Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Em carta deixada em vestiário, seleção iraniana pede paz entre nações

 


Em carta escrita à mão deixada no vestiário do estádio de Los Angeles, nos Estados Unidos, a seleção de futebol do Irã agradeceu à cidade e aos iranianos que torceram pelo time em solo estadunidense e fez um apelo pela paz entre as nações.

Escrita em inglês, a mensagem foi encontrada quando a delegação já havia deixado o local, após o empate de 0 a 0 contra a Bélgica na fase classificatória da Copa do Mundo 2026, sediada nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

“Da Pérsia antiga de milhares de anos atrás ao Irã civilizado de hoje, o espírito do Irã permanece vivo e inabalável”, descreve o texto. “Viemos para Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade.”

A carta cita a hospitalidade da cidade de Los Angeles e agradece aos iranianos que torceram pelo time durante a passagem na Califórnia. “Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações”, finaliza o texto.

Entenda

Desde o início da competição, após cada partida disputada nos Estados Unidos, a seleção iraniana precisou retornar para Tijuana, no México, devido às restrições impostas à permanência da delegação em território estadunidense.

Inicialmente os iranianos ficariam hospedados no Arizona, nos Estados Unidos. Dias antes do início do torneio, porém, ficou acertada a mudança para a cidade de Tijuana, no México. As três partidas da seleção do Irã na primeira fase, no entanto, ocorreram nos EUA.

Em meio ao imbróglio envolvendo os vistos estadunidenses para a delegação iraniana, a poucos dias do início do torneio, um funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou à agência Reuters a emissão dos documentos de entrada no país, destacando a concessão “aos atletas e à equipe de apoio necessária”.

“Não permitiremos que a seleção iraniana abuse desse sistema para levar terroristas para os EUA sob falsos pretextos”, acrescentou o funcionário do governo estadunidense na ocasião.

PESQUISA IPSOS-IPEC: Para 42%, governo Lula é pior do que esperavam

 

Para 42% da população brasileira, o governo federal, sob a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está “pior” do que o esperado. É o que indica um levantamento Ipsos-Ipec divulgado nesta segunda-feira (22).

Se comparado com a última rodada da pesquisa, publicada em março, esse índice oscilou um ponto percentual para baixo.

Os que dizem ter uma percepção de que o governo federal é “melhor” do que o esperado atualmente são 23%. Já aqueles que apontaram como “igual” somam 32% da população. Outros 3% não souberam ou não responderam ao levantamento

Foram ouvidas 2.000 pessoas, entre os dias 13 e 17 de junho, por meio de entrevistas presenciais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto.

CNN Brasil

RPires

RN terá novo voo direto entre Natal e Buenos Aires

 

O Rio Grande do Norte ganhará um novo voo internacional direto entre Natal e Buenos Aires. A rota foi anunciada nesta sexta-feira (19) pelo Governo do Estado e pela Latam Airlines e será operada durante a alta temporada, entre 15 de dezembro de 2026 e 28 de fevereiro de 2027.

Segundo o anúncio, os voos serão realizados três vezes por semana, às terças-feiras, sextas-feiras e sábados. A nova ligação amplia a conexão do estado com a Argentina, principal mercado emissor de turistas internacionais para o Rio Grande do Norte.

De acordo com dados da Anac, o fluxo de passageiros argentinos para o estado cresceu 313,2% entre janeiro e abril de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. Para o governo estadual, a nova rota deve fortalecer o turismo e ampliar a chegada de visitantes durante o verão.

PESQUISA IPSOS-IPEC: 56% dos brasileiros afirmam não confiar no presidente Lula; 41% dizem que confiam

 

Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta segunda-feira (22) mostra que 56% dos brasileiros dizem não confiar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto 41% afirmam que confiam no mandatário petista. O cenário mantém o percentual das divulgações anteriores. Outros 3% não souberam ou não responderam.

Na última publicação da pesquisa, em março deste ano, 40% diziam confiar no petista, contra 56% que afirmavam ter desconfiança. Há um 1 ano, em junho de 2025, a situação atingiu a maior discrepância: 37% confiavam em Lula, enquanto 58% ressaltavam não confiar.

Estratificação

A taxa daqueles que não confiam em Lula é maior entre homens (58%, contra 54% entre o público feminino). O percentual também é alavancado na parcela da população que possui ensino médio (62%) e ensino superior (64%), e, em relação à faixa etária, alcança o pior cenário entre pessoas de 25 a 34 anos de idade (63%).

A percepção negativa atinge o pico entre quem recebe mais de cinco salários mínimos (70%) ou é evangélico (70%). Já a parcela da população em que há mais confiança é entre quem ganha até um salário mínimo (53%) ou é católico (51%).

Lula não quer Zenaide na liderança do governo

 

  • Zenaide é vice-líder, mas continua fora da sucessão de Jaques Wagner

Com o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, enfrentando desgastes e e acusado de corrupção, seria natural que a senadora Zenaide Maia, vice-líder do governo no Congresso, surgisse como uma alternativa para assumir um papel mais destacado na articulação política. No entanto, isso não acontece.

Nos bastidores, a avaliação é de que o presidente Lula não demonstra disposição para fortalecer politicamente Zenaide Maia. A senadora é uma aliada do governo federal, mas no Rio Grande do Norte está em rota de colisão com o PT local, ao integrar um projeto político diferente daquele liderado pelo candidato petista ao Governo do Estado, Cadu Xavier.

Embora ocupe a vice-liderança do governo no Congresso, Zenaide não é cogitada para substituir Jaques Wagner, o que reforça a visão de que Lula prefere manter distância de uma eventual promoção da senadora. Para observadores da cena política, o envolvimento dela na disputa eleitoral do Rio Grande do Norte, em campo oposto ao do PT estadual, pesa na decisão do Palácio do Planalto.

Assim, mesmo sendo vice-líder do governo, Zenaide Maia continua longe de ocupar uma posição mais relevante na estrutura de liderança do presidente Lula.

RPires


Operação Mederi pode tirar o sono de prefeitos em todo o RN

 

  • Áudios e documentos indicam que esquema da DISMED não se limitava a uma única cidade

A Operação Mederi que envolve diretamente o ex-prefeito de Mossoró e candidato a governador Allyson Bezerra está longe de ser um problema restrito a um único município. A representação criminal, a quebra de sigilo e muitas páginas de documentos obtidos pela investigação apontam que o suposto esquema envolvendo a DISMED alcançava mais de 20 cidades do Rio Grande do Norte.

Um dos áudios atribuídos a operadores do esquema dá a dimensão da abrangência da atuação. Em determinado momento, um dos interlocutores afirma: “Eu tenho umas 15 prefeituras”. A frase, por si só, revela que a rede de atuação seria bem maior do que inicialmente se imaginava.

As suspeitas se concentram, especialmente, na comercialização de medicamentos controlados. Diante do volume de documentos e do alcance das investigações, há muito gestor municipal que certamente não está dormindo tranquilo. Afinal, se a papelada falar, a Operação Mederi poderá deixar de ser um caso isolado para se transformar em um dos maiores escândalos já investigados no Rio Grande do Norte.

RPires

Menino de 7 anos morre afogado em poço d’água no município de Pilões, no RN

 



Uma tragédia foi registrada nesta segunda-feira (22) no município de Pilões, localizado no Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Um menino de apenas 7 anos de idade morreu após se afogar em um poço d’água na zona rural da cidade.
De acordo com informações preliminares, a criança, identificada como Arthur, estava brincando nas proximidades do poço na companhia de outras crianças quando, por circunstâncias que ainda serão esclarecidas, acabou entrando na água e não conseguiu sair.
Ainda segundo relatos, os demais menores que estavam no local não perceberam imediatamente o que havia acontecido. Após notarem o desaparecimento de Arthur, familiares e moradores iniciaram buscas na região.
Momentos depois, o corpo da criança foi localizado dentro do poço, causando grande comoção entre os moradores da comunidade.
A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento da área até a chegada das equipes da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (ITEP), responsáveis pelos procedimentos periciais.
Após a realização da perícia no local, o corpo foi removido e encaminhado para exames no Instituto Técnico-Científico de Perícia.
As circunstâncias que levaram ao afogamento serão apuradas pelas autoridades competentes. O caso gerou profunda tristeza e repercussão entre familiares, amigos e moradores de Pilões.
Passandonahora

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Assu: o lixo de Lula Soares

 

Os gastos da Prefeitura de Assú com a limpeza urbana seguem em forte crescimento e já alcançaram, em 2026, o maior patamar da história do município.

Dados do Portal da Transparência mostram que, entre 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, a gestão do prefeito Lula Soares desembolsou R$ 6.449.461,30 com os serviços de limpeza pública. No mesmo período de 2025, a despesa foi de R$ 4.884.461,65, um aumento de R$ 1,56 milhão, equivalente a cerca de 32% em apenas um ano.

Quando a comparação é ampliada, o crescimento se torna ainda mais expressivo. Em 2021, nos mesmos primeiros meses do ano, os gastos somavam R$ 2.916.923,91. Em cinco anos, a despesa mais que dobrou, acumulando alta de aproximadamente 121%.

RPires

Institutos de pesquisa viraram um negócio lucrativo no Rio Grande do Norte

 

Antigamente, os institutos de pesquisa gozavam de maior credibilidade e apresentavam resultados que, na maioria das vezes, se aproximavam da realidade, mesmo dentro das margens de erro. Hoje, porém, a impressão que fica é de que instituto de pesquisa virou um negócio lucrativo. A atividade se proliferou por todo o Rio Grande do Norte e novos levantamentos surgem a todo instante.

O problema é que os números apresentados por muitos desses institutos são completamente diferentes entre si. Enquanto uma pesquisa aponta determinado candidato na liderança, outra mostra um cenário oposto, alimentando dúvidas e levantando questionamentos. Afinal, o que estaria acontecendo? Como explicar discrepâncias tão grandes entre levantamentos realizados praticamente no mesmo período?

A sensação é de que os institutos de pesquisa se transformaram em um mercado em expansão. Viraram um negócio. E, diante da quantidade cada vez maior de empresas atuando no setor, seria importante que houvesse uma atenção mais rigorosa sobre essa atividade. Do jeito que está, em vez de esclarecer o eleitor, a enxurrada de pesquisas acaba apenas aumentando a confusão e alimentando ainda mais a desconfiança sobre os números apresentados.

RPires

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Líder de Lula no Senado: Jaques Wagner é alvo de buscas da PF em investigação sobre Banco Master

 

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18) a nona fase da Operação Compliance Zero e cumpriu mandados de busca e apreensão contra o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo Lula no Senado.

Segundo a investigação, a operação apura supostas fraudes envolvendo o Banco Master, o PT da Bahia, os vínculos do ex-banqueiro Daniel Vorcaro e a possível participação de Wagner nos fatos investigados.

Além dos endereços ligados ao senador, a PF também realizou buscas em empresas e residências de Augusto Lima, na Bahia, em Brasília e em São Paulo.

Lima é ex-sócio de Vorcaro e participou da implementação de um sistema de crédito consignado para servidores públicos durante a gestão de Wagner no Governo da Bahia.

De acordo com os investigadores, o modelo foi posteriormente levado para o Banco Master. O Credcesta, sistema citado na apuração, tornou-se um dos principais ativos financeiros da instituição.

Ao todo, foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro do STF, André Mendonça. 

RPires

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Processo de desertificação atinge 62 municípios e 5 novas áreas no RN, aponta estudo

 

Um estudo inédito de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade Federal do Ceará (UFC) identificou cinco novas Áreas em Processos de Desertificação (APD) no Rio Grande do Norte, o que faz o fenômeno atingir pelo menos 62 municípios do estado. Segundo o levantamento, isso representa cerca de 15% do território potiguar – 8.359 km².

Historicamente, o Rio Grande do Norte sempre considerou a existência de apenas uma área em processo de desertificação: o chamado Núcleo do Seridó – ou Seridó Oriental – com seis municípios. Essa APD tem território de 696 km² .

Nesta quarta-feira (17) é celebrado o Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação.

Os dados se referem a territórios delimitados pelo estudo: as bacias hidrográficas do Apodi-Mossoró e Piranhas-Açú, as duas maiores áreas hidrográficas do estado.

Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), a desertificação é definida como um processo de degradação ambiental causado pelo manejo inadequado dos recursos naturais nos espaços áridos, semiáridos e subúmidos secos, que compromete os sistemas produtivos das áreas.

As cinco novas áreas apontadas na pesquisa são:

  • APD Pau dos Ferros: 1.061 km²;
  • APD Rodolfo Fernandes: 680 km²;
  • APD Caraúbas: 1.500 km²;
  • APD Sertão Central: 2.580 km²;
  • APD Seridó Ocidental: 1.842 km²;

Os dados são resultado de uma pesquisa e monitoramento de quase 10 anos dos geógrafos Anny Catarina Nobre de Souza e Sérgio Domiciano Gomes de Souza. No estudo, eles investigam a ocorrência e a distribuição espacial da desertificação no RN.

Jair Bolsonaro no Cinema: Em Las Vegas, filme “Dark Horse” é exibido pela primeira vez

 

O filme Dark Horse, que conta a história de Jair Bolsonaro e foi financiado pelo banqueiro Daniel Vorcaro, teve a sua pré-estreia em Las Vegas, nos Estados Unidos.

A exibição ocorreu na noite da segunda-feira (15) durante um evento conservador, o “Fraud-Fighter Summit”, cujo nome pode ser traduzido como “Cúpula de Combate à Fraude”. O congresso foi organizado por um grupo chamado UnAuthorized.

O ex-deputado Eduardo Bolsonaro participou de um dos painéis do evento. Segundo o jornal O Globo, ele enfatizou a importância da guerra cultural e afirmou que Dark Horse será um “pesadelo” para a esquerda.

“É assim que esse tipo de coisa é, poderosa. E não está em português, está em inglês, de propósito. Se fizermos algo no Brasil, eles bloqueiam facilmente, mas também porque queremos que este filme seja um sucesso mundial”, disse o ex-deputado.

Vídeo: Lula dá “carão” em Trump e diz que ele não se meta com as eleições do Brasil

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu o tom ao responder declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e aproveitou para atacar os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula afirmou que o Brasil não aceitará interferências externas em suas eleições e mandou um recado direto a Trump, destacando que cabe apenas aos brasileiros decidir os rumos do país.

O presidente também voltou a disparar críticas contra os filhos de Bolsonaro, acusando-os de estimular interferências estrangeiras em assuntos internos do Brasil e classificando suas atitudes como prejudiciais aos interesses nacionais.

VEJA VÍDEO:

Após encontrar Lula, Trump diz que Brasil está “politicamente difícil”. Veja vídeo

 

O líder dos Estados Unidos, Donald Trump, disse, nesta quarta-feira (17), que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cúpula do G7, na França, e afirmou que o Brasil está se tornando “um país um pouco duro e perigoso politicamente”.

Trump foi questionado, em entrevista coletiva no G7, na França, sobre a classificação de facções criminosas brasileiras como organizações terroristas e sobre as tarifas adicionais que os EUA propõem impor ao Brasil.

VEJA VÍDEO:

“Sim [falei com Lula]. [O Brasil] Está se tornando um país duro politicamente. Um pouco perigoso politicamente. Está meio desagradável”, afirmou Trump, ao ser questionado sobre a polêmica PCC-CV e as tarifas adicionais ao Brasil.

No início do mês, o governo dos Estados Unidos classificou as facções Comando Vermelho e PCC como organizações terroristas estrangeiras. A medida do governo norte-americano foi anunciada dias após o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) visitar Trump e outras autoridades dos EUA.

O governo brasileiro criticou a classificação e afirmou que isso pode “enfraquecer o combate aos criminosos”.

Além disso, o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) concluiu uma investigação e propôs taxas adicionais ao Brasil e a outros 59 países, por falharem em deter “trabalho forçado”.

Vídeo: Suspeitos de ataques contra Vereador e assessor chegam a DHPP em Mossoró (RN)



Os dois suspeitos presos por envolvimento no atentado contra o vereador Cabo Deyvison (PL) chegaram nesta terça-feira (16) à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró, após serem transferidos sob escolta de forças de segurança do Rio Grande do Norte e do Ceará.

Segundo a Polícia Militar do RN, a dupla confessou participação direta no ataque ocorrido na noite de segunda-feira (15), que resultou na morte do assessor e cinegrafista Allyson Diego e deixou o parlamentar ferido.

Os suspeitos foram localizados em um táxi na CE-040, em Beberibe (CE), durante uma operação conjunta envolvendo equipes do BEPI, BPRaio da Polícia Militar do Ceará e Polícia Militar do Rio Grande do Norte. A prisão ocorreu após uma denúncia apontar que os homens seguiam em direção à divisa entre os dois estados.

O caso segue sendo investigado pela DHPP de Mossoró.

RPires

Pesquisa Zenaide ameaçada: Pesquisa mostra Rafael Motta bem posicionado para a segunda vaga do Senado

 

Os números da mais recente pesquisa do Instituto Metadata/Grupo Dial revelam um dado político que vem chamando a atenção: a consolidação do nome de Rafael Motta na corrida pelo Senado Federal.

Na simulação do segundo voto, Rafael aparece com 9,9%, mantendo-se entre os nomes mais competitivos e praticamente empatado tecnicamente com os primeiros colocados nesse cenário. O resultado reforça uma tendência observada em levantamentos anteriores, de crescimento gradual da sua candidatura.

O desempenho é considerado expressivo por ocorrer em uma disputa que ainda está em fase inicial de definição junto ao eleitorado. Além disso, Rafael Motta aparece à frente de nomes tradicionais da política potiguar, o que aumenta as expectativas em torno de sua candidatura.

Outro aspecto que chama a atenção é o elevado percentual de indecisos na disputa para o Senado, próximo de 70%. Esse cenário indica que a eleição ainda está bastante aberta e que os candidatos com maior potencial de crescimento podem ampliar seus espaços ao longo da campanha.

RPires

Vários nomes aparecem à frente de João Maia em pesquisa para deputado federal

 

Os números da mais recente pesquisa do Instituto Metadata/Grupo Dial revelam um cenário preocupante para o deputado federal João Maia na disputa pela reeleição. Diferentemente da eleição passada, quando conquistou uma votação expressiva e se elegeu com relativa tranquilidade, desta vez o parlamentar aparece em uma posição muito mais delicada.

Segundo o levantamento, Thabatta Pimenta lidera entre os mais citados com 1,7%, seguida por Benes Leocádio, com 1,1%, e Natália Bonavides, com 1,0%. Logo depois aparecem Cabo Deyvison, com 0,9%, e um grupo formado por Dr. Bernardo Amorim, João Maia e Nina Souza, todos com 0,8%.

Também aparecem próximos de João Maia nomes como Juninho Saia Rodada e Sargento Gonçalves, ambos com 0,7%, além de Robson Faria, Carla Dickson, Fernando Mineiro e Odon Júnior, todos com 0,6%. General Girão surge com 0,5% e Nelter Queiroz, 0,4%.

O quadro mostra uma disputa extremamente pulverizada e coloca João Maia em uma situação bem diferente daquela vivida em eleições anteriores. Além de vários nomes estarem à sua frente, outros concorrentes aparecem muito próximos, configurando uma disputa voto a voto.

RPires

terça-feira, 16 de junho de 2026

Coronel Azevedo cobra resposta firme ao atentado contra Cabo Deyvison e presta solidariedade à família de Allyson Diego

 


O deputado estadual Coronel Azevedo (PL) manifestou solidariedade ao vereador Cabo Deyvison, de Mossoró, vítima de um atentado a tiros na noite desta segunda-feira (15), e à família de Allyson Diego, assessor do parlamentar que morreu durante a ação criminosa.

Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, Azevedo lamentou o ocorrido, desejou pronta recuperação ao vereador e cobrou uma investigação rápida, transparente e rigorosa para identificar os autores, mandantes e a motivação do crime.

O parlamentar também alertou para o avanço das facções criminosas no Rio Grande do Norte e defendeu maior proteção às pessoas que enfrentam o crime organizado.

“Não podemos aceitar que representantes do povo sejam silenciados pela violência. Quem combate as facções precisa ter segurança e o apoio das instituições”, afirmou.

Coronel Azevedo voltou a defender que as facções criminosas sejam classificadas como organizações terroristas e cobrou do Governo do Estado empenho total na elucidação do caso.

Ao final, o deputado prestou condolências à família de Allyson Diego e pediu orações pela recuperação de Cabo Deyvison.

Cleiton Albino


Eduardo Bolsonaro é condenado a 4 anos e 2 meses de prisão

 

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou por unanimidade, nesta terça-feira (16), o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelo crime de coação no curso do processo. Os ministros entenderam que ele atuou para tentar interferir no julgamento que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.

Relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes votou pela pena de 4 anos e 2 meses de prisão em regime semiaberto, além do pagamento de 50 dias-multa, fixados em dois salários mínimos cada. Moraes também defendeu a perda do cargo de escrivão da Polícia Federal e a inelegibilidade por oito anos.

O voto foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia, formando unanimidade na Primeira Turma.

Em nota, Eduardo Bolsonaro afirmou que não foi formalmente citado no processo e disse ter tomado conhecimento da condenação pela imprensa. O ex-deputado alegou ainda que a decisão desrespeita o devido processo legal e anunciou que recorrerá da sentença por meio de embargos de declaração.

“Qualquer sentença sem respeito ao devido processo legal é nula. O objetivo deste julgamento é apenas tirar meu nome das eleições”, declarou.

Congresso faz sessão nesta quinta para votar vetos presidenciais Fonte: Agência Senado

 
O Congresso Nacional fará sessão conjunta nesta quinta-feira (18), a partir das 10h, para analisar vetos presidenciais. A sessão foi anunciada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesta terça (16).

Davi disse que a pauta inclui 90 vetos e 934 dispositivos pendentes de deliberação. Segundo ele, a pauta deverá refletir a demanda estabelecida pelas lideranças da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

— São centenas de dispositivos e dezenas de vetos que estarão sob apreciação. Houve uma construção prévia feita com o presidente da Câmara, [deputado] Hugo Motta, líderes partidários, partidos da base, da oposição. Muito se construiu em relação a alguns entendimentos sobre o que é importante para o governo na manutenção dos vetos e o que é importante para as lideranças partidárias sobre derrubada de vetos. Naquilo que não tivemos consenso, infelizmente, a solução está dada; vamos partir para a votação — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:

Fonte: Agência Senado