Páginas

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Ápice de mortes por covid-19 no Brasil ainda é 22 de maio, mas número subiram em julho

Robson Pires

O Brasil perdeu pelo menos 131.625 pessoas para a covid-19 até as 18h30 deste domingo (13.set.2020). Não se sabe ao certo quando 20.827 desses brasileiros morreram, e outros 2.474 óbitos permanecem em investigação para determinar se a causa foi o novo coronavírus.

O ápice real de mortes, portanto, é incerto. A data mais provável é 22 de maio, quando ao menos 1.144 pessoas morreram. É o que indicam os dados computados pelo Ministério da Saúde até 7 de setembro.

A pasta informa diariamente o número de mortes confirmadas por covid-19, o que inclui vítimas de dias anteriores e que a data do óbito ainda não tinha sido determinada. Uma vez por semana, o governo atualiza o número de mortes por data de ocorrência, detalhando quantas pessoas morreram por causa da doença em cada dia.

O gráfico abaixo resume 1 mês de análise do Ministério da Saúde. Em azul, estão as mortes que, até 8 de agosto, já tinham data conhecida. Em laranja estão as informações divulgadas no boletim mais recente, de 7 de setembro.

O número de mortes caiu em junho na comparação com maio, mas volta a subir no fim de julho, que pode vir a se tornar 1 novo pico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário