Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

DIA DO VAQUEIRO NORDESTINO, É OFICIALIZADO POR LEI Nº 11.928


A tradicional Missa do Vaqueiro, que se realiza todos os anos, no terceiro domingo de julho, teve um ingrediente especial na sua última versão, mês passado, pois nessa data estava sendo comemorado pela primeira vez o Dia do Vaqueiro Nordestino, oficializado pela Lei 11.928, de abril deste ano.


Presente à festa, o deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA), autor do projeto, justificou o seu projeto, afirmando ser o vaqueiro um ser que merece ser reconhecido pela sua bravura, já que enfrenta todo tipo de adversidade, principalmente no Nordeste, região castigada pelo rigor climático, principalmente na época de estio.


Na manhã de 19 de julho, em Serrita, a cavalgada começou cedo, com homens encourados, montados em seus cavalos, com os rostos machucados pela mata fechada e seca do sertão, nesta região do Cariri, na divisa entre Pernambuco e Ceará, mas era um domingo diferente para todos os vaqueiros nordestinos que participam de mais uma Missa do Vaqueiro, pois puderam comemorar também o primeiro Dia Nacional do Vaqueiro Nordestino.


“O vaqueiro é um símbolo de coragem e arrojo dos sertanejos. Figura lendária que desafia o tempo”, ressaltou Carlos Brandão, que lembrava, que há mais de um século esses homens correm pelo campo em busca das reses desgarradas. Os cavaleiros do sertão, como ressaltou o parlamentar, usam armaduras de couro para se proteger dos galhos e espinhos da caatinga, arriscam a vida e voltam sangrando em cada “pega de boi” – situação em que o vaqueiro tem a dura tarefa de pegar o boi em mata fechada.


Patrimônio

Considerado bem cultural do País, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan, o vaqueiro tem que ter velocidade, domínio do animal, atenção a cada obstáculo da mata. Características como o chapéu e gibão de couro, botas e calças reforçadas, fazem parte da sua indumentária. “A elegância dos vaqueiros, apesar de maltratados, é uma marca registrada do evento”, comentou a organizadora da Missa do Vaqueiro, Helena Câncio.


A missa do vaqueiro realizada em Serrita, Pernambuco, é uma das manifestações mais expressivas de fé no sertão. Os olhares dos vaqueiros atônitos às palavras do padre, que reveza o sermão com um grupo de músicos. O som gospel da missa no ritmo da zabumba e do baião embalavam a manifestação de fé, coragem, determinação e orgulho de ser vaqueiro numa das regiões mais castigadas do país.


Projeto

Natural de Colinas, médio sertão maranhense, o deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA) é o responsável pela instituição do Dia Nacional do Vaqueiro Nordestino. No dia 17 de abril deste ano, foi sancionada a Lei 11.928/2009, que criou a data, comemorada A tradicional Missa do Vaqueiro, que se realiza todos os anos, no terceiro domingo de julho, teve um ingrediente especial na sua última versão, mês passado, pois nessa data estava sendo comemorado pela primeira vez o Dia do Vaqueiro Nordestino, oficializado pela Lei 11.928, de abril deste ano. Presente à festa, o deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA), autor do projeto, justificou o seu projeto, afirmando ser o vaqueiro um ser que merece ser reconhecido pela sua bravura, já que enfrenta todo tipo de adversidade, principalmente no Nordeste, região castigada pelo rigor climático, principalmente na época de estio.


O evento também foi prestigiado pelo deputado federal, Inocêncio de Oliveira (PR-PE). “É importante ressaltar que projetos como esse do Brandão são importantes para a população. Os vaqueiros são responsáveis pela colonização do sertão e merecem esta homenagem”, defendeu.todo terceiro domingo do mês de julho, anualmente. “Os vaqueiros são referência na cultura nacional e importantes atores da história, símbolo do homem forte e indomável que habita os sertões brasileiros. Não poderia deixar de prestar esta homenagem a todos eles”, disse o parlamentar.


Um comentário:

  1. Eu quero saber as característica do gibão que os vaqueiros usa é pro trabalho

    ResponderExcluir