promoverá neste próximo domingo, no Parque das Dunas, de 8 às 11h, a campanha "Eu sou 12 X 8", conscientizando as pessoas sobre a prevenção dos males da hipertensão arterial. Conta com apoio da ABEN, da Sociedade Norte/Nordeste de Nutrição Parenteral e do Conselho Regional de Educação Física.

Mundo Indiano
A colunista Soraya Vieira, que até ano passado celebrava seu aniversário em estilo café da manhã, neste ano muda de ideia e faz festa a partir de 17h do dia 21 de maio para festejar nove anos de colunismo social e cinco anos de seu portal sorayavieira.com. Será uma festa indiana, bem ao seu estilo alegre, descontraída, com brilho e rosas. Os convites já circulam.

Beauty Hair
De Natal ela vai chegar a Mossoró. Fafá Medeiros Produções e Eventos, convidando para o Festival de Cosméticos e Beleza de Mossoró - Beauty Hair - no período de 30 de abril a 2 de maio, das 16h às 22h, no ExpoCenter. Agradecemos convite e desejamos sucesso.

REFLEXÃO:
‘Jamais renuncie a nada em função de pressões sociais, preconceitos e receios que somente paralisam e anulam a criatividade. Cada pessoa é responsável pelas próprias atitudes.’ (Rosemary de Ross)

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Comandante amigo do Secretário do SEDS tenta desmobilizar a tropa para a manifestação dia 11 de Maio

Segundo o Comandante não é o momento de pedir reajuste salarial e que a PMMG é uma instituição respeitada pelo povo mineiro e que esses movimentos só servem para perder a credibilidade da tropa perante a população.

Sr. Comandante com todo respeito se o Governador conceder reajuste salarial para a categoria o Senhor vai negar o seu? Se não tem coragem de vir a BH manifestar é melhor continuar lambendo as botas dos políticos afinal parece que o Sr. precisa desse "puxa saquismo para receber a tão sonhada promoção á Coronel.

Não sabe o que dizer: perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado, está perdendo o prestígio e o respeito da tropa ( se ela já não foi para o beleléu há muito tempo) depois dessas "cagadas" que fez essa semana e ainda vem querer tentar desmotivar a tropa , há que saber? vá catar coquinho

BLOG DA RENATA

ALAGOAS: Policiais civis entram em greve, PMs decidem o AQUARTELAMENTO


Apesar de a Justiça já ter determinado a ilegalidade da greve dos policiais civis, a categoria seguirá em frente e iniciará uma paralisação, nesta terça-feira (26), por tempo indeterminado. A informação foi confirmada na manhã de hoje (25) durante umaentrevista coletiva na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), localizada no Centro de Maceió. A coletiva foi concedida pelo Movimento Unificado dos Trabalhadores da Segurança Pública, que envolve, além dos policiais civis, agentes penitenciários, policiais militares e bombeiros.
De acordo com os sindicalistas, a greve está mantida porque a categoria não aceita o reajuste de 5,91% anunciado pelo governador Teotonio Vilela e reivindicando melhores condições de trabalho, com instrumento da própria polícia e não dos policiais.
Os agentes penitenciários e os policiais militares também pretendem radicalizar. Amanhã (26), os agentes farão uma assembleia às 9h para decidir se deflagrarão greve a partir do dia 02 de maio. À tarde, os policiais militares também se reunirão para discutirem sobre um possível aquartelamento.
Ameaça geral de greve
De acordo com o professor Luizinho, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o início de maio será marcado por mobilizações e greves e segundo ele os servidores estão trabalhando de forma sub-humanas e que o reajuste concedido pelo governo não atende as necessidades das servidores.
“No dia 01 de maio haverá um grande ato de todos os Servidores Públicos de Alagoas e a partir do dia 02 haverá greve geral e em quase todos os setores. As categorias vão entrar em greve, pois não aguentam mais. Será um ‘grevaço’ geral, a começar amanhã pela Polícia Civil”, afirmou Luizinho.

Origem: João Paulo p/e-mail

ALAGOAS: Policiais civis entram em greve, PMs decidem o AQUARTELAMENTO


Apesar de a Justiça já ter determinado a ilegalidade da greve dos policiais civis, a categoria seguirá em frente e iniciará uma paralisação, nesta terça-feira (26), por tempo indeterminado. A informação foi confirmada na manhã de hoje (25) durante umaentrevista coletiva na sede do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), localizada no Centro de Maceió. A coletiva foi concedida pelo Movimento Unificado dos Trabalhadores da Segurança Pública, que envolve, além dos policiais civis, agentes penitenciários, policiais militares e bombeiros.
De acordo com os sindicalistas, a greve está mantida porque a categoria não aceita o reajuste de 5,91% anunciado pelo governador Teotonio Vilela e reivindicando melhores condições de trabalho, com instrumento da própria polícia e não dos policiais.
Os agentes penitenciários e os policiais militares também pretendem radicalizar. Amanhã (26), os agentes farão uma assembleia às 9h para decidir se deflagrarão greve a partir do dia 02 de maio. À tarde, os policiais militares também se reunirão para discutirem sobre um possível aquartelamento.
Ameaça geral de greve
De acordo com o professor Luizinho, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o início de maio será marcado por mobilizações e greves e segundo ele os servidores estão trabalhando de forma sub-humanas e que o reajuste concedido pelo governo não atende as necessidades das servidores.
“No dia 01 de maio haverá um grande ato de todos os Servidores Públicos de Alagoas e a partir do dia 02 haverá greve geral e em quase todos os setores. As categorias vão entrar em greve, pois não aguentam mais. Será um ‘grevaço’ geral, a começar amanhã pela Polícia Civil”, afirmou Luizinho.

Origem: João Paulo p/e-mail

POLÍCIA MILITAR DE RONDÔNIA DEFLAGRA GREVE

Paralisação foi votada logo após o presidente da Assfapom, Jesuíno Boabaid, ter apresentado o resultado da reunião com o governador Confúcio Moura ...

Categoria quer reajuste no salário e no valor de benefícios. Governo diz que pedido de aumento salarial está sendo analisado
Agentes da Polícia Militar em Rondônia entraram em greve na segunda-feira (18). O protesto será mantido por tempo indeterminado.
Jesuino Silva Boabaid, presidente da Associação dos Familiares dos Praças da Polícia Militar do Estado de Rondônia, em Porto Velho a adesão é de 60%. A entidade ainda não tem os números da paralisação em municípios do interior.
De acordo com a associação, a categoria pede aumento no vale alimentação, no auxílio saúde e na verba destinada a manter o fardamento. Os policiais ainda querem que o salário inicial passe de R$ 1,9 mil para R$ 4,2 mil.
A categoria já havia se reunido com representantes do governo do estado na segunda-feira, mas não houve acordo e a greve teve início. Não há previsão para novas reuniões.
Nota oficial de Rondônia
Em nota oficial, o governo lamentou a decisão da Polícia Militar de deflagrar a greve e informa que o atendimento das demandas não depende somente da vontade política, mas ?da capacidade do Estado de assimilar seus impactos financeiros.?
Ainda na nota, o governo informa que a principal reivindicação, de reajuste salarial, foi encaminhada para análise das secretarias de Finanças e Planejamento.
O governo informa também que está aberto a diálogo e espera que o movimento de greve seja suspenso.

Origem: Chistian Jorge Pessoa por/email
Desaparecido há sete anos, pauferrense é encontrado em geladeira da USP
Um fato intrigante está acontecendo na cidade de Pau dos Ferros, mais precisamente no seio da família “Miguel dos Anjos”.

O impacto está relacionado ao desaparecimento a mais de sete anos de Damião Miguel dos Anjos, um dos irmãos do conhecido fiscal tributário da Prefeitura de Pau dos Ferros, José Miguel.

A família passou vários anos sem ter notícia alguma de Damião que residia na Capital Paulista e o último contato mantido datava do ano de 2002.

No início de 2011 um dos parentes de Damião resolveu ir até São Paulo para buscar informações sobre o mesmo. Após vários dias a procura de notícias, recebeu a informação em um dos IMLs de São Paulo, de que Damião Miguel estaria morto desde setembro de 2004.

Como Damião Miguel não tinha parentes em São Paulo, ninguém apareceu para reclamar o corpo que acabou sendo doado para estudos na Faculdade de Medicina da USP.

Damião morreu de causa natural em um dos hospitais de São Paulo, precisamente no dia 29 de setembro de 2004, há quase sete anos. Na época do óbito ele tinha 34 anos.

Após saber toda a verdade sobre o paradeiro de Damião, a família pretende reclamar o corpo para sepultamento.

De acordo com José Miguel, a família está providenciando toda a documentação exigida para trazer o corpo do seu irmão que será sepultado em Pau dos Ferros.

“Estamos juntando a documentação para trazer o corpo do meu irmão. Ele merece um enterro digno, próximo a sua base familiar”, disse Miguel.

José Miguel afirmou ainda que as experiências realizadas na USP com o corpo do seu irmão se detiveram a estudos do crânio e que as demais partes do corpo estão intactas e conservadas.

Ainda não se sabe o dia em que o corpo de Damião Miguel dos Anjos chegará a Pau dos Ferros, porém, a família garante que fará o transporte.Fonte: blog do Jean carlos

A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DO CONCURSO DA POLÍCIA MILITAR

Atualmente a carreira policial, especialmente a de policial militar, é uma das mais cobiçadas para os concurseiros de plantão. Isso se deve principalmente ao fato do baixo nível das provas do concurso público para admissão de policiais, quer seja oficiais ou praças.

Muitas polícias do Brasil ainda exigem disciplinas consideradas de pouco importância oara serem aplicadas na carreira policial, como História, Geografia, Matemática, etc, não exigindo o mínimo de conhecimento espécifico para a atuação policial, como ocorre em outros órgãos públicos, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e até os Agentes Penitenciários.

Esssa falta de exigência de conhecimentos específicos na prova de admissão ao cargo de policial militar, além de provocar o ingresso de muitas pessoas despreparadas e sem conhecimento jurídico, tão importante na função policial, desvaloriza os seus agentes, já que a falta do conhecimento das leis provoca falhas graves em abordagens policiais.

É preciso urgentemente valorizar a porta de entrada na Polícia Militar, em especial a do RN, para que seus policiais sejam, consequentemente, valorizados. A valorização dos policiais deve começar pelo seu ingresso na categoria, independente do seu nível de escolaridade, exigindo-se disciplinas de conhecimentos específicos, como noções de direito, uma vez que o policial lida diretamente com a Lei.

Já está mais do que na hora de acabar com as provas "feijão com arroz", onde exige-se apenas disciplinas básicas, muitas vezes inaplicáveis na atividade policial. O policial deve estar bem preparado até na hora do seu ingresso na Corporação, uma vez que os Cursos de Formação são ineficientes na formação do agente de aplicação das Leis.

Matéria criada pela Sd Glaucia

Notícias

27/04/2011 -

Frente Parlamentar da PEC 300 será lançada em 31 de maio:

Acs PM RN A Frente Parlamentar em Defesa da PEC 300/08 será lançada em 31 de maio. No mesmo dia, será realizada audiência na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado para discutir a proposta, que estabelece piso salarial nacional para policiais e bombeiros dos estados. A audiência foi sugerida pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC); pelo autor da PEC 300, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP); e pelo deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP). Os parlamentares também propõem que 31 de maio se torne o Dia da Valorização dos Profissionais da Segurança Pública. Arnaldo Faria de Sá disse que a aprovação da proposta é justa porque os policiais se expõem diariamente a risco de morte para defender a população de bandidos, colocando em risco inclusive a vida de seus familiares. Por sua vez, o Delegado Protógenes afirmou que a criação da frente parlamentar é importante para priorizar a segurança pública, ao lado da saúde e da educação. "Essa discussão prioritária se passa na uniformização de um piso mínimo nacional de salário para os policiais militares, trazendo a realidade também de mais verbas orçamentárias para o segmento da segurança pública." Votação em plenário A PEC 300/08 tramita em conjunto com a PEC 446/09, cujo texto principal foi aprovado em primeiro turno em março de 2010. Esse texto estabelece que o piso nacional será definido em lei federal posterior. Além disso, prevê um piso provisório (entre R$ 3,5 mil e R$ 7 mil) até que a lei entre em vigor. O Plenário ainda precisa votar quatro destaques que modificam a proposta aprovada. Ainda no ano passado, o governo anunciou que era contra o piso provisório e que iria propor um novo texto para a PEC. Debate amplo Durante a audiência de 31 de maio, também haverá debate sobre outras três PECs: 534/02, que amplia as competências das guardas municipais; 308/04, que cria as polícias penitenciárias federal e estaduais; e 549/06, que determina que o salário inicial de delegado de polícia não seja inferior ao de integrante do Ministério Público com atribuição de participar das diligências na fase de investigação criminal. Entre os convidados para a audiência estão o ex-deputado federal Capitão Assumção, líder do movimento pela aprovação PEC 300/08; o ex-deputado federal Major Fábio, que foi relator na comissão especial que analisou a PEC; e o ex-deputado federal Paes de Lira, que foi 1º vice-presidente dessa comissão.