Páginas
quarta-feira, 31 de março de 2021
PF com apoio do GTO prende em Pau dos Ferros suspeito de liderar braço do PCC no RN
Itaú RN registra terceiro homicídio em 2021
Três suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar no município de Areia Branca na Costa Branca Potiguar
J Moacir
De acordo com informações repassadas pela PM, uma denuncia chegada a 2ª Companhia da Polícia Militar informava que foragidos da justiça estariam escondido em uma residência na localidade de Casqueira, que fica as margens da BR 110 naquele município.
As guarnições do Grupo Tático Operacional (GTO) e da Rádio Patrulha foram averiguar o local, e quando chegaram no destino, foram recebidos com disparos de arma de fogo. Para cessar a injusta agressão, houve revide onde três homens, identificados como Lucenildo Bezerra da Silva de 21 anos, Lenilson Bezerra da Silva e Leonardo Bezerra da Silva, eram irmãos moradores de Mossoró, foram atingidos e conduzidos ao hospital da cidade, porém eles não resistiram aos ferimentos e foram a óbito.
Nenhum policial saiu ferido. Foram apreendidos três armas de fogo com munições deflagradas que estavam com os suspeitos mortos. O material apreendido foi apresentado na Delegacia da Polícia Civil de Areia Branca. Os corpos foram recolhidos do hospital e encaminhados por uma funerária para o ITEP em Mossoró, onde serão examinados.
Fonte: Fim da Linha
Neguinho da pamonha é morto quando seguia de moto pela RN 079, próximo a Marcelino Vieira
Mídia a serviço de Fátima
Sempre que um veículo de mídia Chapa Branca do RN se apresenta como imune a críticas, pode anotar: está ou estará ao lado do Governo de Fátima Bezerra.
Enquanto lhe tragam benefícios. Ou não mexam nos seus interesses. E liberdade de imprensa – que eles consideram – não impede nenhuma ação de opinião escancaradamente a favor da patroa.
Tenho dito!
Por Robson Pires
Ritmo de vacinação contra Covid-19 no Brasil mais que triplica em um mês
Março termina, mas, mesmo sem os dados da vacinação de hoje, é possível afirmar que o mês mais mortal da Pandemia também comprovou a capacidade de estrutura e logística brasileira para grandes campanhas de imunização. A chegada de insumos para as vacinas levou o Brasil a mais que triplicar o ritmo da vacinação, passando de uma média de 205 mil doses diárias para 694 mil, alta de 238% segundo o vacinabrasil.org. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
O ritmo atual de vacinação já é melhor que o do elogiado Reino Unido. Só ficamos atrás de EUA, Índia e China no número de aplicações diárias. Em números totais, o Brasil havia aplicado exatas 8.465.403 doses até o dia 28 de fevereiro e fechou o dia de ontem com mais de 22 milhões.
A meta de um milhão de doses, criada pelo ministro Marcelo Queiroga (Saúde), quase foi batida. O recorde foi na segunda (29), com 937.150.
O número de doses disponibilizadas aos estados chegou a 35 milhões, das quais 29 milhões já foram distribuídas para aplicação na população.
DIÁRIO DO PODER
terça-feira, 30 de março de 2021
Fogo...Vídeo mostra tiros que matou o policial militar que surtou em Salvador!
Segundo a Polícia Militar, homem apresentava 'possível surto'. Após horas de negociação com Bope
Imagens feitas por um cinegrafista da TV Aratu mostra o momento em que o policial militar que apresentou surtos psicóticos e disparou tiros para cima na tarde deste domingo (28), na região do Farol da Barra, em Salvador, em seguida, é baleado. O soldado morreu horas depois no Hospital Geral do Estado (HGE).
Veja o que o Capitão fala no vídeo
EX-PRESIDIÁRIO É MORTO A TIROS QUANDO TRAFEGAVA DE MOTO NA RN 079
O ex-presidiário monitorado por tornozeleira eletrônica foi morto no final da tarde desta segunda-feira (29) próximo a Marcelino Vieira/RN. Segundo informações, Alisson Alves de Souza, com 29 anos, foi assassinado na rodovia estadual, RN 079, próximo à entrada da cidade ele voltava para casa em uma moto XRE 300l de cor preta, quando foi alvejado por vários disparos de arma de fogo e morreu no local.
Mudanças: Veja como ficaram os ministérios após trocas
O dia foi cheio para o governo federal. As saídas dos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Fernando Azevedo (Defesa) e José Levi (AGU) que aconteceram nesta segunda-feira (29) provocaram diversas mudanças nos ministérios.
Para o lugar de Ernesto, Bolsonaro já optou pelo embaixador Carlos Alberto Franco França para o lugar. Como novo chanceler, Carlos Alberto ficará à frente das negociações do Brasil com outros países para compra de vacinas.
Com a saída de Fernando Azevedo, o general Braga Netto, que estava na Casa Civil, assumirá o posto na Defesa. Luiz Eduardo Ramos, articulador do governo, foi o nome escolhido para a Casa Civil.
Já para a Advocacia-Geral da União, José Levi deixou o comando e o ministro da Justiça André Mendonça deve assumir. Para a pasta, o delegado Anderson Torres será o nome escolhido por Bolsonaro.
Recentemente, a Saúde também passou por mudanças. Eduardo Pazuello deixou o cargo e o médico Marcelo Queiroga assumiu o posto.
segunda-feira, 29 de março de 2021
Bolsonaro anuncia mudanças em seis Ministérios
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nesta segunda-feira (29) seis mudanças no alto escalão do governo. Casa Civil, Secretaria de Governo, Advocacia-Geral da União (AGU), Ministério da Defesa, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério das Relações Exteriores terão novos ministros.
• Casa Civil da Presidência da República: General Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira;
• Ministério da Justiça e Segurança Púbica: Delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres;
• Ministério da Defesa: General Walter Souza Braga Netto;
• Ministério das Relações Exteriores: Embaixador Carlos Alberto Franco França;
• Secretaria de Governo da Presidência da República: Deputada Federal Flávia Arruda;
• Advocacia-Geral da União: André Luiz de Almeida Mendonça.
O Xerife
Urgente: Bolsonaro escolhe deputada Flávia Arruda para Secretaria de Governo
Jair Bolsonaro acaba de oficializar a escolha da deputada Flávia Arruda para a Secretaria de Governo da Presidência.
Advogada, Flávia é casada com o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e é ligada ao presidente da Câmara, Arthur Lira.
A Secretaria de Governo cuida da liberação de emendas parlamentares, principal moeda de troca para obtenção de apoio no Congresso para aprovação de propostas do Executivo.
O posto era ocupado pelo general Luiz Eduardo Ramos, que agora assume a Casa Civil — Braga Netto vai para o Ministério da Defesa, no lugar de Fernando Azevedo, que deixou a pasta.
Em nota, a Secom informou oficialmente as outras trocas no governo. Leia a íntegra:
“NOTA
O Presidente Jair Bolsonaro alterou a titularidade de seis ministérios nesta segunda-feira (29). As seguintes nomeações serão publicadas no Diário Oficial, a saber:
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve semana passada em Marcelino Vieira na Casa do Prefeito Babau
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho esteve reunido com vários Prefeitos da Região do Alto Oeste.
Na rápida oportunidade, os mesmos conversaram sobre as principais dificuldades e urgências do interior do Rio Grande do Norte, como a transposição do Rio São Francisco ( O Velho Chico).
DENÚNCIA: internautas denunciam prefeitos de Marcelino Vieira e Venha-Ver por aglomerarem em bebedeira com música ao vivo em Marcelino Vieira/RN, veja vídeo
Foragido da Justiça é Preso por Policiais do 4ºDPRE
25 municípios do RN estão em alerta laranja para acumulado de chuvas
O Xerife
O Rio Grande do Norte tem 25 municípios em alerta laranja, o segundo mais grave, para acumulado de chuvas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso de perigo foi ativado neste domingo (28) e se estende até o fim da manhã de segunda-feira (29).
Segundo o instituto, todos os municípios nestas condições estão no Litoral Norte do RN, que engloba toda a Costa Branca. Além deles, Mossoró (RN), segunda maior cidade do estado, também está na lista. Os riscos envolvem acumulado de chuva entre 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia. Ainda há chance de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
Alerta amarelo
Além do alerta laranja, as demais áreas do Rio Grande do Norte estão em aviso amarelo para chuvas intensas. O aviso entrou em vigor às 11h da manhã deste domingo (28) e é válido até o fim da manhã de segunda-feira (29).
Para as áreas, de acordo com o Inmet, há risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos intensos de até 60 km/h. Além disso, pode ocorre corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, principalmente no interior do estado, conforme explicou o meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot.
O aviso engloba todas as regiões do RN, além de Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Piauí e Maranhão. As recomendações do instituto são evitar se abrigar perto de árvores e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Municípios em alerta laranja:
- Afonso Bezerra
- Alto do Rodrigues
- Areia Branca
- Assu
- Baraúna
- Caiçara do Norte
- Carnaubais
- Galinhos
- Governador Dix-Sept Rosado
- Grossos
- Guamaré
- Jandaíra
- João Câmara
- Macau
- Mossoró
- Parazinho
- Pedra Grande
- Pedro Avelino
- Pendências
- Porto do Mangue
- Serra do Mel
- São Bento do Norte
- São Miguel do Gostoso
- Tibau
- Touros
Bloqueio de vencimentos de cliente gera condenação a banco no RN
A 1ª Câmara Cível do TJRN manteve a sentença proferida pelo Juízo de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Natal (RN), que, nos autos da Ação Ordinária de Obrigação de Fazer, Danos Morais com pedido de Tutela Antecipada (nº 0801239-16.2017.8.20.5001) ajuizada por uma então usuária dos serviços do Banco do Brasil julgou procedente o pedido da cliente para declarar a nulidade das cláusulas que fixam as taxas de juros aplicadas nos contratos firmados e a redução para o limite da taxa média de mercado, correspondente ao dobro da Taxa Selic vigente à época dos ajustes.
A sentença, mantida pelo órgão julgador do TJRN, também reconheceu a nulidade das cláusulas que permitem a exigibilidade e o recebimento dos empréstimos de antecipação de 13° salário através do desconto de valor superior ao limite de 30% da verba salarial mensal recebida pela parte autora ou de outro valor que esta tenha em conta bancária.
“Pelo que reconheço a obrigação do banco réu restituir, de forma dobrada, o valor que foi descontado na conta da autora em montante superior a esse limite de 30%, o qual deverá ser devidamente corrigido pela tabela da Justiça Federal e juros de mora em 1% ao mês, contados da data do desconto”, definiu a sentença, destacada pela relatoria do voto na Câmara, a qual enfatizou o pagamento a título de danos morais, a quantia de R$ 5 mil, acrescida de juros.
O órgão julgador ainda destacou que o banco, por estar inserido no conceito de prestador de serviço, também é responsável objetivamente pelos prejuízos e danos causados ao consumidor. “Logo, basta que se comprove o nexo causal entre o ato perpetrado pela empresa-Ré e o consequente dano oriundo desta conduta para que surja o dever de indenizar o lesado, sem que seja necessária qualquer investigação acerca do elemento culpa”, esclarece o voto.
“A conduta do Demandado, decerto, acarretou dano moral à Demandante, posto que teve suas expectativas frustradas com o bloqueio de seus vencimentos, configurando-se o dano moral, bem assim o dever de indenizar por parte daquele que o causou”, define o relator, o juiz convocado Homero Lechner, ao negar provimento ao recurso da instituição financeira.
Justiça Potiguar
Jovem de 25 anos é morto por disparo de arma de fogo na noite desse domingo em São Miguel/RN
Com “Sigiloso” TCE (RN) aprova Plano de Fiscalização Anual de 2021 a 2022
Os Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (RN), por unanimidade, aprovaram o Plano de Fiscalização Anual 2021-2022, que estipula as diretrizes que orientarão as atividades de fiscalização até 31 de março de 2022.
E o Conselheiro-Presidente Paulo Roberto Alves foi o relator. O que danado tão sigiloso a Corte de Contas aprovou para fiscalizar?
É somente uma pergunta.
RAIO MATA PESCADOR DURANTE PESCARIA NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE
Uma pescaria entre amigos terminou com uma fatalidade ocasionada por um raio no município de Serra Negra do Norte nesse sábado, 27.
“Acho que já dá para flexibilizar alguma coisa”, diz secretário de Saúde de Natal (RN)
O secretário de Saúde de Natal, George Antunes, afirmou acreditar que já é possível flexibilizar as medidas mais restritivas do decreto estadual que fechou os serviços não essenciais no Rio Grande do Norte. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira 29 em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi.
Questionado sobre uma possível renovação do decreto em vigência, George Antunes sugeriu que as medidas mais rígidas não devem continuar. “Acho que já dá para flexibilizar alguma coisa. O grande segredo é fiscalizar”, disse ele.
Segundo o secretário, o Governo do Estado e a Prefeitura do Natal ainda devem discutir as novas determinações. “O prefeito e a governadora ainda não conversaram sobre isso. Mas, se eu for consultado, a minha opinião é que a gente possa melhorar um pouco essas regras, mas sem relaxar na fiscalização”, afirmou.
Desde o dia 20 de março, apenas atividades consideradas essenciais podem funcionar para atendimento presencial no Rio Grande do Norte. O decreto estadual foi construído em parceria com a Prefeitura do Natal e teve o apoio do prefeito Álvaro Dias (PSDB), que deu entrevistas reforçando a necessidade de isolamento social, tendo em vista as altas taxas de ocupação de leitos críticos Covid e o aumento no número de mortes causadas pela doença.
O atual decreto vale até o fim do dia 2 de abril. O Governo do Estado ainda não se pronunciou sobre a possível flexibilização das medidas restritivas. Em meio à iminente falta de oxigênio e altas taxas de ocupação de UTIs, o RN segue batendo recordes trágicos: março já é o mês com maior número de mortes por Covid-19 em 2021.
Sobre o pleno funcionamento das escolas em Natal, o secretário George Antunes demonstrou preocupação. “Ainda tenho muito receio sobre as escolas. Temos vistos muitos casos [de coronavírus] entre as crianças, precisamos ter muita cautela nesse momento. Principalmente porque não conseguimos incluir dois importantes grupos nessa vacinação: as forças de segurança e os professores”, pontuou.
“[A inclusão dos grupos na vacinação contra a Covid-19] depende do Ministério da Saúde, mas acredito que se o nosso prefeito e a nossa governadora se mobilizarem, com o apoio do Ministério Público, a gente possa intervir nesse ponto”, continuou.
Agora RN
sexta-feira, 26 de março de 2021
Homem com Covid-19 e sem máscara tenta embarcar em Aeroporto de Natal (RN)
Um homem com resultado positivo em teste de Covid-19 tentou embarcar no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante (RN), na Grande Natal, na manhã desta sexta-feira (26). O passageiro, de nacionalidade estrangeira, ainda se recusou a usar máscara. A informação é do Agora RN.
O Xerife
Girão nela!
É um delírio a avaliação da candidatura do Deputado Federal Girão a Governador do Rio Grande do Norte em 2022.
Isso é o chamado filé para Fátima Bezerra.
Não decola.
Mas tudo que for contra Fátima já é alguma coisa.
Se ninguém topa… Girão nela!
ENQUETE: Como você avalia os três primeiros meses da gestão Jacinto Carvalho e Yuri Paiva em Severiano Melo RN
Famílias de baixa renda do RN não pagarão conta de água
A partir de 1º de abril estarão isentos do pagamento da tarifa de água e esgotos os já cadastrados no sistema da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) como usuários da tarifa social e na categoria de bar, restaurante ou similares. A medida do Governo do Estado vale até 30 de junho de 2021, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado na quarta-feira 24. Essa determinação integra conjunto de ações do Governo para beneficiar à população do Rio Grande do Norte, diante da crise sanitária que o Brasil enfrenta.
“Nosso trabalho tem diversos direcionamentos no momento, principalmente no que diz respeito a salvar vidas, equipando o Estado com mais leitos para Covid-19 e demais insumos para o tratamento. Mas, não estamos fazendo somente isso. Estamos investindo também na proteção social, especialmente, àquelas pessoas mais necessitadas. E essa ação da Caern está inserida nesse contexto, para que possamos garantir o mínimo de tranquilidade para essas pessoas, já cadastradas nas tarifas social e popular”, afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT).
O benefício será concedido automaticamente, não havendo necessidade dos beneficiários dirigirem-se à Companhia. Quem já está cadastrado como usuário de baixa renda na Classe de Consumo Tarifa Social terá direito. Assim como os usuários cujas atividades estejam enquadradas, no sistema da Caern, na Classificação Nacional de Atividades Econômicas no grupo 56.1 (restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas).
Também fica suspensa a interrupção do fornecimento de água e de esgoto, por inadimplência, para os usuários cadastrados nas tarifas social e popular. Essa medida vale de 1º de abril a 30 de junho de 2021.
O Xerife
PF faz operação para investigar vacinação ilegal de empresários em MG
A Polícia Federal (PF) faz buscas em endereços ligados à Viação Saritur, em Belo Horizonte (MG), na manhã desta sexta-feira (26). A corporação investiga se empresários do setor do transporte foram vacinados ilegalmente contra a Covid-19, conforme denúncia revelada pela revista Piauí.
Policiais cumprem mandados na garagem da empresa, no bairro Caiçara, na Região Noroeste, onde teria ocorrido a vacinação. Imagens internas de segurança serão recolhidas para tentar comprovar o episódio.
Apelidada de Operação Camarote, a investigação objetiva apurar a suposta importação e administração irregular de vacinas. A suspeita é de que houve importação irregular de doses da Pfizer e receptação, segundo a PF.
A 35ª Vara Federal Criminal de Belo Horizonte expediu quatro mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos para angariar provas.
Denúncia
Segundo a revista, um grupo de políticos e empresários, a maioria ligada ao setor de transporte de Minas Gerais, e seus familiares tomaram, na terça-feira (23), a primeira das duas doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19, em Belo Horizonte.
A ação viola a lei porque foi feita a aquisição e vacinação antes que os 77 milhões de brasileiros dos grupos prioritários tenham sido vacinados, e sem a doação de metade das vacinas adquiridas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a revista, os organizadores da vacinação foram os irmãos Rômulo e Robson Lessa, donos da viação Saritur. As doses teriam sido aplicadas dentro da garagem de uma das empresas do grupo.
A Pfizer negou a venda de vacinas fora do Programa Nacional de Imunização (PNI). “A Pfizer e a BioNTech fecharam um acordo com o Ministério da Saúde contemplando o fornecimento de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ao longo de 2021″, diz a nota da farmacêutica.
O Xerife
quinta-feira, 25 de março de 2021
“Vai ficar só no papel”, afirma Mourão sobre lockdown nacional
O vice-presidente Hamilton Mourão descartou, na manhã desta quinta-feira (25), a possibilidade de um lockdown nacional. Segundo o general, a medida ficaria “só no papel”.
“País desigual como o nosso, [lockdown nacional] é impossível de ser implementado, vai ficar só no papel. Eu julgo que essas medidas restritivas têm que ficar a cargo dos governadores e prefeitos, que cada um sabe como é que está a situação na sua área”, opinou.
“O governo federal tem que dar o apoio necessário em termos de recurso financeiro, de medidas na área econômica, como os que foram tomados no ano passado, no sentido de melhorar a situação da população”, continuou Mourão.
O Xerife
quarta-feira, 24 de março de 2021
Falta de plano de contingência tem prejudicado assistência aos operadores da segurança
Desde o ano passado tenho alertado e cobrado ao governo estadual um plano emergencial para atender os operadores de segurança pública que vêm se infectando muito mais com a Covid-19 do que mesmo os profissionais da saúde.
Como diz um antigo ditado: “Guerra avisada não mata soldado”. E o governo não deu ouvidos aos alertas.
Temos visto dia após dia operadores da segurança morrendo vítimas da Covid-19. E o que tem oferecido a governadora Fátima para a saúde dos policiais e bombeiros?
Não há qualquer iniciativa para minimizar eficazmente os riscos de trabalho e de dar atenção no tratamento precoce daqueles que lidam na defesa da segurança do povo do RN, seja garantindo o atendimento, seja entregando a medicação.
O quadro caótico foi avisado, mas o governo do estado, ao que se verifica, não tem dado prioridade ao segmento.
https://youtu.be/yg8S3yMwdC4
👆Clique no link e assista ao vídeo pelo YouTube
Lira sobre a Lava Jato: “Jamais poderá merecer o perdão da história”
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira (23) que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por uma revisão histórica em relação à Lava Jato, mas que a operação “descambou” para um Estado Policial que “jamais poderá merecer o perdão da história”.
“A operação jamais poderá ser contestada em sua coragem de enfrentar os poderosos, os grandes interesses, a corrupção sistêmica”, escreveu Lira.
“Mas o Estado Policial, para o qual a Lava Jato descambou em certos momentos, lamentavelmente, com suas parcialidades, seletividade e perseguições, jamais poderá também merecer o perdão da história”, acrescentou.
Com o voto da ministra Cármen Lucia, a Segunda Turma do STF declarou, nesta terça-feira, o ex-juiz Sergio Moro parcial nas investigações da Lava Jato contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A decisão faz com que todas as provas colhidas em Curitiba no caso do tríplex do Guarujá sejam anuladas e precisem ser produzidas novamente na Justiça Federal em Brasília, para onde as ações foram enviadas.
Alvo de investigação no âmbito da Lava Jato, Lira é crítico da operação.
Metrópoles
Governo Bolsonaro finaliza obra de trecho crítico da BR 405 no Rio Grande do Norte
O Governo Federal concluiu a recuperação de mais de 13 quilômetros considerados críticos na BR-405/RN, conhecida como Rodovia do Sal, no Rio Grande do Norte. Essa é uma das rodovias mais importantes do Estado, estrada por onde é transportada grande parte do sal produzido nos municípios de Mossoró (RN), Areia Branca (RN) e Macau (RN).
“Quero parabenizar e agradecer ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que têm priorizado o andamento de obras importantes para o meu Rio Grande do Norte. Essa via que acaba de ser recuperada é de fundamental importância econômica para o Estado e para toda a Região Nordeste”, destaca o ministro das comunicações, Fábio Faria.
Ao custo de R$ 7 milhões, a obra realizada pelo DNIT atendeu o trecho entre os quilômetros 20,30 e 142,02, da rodovia federal. Dentre os serviços de conservação, foram realizadas obras de reciclagem de base com adição de brita, revestimento asfáltico e sinalização horizontal, tapa-buracos, limpeza de drenagem e da vegetação em todo o segmento.
Como todos os 195 quilômetros de extensão da BR-405/RN estão cobertos com um contrato de manutenção, os serviços seguem em outros trechos para garantir maior trafegabilidade e dar maior segurança aos usuários da rodovia.