Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Uma publicação de Fabio Torquato

As Praças e a História – Por Dr. José Edmilson de Holanda

 Publico aqui no blog uma carta do ex-prefeito de Pau dos Ferros, Dr. José Edmilson de Holanda, onde conta a história da Praça da Matriz, hoje Praça Monsenhor Caminha.

 
Dr. José Edmilson fala da primeira reforma da praça, quando era prefeito no ano de 1972, e da Praça Monsenhor Caminha, recém-inaugurada pelo prefeito Leonardo Rêgo no último dia 27 de junho.
 
Tenho algumas cartas escritas por Dr. José Edilson que contam a nossa história. Igreja da Matriz, Obelisco e a bateria da procissão de Nossa Senhora da Conceição são descritos por este respeitado pauferrense que tem a preocupação de registrar os acontecimentos importantes da  nossa cidade.
 
Dr. José Edmilson de Holanda tem autoridade e competência para falar de Pau dos Ferros. Quando sente necessidade, fala mesmo. Não consegue ficar inerte apenas olhando o trem da nossa história passar. Suas opiniões são ouvidas e respeitadas. Seu amor por Pau dos Ferros é um dos combustíveis de sua vitalidade.
 
                                        Dr. José Edmilson de Holanda – Foto: Blog do Capote
 
As Praças e a História
Por Dr. José Edmilson de Holanda
 
No final da década de 1930 a principal rua de nossa cidade chamada de Praça da Matriz, embora não existisse praça, era uma rua ampla, sem calçamento, arborizada na época do inverno com vegetação natural: mucambé e velame.
 
Ano de 1940: Era Prefeito do Município o Sr. Francisco Fernandes de Sena. Teve a idéia de construir uma Praça ao lado do Mercado Público, na área entre as travessas Teófilo Rego e Adolfo Fernandes. Era uma pequena Praça, sem arborização, sem nenhum atrativo, contando apenas com uma dúzia de bancos de madeira e ferro. Neste local singelo, todas as noites, se reuniam os amigos, os casais, os namorados, até mesmo os idosos que gostavam de assistirem às tradicionais retretas, nos finais de semana, tocadas pela banda de música Municipal, no horário das 19 às 21 horas, pois, naquele tempo a energia elétrica era a motor e funcionava das 18 às 21:30 horas.
 
No dia de sua inauguração, um acontecimento histórico ocorreu: entre as autoridades presentes se encontrava o ex-primeiro Prefeito do nosso Município, eleito em 1929 o Sr. Francisco Dantas de Araújo. Em seu discurso falou das dificuldades da Prefeitura no seu tempo e lembrou como marco de sua administração a construção da atual sede de nossa Prefeitura, que ainda hoje enfeita a Av. Getúlio Vargas com a imponência e a beleza do seu estilo arquitetônico. Disse na sua fala que o referido prédio tinha sido construído com recursos próprios do Município e para terminá-lo teve que investir dinheiro do seu próprio bolso, porque os recursos de que dispunham a Prefeitura eram insuficientes para conclusão da obra. Como eram diferentes os Prefeitos do passado! Alguns deles tiravam dinheiro do próprio bolso e colocavam no cofre da Prefeitura como fez o Sr. Francisco Dantas. Hoje em dia, acontece o contrário: muitos tiram o dinheiro do cofre da Prefeitura e colocam no seu próprio bolso. Na gestão do Prefeito Licurgo Nunes, no final dos anos 40, foi construído o Pavilhão Municipal. O Dr. José Fernandes de Melo que o sucedeu, fez o acabamento final, colocando o mesmo em funcionamento, como ponto de apoio para os freqüentadores da Praça. Nesta época, foi feita a arborização da Praça com o plantio aproximadamente de 1 dúzia de árvores, chamadas fícus benjamim, como também foi usada a mesma planta para fazer a 1ª arborização geral das ruas de nossa cidade. Este trabalho, se deve a dedicação e persistência do Vice-Prefeito da época o Sr. José Guedes do Rego, que cuidou ele próprio de preparar as mudas para a realização da campanha de arborização. Os anos se passavam, a cidade crescia e os Prefeitos que se sucederam, abandonaram e entregaram a Praça a ação destruidora do tempo.
 
Ano de 1972. Era eu, o Prefeito do Município. A pequena Praça mal conservada, não acompanhou o crescimento da cidade, criou problemas com o trânsito e estacionamento de veículos na Praça da Matriz.
 
Tive então a mesma idéia de construir uma nova Praça. O projeto foi executado pelo arquiteto, Assis Amorim, atualmente juiz de Direito aposentado, que aqui exerceu por alguns anos, o cargo de juiz de Direito de nossa Comarca.
 
A nova Praça, grande, bonita, moderna, bem arborizada com canteiros de flores e de rosas, além de árvores de grande porte, entre elas uma muda de Pau Brasil, chamava a atenção de todos.
 
Pau dos Ferros ganhou destaque, sendo considerada a cidade de Praças mais bonitas da região do Oeste do nosso Estado. Vale salientar que foi construída exclusivamente com recursos próprios do Município. Recebeu o nome de Praça do Centenário em homenagem a comemoração no ano de 1972 da data do sesquicentenário da independência do Brasil. No dia de sua inauguração, 1º de Maio de 1972, o mesmo fato histórico ocorrido há 32 anos passados, se repetiu naquele dia. Estava presente ao ato festivo um ex-prefeito do nosso município, não o 1º porque já havia partido para a eternidade, mas o 2º ex-prefeito o Sr. Manoel Quintino do Rego, eleito em 1931, convidado especialmente por mim, para participar deste evento. Da tribuna da nova Praça, falou da sua administração no seu tempo e lembrou como marco de sua gestão a construção do Cemitério São Manoel que ai está. Os anos se passaram, a bonita e grande Praça do Centenário, teve o mesmo destino da pequena e singela Praça do Prefeito Francisco Fernandes de Sena. Os prefeitos que se sucederam não cuidaram, não conservaram a sua beleza, a transformaram em ponto comercial, cheio de barracos, cigarreiras e botecos, onde dominavam a desorganização e a sujeira, retirando dela a função e a finalidade de oferecer e promover o lazer para o povo.
 
Ano de 2009 – Leonardo Rêgo – Prefeito teve também a mesma idéia: construir uma nova Praça no mesmo local com o nome do Monsenhor Caminha, homenagem justa e merecida que o povo de Pau dos Ferros, presta ao nosso querido e inesquecível Monsenhor Caminha de saudosa memória. O projeto da mesma foi executado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através de seu Reitor Dr. José Ivanildo do Rego, pauferrense que muito vem ajudando a sua terra natal.
 
Em 27-06-09 o Prefeito Leonardo Rêgo, entregou aos pauferrenses a nova e bonita Praça com a realização de uma grande festa. Estiveram presentes os senadores José Agripino Maia, Garibaldi Alves Filho e a Senadora Rosalba Ciarlini,os deputados estaduais Getúlio Rêgo e Leonardo Nogueira, o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Dr. José Ivanildo do Rego, a Srª Joseney R. de Queiroz representando o Reitor da UERN, o vice-prefeito Fabrício Torquato, vereadores e vereadoras, secretários municipais, Dr. José Edmilson de Holanda ex-prefeito do nosso município, Dr. José Edílson Freire representante da família do Monsenhor Caminha, Maria Feliciano do Rêgo, Presidente do PMDB local, o Sr. Marco Antônio dos Santos Silva, representando o Diretor Regional dos Correios, alguns prefeitos de cidades vizinhas e pessoas gradas e importantes da nossa sociedade. A inauguração começou com a celebração de uma missa em ação de graças pelo Padre Sátiro Dantas, nosso conterrâneo, concelebrada pelos Padres Francisco das Chagas Neto da nossa Paróquia e o Padre Ivan dos Santos, pároco da cidade de Luiz Gomes. Após a missa seguiram-se as comemorações com apresentações culturais executadas pela Cia de dança Dançart da Secretaria Municipal de Juventude, Habitação e Assistência Social e pela Banda Filarmônica da Juventude que executou o Hino Nacional Brasileiro, o do nosso Município e o do Bicentenário da paróquia e Centenário do Município.
 
Na ocasião aconteceu a solenidade de lançamento do selo personalizado com o nome da Praça, presidida pelo Sr. Antonio Marcos dos Santos Silva, gerente de vendas dos Correios que representou o Diretor Regional. Participaram ainda da cerimônia Clésia Janete Almeida Souza, gerente da Região Operacional 04 sediada em Pau dos Ferros, o Sr. Carlos Eugênio Pinheiro coordenador comercial e o Sr. Antônio Elias de Oliveira gerente da agência dos Correios de Pau dos Ferros.
 
Continuando as festividades, os cantores pauferrenses, Raimundo Círo e Léo Batista, prestaram uma homenagem a Monsenhor, cantando a bonita música de suas autorias: Caminha Manoel Caminha.
 
Na hora dos discursos, falaram os senadores José Agripino, Garibaldi a senadora Rosalba, o Reitor da UFRN Ivanildo Rego, o Sr. José Edílson Freire representando a família do Monsenhor, encerrando com o discurso do Prefeito Leonardo Rego, que lembrou as dificuldades enfrentadas no seu 1º mandato, as suas lutas e o seu trabalho com recursos próprios do município em 17 bairros dos 18 que formam a nossa comunidade. Em seguida, aconteceu o descerramento do busto do Monsenhor Caminha, no pedestal pelo Padre Sátiro Dantas e o Dr. José Edílson Freire sobrinho do Monsenhor e o da placa com o nome da Praça realizado por mim e o Prefeito Leonardo.
 
No final da festa, um bonito show pirotécnico enfeitou o seu encerramento.
 
Nesta inauguração também se repetiu o mesmo fato histórico dos anos 40 e 72: estava presente um ex-prefeito de Pau dos Ferros, representado por minha pessoa. Elevemos as nossas mãos para o alto e supliquemos a proteção divina para que o abandono e o desprezo dos Prefeitos que se sucederão, não sejam o triste destino da majestosa Praça, como aconteceu com as outras.
 
A Praça que ora ganhou Pau dos Ferros, merece zelo, cuidado, carinho e amor, porque engrandece com a sua beleza e grandiosidade e nossa cidade, se transformando em cartão postal e orgulho do nosso povo.
 
Você Leonardo, continue trazendo para a nossa comunidade melhoramentos, e obras desta envergadura, porque, nos dias atuais, o seu povo tem dado prova de amaducerimento político e consciência dos seus direitos de cidadania, por isto, tenho certeza, saberá agradecer e reconhecer, colaborando com a sua administração, com o seu trabalho sério, em prol do progresso, do desenvolvimento e da grandeza da brava, da heróica, da resistente e da querida cidade de Pau dos Ferros, como prova de gratidão pelo que você tem realizado e vem fazendo por nossa cidade.
 
Parabéns!!!
         
            Pau dos Ferros, 30 de junho de 2009.
 
            José Edmilson de Holanda

Publicado em  por ftorquato


Nenhum comentário:

Postar um comentário