Páginas

sábado, 29 de dezembro de 2012

Prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, emite carta à população pau-ferrense



CARTA ABERTA
À POPULAÇÃO DE PAU DOS FERROS
E AOS AMIGOS DO ALTO-OESTE
- O DESPERTAR DE UMA CIDADE –

À medida que um ciclo de 08 anos de administração desta cidade aproxima-se de seu final, sinto que é de meu dever – em razão da trajetória percorrida, do valor próprio do município e da expectativa quanto ao seu futuro – levar ao conhecimento de todos vocês as reflexões deste gestor público.
Esse foi um tempo reflexivo que me proporcionou aprendizados, percepções e, sobretudoanálise crítica em duas áreas específicas : a política e a administração.
Tais reflexões são ricas de significados e se revestem de interesse públicodaí porque vejo, na transmissão das mesmas, uma oportunidade, a mais, de contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade.                                                                                                   
I. PRELIMINARES
O ponto de partida para qualquer trabalho sério, está na compreensão da natureza da gestão pública.
Trata-se de uma responsabilidade social e requer visão interdisciplinar. Exige competência em planejamento estratégico, para enfrentar complexidades administrativas e políticas, e demanda percepção para identificar e trabalhar objetivos permanentes e transitórios de nossa cidade.Não é por acaso que o Prefeito se vê confrontado, rotineiramente, com necessidades de avaliar e priorizar questões e metas de trabalho.
 
É preciso não esquecer que a inserção geográfica de nosso município, na Região do Alto- Oeste, por si só, já é um fator relevante e influenciador de políticas administrativas desta cidade.
                                         II. A MUDANÇA
Só foi possível modernizar, imprimir o ritmo necessário e adotar o empreendedorismocomo ideal de nosso governo, porque fizemos uma análise minuciosa, área por áreavisando identificar os erros administrativos que vinham de longa data.
Por isso é que, no nosso caso, o slogan “É preciso mudar” nunca foi uma peça de retórica. Ele surgiu em conseqüência da constatação de que, nas gestões anteriores havia:
·         ausência de planejamento de curto, médio e longo prazos;
·         visão limitada e passiva do papel que o município representa na respectiva região;
·         fraca percepção do conceito de organização e autonomia tributária do nosso município;
·         incapacidade de visualizar o cenário de riscos a que estava exposta a cidade;
·         incompreensão da forma correta de operação de dois sistemas municipais básicoso de saúde e o de assistência social;
·         pouca disposição para enfrentar hábitos e vícios administrativos quepredispunham a Prefeitura a  tratar as questões e problemas sempre de forma casuística;
·           dificuldade de perceber o papel da gestão pública como um dos indutores do crescimento econômico e urbano;
·           distanciamento e pouca articulação com os segmentos representativos da sociedade;
·           debilidade para entender momento e circunstância  que exigiam liderança da Prefeiturana formação de parcerias específicas, e indispensáveis, nas áreas objeto de determinadas demandas sociais.

                                                   III. MOBILIZANDO MEIOS E MENTALIDADES
Este objetivo espelha – com muita propriedade – a razão de ser de nosso projeto político.
Qualquer tarefa desta natureza requer uma liderança; e coube ao destino atribuir a mim este honroso dever.
Mas, o que afirmo – e digo isso com muito orgulho – é que este projeto só se tornou real porque ele foi uma obra coletiva . E coube ao povo a decisão de romper com o passado e determinar a Pau dos Ferros que queremos para todos.
Quando procedemos aos estudos iniciais, surgiu a convicção de que o nosso projeto, para a cidade,em virtude do déficit administrativo governamental, teria de ser de longa duração.
Inverter a tendência do governo municipal e corrigir erros – que se acumularam ao longo de nossa história – não era tarefa de pequeno porte. Era indispensável esclarecer mentalidades e coordenar trabalhos de grande alcance, tais como a criação de:        
·         uma eficaz e sustentável rede de apoios políticos parlamentares;
·         um amplo e diversificado Plano de Governo, compreendendo um vasto cronograma de obras e serviços;
·         processos de cidadania estimulada e praticada do qual resultaram vitórias exemplares como a instalação dos Campus da UFERSA e o do IFRN neste município;
·         um canal radiofônico oficial de comunicações e esclarecimentos da Prefeitura junto a população;

IV. UM PROJETO VITORIOSO
O que dá qualidade a avaliação de desempenho de um governo são as fontes de referência e quanto elas são consensuais.
A população de Pau dos Ferros foi consultada, através de pesquisaem seus 18 bairros, e o resultado nos foi amplamente favorável, numa proporção de 80%; configurando uma incisiva aprovação.
As avaliações institucionais que precederam a concessão do Selo UNICEF/2008, a publicação doÍndice FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e O Prêmio Prefeito Empreendedor, que nos foi outorgadopelo SEBRAE, complementam e consagram a opinião dos habitantes desta cidade.
Do contexto administrativo realizador, resultou um sentimento transparente de dever cumprido.
Este estado de espírito não poderia ser privativo apenas do gestor municipal. O efeito propagador se estendeu, por toda a população, que elegeu e concedeu a este Prefeito dois mandatos sucessivos.
Esta foi a razão, e a causa básica, do grande entusiasmo demonstrado pela população que – consciente de tudo isto – sentiu-se no dever de ir as ruas, defender os legítimos interesses da cidade.
V. A GRATIDÃO RECONHECIDA
Não se faz um governo sem uma equipe competente e motivada, e a sua sustentabilidade, depende do equilíbrio dos poderes e da aprovação da população.
Nunca me esqueci dos apoios que recebi – ao longo dos oito anos de mandato – todos eles muito importantese dos quais sou um eterno devedor, e que especifiquei, minuciosamentenasMensagens Anuais de Abertura do Ano Legislativo, apresentadas a Câmara Municipal de Pau dos Ferros.
Se existe um dever que a vida política exige de seus protagonistas é o da fidelidade a apoios e compromissos. E o princípio orientador, nesta matéria, é o mesmo da ética na conduta pessoal e profissional. Sem o amparo da ética o ser humano estará fragilizado para enfrentar as adversidades da vida pessoal e as interpostas no próprio mundo da política.
A história tem demonstrado que, através de vários exemplos os desvios de condutanesta área da atividade política, resultam no fim de carreiras promissoras, mas, abatidas em pleno vôo.
Em documento desta natureza, resumido como deve ser, eu gostaria de ser enfático ao dizer que devo tudo a minha equipe de trabalho, aos parlamentares que me deram sustentação política, e a este extraordinário povo.
Não consigo me distanciar de vocês sem que um recorrente pensamento – expresso em nosso Hino Nacional – dê o tom de admiração que tenho por este “povo heróico”; que soube esperar, que escolheu o Plano de Governo correto, para o nosso municípioe o defendeu em diversos locais e ocasiões com o máximo de cidadania e amor à terra pauferrense.
Gente que acreditou em nossas idéiasnossos projetos e foi protagonista das três últimase memoráveis, campanhas eleitoraise a quem Pau dos Ferros deve muito.
Sem a participação, esclarecida e vitoriosa, de nossos eleitorescertamente a história desta cidade teria sido bem diferente; trilhando caminhos nada virtuosos para os sagrados interesses de nossa comunidade.
Jamais me distanciarei; a identidade e o comprometimento com esta cidade são pessoais e irreversíveis.
É do fundo do coração que desejo a todos vocês um próspero Ano Novo com muita paz, saúde e prosperidade.
Com toda a minha estima,
Pau dos Ferros, 28 dezembro de 2012
(a)  Leonardo Nunes Rêgo
    Prefeito Municipal
2

Nenhum comentário:

Postar um comentário