A taxa de incidência de internação entre os vacinados foi de 4,68 por 1000 pessoas imunizadas, enquanto entre os não vacinados foi de 8,67 para cada 1000 pessoas não vacinadas.
Idosos a partir de 70 anos que foram vacinados contra Covid-19 têm taxa de internação 46% menor que a de não vacinados, de acordo dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A análise preliminar, feita em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), é baseada em dados de solicitações de leitos para Covid-19 na Central de Leitos do Estado e no banco do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (Sipni).
A taxa de incidência de internação entre os vacinados foi de 4,68 por 1000 pessoas imunizadas e entre os não vacinados foi de 8,67 para cada 1000 pessoas não vacinadas. No Ceará, a maior parcela dos idosos já vacinados têm 75 anos ou mais. Entre 70 e 74 anos, foram vacinados os institucionalizados e os profissionais de saúde.
O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, ressaltou a importância da vacinação para a redução dos riscos causados pela doença. “O risco daqueles que se vacinaram é muito menor, são menos complicações graves. Isso mostra a importância da vacinação e da população aderir à imunização”, disse.
A análise mostrou que aqueles não vacinados têm um risco 1,85 vezes maior de serem internados se comparados aos vacinados, com intervalo de confiança significativo de 95%. Para a análise, foi estimada uma população de pessoas a partir de 70 anos no Ceará de 524.922 pessoas.
Isolamento social rígido em todo o CE
O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta quinta-feira (11), que o isolamento social mais rígido vai passar a valer para todos os municípios do estado, a partir de meia-noite do próximo sábado (13). Anteriormente, a medida era obrigatória só para Fortaleza.
O decreto de Fortaleza seguiria até o próximo dia 18 de março, mas com a nova medida, o isolamento mais rígido segue até o próximo dia 21 para todos os municípios do estado. Com isto, ficará permitido o funcionamento apenas dos serviços essenciais.
Reunião com o Ministério da Saúde
O governador publicou nas redes sociais que a vacina russa contra Covid-19, Sputnik V, vai integrar o Plano Nacional de Imunização (PNI). A decisão foi anunciada após uma reunião com os governadores do Nordeste e Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, na noite desta quinta (11).
"Reunião agora à noite com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores do Nordeste para tratarmos sobre a aquisição da vacina Sputnik V, e o cronograma de distribuição das demais vacinas aos estados. Fechamos entendimento com o Ministério da Saúde para a compra da Sputnik para o Plano Nacional de Imunização", informou Camilo.
Camilo, entretanto, não informou a respeito de prazos ou quantidade de imunizantes que devem ser adquiridos.
Chegada dos lotes de vacina contra Covid-19 no Ceará:
1º lote: 229.200 mil doses da CoronaVac em 18 de janeiro
2º lote: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca 23 de janeiro
3º lote: 33.200 doses da CoronaVac em 25 de janeiro
4º lote: 115 mil doses da CoronaVac em 6 de fevereiro
5º lote: 80.500 doses da Oxford/AstraZeneca em 24 de fevereiro
6º lote: 49.200 doses da CoronaVac em 24 de fevereiro
7º lote: 115.600 doses da CoronaVac em 3 de março
8º lote: 109.800 doses da CoronaVac em 10 de março
Fonte: G1
J. Moacir
Nenhum comentário:
Postar um comentário