Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Quadrilha explode o cofre do Banco do Brasil de Umarizal e causa pânico em moradores na madrugada!

Ação dos criminosos aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 31 de janeiro

Pelo menos 10 homens, todos armados, causaram terror em Umarizal, cidade da região Oeste potiguar. Na madrugada desta sexta-feira, 31 de janeiro, a quadrilha usou dinamite para arrombar o cofre do Banco do Brasil, atirou em lojas, fizeram reféns e ainda roubaram um carro, que foi abandonado logo em seguida. Na fuga, grampos foram espalhados pelas estradas para impedir que a polícia partisse em perseguição.

Segundo informações, toda a ação durou mais de uma hora. Começou logo após a 1 hora da madrugada, quando os criminosos chegaram à cidade e explodiram o cofre do banco. Não há informações de quanto os assaltantes conseguiram levar do cofre.
O Mural 

* Madrugada de terror em Umarizal pois elementos tentaram estourar o cofre do Banco do Brasil da cidade.

A cidade de Umarizal na região oeste do RN, viveu uma madrugada de terror, por volta das 2h, nesta sexta-feira (31), pois elementos tentaram estourar o cofre da agência do Banco do Brasil.

Segundo informações a ação não foi exitosa por parte dos bandidos pois não conseguiram estourar o cofre contudo uma verdadeira chuva de "bala" foi registrada em Umarizal.

O Banco do Brasil, um supermercado e a delegacia foi simplesmente metralhada pela quadrilha em uma ação demorada e apavorante para os moradores da cidade oestana.
J. Marcolino




Polícia Civil do RN dá dicas de como se prevenir de golpe no WhatsApp


Criminosos invadem contas de WhatsApp e pedem dinheiro a contatos da vítima — Foto: Rafael Barbosa/G1
Criminosos invadem contas de WhatsApp e pedem dinheiro a contatos da vítima — Foto: Rafael Barbosa/G1
A empresária Clara Santos, de 34 anos, colocou um anúncio em um site de vendas em Natal. Pouco tempo depois, recebeu uma ligação. Era um suposto atendente do próprio site, de um número com DDD de São Paulo, que pediu para que ele confirmasse seus dados. Em seguida, o suposto funcionário disse que enviaria um código para o celular dela e que assim que ela dissesse o código que recebeu o anúncio no site de vendas seria liberado. Clara passou o código. A partir daí ela não conseguiu mais acessar o WhatsApp no seu celular. Clara foi vítima de um golpe e teve o WhatsApp clonado.
De acordo com a Polícia Civil do RN, os golpes através sites de compras têm se tornado recorrentes. E o destino mais comum dos criminosos é o WhatsApp. Depois que o estelionatário consegue clonar a conta, começa a mandar mensagem para vários conhecidos da vítima pedindo dinheiro.
Ao ligar para a vítima se passando por funcionários do próprio site, os criminosos pedem a confirmação de um código, que chegará por mensagem de texto no celular. Na verdade, o criminoso está tentando acessar o WhatsApp dessa pessoa de outro lugar.
Ele pega o número do telefone e tenta cadastrar o aplicativo em outro dispositivo. Quando isso acontece, a empresa que administra o app envia uma senha para o aparelho de origem, para que o usuário informe se não se trata de uma invasão. Essa senha precisa ser digitada no aparelho novo, em que se pretende usar o WhatsApp.
Se a vítima fornecer esse código, o bandido tem acesso aos dados do aplicativo no celular dele, e cancela o uso no dispositivo original. A partir daí, começa a se comunicar com os contatos, solicitando, normalmente, quantias em dinheiro.
Como se prevenir
O setor de Inteligência da Polícia Civil alerta que aplicativos como Instagram, WhatsApp e Facebook dão possibilidade aos usuários de fazer uma autenticação do uso em duas etapas. Essa ferramenta está na aba de configuração dos apps. Depois de ativá-la, os acessos de dispositivos diferentes do original passam por confirmações de códigos.
No caso do WhatsApp, a primeira é a da senha gerada pela própria empresa e enviada por SMS. Depois disso, é necessário fazer uma segunda confirmação, esta por um código criado pelo próprio dono do aparelho original, que a empresa não tem acesso.
São seis dígitos que serão solicitados periodicamente durante o uso diário do app, além do pedido que acontece para a instalação em outros dispositivos.
Os policiais civis chamam a atenção também para o fato de que, sabendo disso, o estelionatário pode solicitar ao usuário essa segunda chave de segurança, após pedirem a primeira, que chega por mensagem. Entretanto, a partir daí fica mais nítido que não se trata de um contato da empresa de suporte, porque é uma senha feita pelo próprio usuário e de uso somente dele.
Ainda segundo o setor de Inteligência, é preciso também que as pessoas estejam em alerta para a essas ligações telefônicas. A Polícia Civil acrescenta que não é comum essas empresas entrarem em contato via telefone, pedindo confirmação de códigos. Portanto, quando ocorrer, é necessário se certificar.
O que fazer se cair no golpe
Caso o sistema seja invadido, tem jeito. A Inteligência da Polícia Civil orienta que após o golpe a vítima tente acessar o WhatsApp com o número original por diversas vezes. Após algumas tentativas, o próprio sistema do aplicativo bloqueará o uso por um determinado tempo.
Depois disso, é necessário entrar em contato com a empresa que gere o app, solicitando a remoção da conta. Esse pedido pode ser feito por e-mail (support@whatsapp.com), em português. A Polícia Civil afirma que, após alguns dias, é possível baixar novamente o aplicativo e utilizá-lo normalmente.
Além disso, é preciso avisar aos contatos salvos no celular que foi vítima do crime, para evitar que eles sejam também lesados.
Diferentes formas de atuação
Os policiais explicam que as maneiras de praticar esse tipo de estelionato também variam. Os investigadores comparam essa atividade com as antigas, já mais conhecidas. Como quando criminosos fingem ter um bilhete premiado e tentam extorquir dinheiro da vítima, depois de abordá-la na rua e levar até um terminal bancário, afirmando que precisam do montante para liberar o prêmio, que não existe. Ou mesmo a prática do sequestro forjado por telefone.
Os estelionatários têm se adaptado às plataformas digitais e mudado a forma de aplicar os golpes, se adequando ao que permitem esses novos meios. São links em e-mails com informações duvidosas sobre as vítimas, ligações com pedidos de confirmações de códigos de redes sociais, ou sites de compras. Atualmente, o maior alvo é o WhatsApp, pela facilidade de interação e acesso aos contatos da conta.
De toda maneira, segundo a Polícia Civil, esse tipo de crime está incluído na natureza de “engenharia social”. É impossível praticá-lo sem que haja um contato direto com as pessoas que serão o alvo dos golpistas. Não há como aplicar o golpe sem a participação da vítima. *G1 RN
JP

Umarizal/RN: Bandidos estouram o banco do Brasil


Na madrugada de hoje bandidos estouram agência do banco do Brasil de Umarizal, informações que entraram direto para o cofre principal e não mexeram nos caixas eletrônicos.
Passaremos mais informações quando obtidas.......



UFRN seleciona professores substitutos

Robson Pires

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRN) recebe inscrições para a seleção de professores substitutos/temporários. São oferecidas 23 vagas imediatas no total, distribuídas entre diferentes áreas nos campi de Natal, Currais Novos, Caicó e Santa Cruz.
Os processos seletivos serão compostos por provas escritas, didáticas e de títulos, que irão ocorrer entre os dias 2 e 13 de março.
As vagas estão previstas nos editais nº 03 e 04 da Progesp, com inscrições abertas até os dias 4 e 10 de fevereiro, respectivamente. Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (Sigrh), no menu Concursos, onde estão disponíveis os editais e formulários de inscrição.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Com greve confirmada, Governo apresenta proposta de Reforma da Previdência do RN nesta quinta


A governadora Fátima Bezerra (PT) vai apresentar nesta quinta-feira (29), a partir das 14h30, o projeto de reforma da Previdência para o Fórum Estadual de Servidores. Independente da proposta, os sindicatos já confirmaram uma greve geral nos dias 3 e 4 de fevereiro, quando a Assembleia Legislativa voltará às atividades.
O Governo pretende enviar a proposta da reforma ainda na primeira semana de fevereiro. A expectativa do Executivo é de que o projeto seja votado até março e as novas regras passem a valer ainda no primeiro semestre de 2020.
Parte dos sindicatos que compõe o Fórum dos Servidores promete endurecer e já programa manifestações para a frente da ALRN. A governadora Fátima Bezerra (PT) fará a leitura anual da mensagem na Casa legislativa dia 4 e deverá ser “recepcionada” pelos sindicalistas. *Agência Saiba Mais

Placas do padrão Mercosul entram em vigor nesta sexta

 Robson Pires

As placas padrão Mercosul, que entram em vigor em todo o país nesta sexta-feira (31), têm diversas mudanças em relação às placas cinza usadas atualmente na maioria dos estados. Uma delas é que agora a cidade do veículo não é mais informada na peça.
Nos estados que se adiantaram ao prazo, algumas placas novas chegaram a sair com a impressão do brasão dos municípios, mas a exigência foi retirada em 2018.
Agora este dado só pode ser conhecido por meio do QR Code, um código que é lido pelos celulares — mas, para chegar nessa informação, é preciso mais do que mirar o telefone.

Veículo roubado na Bahia é recuperado pela PRF em Pau dos Ferros/RN

O carro estava na posse de uma comerciante da cidade e portava placa clonada

A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na manhã desta quinta-feira (30), na BR 405, perímetro urbano de Pau dos Ferros/RN, região oeste do Estado, uma Pick Up Strada, ano 2015 e deteve uma mulher de 40 anos, comerciante da cidade.
Policiais Rodoviários Federais realizavam patrulhamento na cidade, quando abordaram o veículo com placa da cidade de Coaraci/BA. De imediato, perceberam que havia inconsistência na numeração do chassi afixada nos vidros.
No detalhamento da fiscalização, descobriram que a Strada estava transitando com uma placa clonada, pertencente a um outro veículo do mesmo ano e modelo, que havia sido roubado no ano de 2015, na cidade baiana de Irara.
Diante do flagrante delito, a mulher que detinha a posse do veículo foi detida e encaminhada para a delegacia de polícia civil local.
Destaca-se que apenas no mês de janeiro deste ano, já foram recuperados pela PRF no Rio Grande do Norte, um total de 23 veículos roubados, além de nove apreendidos por adulteração na numeração do chassi e do motor.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Polícia de Pau dos Ferros desarticula grupo criminoso e prende foragido da justiça de outro estado.

Ação Policial ocorreu no dia de ontem (28)
Policiais Militares que atuam diariamente nas ruas da cidade de Pau dos Ferros, em patrulhamento na referida cidade, se deparou com dois elementos em atitude suspeita numa motocicleta no bairro Manoel Deodato que, ao avistar a guarnição policial evadiram-se do local, sendo que, um deles fora capturado. E, em decorrência dessa prisão foram elucidados alguns assaltos aqui na cidade. O patrulhamento fora intensificado, culminando na prisão de mais quatro elementos, inclusive um foragido de Sergipe-Aracuju. AVANTE 7°BPM

Homem passa um ano preso no lugar de outra pessoa no RN


Homem passou quase um ano preso indevidamente no RN — Foto: Thyago Macedo/G1
Homem passou quase um ano preso indevidamente no RN — Foto: Thyago Macedo/G1
Um homem passou quase um ano preso no lugar de outra pessoa no Rio Grande do Norte, segundo informou a Defensoria Pública do Estado. Condenado pelo crime de furto, ele ganhou direito ao regime aberto em fevereiro de 2019, mas um mandado de prisão expedido no Pará com o seu nome o manteve detido de forma errada.
De acordo com o órgão, o mandado na verdade era destinado para um homem que tinha o nome parecido com o do preso no Rio Grande do Norte. As mães dos dois são homônimas, ou seja, têm o mesmo nome, o que pode ter facilitado o erro. Após a constatação do equívoco, o homem só foi solto no último dia 21 de janeiro.
De acordo com a Defensoria, o preso potiguar tinha sido condenado por furto em 2012. Na época, a pena determinada foi de prisão em regime aberto por dois anos. No entanto, o réu vivia em situação de rua e não foi encontrado para cumprir as determinações judiciais. Com isso, a Justiça decretou a prisão dele, que foi cumprida pela polícia em outubro de 2018.
Em fevereiro de 2019, após verificação do caso pela juíza responsável, a soltura dele foi determinada, para que pudesse cumprir a pena em regime aberto, mas o homem continuou preso por haver outra ordem de prisão expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
A família do preso procurou a Defensoria Pública para ter informações a respeito da detenção. Foi quando o erro acabou descoberto. Segundo a defensora Paula Braz, responsável pelo caso, o homem não foi colocado em liberdade por força de um mandado de prisão expedido erroneamente em seu nome.
“Constatamos que havia esse mandado, mas a família alegou que o homem nunca nem esteve no estado do Pará, o que nos levou a buscar mais informações”, afirmou.
Após contato com a Defensoria Pública do Estado do Pará, foi contatado que o mandado teve como origem uma ordem de prisão destinada a outra pessoa, mas que houve erro no momento da expedição do documento.
Apesar de terem mães homônimas – ou seja, com o mesmo nome – o cidadão do Rio Grande do Norte e o verdadeiro acusado do processo do Pará possuem nomes apenas parecidos.
Após pedido realizado pela Defensoria Pública do Pará, o juiz reconheceu o erro e recolheu o mandado de prisão. Assim, o potiguar foi colocado em liberdade. *G1 RN

Mulher é morta com tiro na cabeça dentro de casa durante assalto em Mossoró RN


O crime aconteceu na noite desta terça feira 28 de janeiro de 2020 na Rua José Toscano no Bairro Ouro Negro.
Uma mulher conhecida como Ceição foi morta dentro de casa com disparo de arma de fogo na cabeça.
As primeiras informações são se que dois criminosos de moto chegaram na Casa levaram as pessoas que estavam na calçada, para dentro do imóvel e anunciaram um assalto.
Após tomarem três celulares, atiraram na mulher sem nenhuma reação por parte das vítimas.

Fonte: Santana Notícias 

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Bolsonaro faz mais pelo RN que Fátima

Governo Bolsonaro libera R$ 5,5 milhões para 11 hospitais do RN
O governo Jair Bolsonaro liberou R$ 5,5 milhões das chamadas emendas de bancada, propostas pela bancada federal no Congresso Nacional, para beneficar 11 hospitais do Rio Grande do Norte. Os recursos serão destinados a aquisição de equipamentos, como aparelhos de raio x e de ultrassonografia, e insumos para procedimentos cirúrgicos.
Serão beneficiados os hospitais: Maria Alice Fernandes, Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Dr. João Machado, de Natal; Dr. Tarcísio de Vasconcelos, de Mossoró; Dr. Cleodon Carlos de Andrade, de Pau dos Ferros; Dr. Mariano Coelho, de Currais Novos; Monsenhor Antônio Barros, de São José do Mitipu; Hospital Regional de João Câmara; Alfredo Mesquita, de Macaíba; Hospital Regional do Seridó, em Caicó; e o Lindolfo Gomes Vidal, de Santo Antônio.

Dupla rouba estabelecimento comercial em Pau dos Ferros


Um estabelecimento comercial foi assaltado na tarde desta segunda-feira (27), na cidade de Pau dos Ferros/RN. O roubo foi registrado por volta das 15h no Centro da cidade.
De acordo com informações, dois malévolos chegaram, em uma motocicleta, entraram no comércio e anunciaram o roubo. Eles subtraíram certa quantia em dinheiro, que não foi revelada, além de aparelhos celulares do proprietário e clientes, em seguida fugiram com destino ignorado.
Viaturas da PM realizaram diligencias pelos bairros da cidade, contudo, os assaltantes não foram localizados.
A PM vem agindo, na madrugada de sábado(25) um dos meliantes que assaltaram a farmácia da Rua São João foi reconhecido e preso em um bar próximo ao campo de pouso. O larápio é natural da cidade de São Gonçalo do Amarante e estava morando no Bairro Manoel Deodato.
 *Nosso Paraná via JP

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Foragido da justiça é preso em José da Penha/RN

OCORRÊNCIA EM JOSÉ DA PENHA

DATA: 27/01/2020

HORA: 09H00

LOCAL: 

Avenida Pedro Simplício. Enfrente ao Cemitério. Centro. José da Penha/RN.

NAT.OCORRÊNCIA:

Captura de Foragido.

ACUSADO: 

Douglas Santos da Silva. 24 anos. Solteiro.
Natural de Maceió/AL.
Residente a Travessa Pedro Simplício, centro de José da Penha.

HISTÓRICO DA OCORRÊNCIA:

Na data, horas e local aqui citados, a GU de serviço recebeu uma denuncia de um suposto furto ocorrido na zona rural da cidade de José da Penha durante a madrugada dessa segunda feira.
Diante das informações prestadas, os PMs entraram diligências e conseguiram deter um suspeito.
Durante a abordagem policial, o suspeito não conduzia documentos pessoais e se identificou por nome Paulo Matheus de Oliveira.
Com versões controversas sobre seu verdadeiro nome, ele foi conduzido para o destacamento de polícia local para uma averiguação mais detalhada. Na unidade de polícia, em poucos minutos o suspeito confessou que usou nome falso para ocultar sua verdadeira identificação pois o mesmo era foragido da justiça por ter cometido um homicídio contra o seu padrasto, em setembro do ano passado, na cidade de Mossoró/RN.
Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Marcelino Vieira onde foi apresentado ao delegado de plantão. Lá foi constatado que havia um mandado de prisão contra o mesmo.
O acusado foi conduzido para exame de corpo de delito e em seguida encaminhado para o Presídio Regional de Pau dos Ferros onde ficará a disposição da justiça.

GUARNIÇÃO PM:

SGT. MARIZ
CBs. GEZUALDO E  JUNIOR.

TJRN abre inscrições para concurso com 33 vagas temporárias e salários de até R$ 5,5 mil nesta segunda

Sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/TJRN
Sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação/TJRN
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte abre nesta segunda-feira (27) o período de inscrições para o processo seletivo simplificado com 33 vagas para servidores temporários do quadro de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os salários oferecidos são de até R$ 5,5 mil acrescidos de auxílio-alimentação, de R$ 1,4 mil e auxílio-saúde, que varia de R$ 800 a R$ 1,2 mil.
De acordo com o edital, as inscrições podem ser feitas a partir das 8h até às 23h59 do dia 4 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Comperve (aqui), banca responsável pela seleção. A taxa de inscrição para o cargo de nível médio é de R$ 80 e para o de nível superior, de R$ 100. Veja a lista de cargos e salários abaixo.
De acordo com o TJ, esse é o primeiro concurso público lançado pelo Judiciário Estadual na área de TI e tem o objetivo de reforçar a equipe técnica que sustenta o sistema PJe, conforme orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O prazo de validade da seleção será de dois anos, prorrogável por igual período, de acordo com a conveniência do Tribunal. Veja o edital completo aqui.
Veja os cargos, quantidade de vagas e os salários oferecidos
Nível médio
  • Técnico de suporte sênior – R$ 2.676,61 (12 vagas, sendo 1 para pessoa com deficiência)
Nível superior
  • Coordenador técnico de atendimento e suporte – R$ 4.811,28 (1 vaga);
  • Analista de suporte pleno – infraestrutura – R$ 5.142,80 (6 vagas, sendo 1 para pessoa com deficiência);
  • Analista de suporte pleno – banco de dados – R$ 5.142,80 (6 vagas, sendo 1 para pessoa com deficiência);
  • Analista de sistemas sênior – R$ 5.520,16 (5 vagas, sendo 1 para pessoa com deficiência);
  • Administrador de sites (web master) – R$ 4.285,64 (3 vagas).
*G1 RN
JP

Dupla rouba farmácia em Pau dos Ferros


A Polícia registrou, na tarde desta sexta-feira (24), a ocorrência de um assalto a estabelecimento comercial localizado no Bairro São Benedito, em Pau dos Ferros/RN
O alvo dos criminosos foi uma farmácia. Segundo informações, os autores entraram no estabelecimento, que fica na Rua São João, por volta das 14 horas. Um deles exibiu uma arma de fogo, com a qual os funcionários e clientes foram rendidos e certa quantia em dinheiro foi subtraída e aparelhos celulares. Ambos se evadiram sentido Centro, e não foram localizados. 
*Nosso Paraná/JP

Estudo aponta 1 morte e 131 infectados por esporotricose no RN; pesquisadores alertam para crescimento da doença


Gatos são transmissores da doença — Foto: Cícero Oliveira
Gatos são transmissores da doença — Foto: Cícero Oliveira
Uma pessoa morreu e pelo menos outras 131 já foram infectadas pela esporotricose – doença emergente provocada por fungos e transmitida por gatos – no Rio Grande do Norte desde 2016. Isso é o que indica um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Eles estão preocupados com o crescimento no número de pacientes e animais atingidos no estado.
Essa micose chegou em solo potiguar há cerca de cinco anos. Hoje, os pesquisadores alertam que o fungo, do gênero Sporothrix, tem se espalhado muito rápido por Natal e região metropolitana, principalmente Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo. A doença também já foi encontrada em Santo Antônio.
A única morte no estado foi registrada em uma artesã de Parnamirim no ano de 2016. Ela contraiu a forma mais grave da doença, a pulmonar e, devido demora no diagnóstico, não resistiu. A probabilidade de óbito em humanos, no entanto, é baixa. Já nos animais, a esporotricose geralmente evolui para a morte, principalmente com a demora no início do tratamento.
A infectologista Evelin Pipolo, do Departamento de Infectologia da UFRN, foi responsável por diagnosticar o primeiro caso em humanos no estado, em outubro de 2016 – nos gatos, a confirmação aconteceu em 2015.
Segundo Pipolo, os pacientes infectados apresentam geralmente ferimentos visíveis devido a mordida ou arranhão de gatos. A infecção pode ocorrer também pelo contato do fungo na pele ou mucosa por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha ou lascas de madeira e contato com vegetais em decomposição. Basta uma microlesão ou uma simples coçada de olho para o microrganismo se instalar.
Segundo o biomédico Thales Arantes, do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN), essa espécie de fungo causa lesões mais graves e se prolifera em menor tempo quando comparada a outras, principalmente nos animais. “É importante o controle da esporotricose porque com um gato doente no ambiente doméstico, muito provavelmente, você e/ou algum membro da família irão contrair esporotricose também. As chances são de pelo menos 70%. Por isso, quanto mais rápido o diagnóstico e início do tratamento, menor será a dispersão do fungo no ambiente”, afirma o pesquisador.
Tratamento
Um dos fatores preocupantes é o desconhecimento sobre a doença, que pode retardar o diagnóstico – o período de incubação da esporotricose é variável, de uma semana a um mês, podendo chegar a seis meses após a entrada do fungo no organismo. O diagnóstico laboratorial dos casos humanos até o momento, tem sido realizado no laboratório da Faculdade de Farmácia da UFRN, no âmbito de um projeto de pesquisa.
Para a médica Eveline Pipolo, outra preocupação é em relação à garantia do tratamento. “A esporotricose é tratada com Itraconazol, medicamento relativamente caro para pessoas em vulnerabilidade social. Seu custo médio é de R$ 80 mensais, com um tempo de tratamento que varia de três a seis meses, podendo se estender por um ano”, explica.
A médica infectologista Evelin Pipolo descobriu o primeiro caso em humanos no RN — Foto: Cícero Oliveira
A médica infectologista Evelin Pipolo descobriu o primeiro caso em humanos no RN — Foto: Cícero Oliveira
Atualmente, o Ministério da Saúde tem fornecido o medicamento para o Departamento de Infectologia da UFRN, que funciona dentro do Hospital Giselda Trigueiro. Mas, para Pipolo, não é possível garantir que o fornecimento desse insumo continue por muito tempo se os casos aumentarem no estado.
Transmissão
Para os especialistas, a maior dificuldade está no número de animais abandonados. Eles estimam que pelo menos 150 mil felinos estejam pelas ruas, o que dificulta na forma de evitar a proliferação da micose. Até agora, 117 gatos foram diagnosticados com a doença, de 195 amostras enviadas. “O controle da doença está intimamente ligado ao controle dos gatos”, reforçou Eveline Pipolo.
A esporotricose é semelhante a doenças como carcinomas e leishmaniose. Por isso, é recomendado que os tutores, ao perceberem lesões na pele dos animais, os levem imediatamente ao médico veterinário, ou em casos extremos ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, para que seja feito o diagnóstico.
Os animais com suspeita da doença não devem ser abandonados. Caso o tutor não tenha condições de tratar o animal, ele deve procurar os CCZs. Animais em tratamento devem ficar isolados, geralmente em caixas ou espaços de contenção para evitar espalhar o fungo. A medicação precisa ser administrada via oral, o que, geralmente, acarreta traumas como arranhaduras ou mordidas.
No caso de morte dos animais, não se deve enterrar ou jogar no lixo, pois como algumas espécies de Sporothrix são mais geofílicas, ou seja, têm afinidade pelo solo, elas manterão ativo o ciclo da doença. O correto é a incineração do corpo do animal, de maneira a minimizar a contaminação do meio ambiente. O ambiente onde está ou esteve o animal contaminado também precisa ser desinfetado.
Segundo o Instituto Oswaldo Cruz, 65 pessoas no Brasil entre 1991 e 2015 morreram por causa da esporotricose – 36 só no Rio de Janeiro. *G1 RN

domingo, 26 de janeiro de 2020

Urgente! Homem acaba de despencar da barragem de Apodi/RN


Queda aconteceu neste domingo (26) na barragem de Santa Cruz, em Apodi.

Um homem ainda não identificado caiu da parede da barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, na região Oeste potiguar.

O acidente aconteceu a pouco tempo, em instantes a matéria será atualizada com outras informações.

Fonte: Blog Apodiario

sábado, 25 de janeiro de 2020

Mulher sem mãos e pernas diz que teve benefício negado pelo INSS por não poder assinar papel

Foto: G1
Uma mulher sem mãos e pernas diz que teve um pedido de benefício negado por não poder assinar os documentos oficiais que autorizam o pagamento do auxílio pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Porto Velho.
A ex-sinaleira Cleomar Marques conta que entrou com três pedidos no INSS desde dezembro de 2018 e que todas as solicitações foram negadas. Ela relata ainda que, na primeira delas, isso aconteceu porque ela não poderia assinar os papéis.
“Uma servidora puxou os papéis e perguntou: ‘Quem vai assinar? Você assina?’. Eu disse que não podia assinar, mas, sim, a minha filha ou minha mãe. A mulher, então, olhou e disse: ‘Então, não vale’. Daí, ela pegou, rasurou o papel e jogou fora”, afirma Cleomar.
Já no ano passado, ela entrou com outros dois pedidos de benefícios: auxílio-doença, em 25 de março, e benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência, em 14 de maio.
Em nota divulgada nesta quinta-feira (23), o INSS diz que “nenhum benefício foi negado em razão da falta de assinatura em requerimento”.
“Os dois pedidos de benefício [de 2019] foram indeferidos por critérios legais: no caso do auxílio-doença, em razão da falta de carência para solicitar o benefício; no caso do BPC [Benefício de Prestação Continuada], por critério de renda. Não há registro de reclamação do atendimento mencionado em 2018”, continua o comunicado.
“Os dois pedidos de benefício analisados em 2019 foram protocolados em meio digital, com registros de assinatura por curador.” O instituto diz ainda que “vai instaurar procedimento administrativo para apurar os fatos”;
Redação Paraíba Debate com G1

SUCUPIRA PERDE: PREFEITO MORRE E INAUGURA CEMITÉRIO EM CIDADE MINEIRA


O prefeito de Bonito de Minas (MG), Zé Galego, de 64 anos, faleceu na última sexta-feira, 17. O corpo dele foi o primeiro a ser sepultado na parte da ampliação do cemitério municipal, considerada, na prática, como um “novo cemitério”, construído durante sua própria gestão. A obra ainda está em fase de acabamento. As informações são do Diário de Pernambuco.
Zé Galego viajava sozinho para Brasília (DF) e, na estrada, sentiu uma dor no peito. Procurou um hospital de Planaltina (GO), onde sentiu um infarto. Os médicos tentaram reanima-lo, sem sucesso.

O Bem-Amado

O episódio remete à novela O Bem-Amado, da TV Globo, exibida em 1973. Prefeito da fictícia Sucupira, Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo) elegeu-se com a promessa de inaugurar o cemitério municipal.

Mas, depois disso, ninguém morria na cidade. A “inauguração” da obra coube ao próprio Odorico, assassinado a tiros por Zeca Diabo (Lima Duarte), um matador que o prefeito havia contratado para “providenciar” o primeiro morto do novo cemitério.

Nessa segunda-feira, 20, foi empossado como prefeito de Bonito de Minas o presidente da Câmara Municipal, o vereador Dilson Barbosa Santana (PP), o “Dilson de Senhorinha”. Por conta da morte de Zé Galego, foi decretado luto oficial no município nessa segunda e nesta terça-feira, 21.

Bonito de Minas possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,537, um dos mais baixos de Minas Gerais. Por outro lado, o município tem uma grande extensão territorial (3.914 quilômetros quadrados).

Diário de Pernambuco

Justiça determina pagamento de pensão mensal de R$ 100 mil à viúva de Gugu


 Robson Pires
A Justiça de São Paulo acolheu pedido de pensão à viúva do apresentador de TV Gugu Liberato, Rose Miriam di Matteo e fixou alimentos provisórios em seu favor, a serem pagos pelo espólio, no valor de R$ 100 mil por mês.
A decisão foi tomada pelo juiz da 9.ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Central da Capital. Na decisão o magistrado ressalta que o valor é equivalente ao que Gugu destinou para sustento da mãe dele, Maria do Céu. “Bem satisfaz, ao menos para este momento, a equação possibilidades do alimentante (espólio) e necessidades da alimentada”, anotou o magistrado.

Servidores que ocupam cargo comissionado no Governo tem até 20 de fevereiro para informar se serão candidatos este ano


 Robson Pires
Quem tem cargo comissionado no Governo do Rio Grande do Norte tem até o dia 20 de fevereiro para informar se pretende disputar a eleição deste ano.
O Governo quer garantir que a desincompatibilização, cumprindo o prazo eleitoral, não vá atrapalhar as substituições. A decisão já foi passada aos gestores de todas as pastas pelo Gabinete Civil.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Estilista Riacruzense, Jorge Henrique, veio a óbito após complicações de saúde


A cidade de Riacho da Cruz, localizada no interior do Estado do Rio Grande do Norte, foi pega de surpresa com o falecimento inesperado do jovem, Jorge Henrique, o mesmo veio a óbito após complicações de saúde, chegou a ficar hospitalizado e colocado na UTI, mas infelizmente não resistiu.

Jô Henrique, apelido carinhosamente dado a Jorge Henrique pelas famosas do mundo do forró é de Riacho da Cruz- RN e estava ganhando destaque no Brasil inteiro através de seus trabalhos com peças luxuosas para as cantoras de forró. 
Jorge Henrique se encontrou artisticamente quando começou a trabalhar em uma loja de tecidos em Mossoró- RN, a rotina com os acessórios despertou no mesmo a curiosidade de produzir, então produziu sua primeira peça para a amiga e conterrânea Cleo Moura do Forró Swing A3. A partir de então suas produções foram tomando outras fronteiras, o mesmo anualmente passa uma temporada em São Paulo produzindo para algumas escolas de samba, e assim o foi ganhando destaque. 
Seu último look foi para nada mais, nada menos do que a dona da porra toda Solange Almeida. Entre tantas como Márcia Fellipe, Taciana Gomes do Forró Cristal Quebrado de Fortaleza, Mastruz com Leite, Daysinha Cid (Ex- Saia Rodada), e os potiguares Aline e David. 

Fonte: Jornal Potiguar 
João Moacir

Mais dois casos de sarampo são registrados no RN, diz Secretaria de Saúde


Vacina é a forma de prevenção da doença — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Vacina é a forma de prevenção da doença — Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap) confirmou nesta quinta-feira (23) que mais dois casos de sarampo foram confirmados no estado. Com isso, o total de casos no Rio Grande do Norte subiu para oito.
A atualização dos dados consta no boletim epidemiológico da Sesap divulgado nesta quinta-feira (23). Ele é referente à última semana de 2019.
As últimas pessoas infectadas haviam sido diagnosticadas com a doença em novembro do ano passado. O primeiro caso no estado após 19 anos foi registrado em julho de 2019 – um homem de 54 anos que havia tido viagem recente à São Paulo.
Além dos casos confirmados, outros 29 estão em investigação e 57 foram descartados. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a maior concentração dos casos em investigação é na Região Metropolitana de Natal.
Entre os oito casos confirmados, três foram em Natal e duas em Tibau do Sul (uma delas um bebê de 1 ano e seis meses), as duas cidades que mais reúnem infectados pela doença.
O sarampo é uma doença infecciosa grave causada por um vírus. A transmissão ocorre pela tosse, fala, espirro ou respiro próximo. Se o paciente apresentar febre e manchas no corpo acompanhado de tosse, coriza ou conjuntivite, deve procurar auxílio médico. De acordo com a Sesap, essa recomendação serve principalmente para quem esteve nos 30 dias anteriores em locais com circulação do vírus. Qualquer caso suspeito deve ser informado imediatamente às Secretarias Municipais de Saúde.
A forma mais efetiva forma de prevenção da doença é pela vacinação.
Sarampo tabela — Foto: Arte/G1
Sarampo tabela — Foto: Arte/G1
Sarampo tabela — Foto: Arte/G1
Blog JP