Páginas

sábado, 29 de fevereiro de 2020

RN tem 495 casos de dengue confirmados

Robson Pires

Em 2020, o Rio Grande do Norte já registrou 495 casos confirmados de dengue e 1.853 notificações. A Secretaria Estadual de Saúde alerta para o início de uma epidemia da doença, pois os números já são maiores que os registrados no mesmo período do ano passado.
Segundo a coordenadora do programa estadual de arboviroses, Flávia Moreira, as autoridades estaduais de saúde anteciparam eventos de mobilização de combate ao Aedes e estão preparados para auxiliar os municípios no enfrentamento do período em que há mais ocorrências da doença, que vai de janeiro até maio.

Acidente com vítima fatal em Pau dos Ferros RN


Um acidente tipo colisão entre carro e moto deixa uma vítima fatal em Pau dos Ferros.
O acidente aconteceu em frente a Ufersa e uma pessoa identificada inicialmente pelo nome de Gessi de Francisco Dantas, condutor da moto teve morte instantânea no local.
Não se sabe até o momento quantas pessoas estavam no carro e qual o estado de saúde do ou dos ocupantes. 
João Moacir



Homem mata a esposa a faca no Sítio Jacu em Francisco Dantas RN


Um homicídio cometido por arma branca foi registrado nessa última noite de fevereiro no Sítio Jacu em Francisco Dantas RN. 
Joasse Aquino matou a esposa, conhecida por Joana Dark Ferreira a facadas.
Policiais de Francisco Dantas e Portalegre agiram rápido e conseguiram prender o acusado de cometer o crime.
Francisco Dantas que já teve um morto por acidente na tarde dessa sábado, agora já soma duas mortes trágicas nesse último dia do mês de fevereiro.
Blog João Moacir

DER-RN realiza campanha contra o transporte ilegal de passageiros e alerta para riscos

JP
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) tem intensificado o combate ao transporte clandestino de passageiros no Rio Grande do Norte, com operações de fiscalização e de conscientização em pontos de grande fluxo de veículos. Nesse sentido, o órgão está lançando a campanha “Transporte Legal”, com peças publicitárias nas redes sociais e abordagens educativas nas rodovias que cruzam o Estado.
Foram produzidos, pela equipe da Assecom, banners informativos para as redes sociais, mostrando os prejuízos causados pelos clandestinos ao sistema regular de transporte, bem como os benefícios gerados por quem cumpre a legislação. Um vídeo dá suporte à campanha, mostrando uma operação de fiscalização na Rota do Sol, em Pium, com esclarecimentos do diretor de Transportes do DER-RN, Rômulo Lins.
De acordo com o diretor-geral do DER-RN, Manoel Marques, o objetivo principal da campanha é a segurança do usuário. Ele também cita outros problemas relacionados ao transporte ilegal. “Não é bom para ninguém. Não é bom para o usuário, porque não garante ele chegar a seu destino; não garante sua segurança; coloca em risco a vida das pessoas, principalmente se houver um acidente, pois os seguros não cobrem. Fora outros riscos que a gente tem visto na televisão, como estupros, assaltos, entre outras coisas.”
Manoel Marques faz um apelo à população para que ajude o DER-RN a combater o transporte ilegal de passageiros, não optando por esse tipo de serviço. Ele informa que as empresas de transporte também estão sendo convocadas para um ajuste de gestão, dando oportunidade para que melhorem seus serviços.”
“A população precisa ter ciência de que ela está correndo risco e ao mesmo tempo destruindo o sistema de transporte regular, porque é desleal essa concorrência de pessoas que não pagam impostos e não estão regularizados no DER-RN. A própria Polícia Rodoviária Federal, nossa parceira, tem tido uma ação muito intensa nesse período. Então achamos por bem criar essa campanha para conscientizar a população da necessidade de usar o transporte legal e regular”, comenta Manoel Marques.
Entre os benefícios do transporte regular de passageiros, a campanha destaca: garantia da meia passagem para estudantes; transporte gratuito para idosos; seguro obrigatório com indenização em caso de acidentes; veículos autorizados garantem, principalmente, segurança aos passageiros durante as viagens, pois são vistoriados e fiscalizados frequentemente, dentro das normas estabelecidas; além de segurança, conforto higiene adequados; itinerários pré-estabelecidos; cumprimento de horários; acessibilidade garantida.
Quanto aos riscos do transporte clandestinos, destaca-se: motoristas sem experiência e veículos sem manutenção causam acidentes e podem colocar a vida dos passageiros em risco; se o veículo for parado em uma blitz, ele será apreendido e o passageiro terá que pegar outra condução; em caso de acidentes envolvendo transporte irregular, a vítima não poderá ser indenizada.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Secretaria de Saúde de Francisco Dantas realiza Campanha de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis

A Secretaria de Saúde de Francisco Dantas realizou na última sexta-feira, uma campanha de prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) às vésperas do Carnaval 2020.

Ela consistiu em informar as pessoas sobre as várias formas de prevenção e oferecer a elas a possibilidade de escolher e combinar as formas que melhor se adequam às necessidades de cada um. Para isso, abordagens individuais e coletivas foram realizadas em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS). Profissionais de saúde distribuíram preservativos e distribuíram panfletos sobre as ações educativas e preventivas.

Segundo a secretária de Saúde, Ariane Figueiredo, o foco da campanha foi a população jovem. "Nós buscando orientar sobre a importância das estratégias da prevenção combinada. Usar preservativo e saber que posso me divertir no Carnaval, é importante eu gostar de mim e me proteger para evitar as doenças", explica.




Suicídio em Pau dos Ferros/RN

Informações que foi uma neta de Anísio da Pousada, traremos mais informações...

Criança de 10 anos está entre os possíveis casos suspeitos de coronavírus no RN



Uma criança de 10 anos de idade está entre os três casos suspeitos de Covid-19 em investigação no Rio Grande do Norte. A doença é causada pelo novo coronavírus. 
Além da criança, que é do sexo feminino, há outras duas mulheres em observação – uma de 28 anos e outra de 45.

Fonte: Robson Pires

Jovem sofre tiro acidental no rosto enquanto limpava arma em Caraúbas RN


Um jovem de 20 anos ficou ferido após ser atingido por um disparo acidental de uma arma de fogo na tarde desta quarta-feira (26), no conjunto Maria Bandeira em Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo da Polícia, familiares relataram que ouviram um disparo no interior da residência, a vítima Junior Cirlei Alves, que completa 21 anos em maio, saiu correndo para fora pedindo socorro para ser conduzido ao hospital. O rapaz estava limpando um revólver calibre.32 quando houve o disparo.
Junior Cirlei foi socorrido para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, onde segundo informação, a bala ficou alojada na região da face. A vítima não corre risco de morte.
O caso deve ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que tem como delegado titular, bacharel Christiano Othon.

Fonte: Icém Caraúbas
J. Moacir

Secretaria de Saúde diz que está investigando três possíveis casos de coronavírus no RN


Uma das pacientes investigadas pela Sesap fez exames no Hospital Giselda Trigueiro — Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi
Uma das pacientes investigadas pela Sesap fez exames no Hospital Giselda Trigueiro — Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou nesta quarta-feira (26) que está investigando três possíveis casos de coronavírus no estado. De acordo com a Sesap, exames foram realizados nas pacientes para confirmar as suspeitas. Agora elas estão em quarentena domiciliar.
A Sesap informou que a investigação é para confirmar se os casos atendem, ou não os critérios para serem considerados suspeitos. As pacientes são uma menina de 10 anos, que estava em um cruzeiro que ia pra Xangai e foi desviado pra Hong Kong, e duas mulheres, uma de 28 e outra de 45 anos, que viajaram para o norte da Itália. Não há grau de parentesco entre as três.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria, após os resultados desses procedimentos médicos a pasta convocará uma entrevista coletiva para divulgar mais informações.
O Ministério da Saúde afirmou também nesta quarta (26) que está comprovado o caso positivo de coronavírus na capital paulista. Este é o primeiro caso da doença no país e em toda a América Latina.
Confira as principais informações:
  • Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus no país
  • Trata-se de um homem que mora em SP, tem 61 anos, e veio da Itália
  • Ele está em quarentena domiciliar
  • 30 pessoas da família estão sob observação
  • Além destes casos, há pacientes em investigação em todo o país
  • Outros 59 casos foram descartados
  • 16 passageiros que estiveram no mesmo voo devem ser postos em observação – alguns podem ter pego conexão e ido para outros destinos
Caso confirmado em São Paulo
De acordo com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o paciente com Doença pelo Coronavírus 2019 (Covid-19) chegou ao país vindo da Itália. Ele estava assintomático e, depois de alguns dias, procurou um serviço de saúde com sintomas respiratórios. Antes, ele havia participado de uma reunião familiar, o que levou o Ministério da Saúde a colocar 30 pessoas que tiveram contato com ele em observação.
O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira, afirmou que ele é hipertenso e que por ter mais de 60 anos está entre os pacientes que apresentam maior risco, mas no caso dele específico, os sintomas são leves e a doença não evoluiu para um quadro mais grave.
O hospital Albert Einstein registrou a suspeita, fez um teste, que deu positivo. O caso foi para o Instituto Adolfo Lutz para contraprova, que foi concluído em três horas, comprovando a infecção por coronavírus. A média de conclusão do exame é de três dias, segundo Mandetta.
Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/AP
Imagem de microscópico mostra o novo coronavírus, responsável pela doença chamada Covid-19 — Foto: NIAID-RML/AP
Passageiros não ficarão em quarentena
De acordo com o ministro Luiz Henrique Mandetta, os passageiros que estavam no avião com o paciente detectado com Covid-19 não serão postos em quarentena.
Entretanto, 16 passageiros devem ficar em observação: a partir da poltrona onde o paciente viajava, serão monitorados os passageiros dos lados e das duas fileiras à frente e atrás.
“Não existe quarentena porque não existe eficácia nesse tipo de situação”, afirmou.
A recomendação é que os passageiros entrem em contato com a companhia aérea e informem o quadro respiratório e o local em que viajaram para que se verifique a proximidade que estavam a este paciente.
Repatriados de Wuhan X caso confirmado em SP
O ministro da Saúde esclareceu as diferenças entre os casos dos repatriados de Wuhan, que ficaram em quarentena em uma base militar em Goiás após chegarem da China, e o caso confirmado de Covid-19 em São Paulo, que está em quarentena familiar.
Sobre os repatriados, Mandetta disse que eles vieram de uma região epidêmica e iriam para diversas partes do país, o que poderia espalhar o vírus caso estivessem infectados.
“É de bom senso que você traga [ao Brasil] e aguarde 14 dias [para checar os sintomas]”, afirmou Mandetta. Ele relembrou que foram feitos testes antes do embarque e durante a quarentena – todos deram negativo para a doença.
Já o paciente de SP esteve em trânsito quando estava assintomático e já estava em casa quando apresentou os sintomas.
“Você levar este paciente para dentro de um ambiente hospitalar só aumenta as chances de outros pacientes, em estado debilitado, serem acometidos”, afirmou.
“O isolamento domiciliar é o mais recomendado [para casos leves]. Temos que levar pessoas com quadro respiratório grave para o ambiente hospitalar, mas não pessoas que estão com resfriado, em bom estado geral, se alimentando, com febre baixa e que usam qualquer um desses antitérmicos [para aliviar os sintomas]”, afirmou Mandetta.
Infográfico - Entenda a Mers — Foto: Infográfico/G1
Infográfico – Entenda a Mers — Foto: Infográfico/G1
Centro de monitoramento
As autoridades sanitárias orientam que os pacientes com os sintomas da doença procurem o serviço de saúde mais próximo, caso apresentem febre, dificuldade para respirar, tosse ou coriza, associados a aspectos epidemiológicos como histórico de viagem em área com circulação do vírus ou contato próximo a algum caso suspeito ou confirmado laboratorialmente para coronavírus.
Para acompanhar esses casos suspeitos, o governo de São Paulo anunciou a criação de um centro de operações de emergência, que funcionará 24 horas por dia, controlando os registros do coronavírus em todo o estado.
O plano de ação, lançado em parceria com a Prefeitura de São Paulo, integrará profissionais de todos os municípios e inclui a compra de equipamentos de proteção para funcionários de saúde.
Dicas de Prevenção
  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.
Casos de novo coronavírus pelo mundo, incluindo o Kuwait, nesta segunda-feira (24) — Foto: Arte/G1
Casos de novo coronavírus pelo mundo, incluindo o Kuwait, nesta segunda-feira (24) — Foto: Arte/G1

Associação dos Oficiais Militares divulga nota contra decisão judicial que favorece coronéis

 Robson Pires
Associação dos Oficiais Militares do Rio Grande do Norte publica hoje uma nota oficial criticando a postura dos coronéis que tentam se manter no posto, mesmo com a previsão pelo estatuto da Policia Militar de que após 30 anos de serviço e cinco anos no cargo o profissional é transferido para reserva.
A Associação alerta que a Justiça está, a revelia da lei, concedendo liminares favorecendo os coronéis. “Fato que traz importante contribuição para alternância de poder e oxigenação dos quadros”, diz um dos trechos da nota.
Leia a nota na íntegra:
JUSTIÇA AJUDA CORONÉIS A SE PERPETUAREM NO PODER
A Associação dos Oficiais Militares do Rio Grande do Norte repudia a postura de alguns integrantes do Judiciário potiguar que estão interferindo na administração da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, com decisão que favorece a perpetuação de coronéis no poder.
Esses militares, que já chegaram ao mais alto posto da carreira, estranhamente tentam permanecer no cargo e recorrem ao Judiciário. Aliás, coronéis que, contrariando a lógica, querem ficar no poder e encontram guarida em liminares, acobertando a prática desleal e antidemocrática.
O estatuto dos Policiais Militares do Rio Grande do Norte assegura que o coronel da Polícia Militar após cinco anos no cargo e mais de 30 anos de serviço é transferido compulsoriamente para reserva; fato que traz importante contribuição para alternância de poder e oxigenação dos quadros. Ao profissional que vai para reserva não há qualquer prejuízo financeiro.
De forma estapafúrdia, nos últimos dias, mais uma liminar, destinada a um coronel que está há 11 anos cargo, foi concedida com essa prática que fere frontalmente a legislação vigente.
Natal, 27 de fevereiro de 2020
Associação dos Oficiais Militares do RN

Sobe para cinco os casos suspeitos de coronavírus no RN

 Robson Pires

Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP-RN) informa que na manhã desta quinta- feira, por volta das 11 horas, realizou a definição dos casos notificados em conjunto com o Ministério da Saúde.Todos os casos foram notificados na quarta-feira (26/02).
Dos três casos em investigação mencionados na nota emitida na tarde de ontem (26), apenas um segue ainda em investigação para definição, enquanto que os outros dois foram classificados como casos suspeitos para COVID-19 (novo Coronavírus).
Além desses, foram notificados mais três casos, os quais já foram classificados como casos suspeitos.
Informa a nota ainda que todos casos suspeitos no Rio Grande do Norte possuem histórico de viagem à Itália
Por Heitor Gregório

CGU fiscalizará aplicação de recursos públicos federais em municípios da Paraíba

 Robson Pires

A Controladoria Geral da União (CGU) vai fiscalizar a aplicação de recursos federais em dois municípios paraibanos este ano. A escolha das cidades ocorreu por sorteio e a lista foi divulgada no Diário Oficial da União.
Na Paraíba serão fiscalizados os municípios de Santo André e Cacimbas. O sorteio selecionou 60 unidades municipais, com população de até 500 mil habitantes.

Aliança pelo Brasil admite que não vai participar das eleições em 2020

Robson Pires

A menos de 40 dias do prazo limite estabelecido pela Justiça Eleitoral para que os partidos políticos obtenham registro para disputar as eleições municipais deste ano, a cúpula da Aliança pelo Brasil, sigla que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar, admite que não vai conseguir participar dos pleitos deste ano.
Até ontem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) havia validado apenas 3.334 assinaturas – são necessárias, no mínimo, 492 mil para obtenção do registro.

[VÍDEO] PRESO DE JUSTIÇA É MORTO A TIROS DENTRO DE CARRO NO ALTO DA CONCEIÇÃO EM MOSSORÓ

No final da matéria vídeo onde Perita do ITEP, e Delegado de Plantão falam sobre o caso.
A Polícia Militar registrou mais um crime de homicídio por volta das 20:00hs desta quafa feira 26 de fevereiro de 2020, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
O crime aconteceu no cruzamento da rua coronel Fausto com José Bonifácio no bairro Alto da Conceição onde o preso de justiça, Túlio Matheus de Carvalho Nóbrega foi morto dentro de um veículo;
Segundo informações, Túlio se encontrava vendendo lanches em uma movimentação carnavalesca, e quando estava saindo com uma pessoa da família, foi perseguido pelo atirador que estava em uma motocicleta e fugiu após o crime.
Ele  respondia na justiça por crime de roubo majorado, mas estava em liberdade monitorada por meio de tornozeleira eletrônica.
No dia 26 de julho de 2016, ele foi preso após assaltar um correspondente bancário na Avenida Alberto Maranhão no Centro de Mossoró onde seu comparsa acabou baleado por um popular que presenciou a ação criminosa. (RELEMBRE VÍDEO)
A  polícia militar isolou o local aguardando chegada da equipe da delegacia de plantão e da e da equipe do ITEP.
A cidade de Mossoró já contabiliza 24 mortes violentas neste ano de 2020. Mais um caso para à Delegacia de Homicídios investigar.
Passandonahora

Mais imagens

Brasil tem 1º caso de coronavírus após contraprova dar positivo

Trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, que veio da Lombardia, na Itália. É o primeiro registro da doença na América Latina

Homem de 61 anos é o primeiro caso de coronavírus confirmado no país

Homem de 61 anos é o primeiro caso de coronavírus confirmado no país

ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O Brasil tem o primeiro caso de coronavírus confirmado. De acordo com o Jornal da Record, a contraprova de um paciente que esteve na Itália deu positivo depois de teste feito no Instituto Adolfo Lutz.
O Hospital Israelita Albert Einstein registrou a notificação nesta terça-feira (25) e no atendimento, adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova.
Trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo. Traz o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Iniciou com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de doença pelo coronavírus. O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.

ATAQUE A TIROS DEIXA UM MORTO E TRÊS FERIDOS NA POUSADA DOS THERMAS EM MOSSORÓ-RN



Um ataque a tiros registrado pela Polícia Militar na noite desta terça feira 25 de fevereiro de 2020, deixou um morto e três baleados da mesma família na rua Maria Clara da Conceição no Loteamento Pousada dos Thermas em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as primeiras informações, o criminoso armado de espingarda tentou invadir a residência disparando contra a porta.
Uma trava de segurança impediu que o mesmo entrasse no imóvel, e ele efetuou disparos em direção ao interior da casa, matando um filho adolescente de 17 anos  e ferindo uma irmã o pai e a mãe.
O adolescente Luan Erick do Amaral Costa, dormia em uma rede próximo a porta e foi atingido na cabeça morrendo no local.
segundo o médico do Samu, os ferimentos foram em braços e pernas e aparentemente não correm risco de morrer.
A polícia acredita que ao ouvir o barulho familiares do adolescente acordaram e foram ver o que estava acontecendo e acabaram sendo baleados.
Vizinhos informaram que a família morava no bairro Santo Antônio, e teriam mudado para o local a pouco tempo.
Mossoró contabiliza o 23º crime de homicídio em 2020.
A PM isola o local.
Passandonahora

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Depois do Carnaval tem uma greve na sexta-feira

 Robson Pires

Por mais que muitos não acreditem numa greve de Professores contra o Governo Fátima Bezerra, nessa sexta-feira, logo na manhã, tem uma assembleia dos Professores do Estado para definir a decretação de uma greve.
Além da liderança pessoal da Governadora, junto a categoria tem a ligação da diretoria do Sinte com Fátima para decretar uma greve motivada pelo aumento de 12.84%.
A equipe econômica propôs a divisão do aumento em três parcelas e a base não aceita.
TN

“Venha me bater aqui em cima, seu bunda mole!”, diz deputado em cima do trio elétrico a policial


Em cima de um trio elétrico em Salvador, o cantor e deputado federal Igor Kannário (DEM-BA) ficou inconformado quando policiais desfizeram uma algazarra dos foliões.
“Isso é abuso de poder, abuso de autoridade! Eu quero uma vaia para a Polícia Militar da Bahia. Agressores! Agressores! Venha me bater aqui em cima, seu bunda mole!”, provocou.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que, em “atitude irresponsável e criminosa”, o parlamentar incitou os foliões contra os policiais.
Também em nota, Kannário afirmou ter observado um tratamento agressivo dos PMs e que apenas “solicitou uma abordagem adequada dos profissionais”.
O governador Rui Costa (PT) anunciou que vai processar o deputado.
O Antagonista

SINTE/RN convoca Rede Estadual para discutir indicativo de greve após proposta do Governo de parcelamento de 12,84% em três vezes

Discutir conjuntamente o indicativo de greve da categoria. Com esse objetivo, o SINTE/RN convoca os trabalhadores em Educação da Rede Estadual para participar de Assembleia no dia 28 de fevereiro (sexta-feira), às 8h30, na Escola Estadual Winston Churchill, Centro de Natal.
A atividade é convocada pelo Sindicato após os trabalhadores deliberarem não aceitar a proposta inicial do Governo de pagamento do Piso Salarial 2020. Apresentada em audiência no último dia 18, a proposta do Executivo para quitação do reajuste de 12,84% prevê um parcelamento em três vezes, sem mencionar retroativo. O pagamento se daria da seguinte forma:
4,28% em maio de 2020;
4,28% em janeiro de 2021; e
4,28% em abril de 2021.
Mesmo contrários à proposição inicial do Governo, os trabalhadores em Educação estão abertos a negociação e à espera de apresentação de nova proposta, o que deve ocorrer, segundo expectativa do Sindicato, até 28 de fevereiro – data da Assembleia. Todavia, caso o Governo não ouça os anseios da categoria, um movimento grevista poderá ser iniciado e sobre isso, existe um agendamento de Assembleia de deflagração de greve, em 04 de março.

CRIANÇA DE 3 ANOS MORRE EM HOSPITAL DO RN APÓS ENGOLIR OBJETO


De acordo com os pais do pequeno Levi Daniel, de 3 anos, as causas da morte não foram esclarecidas. Corpo do menino foi sepultado no domingo (23) em Parnamirim.
Levi Daniel tinha 3 anos — Foto: Cedida
Uma criança de 3 anos morreu após engolir um objeto "estranho" em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. O corpo de Levi Daniel foi sepultado no domingo (23), mas a morte dele, oficialmente registrada na quinta-feira (20), ainda intriga familiares.
De acordo com o pai da criança, o barbeiro Lairton Silva, de 31 anos, o caso não foi esclarecido pela equipe médica nem pelos legistas do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Isso porque, os pais não sabem o que de fato causou a morte do filho uma semana após dar entrada no hospital.
O drama da família do pequeno Levi Daniel, de apenas 3 anos, começa no domingo (16). A criança começou a apresentar uma espécie de "ronco", que causava dificuldades para respirar. Os pais o levaram até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parnamirim. Segundo os pais de Levi, após exame de radiografia, os médicos identificaram um objeto na garganta do garoto. Na segunda (17), ele foi transferido ao Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, para ser submetido a uma endoscopia.
Radiografia de Levi — Foto: Cedida

No mesmo dia, durante o procedimento para a retirada do "corpo estranho", a criança sofreu uma parada cardiorrespiratória e foi levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com um nível baixo de oxigênio no cérebro, segundo informou a equipe médica aos pais. Na UTI, Levi permaneceu internado até a quinta-feira (20) quando faleceu por "morte encefálica".
"Até agora nenhuma resposta clara foi dada para a gente. Nós não sabemos o que é esse 'objeto estranho'. A gente achava que depois do laudo do Itep ia saber, mas nem o laudo diz. Perder um filho é muito angustiante e é pior ainda quando não se tem certeza do que realmente aconteceu. A gente suspeita que possa ter sido uma moeda ou peça de brinquedo, mas até agora não sabemos nada", disse Lairton Silva, pai de Levi Daniel.
Laudo do Itep entregue à família de Levi — Foto: Cedida
G1-RN

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

BALEADO EM TENTATIVA DE ASSALTO EM ASSÚ-RN MORRE NO HRTM

Francisco Galdino Sobrinho de 56 anos de idade levou um tiro no rosto no dia 08 de fevereiro, durante uma tentativa de assalto na comunidade de Linda Flor em Assú, onde ele residia.
O bandido que foi preso em flagrante disse à polícia que só queria os 700 reais que a vítima havia recebido, e negou que tenha atirado na vítima.
Segundo o criminoso, o tiro no rosto foi a própria vitima quem disparou a espingarda.
Francisco Galdino foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró e morreu no final da noite de sábado, 22 de fevereiro.
O corpo foi removido para exames de necropsiado na Unidade Regional do Itep em Mossoró e no inicio da tarde de hoje 23, foi liberado.

O Câmera