Páginas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

15ª Romaria da Juventude no Lima RN dia 30/10/11:




PARA CORONEL, AMEAÇA DE PRISÃO NÃO PASSOU DE ORIENTAÇÕES

Para o major Costa, comandante do 6° BPM, a ameaça de prisão aos policiais militares lotados no batalhão, que se negaram a patrulhar nas viaturas irregulares na noite desse sábado (29) não passou de uma orientação aos subordinados.

Segundo o oficial, o comando do batalhão tem a obrigação de orientar os policiais, para que um movimento legal não se torne ilegal e as ações dos policiais não se caracterizem como crimes. “O policial militar não pode se negar a trabalhar. Aqui no batalhão, parte do efetivo está patrulhando nas viaturas e aqueles que apontaram deficiências nas viaturas estão patrulhando a pé”, disse.

O presidente da Associação de Praças e Bombeiros Militares do Seridó se comprometeu, em reunião na manhã desta segunda-feira (31), em garantir que os policiais não paralisarão as atividades, mas enfatizou que só sairão do quartel nas viaturas que estiverem com a documentação regularizadas, manutenidas e que os motoristas tenham habilitação para tal.

Nesse domingo (30), pelo menos, 90% das guarnições do policiamento de trânsito de Caicó também aderiram ao movimento “Segurança segura” e não assumiram as viaturas. Todos aguardam motoristas com o Curso de Condutor de Veículos de Emergência.

NOMINUTO.COM

MACAÍBA ADERE AO MOVIMENTO “SEGURANÇA COM SEGURANÇA”

Os policiais da cidade de Macaíba aderiram ao movimento “Segurança com Segurança”, e das 04 viaturas diárias apenas 01 viatura está atendendo as ocorrências.

Gostaria de parabenizar o trabalho das entidades e da Dra. Paula, que acompanharam os policiais que foram ouvidos em termo de declaração.
Heronides  

Notícias

31/10/2011 -

Campanha #segurancacomseguranca já tem mais de 7 mil impactados

Acs PM RN Entrando pelo 4º dia, a campanha #segurancacomseguranca começa a mostrar seus números nas redes sociais.

Os números vindos do Twitter mostram mais de 7 mil pessoas impactadas pela informação, além de blogs, hotsites e sites informando sobre a campanha.



Através do site www.mobilizacoespmrn.com.br você policial militar e bombeiro militar poderá enviar seus vídeos, escrever suas denúncias e ficar por dentro da campanha #segurancacomseguranca.



Fonte: www.mobilizacoespmrn.com.br

Notícias

30/10/2011 -

Cabo Jeoás denuncia: Policiais Militares tem que empurrar a viatura no patrulhamento

Acs PM RN No movimento Segurança com Segurança, Cabo Jeoás filmou o esforço dos praça para levar a segurança pública nos braços, literalmente. Os policiais tem que empurrar a viatura durante o patrulhamento. Veja!


Fonte: www.cabojeoas.com

POLICIAL BLOGUEIRO E ROCANIANO SOFRE ACIDENTE NO EXERCÍCIO DO SERVIÇO

Sd Nizário / Blog Guerreiros do RN
MEU ACIDENTE DURANTE O SERVIÇO DE 29 DE OUTUBRO NA ZONA NORTE DE NATAL

Sábado, por volta das 21h, meus companheiros e eu fazíamos o patrulhamento na zona norte de Natal quando recebemos a ligação de um PM informando que estava havendo uma troca de tiros em Felipe Camarão.

Foi quando fomos convocados pelo oficial de serviço da Cia a irmos até lá. Então saímos de lá a VTR do oficial, meu trio e uma VTR Patamo do BPChoque nos apoiando.

Nós Rocanianos nunca negamos apoio a um campanha, mais não sei por que, não estava me sentindo pra ir nessa ocorrência, até mesmo porque não era diretamente com o policial. Mas como falei, nunca nos negamos a ir e fomos em deslocamento.

Estávamos reunidos próximo a agencia da Caixa Econômica da Av. Dr. João Medeiros Filho e logo saímos em direção a zona oeste.

Ao começar a descer a entrada do túnel do viaduto de igapó já próximo aos 90 km/h resolvi baixar a viseira do capacete como se algo me pedisse isso.

Depois disso, poucos metros à frente ao entrar no túnel, sem motivo aparente o pneu traseiro da moto durante a curva deslizou e não tive mais como controlar o veículo. Fui ao cão a quase 100 km/h.

Meu corpo saiu deslizando por todo o túnel e como estava com o capacete fechado, fui vendo tudo que acontecia nesse percurso, só não havia como parar meu corpo. Nesses segundos que pareciam horas eu só tentava me manter no chão em uma única posição, acho eu, que com medo de sair dando rolamentos e com isso quebrar algum osso.

Só parei de deslizar já próximo a saída do túnel, um percurso total de aproximadamente 30 metros, segundo as testemunhas do ocorrido.

Eu via muita faísca de ferro raspando o chão, alguns vindos da motocicleta e outros da minha arma que encontrava-se na parte frontal do colete tático e como estava de bruços, acho que essa arma me ajudou muito a não me machucar mais. Alem da arma, os coletes, tático e balístico, e s demais equipamentos me protegeram de mais escoriação e talvez até de fraturas diversas.

Mesmo preocupado e como estaria meu corpo ali, eu só ouvia cantada de pneus vindos de outros veículos que se deslocavam na mesma direção que eu, entre eles, meu companheiro que estava como terceiro homem e a VTR Patamo do BPChoque que com muita habilidade e percepção conseguiu evitar de passar por cima de mim.

O terceiro rocaniano mesmo com muita agilidade não conseguiu o mesmo. A moto dele se chocou com meu corpo joga ao chão e ele ficou sobre mim.

Assim que tudo parou de mexer comecei a sentir meu corpo e ainda deitado fui tentando ver o que havia quebrado em mim, pois pela velocidade que víamos, mesmo que não tenha colidido com a parede, eu tinha certeza que havia fraturas em algum lugar. Mas pra minha surpresa, só o que doía e muito era meu braço esquerdo, mais precisamente a altura do cotovelo e também minha perna esquerda que além de doer, sentia ambos queimando muito. Ainda fiz uma queimadura de segundo grau no ante-braço ao tocar na pistola que estava no colete e que ainda estava como brasas.

Os Choquianos que vinham na retaguarda do comboio desceram rapidamente e foram ver como eu estava e ajudaram a tirar meu companheiro de cima de mim já que ele estava com sua perna presa a sua moto.

Mesmo com todo esse susto, até estava tudo aparentemente bem, até que então após diversas ligações para a SAMU, todos foram informados que os mesmo estavam em GREVE e que não havia nenhuma ambulância para mandar ao local. Foi quando eu que estava bem consciente lembrei aos campanhas que ligassem para o Corpo de Bombeiros e foi assim que fui socorrido ao Hospital Clóves Sarinho. Enquanto aguardava o resgate senti muito frio, tanto que meu queixo batia e meu corpo tremia muito. Segundo o socorrísta que lá estava a me ajudar, minha temperatura tinha caído muito e possivelmente eu poderia está entrando em estado de choque, na mesma hora um cidadão que perto do local, conseguiu diversos lençóis para que me cobrissem e assim mantivesse minha temperatura o mais próximo do normal. Até surgiu o informe que eu poderia está morto, porque quem passava pelo local e avistava aquela imagem logo pensava o pior.

No local quem mais ajudou tecnicamente foi o popular com curso de socorrísta de nome Max, que até então nunca havia visto na vida e que ficou conosco até a chegada do Resgate.

Após vários exames no pronto socorro foi constatado que não havia fratura alguma em mim, só mesmo as raladuras no braço e perna esquerda e uma luxação no cotovelo esquerdo que é o que mais me perturba hoje.

Agradeço a todo instante a Deus por cada dor que estou sentindo, porque mais uma vez tive a prova real que ele existe e estava me conduzindo até o fim.

Agradeço também aos que ficaram ao meu lado o tempo todo do local do acidente até minha saída do hospital, aos que mandaram mensagens e que me ligaram todo tempo, mostrando que tenho amigos que se preocupam comigo e que me dão força nas horas mais necessitadas.

Gostei da atitude do Cb Jeoás de ter ido ao local ver o que realmente aconteceu e em seguida ao hospital ver meu estado de saúde, como a ligação da Dra. Kátia Nunes logo após minha chegada em casa.

Eu queria informar a todos espontaneamente que ao contrário do que falaram por aí, o acidente não proveniente das más condições da minha moto não. Essa fatalidade foi ocasionada devido a muita areia que havia no chão próximo a curva do túnel.

Mais uma vez quero deixar aqui meu agradecimento a nosso pai todo poderoso pelo livramento que tive e aos amigos que de algum forma se preocupou comigo e ainda me dá forças.

domingo, 30 de outubro de 2011

“Mesmo com o risco da própria vida”




Por Sd Glaucia

Ao entrar na Corporação Policial Militar, o ingressante realiza o compromisso de “cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar inteiramente ao serviço policial militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida”.

Para alguns o compromisso policial militar não passa de palavras bonitas proferidas durante uma solenidade, para outros significam uma vida de dedicação a uma profissão de nobreza inenarrável.

Não é difícil vermos em jornais casos de policiais ou bombeiros militares que tiveram suas vidas ceifadas durante o exercício da profissão. Porém, poucos casos tiveram áudios ou vídeos divulgados durante o momento de perigo iminente que ocasionou a morte de alguns desses profissionais, muitas vezes sem reconhecimento.

A seguir dois vídeos que mostra o momento em que policiais militares são mortos durante a atividade policial. Em um deles, o policial filma sua própria morte.

[REFLEXÃO] Quanto você cobraria para ser policial?

Por Danilo Ferreira, via Abordagem Policial
Quem não é policial muitas vezes ignora quais são os reais motivos pelos quais os profissionais de segurança pública reivindicam atenção e reconhecimento. Neste texto, pretendemos mostrar um pouco das agruras por que passam os policiais, além de algumas de suas funções que parecem ser dignas de observação quando estamos falando de valorização profissional. Ao final, o leitor poderá responder à pergunta: “Quanto você cobraria para ser policial?”:

Passar noites sem dormir
A maioria das pessoas só vê a polícia quando ocasionalmente passa por uma viatura ou guarnição durante seu cotidiano diurno, ou na parte inicial da noite. Para quem não sabe, porém, a polícia trabalha ininterruptamente todos os dias, inclusive no momento em que os cidadãos “normais” se encontram no aconchego dos seus lares, aquecidos e descansados, dormindo para enfrentar a rotina do dia posterior. Às vezes, esta jornada noturna se estende, em virtude de ocorrências mais demoradas e problemáticas. Durante o serviço policial, dormir, e todos os benefícios que o ato traz ao corpo, são exceção.
Faltar a eventos familiares/afetivos
Natal? Revellion? Carnaval? Dia dos pais? Dia das mães? Aniversário? O policial não tem direito a qualquer destas comemorações, caso esteja escalado de serviço. Também não pode deixar de trabalhar, se for o caso, para ir à apresentação de teatro do filho na escola, tampouco para fazer uma viagem romântica com o(a) cônjuge. Na polícia, o ditado popular se faz valer: “primeiro a obrigação, depois a diversão”.
Correr risco de morte
Certamente este é o mais óbvio dos ônus de se tornar policial, mas também o mais preocupante: ser policial é trabalhar com a possibilidade de morte a qualquer momento do serviço. Não são poucos os casos de policiais mortos em confronto, ou mesmo em acidentes e incidentes possíveis no desenrolar da atividade: colisão de viaturas em perseguições, manuseio equivocado de arma de fogo etc.
Ser reconhecido fora de serviço
Um desdobramento do aspecto acima mencionado está presente também quando o policial não está mais em serviço. Caso seja reconhecido no momento de um assalto, por exemplo, dificilmente os suspeitos serão benevolentes com o policial, pelo receio da represália imediata e posterior. Assim, admitir-se policial em qualquer ambiente é quase se oferecer aos riscos inerentes a esta condição.
Salvar vidas de vítimas do crime
Cotidianamente a polícia põe fim a seqüestros, assaltos com reféns, tentativas de homicídio, roubos, furtos etc. Cotidianamente a polícia salva vidas, tal como o médico o faz, com uma diferença: expondo sua própria vida.
Ser generoso, polido e negociador
Embora a imagem que as polícias tenham entre a população brasileira seja a de uma instituição rústica, truculenta e abrupta, o fato é que a maioria dos policiais lidam com os problemas que se lhe apresentam no dia a dia de modo muito mais brando. Isto porque seria praticamente impossível resolver a gama de problemas nas ocorrências caso agisse sempre arbitrariamente. Sem o talento da mediação, o policial estará fadado ao fracasso.
***
Frente ao contexto apresentado de modo resumido e superficial ao leitor, repetimos a pergunta título deste texto: “Quanto você cobraria para ser policial?”. Como dizem por aí, “perguntar não ofende” (bom seria que os governadores dos estados brasileiros respondessem a indagação).

Notícias

30/10/2011 -

APBMS denuncia PM e governo do estado ao MP por uso de viaturas irregulares em Caicó

Acs PM RN A Associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó - APBMS, denunciou na manhã de hoje ao Ministerio Publico, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Policia Militar sob alegação de que estes orgões tão colocando viaturas irregulares para circular na cidade de Caicó, ou seja, com documentação atrasada. Os Policiais do 6º Batalhão de Policia em Caicó assim como outros Batalhões no estado iniciaram ontem (sexta feira), o movimento "segurança com "segurança" e na manhã deste sábado o comandante do Batalhão determinou aos Policiais que fossem para as ruas na viaturas, sob pena de possiveis punições se não obdecessem. O fato foi comunicado a Diretoria e Assessoria Juridica da APBMS que decidiu entrar com uma relcamação no Ministerio Publico Estadual através da promotoria de Caicó. Em contato com a reportagem o presidente da APBMS, Cabo João Batista, disse que o movimento é legal e está sendo realizado em todo Estado porque as viaturas estão realmente atrasadas e os PMs não estão cometendo nenhum crime. Ainda de acordo com o Cabo João Batista os Policiais de Caicó alem de contarem com a APBMS tambem já estão contando com o apoio de outras associações militares estaduais que estão mandando os seus representantes para Caicó. Por Assessoria APBMS  

Notícias

30/10/2011 -

Seis batalhões da Região Metropolitana aderem ao movimento “segurança com segurança”

Acs PM RN Na noite deste sábado, 29, o movimento “segurança com segurança” atingiu os seis batalhões da região metropolitana. Ou seja, 1º BPM (zona leste Natal), 4º BPM (zona norte Natal), 5º BPM (zona sul Natal), 9º BPM (zona oeste Natal), 3º BPM (Parnamirim, São José de Mipibu e Monte Alegre), 11º BPM (Macaíba, São Gonçalo, Ceará-mirim e Extremoz). A CIPTUR também aderiu ao movimento. Cerca de 50% dos Bombeiros estão dentro do movimento. No interior, as cidades de Mossoró, Caicó, Currais Novos e Canguaretama aderiram ao movimento. A adesão total do movimento #segurançacomsegurança já atingiu 70% do policiamento. SEGURANÇA COM SEGURANÇA Os policiais militares iniciaram o movimento "Segurança com segurança", a partir do qual os profissionais da polícia ostensiva reivindicam condições necessárias para o trabalho nas ruas em segurança, como coletes balísticos e armas para todos, além da manutenção das viaturas. Recomendações dadas pelas associações: Nos casos em que as viaturas não possuírem condições de circular, os policiais não vão utilizá-las, mas terão a opção de fazer o policiamento a pé; Só conduzir viaturas com Habilitação para Condução de Veículos de Emergência Não atender nenhuma ocorrência que envolva número de suspeitos superior ao efetivo disponível naquele momento, respeitando o princípio de superioridade numérica. O posicionamento deve ser mantido indefinidamente, até que o Estado se adeque as legislações vigentes. O Segurança com Segurança independe de qualquer movimento reivindicatório. É a manifestação do compromisso e seriedade para com a população potiguar, exigindo Segurança para o Policial e para o Bombeiro Militar para prestar o serviço de Segurança Publica para a sociedade. Blogs Cabo Heronides  

Notícias

29/10/2011 -

Policiamento suspenso em cidades do RN

Acs PM RN O fim de semana será de alerta para o comando da Polícia Militar. Ontem, em pelo menos 12 municípios do Rio Grande do Norte, houve paralisação do policiamento em viaturas em decorrência da adesão de alguns policiais ao movimento "Segurança com segurança" promovido pela Associação de Cabos e Soldados do RN (ACS/RN). A orientação da associação é de que os PMs não guiem qualquer viatura sem as devidas condições de segurança. O comandante da instituição, coronel Francisco Araújo, garante que a questão foi solucionada, mas admitiu a existência de "plano B" para que não haja comprometimento do serviço prestado à sociedade durante o fim de semana. Em Natal e região metropolitana, Cavalaria e batalhões especiais, como BPChoque, Bope e Ronda Escolar, poderão tomar as ruas, caso haja uma negativa dos PMs de outros batalhões. Ontem, por aproximadamente três horas, o patrulhamento móvel foi interrompido na zona Sul de Natal e nas áreas em que os policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motos (ROCAM) atuam em complementaridade aos batalhões de área. Apesar de relatos de parada em alguns municípios do interior, o comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel PM Francisco Reinaldo, afirmou não ter havido e/ou sido comunicado sobre o fato. Foram registradas paralisações, segundo a ASC/RN, nos 1º, 3º, 5º e 9º batalhões da capital, além da Rocam. Na Grande Natal, os municípios atingidos foram Parnamirim, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante. No interior, as cidades foram Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assú, Santa Cruz e Nova Cruz. Alguns policiais que atuam diretamente nas viaturas - entrevistados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE - reclamam da falta de condições dos carros. Problemas em pneus, rolamentos, amortecedores são relacionados como fatores de risco no exercício diário do ofício. Também argumentam que não podem dirigir os veículos, pois, segundo o Código Nacional de Trânsito, os condutores precisam ter um curso específico para guiar veículos usados para atender a situações de urgência de emergência. O comandante da PM rebate essa última informação dizendo que as viaturas não se enquadram na categoria de veículos de urgência, como prevê o Contran. PARALISAÇÃO No final da manhã de ontem, por exemplo, policiais da Companhia de Policiamento Turístico (CIPTUR) estavam reunidos em frente ao posto da unidade na rua Presidente Café Filho, praia do Meio, discutindo sobre a impossibilidade de permanecer fazendo patrulhamento naqueles veículos. "Desde cedo não tem patrulhamento na orla", informou um deles, que preferiu não se identificar. No acostamento, três viaturas estavam paradas: M-T 11, M-T 13 e M-T 14. Essa última tinha um fio elétrico como fechadura da mala. MOVIMENTO Os policiais militares iniciaram na tarde da quinta-feira (27) o movimento "Segurança com segurança", a partir do qual os profissionais da polícia ostensiva reivindicam condições necessárias para o trabalho nas ruas em segurança, como coletes balísticos e armas para todos, além da manutenção das viaturas. O presidente da ACS, Cabo Jeoás, afirma que 80% das cidades do interior do Estado não possuem condições mínimas para trabalho e segurança dos policiais. SALÁRIOS Além de pedir melhores condições de trabalho, a ACS negocia aumento salarial com o Governo do Estado. A proposta das entidades representativas dos policiais e bombeiros militares é de um salário de R$ 3.447 para o soldado, o que equivale a 20% do salário do coronel - com valor de R$ 17 mil. Esse aumento seria dado de forma parcelada de 2012 até 2014. A proposta apresentada pelo Governo é uma remuneração de R$ 2.700 com parcelamento estendido até 2015. Está marcada 

Ocorrência Pilões

Por volta das 23h e 00min do dia 29 de outubro de 2011, a GU/MOT de serviço fazia policiamento ostensivo nas proximidades da Churrascaria Horizonte, na Rua João Dias, Centro, Pilões-RN, onde acontecia um evento festivo, quando avistou, em meio à multidão, uma confusão, dirigindo-se rapidamente ao local. Que ao se aproximarem do local da confusão, foram interceptados pela pessoa de Francisco Marcos Guedes, brasileiro, solteiro, agricultor, filho de Francisco de Assis de Sousa e Eneide Rafael Guedes de Sousa, nascido em 27 de maio de 1987, natural de Alexandria-RN, residente à Rua Francisco Eurípedes de Amaral, nº 85, Centro, Pilões-RN, que informou ter sido agredido com um soco pela pessoa de Ivanildo Duarte de Souza, brasileiro, casado, agricultor, filho de Geraldo Duarte de Souza e Maria Gomes de Souza, nascido em 18 de outubro de 1974, natural de Pilões-RN, residente à Rua João Dias, Centro, Pilões-RN. Que neste momento os policiais avistarão a pessoa de Ivanildo empreendendo fuga á pé do local da confusão, sendo feito de imediato a perseguição, também a pé, pelos policiais.

COMENTARIOS

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Notícias 29/10/20...":

O comando nega um fato, que é lei 9.503/97.
Viatura Policial sim é veículo de emergência quando está em movimento a uma ocorrência passa a ser um veiculo em urgência.
O caput do artigo 145 do CTB nos diz que: para conduzir veículos de transporte coletivo, de escolares, de EMERGENCIA ou de produto perigoso é necessário que o candidato preencha alguns requisitos, dentre eles, uma autorização especial, que é obtida através de curso ministrado por órgão competente. (CURSO DE CONDUTORES DE VEICULOS DE EMERGENCIA CCVE), temos vários motoristas na PM com esse curso.

O art. 145, do CTB prevê também quais são os veículos de emergência, que são basicamente, VIATURAS POLICIAIS, viaturas dos Bombeiros, viaturas de fiscalização de trânsito e ambulâncias.
Ora comandante qualifiquem os homens!


Nota do Blog: meus amigos não precisa fazer comentários no anonimato todos temos o direito a livre expressão o brigado e continue optando. 

sábado, 29 de outubro de 2011

Notícias

29/10/2011 -

Policiamento suspenso em cidades do RN

Acs PM RN O fim de semana será de alerta para o comando da Polícia Militar. Ontem, em pelo menos 12 municípios do Rio Grande do Norte, houve paralisação do policiamento em viaturas em decorrência da adesão de alguns policiais ao movimento "Segurança com segurança" promovido pela Associação de Cabos e Soldados do RN (ACS/RN). A orientação da associação é de que os PMs não guiem qualquer viatura sem as devidas condições de segurança. O comandante da instituição, coronel Francisco Araújo, garante que a questão foi solucionada, mas admitiu a existência de "plano B" para que não haja comprometimento do serviço prestado à sociedade durante o fim de semana. Em Natal e região metropolitana, Cavalaria e batalhões especiais, como BPChoque, Bope e Ronda Escolar, poderão tomar as ruas, caso haja uma negativa dos PMs de outros batalhões. Ontem, por aproximadamente três horas, o patrulhamento móvel foi interrompido na zona Sul de Natal e nas áreas em que os policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motos (ROCAM) atuam em complementaridade aos batalhões de área. Apesar de relatos de parada em alguns municípios do interior, o comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel PM Francisco Reinaldo, afirmou não ter havido e/ou sido comunicado sobre o fato. Foram registradas paralisações, segundo a ASC/RN, nos 1º, 3º, 5º e 9º batalhões da capital, além da Rocam. Na Grande Natal, os municípios atingidos foram Parnamirim, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante. No interior, as cidades foram Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assú, Santa Cruz e Nova Cruz. Alguns policiais que atuam diretamente nas viaturas - entrevistados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE - reclamam da falta de condições dos carros. Problemas em pneus, rolamentos, amortecedores são relacionados como fatores de risco no exercício diário do ofício. Também argumentam que não podem dirigir os veículos, pois, segundo o Código Nacional de Trânsito, os condutores precisam ter um curso específico para guiar veículos usados para atender a situações de urgência de emergência. O comandante da PM rebate essa última informação dizendo que as viaturas não se enquadram na categoria de veículos de urgência, como prevê o Contran. PARALISAÇÃO No final da manhã de ontem, por exemplo, policiais da Companhia de Policiamento Turístico (CIPTUR) estavam reunidos em frente ao posto da unidade na rua Presidente Café Filho, praia do Meio, discutindo sobre a impossibilidade de permanecer fazendo patrulhamento naqueles veículos. "Desde cedo não tem patrulhamento na orla", informou um deles, que preferiu não se identificar. No acostamento, três viaturas estavam paradas: M-T 11, M-T 13 e M-T 14. Essa última tinha um fio elétrico como fechadura da mala. MOVIMENTO Os policiais militares iniciaram na tarde da quinta-feira (27) o movimento "Segurança com segurança", a partir do qual os profissionais da polícia ostensiva reivindicam condições necessárias para o trabalho nas ruas em segurança, como coletes balísticos e armas para todos, além da manutenção das viaturas. O presidente da ACS, Cabo Jeoás, afirma que 80% das cidades do interior do Estado não possuem condições mínimas para trabalho e segurança dos policiais. SALÁRIOS Além de pedir melhores condições de trabalho, a ACS negocia aumento salarial com o Governo do Estado. A proposta das entidades representativas dos policiais e bombeiros militares é de um salário de R$ 3.447 para o soldado, o que equivale a 20% do salário do coronel - com valor de R$ 17 mil. Esse aumento seria dado de forma parcelada de 2012 até 2014. A proposta apresentada pelo Governo é uma remuneração de R$ 2.700 com parcelamento estendido até 2015. Está marcada  

Notícias

29/10/2011 -

Polícia Militar inicia greve branca em Natal e 10 cidades do RN

Acs PM RN Os policiais militares deram início à greve branca em Natal e outras 10 cidades do estado nesta sexta-feira (28). A informação é do presidente da Associação de Cabos e Soldados (ACS) da PM potiguar, o cabo PM Jeoás Nascimento. Segundo informações do cabo Jeoás Nascimento, policiais de vários batalhões de Natal e do interior não saíram para o patrulhamento com as viaturas, alegando que elas não apresentam condições de circulação. No entanto, o comandante da corporação, o coronel PM Francisco Araújo Silva, nega a paralisação e garante que todas as viaturas estão em ordem e circulando. DN Online  

Notícias

29/10/2011 -

Policiais da capital e do interior aderem a ação Segurança com Segurança

Acs PM RN A cada dia mais policiais militares da capital e do interior estão exigindo condições adequadas para o cumprimento do serviço. Desde o início da ação Segurança com Segurança, na quinta-feira passada, várias viaturas sem condições de uso foram baixadas e diversos postos policiais fechados. É importante frisar que os policiais passaram a fazer o policiamento ostensivo a pé para não deixar a população sem proteção. Ontem, no 5º BPM, que atende a Zona Sul de Natal, os policiais paralisaram o serviço nas viaturas, pois além das viaturas apresentarem problemas mecânicos, nenhum dos condutores possui o curso específico para guiar veículos usados no atendimento de situações de emergência. O 9º BPM, que atende a Zona Leste da cidade, também teve todas as viaturas baixadas. Atitude que se repetiu na Companhia de Turismo na manhã de hoje. No interior policiais de várias cidades também aderiram a prática como em – Caicó, Mossoró, Parnamirim, João Câmara, São Gonçalo do Amarante, Pau dos Ferros, Currais Novos e Extremoz. Nessas cidades as irregularidades são inúmeras Em alguns batalhões oficiais pressionaram a saída de viaturas sem condições de uso, ameaçando autuar os praças em flagrante e assumiram o risco da saída das viaturas. Os documentos assinados pelos oficiais serão encaminhados ao Ministério Público com o objetivo de exigir do Estado a resolução das diversas irregularidades que estão impedindo o trabalho policial. Mas alguns oficiais também baixaram viaturas como nos 1º, 3º e 4º batalhões. Todas as irregularidades presentes no dia-a-dia dos policiais militares já foram apresentados ao Comando da Polícia Militar em um relatório feito pela Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN. “Estamos deixando claro que o Segurança com Segurança não é um movimento, mas sim uma mudança de postura de policiais e bombeiros militares diante das condições de trabalho precárias e das dificuldades que os agentes de segurança tem para prestar os serviço de proteção a sociedade. As ações não tem data para acabar, pois vamos continuar exigindo condições adequadas de trabalho”, afirma o Cabo Jeoás, presidente da ACS PM/RN.  

GTO DE JUCURUTU MATOU UM DOS ASSALTANTES AO POSTO DA CIDADE APÓS REAGIR A ABORDAGEM POLICIAL



 Foto: Damião Oliveira

Hoje (29/10) por volta das 9:30h o GTO de Jucurutu ainda continuava as buscas aos bandidos que assaltaram o Posto São João em Jucurutu e trocoram tiros com o GTO de Assú, na zona rural de São Rafael.
Para a surpresa dos Policiais Militares, ao realizarem uma abordagem, os suspeitos sacaram uma PT .40 e efetuou vários disparos contra a Guarnição, a reação foi imediata e fulminante, um dos bandidos JUSCELINO VIANA (foto) foi alvejado e socorrido ao Hospital de Jucurutu, onde veio a óbto. O outro bandido conseguiu fugir do cerco e várias viaturas estão tentando localiza-lo na mata fechada. 

Pode-se dizer que a perigosa quadrilha foi totalmente desarticulada, com a prisão de seis bandidos e a morte de um deles. Dentre os acusados está"Rambo", de altissima periculosidade, que foi preso juntamente com dois comparsas em Assú, pelo GTO do 10º BPM em uma ação rápida, após denuncia anônima. 

NOTA DO GTO ASSU: Vale a pena mostrar a capacidade técnica e profissional de todos os PMs envolvidos na operação, onde quem quis ser preso não esboçou nenhuma reação teve a vida preservada e o que tentou contra a vida dos policiais teve a resposta forte e imediata. De parabéns também, estão os Policiais Militares de São Rafael, Jucurutu e Santana do Matos, que desde o início da operação não descansou hora nenhuma e cumpriu a missão com profissionalismo e seriedade.
 
Fonte e Fotos: Blog do GTO ASSU

SEGURANÇA SÓ COM SEGURANÇA

PMs param viaturas danificadas


O fim de semana será de alerta para o comando da Polícia Militar. Ontem, em pelo menos 12 municípios do Rio Grande do Norte houve paralisação do policiamento em viaturas em decorrência da adesão de alguns policiais ao movimento "Segurança com segurança" promovido pela Associação de Cabos e Soldados do RN (ACS/RN). A orientação da associação é de que os PMs não guiem qualquer viatura sem as devidas condições de segurança.

Emanuel AmaralAs viaturas do 5º Batalhão, em Natal, ficaram paradas na unidade durante a manhã de ontemAs viaturas do 5º Batalhão, em Natal, ficaram paradas na unidade durante a manhã de ontem
O comandante da instituição, coronel Francisco Araújo, garante que a questão foi solucionada, mas admitiu a existência de "plano B" para que não haja comprometimento do serviço prestado a sociedade durante o fim de semana. Na Grande Natal,  Cavalaria e batalhões especiais, como BPChoque , Bope e Ronda Escolar, poderão tomar as ruas, caso haja uma negativa dos PMs de outros batalhões. Ontem, por aproximadamente três horas, o patrulhamento móvel foi interrompido na zona Sul de Natal e nas áreas em que os policiais da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motos) atuam em complementaridade aos batalhões de área.  Apesar de relatos de parada em alguns municípios do interior, o comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel PM Francisco Reinaldo, afirmou não ter havido e/ou sido comunicado sobre o fato.

Foram registradas paralisações, segundo a ASC/RN, nos 1º, 3º, 5º e 9º batalhões da capital, além da Rocam. Na Grande Natal, os municípios atingidos foram Parnamirim, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante. No interior, as cidades foram Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Assu, Santa Cruz e Nova Cruz. 

Alguns policiais que atuam diretamente nas viaturas - entrevistados pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE - reclamam da falta de condições dos carros. Problemas em pneus, rolamentos, amortecedores são relacionados como fatores de risco no exercício diário do ofício. Também argumentam que não podem dirigir os veículos, pois, segundo o Código Nacional de Trânsito, os condutores precisam ter um curso específico para guiar veículos usados para atender a situações de emergência de emergência. O Comandante da PM rebate essa última informação dizendo que as viaturas não se enquadram na categoria de veículos de urgência, como prevê o Contran.

No final da manhã de ontem, policiais da Companhia de Policiamento Turístico (Ciptur) estavam reunidos em frente ao posto da unidade na rua Presidente Café Filho, praia do Meio, discutindo sobre a impossibilidade de permanecer fazendo patrulhamento naqueles veículos. "Desde cedo não tem patrulhamento na orla", informou um deles. No acostamento, três viaturas estavam paradas. A M-T 11, M-T 13 e M-T 14, esta última que apresentava um fio elétrico como fechadura da mala. 

MOVIMENTO 

Os policiais militares iniciaram na tarde da quinta-feira (27) o movimento "Segurança com segurança", a partir do qual os profissionais da polícia ostensiva reivindicam condições necessárias para o trabalho nas ruas em segurança, como coletes balísticos e armas para todos, além da manutenção das viaturas. O presidente da ACS, Cabo Jeoás, afirma que 80% das cidades do interior do Estado não possuem condições mínimas para trabalho e segurança dos profissionais. 

SALÁRIOS 

Além de pedir melhores condições de trabalho, a ACS negocia aumento salarial com o Governo do Estado. A proposta das entidades representativas dos policiais e bombeiros militares é de um salário de R$ 3.447 para o soldado, o que equivale a 20% do salário do coronel - com valor de R$ 17 mil. Esse aumento seria dado de forma parcelada de 2012 até 2014. A proposta apresentada pelo Governo é uma remuneração de R$ 2.700 com parcelamento estendido até 2015.  

Está  marcada para a próxima terça-feira (01) uma reunião com o Chefe da Casa Civil, Anselmo Carvalho, a secretária interina de Administração, Suely Pimentel, e  Obery  Rodrigues, da pasta de Planejamento, para que ocorra uma nova rodada de negociação. 

ACS e Governo terão novo encontro

 O comandante da PM, Coronel Francisco Araújo, caracterizou o movimento  como pontual e resultado da atuação de alguns membros da corporação que possuem interesses políticos. "Não existe uma preocupação estritamente administrativa ou relacionada às condições de trabalho", apontou o coronel.    

O presidente da ACS/RN, Cabo Jeoás, justificou que tal afirmação de representantes do Governo é uma reação desesperada e irresponsável em encarar e resolver os problemas de uma categoria. "O movimento acontece após meses de tentativas para se obter condições de trabalhar em segurança", afirmou.

INVESTIMENTOS

O comandante da PM/RN, informou que a partir de segunda-feira 52 novos veículos estarão disponíveis para que os policiais dêem continuidade ao patrulhamento e em segurança. Em duas semanas, mais 100 carros serão disponibilizados por uma locadora. "A reivindicação que fizeram foi sobre as viaturas não possuírem boas condições de conservação. Isso está sendo resolvido", pontuou. 

Coronel Araújo acrescentou que a aquisição de coletes e armamento também está em vias de solução. "Já foi autorizada a  compra de 1.100 coletes para a tropa. A licitação já foi aberta". 

O convênio entre governos potiguar e paulista para concessão de 13 mil pistolas também foi salientado pelo gestor como mais uma iniciativa para atender a algumas das reivindicações dos colegas de farda. "Cada policial terá sua própria pistola", arrematou.

CRIME

O comandante da PM/RN esclareceu que a negativa do agente de segurança  em desempenhar suas atividades se constitui em infração contra o Regulamento Disciplinar da Polícia Militar e, dependendo do procedimento adotado, até crime previsto no Código Penal Militar. No primeiro caso, o policial responde administrativamente ao ato, desde uma repreensão até a exclusão da corporação. No âmbito criminal, caso seja condenado pela auditoria militar, é sentenciado a um período de reclusão em estabelecimento próprios para policiais militares.

4ª CAMINHADA COM SÃO GERALDO, REALIZADA HOJE 29/10/2011:

Finalidade da Caminhada:
A caminhada foi criada na finalidade de aproximar mais os moradores do Bairro e demais participantes onde o calor humano o sentimento de Amor e Paz falam mais alto.
Com isso vemos que esta funcionando, pois a cada ano as pessoas pedem para que a caminhada com Geraldo continue e cresça. Comenta Cabo Monteiro
Agradecimentos
  • A Policia de Trânsito na pessoa de, cb Rodrigues, Pimentel, Leodecio e Eridson.
  • A todos que colaboraram para o café da manhã dos participantes, no caso os próprios moradores do Bairro.
  • A Professora Alcileide e sua equipe, que ficaram encarregada de organizar o café da manhã.  
  • Ao Secretario de Saúde Fabrício Torquato por ser um dos colaboradores.































Clesio Supervisor dos Agentes de endemias






Crianças, jovens, adultos e idosos participaram com fervor.