Páginas
sábado, 29 de abril de 2023
Pau dos Ferros/RN: Acidente frontal entre duas motocicletas próximo ao IFRN
sexta-feira, 28 de abril de 2023
Pesquisa mostra que 71% dos professores estão estressados
Pelo menos 71% dos professores brasileiros estão estressados pela sobrecarga de trabalho, mostrou um levantamento feito pelo Ipec, encomendado por entidades como Todos Pela Educação, Itaú Social, Instituto Península e Profissão Docente. O levantamento foi realizado com 6,775 professores de escolas públicas (municipais e estaduais) de todo o país, entre julho e dezembro de 2022.
“Outro aspecto que nos chamou atenção é uma opinião [dos professores] de que a gestão educacional deveria priorizar, nos próximos dois anos, o apoio psicológico a estudantes e docentes”, afirma a pesquisadora Esmeralda Macana, especialista em desenvolvimento e soluções do Itaú Social.
O apoio psicológico está no topo das preocupações dos professores, entre dez medidas relacionadas pela pesquisa. Essa necessidade é lembrada por 18% dos pesquisados e fica à frente de aumento no salário dos profissionais (17%).
Chamar atenção
Esmeralda Macana avalia que o cenário é muito complicado nesse período de pós-pandemia. “Estamos nesse desafio de dar conta de recuperar essa aprendizagem e poder engajar os estudantes em todo o processo”.
A pesquisadora em desenvolvimento humano explica que os professores também sinalizaram que um dos problemas que enfrentam é o desinteresse dos estudantes pela escola. Esse problema foi apontado por 31% dos professores consultados. Para 28%, outra questão é a defasagem na aprendizagem dos alunos.
Segundo a pesquisadora, esse cenário deve permanecer ainda por um tempo em função do impacto das crises sanitária e social. “Isso gera necessidade de inovar as estratégias pedagógicas para acelerar o processo de aprendizagem”.
Uma questão é que estudantes voltaram para o ensino presencial com dificuldades de alfabetização, e também em temas da língua portuguesa e matemática.
Risco de desânimo dos professores
Nesse contexto, as dificuldades com os conteúdos acabam desanimando os estudantes ao não conseguir acompanhar as aulas. “Eles [os alunos] também se sentem sobrecarregados e estressados, assim como os professores, tentando inovar, priorizar o currículo e buscar outras formas de motivação e de engajamento”, diz Esmeralda Macana.
A especialista defende que a gestão educacional precisa considerar a necessidade de fortalecer a formação continuada dos professores. “Parte da [ideia e sentimento de] desvalorização se dá pelo docente se sentir sozinho lidando com desafios muito grandes e complexos”.
A pesquisadora observa que, de acordo com pesquisas, as famílias de estudantes da rede pública valorizam ainda mais o trabalho do professor depois da pandemia. “As famílias também perceberam quão difícil e desafiador é o trabalho dos professores”. Mesmo com as dificuldades, os pesquisados entendem que a profissão é gratificante. “Nove em cada dez docentes escolheriam ser professores novamente”.
Segundo o levantamento, 84% dos professores concordam que cursos presenciais formam profissionais mais bem preparados para o início da profissão.
Governo defende interrupção de invasões após Abril Vermelho
O governo federal tem defendido uma interrupção na ofensiva capitaneada pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) de invasões a propriedades privadas a partir da próxima semana, com o fim do chamado “Abril Vermelho”.
A avaliação feita à CNN Brasil por auxiliares do governo é de que as ofensivas feitas em abril são até compreensíveis diante da tentativa do movimento de chamar a atenção para a necessidade de uma reforma agrária ampla no país.
O diagnóstico, no entanto, é de que uma continuidade em maio passaria a impressão de que o governo petista perdeu o controle sobre o assunto, dando munição para a CPI do MST, cujo requerimento de criação foi lido no plenário da Câmara dos Deputados.
De acordo com dois ministros do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem se incomodado com as ofensivas recentes. A avaliação no Palácio do Planalto é de que elas têm alimentado o discurso da oposição e impedido uma reaproximação com o segmento do agronegócio.
Para deputados governistas, as recentes invasões podem ter estimulado a sondagem feita pela organização da Agrishow, maior feira de agronegócio da América Latina, para que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, não participe da abertura do evento.
Além disso, empresários do agronegócio têm reclamado da possibilidade de sentarem na mesma mesa que representantes do MST no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, cuja primeira reunião será na próxima quinta-feira (4).
Na última quinta-feira (27), em uma tentativa de reforçar uma oposição ao movimento social, Fávaro comparou a invasão a propriedades privadas ao ocorrido em 08 de janeiro, quando militantes bolsonaristas ingressaram e destruíram as sedes doa poderes.
CNN
Exército dos Estados Unidos vai enviar mais de 300 militares para a Amazônia
O Exército dos Estados Unidos enviará, segundo notícia no site do Exército Brasileiro, mais de 300 militares para a Amazônia para participarem do Exercício CORE 23 (Combined Operation and Rotation Exercise) nos meses de outubro e novembro deste ano.
O exercício, que ocorrerá nos estados do Pará e Amapá, tem como objetivo desenvolver liderança e aprimorar as habilidades técnicas dos militares.
Preparando-se para esta atividade internacional, o 52º Batalhão de Infantaria de Selva realizou a Operação Munduruku II entre os dias 17 e 20 de abril. A operação serviu como um exercício de adestramento para os integrantes da 1ª Companhia de Fuzileiros de Selva e da Companhia de Comando e Apoio, que também participarão do CORE 23.
Durante a Operação Munduruku II, os militares receberam instruções em diversas áreas, como conduta em combate, técnicas de ação imediata, combate em ambiente urbano e emprego de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas.
A Companhia de Comando e Apoio também realizou treinamentos em tiro de zeragem com fuzil de precisão, criptografia de mensagens e atendimento pré-hospitalar tático, entre outros.
O Tenente-Coronel Alexandre Grangeiro de Lima, Comandante do 52º Batalhão de Infantaria de Selva, destacou a importância desses treinamentos: “Atividades como esta são importantes para verificar o nível de operacionalidade da tropa, mantendo um alto nível de coesão e prontidão para o combate”.
Além dos treinamentos, os militares receberam o apoio do Centro de Psicologia Aplicada do Exército para atuar em operações tanto no território brasileiro quanto no território norte-americano.
Fonte: 52º Batalhão de Infantaria de Selva e Sociedade Militar
RP
O famoso Consórcio Nordeste do qual Fátima participa se reúne em João Pessoa (PB)
O município de João Pessoa (PB) sedia nesta sexta-feira (28) um novo encontro do Consórcio Nordeste, autarquia formada por todos os estados da região que tem o objetivo de promover o desenvolvimento local. Será no Centro de Convenções, mesmo local onde já foi realizado outra vez sob o comando do novo presidente do consórcio, o governador da Paraíba (PB), João Azevêdo.
Entre os temas que devem ser debatidos ao longo do encontro, estão os investimentos em energias renováveis e abastencimento d’água, políticas de assistência social e participação da região no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal, ou seja o orçamento. Deve ocorrer também diálogo sobre a reforma tributária.
Além dos governadores dos nove estados, presenças confirmadas, como por exemplo, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT), a ministra do Planejamento e Orçamento (MPO), Simone Tebet (MDB) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República).
Foi confirmada a presenã do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira(PP), do secretário da reforma tributária, Bernard Appy, e a presidente do Banco do Brasil, a paraibana Tarciana Medeiros.
R.Pires
quinta-feira, 27 de abril de 2023
Acusado de matar Carlinhos do bar em Pau dos Ferros é preso no Estado de Roraima
Mestre de Capoeira Sargento Gideão e a prefeitura de Luís Gomes organizam a Semana Municipal da Capoeira na cidade de Luís Gomes-RN
FONTE E FOTOS: ASSESSORIA
Do dia 17 a 22 de abril de 2023, aconteceu, na cidade de Luís Gomes - RN a Semana Municipal da Capoeira. Esse evento teve como organizadores a Associação Desportiva Cultural e Artística do Grupo de Capoeira Berimbaus do Oeste (GCBO), sob o comando do SGT. e Mestre Gideão de Souza Pontes, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), sob a responsabilidade da Secretária de Assistência Social Eliane Torres da Silva e da Coordenadora do CRAS Maria Eunice de Oliveira. Esse momento ímpar teve o apoio da Prefeitura Municipal de Luís Gomes, sob a responsabilidade do Prefeito Carlos Augusto de Paiva e também do Secretário de Cultura Leandro Oliveira. Durante toda a semana aconteceu diversas oficinas de capoeira nas escolas municipais da cidade e também nas comunidades quilombolas Lagoa do Mato/Coati e Lagoa de Pedra. A semana foi encerrada com o 1° Batizado, Troca de Cordas e Formatura, com a presença de diversos Mestres do estado do Rio Grande do Norte e de outros estados que ministraram oficinas para os alunos presentes. Esse momento foi marcado pela formatura a contramestre do Professor Damião Carlos Amaro, responsável pelos trabalhos de capoeira na cidade de Luís Gomes - RN e Major Sales - RN.
Pacheco vai discutir no Senado o fim da reeleição
Rodrigo Pacheco anunciou aos líderes do Senado agora há pouco que quer fazer uma sessão temática no plenário para dar início à discussão sobre o fim da reeleição no país. O presidente do Senado também pretende debater a unificação das eleições em um mesmo ano. Assim, o processo de escolha de prefeitos, vereadores, governadores, senadores, deputados e presidente ocorreriam juntos.
Hoje, Pacheco recebe em uma sessão temática para discutir as altas taxas de juros, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, que volta ao Senado dois dias após participar de uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos. Só que desta vez, os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento) também participam da discussão.
O Globo
Facebook prepara terceira onda de demissões
Mark Zuckerberg anunciou na quarta-feira (26) que a Meta, empresa que controla Facebook, Instagram e WhatsApp, planeja uma terceira onda de demissões em maio.
“Até agora, passamos por duas das três ondas de reestruturação e demissões que havíamos planejado para este ano – em nossos grupos técnicos e de recrutamento”, afirmou o presidente-executivo da empresa no Facebook.
“Em maio vamos realizar nossa terceira onda em nossos grupos empresariais. Este tem sido um processo difícil”, acrescentou.
O número de desligamentos não foi informado.
Em março, a Meta anunciou a demissão de 10 mil funcionários e o congelamento de vagas abertas. Em novembro de 2022, a companhia já havia dispensado cerca de 11 mil funcionários, cerca de 13% de sua força de trabalho.
O Antagonista
Agripino admite jogar Ivan Jr para “escanteio”
O Senador José Agripino Maia botou o “pé na embreagem” e “se tocou” em relação a indicação do ex-candidato a Vice-Governador, Ivan Jr, para a Codesvasf. Ele já admite recuar da indicação. Na briga de foice contra o grupo da Governadora Fátima Bezerra melhor mesmo é da “marcha ré”.
Ivan é figura “non grata” entre os petistas, pois chamava Lula de Ladrão, além de ter sido Candidato a Vice-Governador contra Fátima na eleição passada. Saiba mais na matéria abaixo do Agora RN:
terça-feira, 25 de abril de 2023
Polícia ainda não tem informações sobre assassino de prefeito de São José de Campestre
A Polícia Civil segue em investigação sobre a morte do prefeito de São José de Campestre Joseilson Borges da Costa, o Neném Borges, de 43 anos. O gestor foi executado com três tiros na cabeça em sua casa, no município, no dia 18 de abril. Até agora, não há informações sobre o autor do crime.
Desde a madrugada do crime, as forças de segurança priorizaram a apuração sobre a morte do prefeito, atendendo determinação do então governador em exercício Walter Alves (MDB). A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está responsável pelo caso.
Imagens demonstraram que o criminoso que chegou à residência foi ao local somente para matar o prefeito. Nenhum bem da família foi levado, assim como também não houve outras vítimas, mesmo com a presença da mulher e filha do gestor na casa no momento do crime. A possível motivação para a execução também não foi informada pela Polícia Civil.
Tribuna do Norte
Deputado federal Sargento Gonçalves alerta a população Rio-grandense de um novo salve das facções criminosas.
O deputado alerta ao RN que pode ter um novo ataque coordenado das facções criminosas.
Infraero deve cortar 1,5 mil funcionários em Programa de Demissão Voluntária
A Infraero deve reduzir o quadro de funcionários de 2 mil para 500 após a conclusão de todo o processo burocrático da sétima rodada de concessões de aeroportos, segundo informo o secretário de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, Juliano Noman, nesta segunda-feira (24).
Segundo Noman, a reestruturação será feita por meio do Programa de Demissão Voluntária (PDV). A sétima rodada de concessões foi realizada em 2022, último ano do governo Jair Bolsonaro (PL), e incluiu a concessão do aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
“Na concessão da sétima rodada é previsto um valor para pagar o PDV da Infraero”, disse, em evento no Rio de Janeiro, acrescentando que esses recursos já foram depositados.
“A empresa já tem dinheiro em caixa para seguir com o PDV. O planejamento é que, dos 2 mil funcionários, sobrem 500. E aí, com 500 funcionários e com o Santos Dumont, a empresa seria totalmente sustentável”, afirmou ele.
Após a conclusão de todo processo burocrático de concessão dos terminais da sétima rodada, o Santos Dumont será o único aeroporto sob administração plena administração da Infraero, que também mantém participação minoritária em terminais licitados a iniciativa privada.
RPires
quinta-feira, 20 de abril de 2023
Homem morre ao trocar tiros com a polícia em Pau dos Ferros RN
Câmeras de segurança mostram assassino do prefeito do RN
Imagens divulgadas pela Polícia mostram como foi a atuação do homem que assassinou o prefeito de São José do Campestre, Neném Borges (MDB), na noite desta terça-feira (18). Pelos vídeos de câmeras de segurança da própria residência do prefeito, é possível ver o homem se aproximando da casa, sozinho e encapuzado, vestindo preto, e parando por alguns instantes na porta da casa.
O assassino ainda derruba afasta uma cadeira antes de entrar na casa e puxar a arma. Segundo informações da perícia, Neném Borges estava dormindo no sofá, com outras cinco pessoas em casa, quando foi abordado e assassinado com três tiros no rosto. O bandido ainda teria levado o celular da vítima.
Nas imagens, é possível ver o bandido ainda puxando a arma mais uma vez antes de deixar a casa e fugir.
Além do local do crime ter sido feito de imediato, equipes da 6° Delegacia Regional de Polícia (6°DRP) passaram a dar apoio investigativo à delegacia do município. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está acompanhando o trabalho investigativo que vem sendo realizado desde a madrugada de hoje. O caso está sendo tratado pela instituição com a importância e prioridade que um fato de tamanha gravidade merece.
Fonte: Portal 96 FM
JMoacir
Tá pegando fogo: Dias, Chefe do GSI no Governo Lula pede afastamento após vídeo de 08 de janeiro vir à tona
O pedido de afastamento foi feito após reunião do agora ex-ministro com Lula e chefes de outras pastas, no Palácio do Planalto.
A atuação do GSI durante os atos de 8 de janeiro, em que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, é alvo de críticas.
A presença e a atuação de Dias no Palácio do Planalto, sede do Executivo, no dia dos atos foi divulgada em vídeo pela CNN Brasil.
As imagens mostram Gonçalves Dias e funcionários do GSI circulando entre os invasores no Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro.
Um dos funcionários do GSI conversa com invasores e os cumprimenta. Outro trecho mostra servidores do órgão entregando água aos vândalos.
Em nota, o GSI afirmou que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto”.
Envolvimento de militares com atos
O GSI, formado majoritariamente por militares, é o órgão responsável pela segurança das instalações da Presidência da República. Até o início de 2023, também fazia a segurança pessoal do presidente e de seus familiares.
Mas Lula decidiu ter sua segurança composta por policiais federais, alguns que já o acompanharam durante a campanha presidencial.
Lula e boa parte do governo tem receio da atuação de militares no núcleo da administração federal. A quantidade de militares que participaram do governo Bolsonaro deixou a impressão no governo petista de que parte das Forças Armadas assumiu uma atuação ideológica.
Vídeos gravados durante o dia 8 de janeiro mostram, por exemplo, o então comandante do Batalhão de Guarda Presidencial (BGP) pedindo uma atuação mais branda da Polícia Militar do Distrito Federal com os invasores.
Quem é Gonçalves Dias?
Marco Edson Gonçalves Dias é natural de Americana (SP).
Ele entrou para o Exército em 1969, por meio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.
Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1986 e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército em 1994.
Chegou a ocupar o cargo de Comandante da Sexta Região Militar e a comandar o 19° Batalhão de Infantaria Motorizado.
Foi alçado ao cargo de general e, atualmente, está na reserva (como os militares chamam a sua aposentadoria).
Dentro do governo, já foi Secretário de Segurança da Presidência da República do governo Lula e chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
G1
quarta-feira, 19 de abril de 2023
Nomeações de Getúlio e Ivan somente com o aval de Fátima
Conta uma fonte do PT ao blogue do Xerife que nem a indicação de Getúlio Batista para o DNIT e de Ivan Jr para a Codevasf somente serão decididas com o retorno dela ao Rio Grande do Norte.
Fátima vai ouvir os aliados do PT que não aceitam os nomes dos dois por terem feito campanha contra Lula e tê-lo chamado de ladrão.
“Não tem cabimento o cara ter chamado o Presidente de ladrão e agora querer ocupar cargos do Governo Federal. Qual foi a serventia dos dois para a eleição de Lula? Como é que eles querem ocupar cargos no Governo de um ladrão?, concluiu.
RPires
Apresentador da GloboNews se descontrola e parte para cima de assessor especial de Lula ao vivo
O comentarista da GloboNews Guga Chacra perdeu a paciência com o assessor especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Celso Amorim. Durante uma discussão, Guga ficou bravo e “esculachou” com Celso e a condução atual do Governo Lula.
Irmãos suspeitos de roubos na região sao presos em Pau dos Ferros/RNcomo montar uma loja virtual
Nossaparana
terça-feira, 18 de abril de 2023
Família é feita refém em quanto bandidos fazem arrastão em residência na cidade de Pau dos Ferros/RN.
Esculhambou: MST mobiliza 1.100 famílias para invadir 11 terras no RN em abril
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) planeja invadir 11 terras a partir da próxima sexta-feira em “todas as regiões do Rio Grande do Norte (RN)”, de acordo com o coordenador de Frente de Massas do movimento, Paulo Neto. Aproximadamente 1.100 famílias estão mobilizadas para as ocupações.
Por estratégia, os militantes não revelam que tipo de área ou o local das ações. “A gente fez um levantamento prévio e chegamos nessas 11 terras”, diz Neto. As ocupações fazem parte de uma ação coordenada em todo o País para cobrar desapropriações e “em protesto ao agronegócio”.
O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Faern), José Vieira, considerou a série de atos do MST como “terrorismo. “Toda invasão é criminosa, porque você está invadindo o que é do outro. Então, essa ação [do MST] é criminosa, e também consideramos ela terrorista. Essa é uma ação terrosista de um grupo terrorista”, disse.
Além do RN, as invasões ocorrem em todas as regiões do País em meio à 26ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária, que ocorre neste mês de abril, chamado de “Abril Vermelho” pelos manifestantes em alusão aos 27 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás.
“Isso acontece em 22 estados do nosso País e a pauta é a vistoria e desapropriação das terras, tendo em vista que nós já temos acampamentos que têm mais de 18 anos de resistência. Temos que fortalecer a luta pela reforma agrária, não só aqui no Estado, mas em todo o País”, disse Paulo Neto.
TN
R.Pires
Partidos de Portugal não querem Lula no país: ‘lugar de ladrão é na prisão’
R.Pires
O partido político português: Chega!, uma das principais siglas políticas de Portugal, se manifestou contra a visita do presidente Lula ao país. No Instagram, o Chega! divulgou uma postagem dizendo: “Lugar de Ladrão é na prisão, não queremos Lula da Silva em Portugal”.
O partido convoca no manifesto a população portuguesa para se opor a chegada de Lula e usa ainda na postagem o #ForaLula. De acordo com o Governo Federal, o presidente deve desembarcar em Portugal no dia 21 de abril e a agenda no território deve se estender até o dia 25 deste mês.
“Dia 25 de abril vamos todos à Assembleia da República (AR) mostrar que não queremos Lula da Silva em Portugal!. A partir das 9H, junte-se a nós!” , completou a sigla na manifestação.
VEJA:
segunda-feira, 17 de abril de 2023
Homens armados assalta casa de moto taxista em Pau dos Ferros na noite de hoje (17).
Sargento Monteiro representa Policiais do Alto Oeste em reunião com equipe do Governo.
As Associações Representativas de Praças PMs e BMs do RN participaram na manhã desta segunda-feira, 17 de abril, de reunião na Secretaria de Segurança com a presença do titular da pasta – Cel Araújo e seu Adjunto Dr. Osmir Monte, Secretária Virgínia Ferreira e Dr Tales representando o Gabinete Civil e Secretário Estadual de Administração, Pedro Lopes.
sexta-feira, 14 de abril de 2023
Violência: Bando armado atira contra colégio em Ponta Negra, Natal (RN); vídeo
Cerca de cinco homens em motos chegaram e teriam atirado na escola Professor José Fernandes Machado, em Ponta Negra, na zona Sul de Natal (RN).
Segundo o Via Certa Natal, pessoas saíram correndo e ainda não se tinha informações a respeito de possíveis feridos.
A escola é da rede estadual e estava no momento com os alunos noturnos do EJA.
Os ônibus com alunos foram escoltados pela PM.
R.Pires