Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Teve início ontem, mais uma edição do Vitrine Cultural



Na noite desta Segunda-feira, 29, na Praça de Eventos Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros, recebeu mais uma edição da Vitrine Cultural “Xanana Diógenes”.

O evento que é organizado pela Coordenadoria de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura de Pau dos Ferros, promove um evento que é palco para apresentações culturais e artísticas de escolas e grupos de diversas cidades.

Jovens e crianças se apresentaram na noite desta Segunda-feira. Dezenas de outras apresentações vão acontecer nesta terça e quarta-feira. O evento tem sido referenciado como uma das grandes oportunidades de incentivo a cultura em toda região.

Policiais do 4º Distrito de Policia Rodoviária Estadual fazem reunião com o novo Comandante:

O novo comandante do 4º Distrito em Pau dos Ferros/RN capitão Carlos Souza, discutiu com as demais policiais prioridades do Trânsito em nossa cidade.


CURIOSIDADE: 30 DE AGOSTO DE 1876: O DIA EM QUE O CANGACEIRO JESUINO BRILHANTE COMBATEU A PMRN

Imagem retirada da internet. Autor desconhecido

Jesuíno Brilhante, nasceu no ano de 1844, no Sítio Tiuiuú, na cidade de Patu-RN. De acordo com o historiador Raimundo Nonato ele se comportava de uma forma bem diferente dos outros cangaceiros que rondavam pelo Nordeste brasileiro. Homem gentil e romântico, era idolatrado pela população pobre e injustiçada, tornando-se o maior ícone do cangaço Potiguar.

Em 1871, envolvido em conflito familiar, entrou para o cangaço após matar Honorato Limão, tornando-se um defensor da honra.
Jesuíno era admirado e temido por suas habilidades com armas de fogo. Possuía uma pontaria imbatível, além de ser temido na luta homem a homem, bem como, dominava com maestria suas facas.
.
No dia 30 de agosto de 1876 foi registrada uma de suas ações mais ousadas, quando Jesuíno Brilhante resistiu ao avanço dos policiais do Destacamento de Imperatriz (hoje Martins-RN). Após um embate com a polícia local, onde ocorreu uma intensa troca de tiros, Jesuíno, rompeu o cerco policial e conseguiu fugir.

Do combate entre polícia e cangaceiros (dez no total), restaram vários policiais feridos, como os soldados Manuel João de Oliveira, Joaquim Félix da Silva e José Nicácio da Silva. Também saíram feridos o 1º Suplente do Juiz Municipal, o Sr. Cosme Justiniano de Souza Lemos e ainda o Alferes Honorário do Exército, João Ferreira da Silva, que atuava na cidade como comandante e delegado de polícia.

Com informações dos livros: Cronologia da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, do Coronel PMRN Angelo Mário de Azevedo Dantas e Jesuíno Brilhante, o cangaceiro romântico, de Raimundo Nonato

Acidente entre dois veículos na Avenida Independência em Pau dos Ferros/RN



Hoje 30/08/2011, por volta das 16h30 um carro tipo Prisma de placa MXU 8206, colidiu lateral com um caminhão de placa HJI 3261, enfrente a o skinão das frutas na avenida independência.

Veja as fotos.

Convocação dos Classificados no Concurso de Sargento Especialista Motorista

Por Sd Glaucia

O Boletim Geral nº 163, de 29 de agosto de 2011, trouxe publicada uma Nota convocando os candidatos classificados no Concurso de Sargento Especialista – Motorista, ocorrido em 1997.

O concurso havia sido suspenso sem qualquer policial realizar o Curso de Formação de Sargento Especialista, o qual previa a disposição de 40 vagas.

No entanto, o Tribunal de Justiça do RN recentemente julgou procedente a Ação Ordinária, determinando o “reinício do Curso de Formação de Sargento Especialistas QPMP 8 (motoristas), com a inclusão dos Autores no corpo discente, desde que classificados dentro do número de vagas respectivo e aprovados na inspeção de saúde e no teste de aptidão física e, ainda, desde que não tenham participado de outro curso de formação com a mesma finalidade”.

Apesar do edital do concurso prevê 40 vagas, a Nota convocou apenas 20 policiais para realizarem o curso de formação, os quais deverão se apresentar no próximo dia 28 de setembro, às 10 horas, na Diretoria de Pessoal.

Confira os policiais convocados:

1. 93384 Célio Roberto Lacerda Pimenta

2. 89024 Aelton de Aquino Viana

3. 88816 Edimar Lopes Barroso

4. 92530 Almir Medeiros da Fonseca

5. 90245 Edilson Alves da Silvas

6. 95084 Antônio Cláudio Nascimento

7. 85188 Wallace Tavares dos Santos

8. 88633 José Emílio Gomes da Silva

9. 81254 Francisco de Assis Santana

10. 93193 Paulo Bergson Balacho Monção

11. 96023 João Maria Crisanto da Silva

12. 86260 José Alves Ramalho

13. 92216 Manoel Marcelino da Silva

14. 89448 Jurandi Cruz dos Anjos

15. 87088 Josué Bezerra da Silva

16. 92184 Antônio Robson G. de Lima

17. 85102 Vanildo Calixto Soares

18. 86055 Antônio Bruno Silveira Neto

19. 97239 Antônio Francisco F. da Costa

20. 90069 Antônio José Firmino da Silva

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Notícias da ACS-PM/RN

28/08/2011 -

Segurança Pública Por: João Carlos Goulart Domingues

Acs PM RN

Após a leitura fica evidente que as atividades desenvolvidas por empresas privadas de segurança podem sim ser consideradas de interesse público, até porque, mais importante que a definição do público e privado é a importância social que este tipo de serviço atinge, de forma positiva, na segurança das pessoas nos Estados, que muitas vezes se mostram inertes na prestação desse serviço a população.


Além disso, a proteção patrimonial, que não deve ser confundido como direito de propriedade e o direito de ir e vir dos cidadãos livres com a prestação eficiente e comprometida dos profissionais dessas empresas podem transformar-se em resultado positivo para o Estado até porque as pessoas querem, precisam e pagam, através de imposto, taxas e outras contribuições, para terem proteção.


No que concerne aos limites do termo segurança público infiro que devido a importância dada a ao tema esse limite deveria expressado por SEGURANÇA AO PÚBLICO com o regramento do Estado, assim como é feito nos dias de hoje, tendo a Policia Federal a incumbência de fiscalizar a segurança privada.


Quanto aos contratualistas acredito que as pessoas, o povo e próprio Estado “contratam” segurança pública assim como contratam saúde, educação, assistência social, etc... No entanto, a divisão do público-privado acontece porque o Público já não consegue mais fazer a prevenção e o mesmo direito natural a que se referem alguns escritores citados, me levam a pensar no que escreveu Érico Veríssimo: “ Quando a gente pensa que sabe todas as repostas, vem vida e muda todas as perguntas”.


Atualmente os cidadãos brasileiros não estão muito preocupados com quem protege se um PM, um Vigilante ou um miliciano (estado paralelo) o que ele quer é proteção ou sentir a sensação de proteção. E, mais ainda: já aproveitam para discutir em reuniões onde tenha um representante de uma instituição de segurança pública: “o modelo de segurança pública está certo? Essa é a melhor direção? As instituições de segurança têm dados científicos e compartilham esses dados? Ao mesmo tempo, que os cidadãos e cidadãs desse país já debatem através de seus representantes no Congresso Nacional (atualmente 109 Projetos de Leis sobre o tema) um modelo de estado protetor dos direitos humanos e, se o Estado do direito natural, mesmo com todas as suas dificuldades, não seria melhor que o Estado como se apresenta hoje.


Em que pese o interesse dos gestores, o dever do estado e a responsabilidade do povo, previstas no art 144 da CF/88, é inegável que a sociedade brasileira está assustada com a violência e a criminalidade, inclusive, com a grande confusão dos meios de comunicação e, por conseguinte de seus “funcionários-apresentadores” que veiculam em horários nobres, que deveriam estar cumprindo a sua função social de bem estar dos telespectadores, noticias de criminalidade como se fossem de violência e de violência como se de criminalidade fossem.

Por: João Carlos Goulart Domingues

DELEGACIA DE PILOES RN





FICHA DE OCORRÊNCIA

DATA: 26-08-2011 LOCAL: RUA MARIA DELFINA (Palhoça do Sr. Deca)

BAIRRO: CENTRO NAT. DA OCORRÊNCIA: LESÃO CORPORAL.

HORÁRIO INICIAL: 16H 00MIN HORÁRIO DO TÉRMINO: 16H 30MIN

HISTÓRICO

Que a Pessoa de Francisco Josseilton Ferreira, Solteiro, agricultor, filho de Josemar Ferreira da Silva e Maria Rita da Silva, nascido em 05/08/1983, natural de Alexandria-RN, residente à Rua Cosmo Januário de Aquino, 143, Centro, Pilões-RN, RG 2783197 SSP/RN, CPF.: 067.001.854-67, procurou, na data de hoje, 27 de agosto de 2011, por volta das 8h00min, o Policiamento deste Destacamento Policial Militar, para queixar-se da pessoa de Francisco Rafael de Oliveira, solteiro, desocupado, filho de Francisco de Sousa Andrade e Maria Elizabete Oliveira Sousa, nascido em 07/08/1991, natural de Marcelino Vieira-RN, residente à Rua João Dias, 101, Centro, Pelões-RN, RG.: 003.049.226. Segundo o queixoso, ele encontrava-se bebendo na Palhoça do Sr. Deca, junto com alguns amigos, quando após ter feito uma brincadeira com um de seus amigos, foi atingido com um soco desferido pela pessoa de Rafael, que segundo o queixoso, não tinha nada haver com a brincadeira feita por ele. Vítima e acusado foram encaminhados à 8ª DRP de Alexandria-RN, juntamente com o Laudo de Exame de Lesão Corporal, para que fossem feito os procedimentos legais.

TESTEMUNHAS:

JOSÉ CARLOS (filho do Sr. Deca)

EDIMAR

(ambas as testemunhas residente à Rua Maria Delfina)

____________________________________________________

Ildeclerme Galdino de Araújo

COMANDANTE DA GU


Notícias da ACS-PM/RN

28/08/2011 -

Memórias de um Soldado de Polícia Por: Mairton Dantas Castelo Branco – Major PM-RN

Acs PM RN

Naquele memorável dia do ano de 1993, acordou bem mais cedo do que o de costume e já por volta das quatro e trinta da manhã reunira-se com mais cinco jovens da mesma faixa etária e se dirigiram incontinente, via bicicleta em destino ao seu destino.

Vararam pois a madrugada na Avenida Itapetinga fracamente iluminada mas já recebendo as primeiras saudações matinais do astro rei. O destino? O Conjunto Panorama, local onde fica a Escola de Formação de Praças da PM.


Ao chegar no quartel, uma ânsia logo tomou de conta do futuro recruta. Sentiu-se novamente aos dezessete anos quando da incorporação no Exército Brasileiro. Todo aquele ambiente lhe trazia uma imensurável alegria. O corpo da guarda com sentinela devidamente posicionado; este com o fuzil em posição de descansar mas atento aos movimentos, parecia perscrutar a vida de cada um daqueles moços candidatos a uma vaga na Policia Militar.


O verde do mangue do Potengi derredor da Escola, fazia com que a vontade de ingressar nos quadros organizacionais da força policial potiguar sempre aumentasse pois todo aquele clima lhe parecia acolhedor.


A contragosto de alguns familiares o soldado ingressaria na corporação através de concurso público. Naquela época, exigia-se apenas o primeiro grau completo para entrar nas fileiras da PM e os vencimentos não eram muito animadores, tinha realmente que gostar do que iria fazer. Algo aproximadamente ao salário mínimo nos dias atuais, que sabemos, não dá para viver como reza a Constituição Federal. Mas mesmo assim, nem este último fato era empecilho para servir à sociedade através da Policia.


Por volta das 08:00H da manhã daquele alegre dia, já na fila da inscrição, deu azar o moço de sentar na frente de um Sargento por demais rigoroso. Foi logo saudado como escoteiro devido a pequena compleição física, contando ele com apenas quarenta e oito quilos à época.

Para os padrões que se exigiam seria um recruta muito magricela, daqueles que para muitos, não conseguiriam resolver sequer uma situação de conflito. Mas mesmo assim, insistiu o moço até que foi aceita sua inscrição e ficou a estudar esperando dia da famigerada prova escrita.


Num final de semana, aliás num domingo o certame veio a ser realizado no Colegio Atheneu Norteriograndense. Novamente partiu o jovem junto dos seus amigos também candidatos, desta feita de ônibus, para o local de prova. Terminada esta, tudo ótimo, a confiança e o amor aos livros faziam que se sentisse forte, quase com a certeza da aprovação. Dito e feito, tempos depois saíra o resultado e nosso jovem conseguiu a trigésima sexta colocação, num total de aproximadamente quatrocentos e dez aprovados.


Realizados mais os exames psicotécnicos e de saúde, seguira o já agora recruta para o dia da apresentação. Uniforme padrão do “alunal” dizem dos que entram é são “alunos”: calça jeans, camisa branca de mangas e tênis preto eram a vestimenta dos recrutas.


Dia de boas vindas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Policia Militar; muita gente assediando os futuros policiais militares. Nesse sentido a turma do soldado de Polícia fora batizada de METROPOL, ou seja, de Polícia Metropolitana, mais um "merchandising" estatal para alavancar o nome da instituição e do Governo.

Todavia, como tudo que é novo é quase sempre eficaz, a METROPOL fez história assim que saiu da Escola. Quatrocentos soldados na capital, viaturas novinhas em folhas e o nosso soldado recruta se sentindo um verdadeiro super herói e de fato o fora.


Os meses de formação permitiram a acolher todos os ensinamentos necessários á lide policial. Aulas de tiro, administração de conflitos, Teorias de Policiamento, tiro defensivo, resolução de ocorrências, primeiros socorros entre outras, fizeram que o recruta saísse um PM generalista que faz de tudo um pouco, inclusive arrisca a própria vida em benefício do corpo social ou mesmo do próximo.


E o amor à instituição e ao serviço policial só fizeram aumentar ao longo dos anos. A vontade férrea de prestar um bom serviço, atendendo ao público e socorrendo a quem mais precise, só fez com que nosso soldado se completasse como pessoa ao se sentir realizado como um valoroso policial militar da sesquicentenária Policia Militar do Estado do Rio Grande do Norte.

Mairton Dantas Castelo Branco – Major PM-RN

Notícias

28/08/2011 -

Evento de artes marciais para PMs invade Natal

Acs PM RN

Por Oriosvaldo Costa

Kimura. Hikari. Kioto. Kawamura. Seiwakai.

A simples sonoridade na pronúncia dos nomes das principais equipes de lutas da cidade, faria qualquer oriental imaginar que a cidade de Natal estaria incrustada em alguma das ilhas do arquipélago japonês.

A capital do estado do Rio Grande do Norte tem realmente um ‘quê’ de Terra do Sol Nascente.
Natal é a maior vitrine de MMA do nordeste e promove os mais concorridos eventos da modalidade na região.

O Vale Tudo por lá é, por assim dizer, cultural, e abrange todas as camadas da sociedade desde 1953, quando o então Prefeito Alberto Maranhão passou a praticar o Vale Tudo e incentivar a realização das competições.

Voltando aos dias atuais, o Policial Militar Mário Sérgio, que desde 1997 promove eventos na região para dar oportunidades a muitos talentos (alguns, inclusive, que já trilham a carreira internacional), teve a ideia de realizar um evento de lutas confrontando policiais militares desde o ano passado.

Para este segundo PM Combat, as lutas terão lugar no Ginásio Marie Just, no bairro Capim Macio, a partir das cinco e meia da tarde, no dia 1º de setembro. O evento terá várias lutas casadas disputadas sob as regras do Judô, Submission, Jiu-Jitsu, Muay Thai, Boxe, Kickboxing, Taekwondo, Karatê e, claro, MMA.



O destaque fica por conta do desafio feminino, sob as regras do K-1, entre atletas Mary Furacão (Bahia) e Dani (Rio Grande do Norte). Ainda haverá o desafio de MMA entre representantes do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, no qual o ídolo local Thiago Buda enfrenta Thiago Boi, enquanto o também representante da Kioto-RN, o atleta André Pacheco, encara Júlio Trovão.

Fonte: http://www.tatame.com.br

Briga na zona rural de Taboleiro Grande

Vítima - Foto: PF Online
Acaba com uma pessoal ferida à faca.
Informações chegam ao blog de que no assentamento denominado Exu I uma pessoa de nome Edineide teria desferido algumas facadas (números incertos) em Antonio Pereira da Silva (Antonio de Pelé) que teria sido retirado para o hospital em Pau dos Ferros em estado grave.
Uma fonte ouvida pelo blog disse que o motivo da briga é desconhecido e que as duas pessoas, acusado e vítima chegaram de moto no sítio e quando desceram o agressor teriapartido pra cima da vítima desferindo as facadas.
O blog irá procurar saber mais informações e assim que as obtiver publicará.


Atualização (19:12): Acabo de ser informado que a vítima do fato citado acima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Vê mais fotos do Blog PF Online clicando Aqui

sábado, 27 de agosto de 2011

Policial Militar elogia o Trabalho da ACS-PM/RN

Otoniel Felipe 1 dia atrás
Boa Tarde !!! Acredito que se boa intenção existisse, pelo menos uma correção monetária teria sido apresentada pelo Governo, visando que o último aumento salarial real aconteceu em Junho/2007...obs:PARABÉNS a ACS pela divulgação na mídia; desta forma a PM mostrou que é capaz de negociar com o Governo sem ultilizar a famosa "greve"(paralização); nos últimos 20 anos não viamos algo tão organizado por parte da Associação; Agora se ouver alguma reinvidicação por parte dos PMs e Bombeiros de modo mais forte, a população do RN certamente ficará do lado de todos os Militare !!!

Notícias da ACS-PM/RN

26/08/2011 -

Dia do Soldado leva mais de dois mil as ruas para cobrar implantação do subsídio

Acs PM RN Aproximadamente dois mil policiais e bombeiros militares participaram do ato, em prol de valorização profissional e de melhores salários, realizado na frente da Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN, na manhã de ontem. O ato foi seguido de uma caminhada até a governadoria para agradecer a garantia dada pela governadora Rosalba Ciarlini, no café da manhã realizado no Quartel do Comando Geral para comemorar o Dia do Soldado, de que vai implantar o subsídio para os Policiais e Bombeiros Militares. “A ida até a sede do governo também foi para mostrar que a categoria vai continuar mobilizada aguardando uma oficialização do governo da garantia anunciada. Essa garantia só será com o envio do orçamento 2012 para a Assembleia Legislativa”, afirma o Cabo Jeoás, presidente da ACS PM/RN. "Continuaremos fortalecendo o canal de diálogo, até agora o Governo tem entendido a necessidade de valorização da categoria, mas tudo não tem passado de discurso, queremos agora discutir com a equipe econômica e só comemoraremos quando a proposta for votada na Assembleia Legislativa com previsão orçamentária para 2012", completou o representante. Em frente à governadoria os policiais e bombeiros cantaram os hinos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e também o Hino Nacional. Após a caminhada a deputada federal Fátima Bezerra (PT/RN) esteve junto aos policiais, prestando apoio e reforçando a necessidade de união por parte da categoria. “É preciso manter a união, se manter mobilizado para garantir que o governo cumpra com o que foi dito hoje”, afirmou a deputada. As entidades dos policias militares, entre elas a ACS PM/RN, marcaram uma reunião para, 05 de setembro, para definir quais serão as próximas mobilizações da categoria com objetivo de garantir a previsão orçamentária para 2012. A governadora também afirmou que vai equiparar o pagamento dos militares com os demais servidores da segurança pública e que serão elaborados levantamento de impacto no orçamento do Estado, assim como cronograma de implantação dos subsídios salariais. "Nos próximos anos pretendemos estabelecer um cronograma em parceria com as associações dos policiais e bombeiros militares", declarou o secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha. A partir de agora as entidades representativas devem procurar o Governo para criação da mesa de negociação, prometida pela Governadora no café da manhã. A mesa será formada pelos representantes da categoria, Comando da Policia Militar e Bombeiro Militar, Secretaria de Segurança Pública e equipe econômica do Governo.

Notícias da ACS-PM/RN

26/08/2011 -

Clipping: Militares só terão subsídios apartir de 2012

Acs PM RN

Ritual de magia negra em Pau dos Ferros/RN:

As vezes custamos a acreditar que as pessoas se interesse por algo tão desprezível porem existe DEUS e o demônio, e infelizmente tem pessoas que o segue.
Hoje 27/08 nos deparamos com esse ritual em uma encruzilhada da estrada que da acesso ao clube ASSEC em Pau dos Ferros.
Irmãos vamos reza, e orar para que em nome de JESUS nosso senhor Deus nos Proteja desses maus.
Amém!





sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Parabéns a Mazinho capote meu amigo, por mais um dia de vida.

Mazinho Capote: menos um ano de vida!

A dizimação da espécie humana é o início, meio e fim do afastamento arrebatador do convívio com nossos entes queridos.

Logo, é natural - e até compreensível - que não a aceitemos, sob nenhuma hipótese, face à dor pungente e inigualável que ela nos proporciona.

Por isso, já escrevi aqui, reiteradas vezes, e continuarei a fazê-lo por, pelo menos, 700 anos, que no dia em que nascemos começamos a morrer.

Assim sendo, NUNCA é mais um dia de vida! É menos um; brindado ao som de cálices fúnebres. Pois, à medida que o tempo passa, nós passamos juntos. E, como que, à velocidade da luz, aproximamo-nos do nosso mais ferrenho inimigo:A MORTE.

PARABÉNS AO JOVEM ANTÔNIO HELENILSON


O jovem Helenilson (foto), filho do Casal Anaílza e Raimundinho, recebe os parabéns da Família, colegas e do blog pelo mérito conquistado. Helenilson foi o segundo colocado na III Olimpíada de Matemática, realizada pelo Colégio e Curso Evolução, o jovem vem se destacando como aluno aplicado e com certeza é o orgulho da Mãe Anaílza Queiroz (Controladora Geral do Município de Pau dos Ferros)
Parabéns! Este é só o começo de um futuro Brilhante...

2 comentários:

JALES ALMEIDA disse...

Bom dia a todos... Sou da mesma turma de sargento de Fernando e queria deixar aqui os meus sentimentos e de toda nossa turma, sou de Pau dos Ferros e ontem à tarde fiquei sabendo desse trágico acidente ceifando a vida de nosso colega e amigo Fernando.
Aqui fica as nossas boas lembranças de curso, um colega dedicado, atencioso, e que falava muito bem da cidade Natal (JUCURUTU), a família o nosso pesar e sentimentos, a vocês de Jucurutu um grande abraço e muita tristeza pela morte de u m grande profissional, colega e amigo...


Sargento Jales.....

JALES ALMEIDA disse...

Sentimentos pela perda do nosso amigo e colega FERNANDO...
Saudade de um amigo e colega de curso FERNANDO, quero dizer que fiquei muito triste pela ida repentina do nosso colega FERNANDO, um cara sempre dedicado, profissional e que tinha um futuro enorme pela frente. Mais uma vez veio o destino para tirar a vida de uma pessoa próxima da gente, e o pior que não existe explicação né verdade! Fica aqui o meu pesar para a família e a saudade dos poucos momentos nos quatros meses que tivemos no nosso curso de Sargento.
Vai com DEUS FERNANDO, descanse em paz...

Sargento Jales.........