Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Marçal compara cadeirada a tiro em Trump e facada em Bolsonaro

 

O empresário Pablo Marçal, candidato a prefeito de São Paulo pelo PRTB, publicou uma foto em seu Instagram comparando a cadeirada que levou do apresentador José Luiz Datena (PSDB) durante o debate deste domingo (15) na TV Cultura, aos atentados sofridos por Jair Bolsonaro (PL) e Donald Trump.

O ex-presidente brasileiro foi esfaqueado por Adélio Bispo no dia 6 de setembro de 2018, durante a campanha presidencial daquele ano, enquanto o ex-presidente norte-americano foi alvo de um atentado a tiros durante um comício na Pensilvânia no dia 13 de julho.

– Por que todo esse ódio? – escreveu Marçal em uma publicação no Instagram. A foto compartilhada por ele mostra o exato momento dos três episódios.

A cadeirada de Datena em Marçal resultou na expulsão do apresentador, que ao sair do programa disse não ter se arrependido da agressão contra o empresário. Marçal, por sua vez, deixou o programa alegando mal-estar. A assessoria do candidato do PRTB informou que ele teve uma costela fraturada.

O episódio foi classificado pelo apresentador do debate, o jornalista Leão Serva, como “um dos eventos mais absurdos da história da televisão brasileira”. Após a expulsão de Datena, o debate continuou com quatro candidatos: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).

Com informações AE

Quem não vota, não bebe: Moradora é deixada sem água por divergência política em Assú (RN); vídeo

Uma moradora do assentamento Nova Trapiá, em Assú (RN), relatou que o carro-pipa enviado para abastecer sua cisterna se recusou a prestar o serviço após os operários notarem adesivos das candidatas adversárias de Lula Soares, candidato a prefeito. Segundo Luana Priscila, moradora afetada, assim que os operários perceberam que ela não apoiava o candidato do prefeito, decidiram não descarregar a água.

“Nem chegaram a começar. Quando viram os adesivos, simplesmente disseram que não iam botar água aqui”, contou Luana, indignada com o que chamou de “abuso de poder”. O assentamento Nova Trapiá depende do carro-pipa para o abastecimento de água, e a atitude gerou revolta entre os moradores.

Além disso, o Ministério Público deve iniciar uma investigação sobre a administração do prefeito Gustavo Soares, apurando suspeitas de uso político da máquina pública.

RPires

VEJA VÍDEO:

Candidata a vereadora e irmã são mortas após serem torturadas


Vítimas foram assassinadas após saírem de uma festa; 10 pessoas foram detidas suspeitas de estarem envolvidas no crime.
A candidata a vereadora Rayane Alves Porto, de 25 anos, e sua irmã, Rithiele Alves Porto, de 28, foram encontradas mortas após serem sequestradas na manhã deste sábado, 14, em Porto Esperidião, no Mato Grosso. Seis pessoas foram presas e quatro adolescentes apreendidos suspeitos de envolvimento no crime.
Segundo a Polícia Civil informou ao Terra, Rayane e Rithiele foram assassinadas após saírem de uma festa. As irmãs estavam acompanhadas de outros dois rapazes. As quatro vítimas foram rendidas pelos criminosos e obrigadas a seguirem para uma casa na região central da cidade.
No imóvel as duas irmãs foram torturadas e mortas por meio de golpes de faca. Um dos rapazes também foi torturado, teve uma das orelhas e um pedaço do dedo cortado. Já o quarto jovem sequestrado conseguiu fugir ao correr e pular o mudo da casa, e pediu socorro.
Conforme investigação inicial, a motivação do crime teria sido o fato das irmãs terem, dias antes, tirado foto fazendo gesto que supostamente fazia menção a uma facção rival dos autores dos homicídios.
Poucas horas após os homicídios, os suspeitos foram detidos em flagrante pela Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar. Ao todo seis pessoas foram presas por participação no crime, e quatro menores apreendidos. As prisões e apreensões ocorreram nas cidades de Cáceres e Porto Esperidião.
De acordo com a Polícia Civil, os suspeitos maiores de idade serão autuados em flagrante por sequestro e cárcere privado, tortura, duplo homicídio, homicídio tentado, lesão corporal, associação criminosa e corrupção de menores. Os adolescentes serão autuados em ato infracional análogo aos mesmos crimes.
"As diligências continuam visando identificar a possível participação de outras pessoas no crime", informou a polícia.
Em uma postagem nas redes sociais, Herculis Albertini (PSD), candidato à prefeitura de Porto Esperidião, expressou pesar pelo falecimento de Rayane e sua irmã. Em sinal de respeito e luto, o candidato decidiu suspender todas as suas atividades de campanha programadas para este fim de semana.

Fonte: Terra
JMoacir

Carro Capota Após Colidir com Motocicleta na RN 079, Zona Rural de Marcelino Vieira/RN

Um acidente grave foi registrado na manhã deste domingo (15), na altura do Sítio São José, RN 079, zona rural do município de Marcelino Vieira/RN, quando um carro colidiu com uma motocicleta, resultando no capotamento do veículo.
O incidente ocorreu quando um veículo Jeep Compass, de cor cinza, e uma motocicleta de cor vermelha, seguiam em sentido contrário, o condutor da moto tentou fazer a conversão esquerda quando foi atingido no pneu dianteiro pelo carro, ocasionando o capotamento do veículo, que parou na marginal da rodovia.
O motorista do jeep, conduzido pelo homem de 59 anos , acompanhado de sua companheira e uma filha, sofreram lesões corporais. O veículo ficou completamente danificado devido à violência do acidente.
O condutor da moto, um policial da reserva remunerada de 62 anos, sofreu fortes pancadas pelo corpo e foi socorrido para o HRCCA em Pau dos Ferros, não foi constatado nenhuma fratura e já se encontra em sua residência.
A PM e uma equipe da 4ª CIPRv registraram o acidente e estão investigando as circunstâncias exatas do acidente para determinar as causas.

Fonte: Nosso Paraná

domingo, 15 de setembro de 2024

Pena de até 40 anos para crime de feminicídio será sancionada

 

Após a aprovação na Câmara dos deputados, o Projeto de Lei 4266/23, do Senado, que aumenta a pena de feminicídio e inclui outras situações consideradas agravantes da pena, será sancionado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Na legislação atual, o feminicídio é considerado um homicídio qualificado, mas, com as novas proposições, ele passa ter um artigo específico, com reclusão de 20 a 40 anos.

Na Lei Maria da Penha, o projeto prevê um aumento de pena para os condenados que descumprirem medidas protetivas, que passa de uma detenção de 3 meses a 2 anos para prisão de 2 a 5 anos, mais multa.

Em casos de progressão de regime, o preso deverá cumprir 55% da pena para poder mudar de regime fechado para semiaberto. Na atual lei, o cumprimento é de 50%.

As novas situações que podem aumentar a pena (agravante) são de assassinato da mãe ou da mulher responsável por pessoa com deficiência e quando o crime envolver:

  • emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio cruel;
  • traição, emboscada, dissimulação ou recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido; e
  • emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido

Todas as circunstâncias do crime analisado serão atribuídas também ao coautor ou participante do assassinato.

Ponta Negra News

RPires

VEJA o absurdo deste caso BARBARO em Pau dos Ferros-RN

 

A dona de casa Auciclécia Rita da Conceição Aquino foi morta com mais de 50 facadas pelo ex-marido Abraão Jacome de Lima na casa onde morava no bairro São Benedito, em Pau dos Ferros-RN.
O bárbaro crime& aconteceu dia 12 de setembro, às 12h45. Ciúmes teria o sido o motivo do assassinato.
Abraão, que tentou suicídio após atrocidade cometida contra a ex, foi preso e autuado em flagrante no Hospital Regional de Pau dos Ferros, pelo delegado Inácio Rodrigues de Lima Neto.
O auto de prisão em flagrante foi enviado a Justiça com pedido do delegado para transformá-lo em prisão preventiva, diante da barbaridade cometida.
O pedido do delegado foi reforçado pelo promotor de Justiça Wilkerson Vieira.
Entretanto, o juiz Edilson Chaves de Freitas reconheceu a legalidade da prisão em flagrante e ignorou os apelos do MPRN e da Polícia e mandou soltar o assassino, mediante o compromisso dele comparecer mensalmente no Fórum e nao se ausentar da cidade.
Está deixou a comunidade indignada!

Fonte: Mossoró Hoje 
Via JMoacir

Paulinho Freire ameaça romper com Lula

 

Preocupado com a possibilidade de não garantir sua passagem para um provável segundo turno nas eleições municipais de Natal (RN), o deputado federal Paulinho Freire está adotando uma postura cada vez mais arriscada. Em meio às tensões políticas locais, Paulinho ameaça retirar seu apoio ao presidente Lula caso ele decida subir no palanque da candidata petista Natália Bonavides.

A decisão de Paulinho sinaliza sua tentativa de distanciar-se de qualquer associação direta com o Partido dos Trabalhadores (PT) e de proteger sua candidatura de uma possível ausência de votos em setores do eleitorado mais críticos ao governo federal. A relação delicada entre Paulinho e o PT mostra como as alianças nacionais podem afetar as estratégias eleitorais locais, sobretudo em um contexto de disputa acirrada pelo voto popular.

Esse possível rompimento de dele com Lula é um indicativo claro do temor de que a presença do presidente ao lado de Natália Bonavides possa fragmentar ainda mais o eleitorado natalense, afetando as suas chances de chegar ao segundo turno.

RPires

Irmãos Batista tiveram ao menos cinco reuniões fora da agenda no Planalto

Os irmãos Joesley e Wesley Batista, controladores do grupo J&F e conselheiros da JBS, foram ao menos cinco vezes ao Palácio do Planalto entre 2023 e 2024, antes da reunião com o presidente Lula (PT) realizada em maio deste ano.

 Em quatro dessas idas, os empresários tiveram encontros que não foram registrados em agendas de autoridades e atas. A Presidência e ministérios ainda dizem não ter informações sobre o anfitrião de outra outra visita de Joesley, sozinho, na sede do Poder Executivo.

Procurado, o grupo J&F não se manifestou sobre as idas dos empresários ao prédio em que Lula despacha.

Os registros de entrada dos irmãos Batista no Planalto foram obtidos pela Folha em pedido baseado na Lei de Acesso à Informação.

As idas ao Planalto marcam a reaproximação dos controladores da J&F com o núcleo do poder de Brasília, no momento em que o governo Lula (PT) participa de discussões que afetam empresas do grupo.

Um dos temas é a transferência de controle da distribuidora de energia do Amazonas para a Âmbar, empresa da holding dos irmãos Batista. O governo publicou uma MP (medida provisória) em junho que abriu essa possibilidade.

A transferência é avaliada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que tem uma vaga de diretor aberta. O cargo será indicado por Lula e sabatinado no Senado.

A Âmbar também foi a primeira empresa habilitada pelo governo a importar energia elétrica da Venezuela para reforçar o abastecimento de Roraima.

Os irmãos foram personagens centrais do escândalo político que ameaçou o mandato de Michel Temer (MDB), em 2017, quando foi vazada conversa do então presidente gravada por Joesley.

Com base nos registros das reuniões obtidos pela LAI (Lei de Acesso à Informação), a reportagem questionou as assessorias da Secom (Secretaria de Comunicação Social), da Vice-Presidência e de ministérios que atuam no Planalto se autoridades desses órgãos tiveram encontros com os empresários nas datas registradas.

Em resposta, a Secom informou que o conselheiro de Lula para assuntos internacionais e assessor da Presidência, Celso Amorim, teve dois encontros com os empresários. Os eventos, porém, só foram incluídos na agenda oficial após questionamentos da Folha.

Secretário do PPI (Programa de Parceria de Investimentos), Marcus Cavalcanti também esteve em duas ocasiões no Planalto com os controladores da J&F, mas os encontros ainda seguiam fora da agenda até sexta-feira (13).

Segundo a Casa Civil, os “representantes do grupo empresarial” fizeram “apresentação da carteira de investimentos do grupo no Brasil e exterior” durante as agendas com o secretário do PPI. O ministério, porém, não respondeu quais negócios foram apresentados e se as reuniões tiveram desdobramentos.

No primeiro encontro com Cavalcanti, em 4 de outubro de 2023, os dados de entrada do Planalto registram idas de Joesley e Wesley.

Na data da segunda agenda no PPI, em 9 de janeiro de 2024, a mesma base mostra apenas a entrada de Joesley.

A Casa Civil disse que a falta de registro na agenda pode ser resultado de “falha de comunicação”, pois a equipe do PPI não trabalha no Planalto, enquanto o secretário “eventualmente” tem agendas na sede do Executivo.

A agenda de 4 de outubro de Cavalcanti, que omite a reunião com os irmãos Batista, registra outras cinco atividades, sendo que uma delas havia sido realizada no Planalto. Já na data do encontro com Joesley não há nada marcado no mesmo site, segundo dados do e-Agendas (Sistema Eletrônico de Agendas do Poder Executivo Federal).

Os registros de entrada ainda mostram nova ida de Joesley Batista ao Planalto em 8 de novembro. A Presidência e demais ministérios que operam no Planalto disseram que autoridades da cúpula do governo não tiveram agendas com o empresário nesta data.

Os mesmos órgãos não responderam por qual razão o empresário esteve na sede do Executivo.

Folhapress

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

PRISÃO: Policiais civis da 54ª Delegacia de Polícia (DP) de Pau dos Ferros prenderam em flagrante, uma mulher de 22 anos, na manhã desta sexta-feira (13), pela suspeita da prática do crime de tráfico de drogas.



De acordo com as investigações, a mulher estava em um ônibus que vinha de São Paulo com destino à Pau dos Ferros. Durante uma abordagem policial, foram encontrados 38 tabletes de maconha. O celular da mulher também foi confiscado para ser investigado.


A ação contou ainda com o apoio da 57ª Delegacia de Polícia (DP) de Apodi e do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ) do Alto Oeste.

Após a prisão, ela foi conduzida à Delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Texto: Cidadão190


Nova decisão do STF manterá Wendel Lagartixa preso se condenado no júri popular

 

O júri popular que vai julgar quatro acusados, dentre eles, o policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, por um triplo-homicídio na Redinha, já deverá seguir a nova regra estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que prevê o início do cumprimento imediato da pena. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (12) e tem repercussão geral.

O caso foi destaque no Jornal das 6, da 96 FM Natal RN. O Ministério Público do RN conseguiu que Wendel Lagartixa, João Maria da Costa Peixoto, Francisco Rogério da Cruz e Roldão Ricardos dos Santos Neto deverão ir a júri popular pelos homicídios qualificados consumados contra Yago Lucena Ferreira, Rommenigge Camilo dos Santos e Felipe Antoniere Araújo, ocorridos na Redinha, em 2022. Desses réus, apenas Wendel Lagartixa continua preso, mas em um presídio militar em Salvador, onde foi preso por porte ilegal de arma, mas já foi até absolvido por esse crime.

Nesta quinta, por maioria, o Supremo Tribunal Federal decidiu que pessoas condenadas pelo tribunal do júri devem começar a cumprir a pena imediatamente, mesmo que o réu ainda possa recorrer a outras instâncias na Justiça. Na sessão, a tese confirmada pela maioria dos ministros foi a seguinte: “A soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada”.

Um dos princípios que regem esta instância de julgamento é o da soberania dos seus vereditos. Por ele, a decisão dos jurados não é modificada na análise de um eventual recurso. Na prática, quando entende que o veredito não teve como base as provas do processo, o tribunal de segunda instância manda que seja realizado novo júri, sem alterar o resultado de absolvição ou condenação do acusado.

Mas o julgamento no júri popular também é regido pelos princípios constitucionais da presunção de inocência e da dignidade da pessoa humana. Então, neste contexto, os ministros definiram se a autonomia do júri permite ordenar que o condenado já cumpra a punição, sem que isso afete outros direitos fundamentais.

O entendimento da maioria dos ministros, portanto, foi de que é possível que a punição comece a ser cumprida de forma imediata.

Portal da 96

RPires

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Pau dos Ferros/RN: Homem identificado por Abraão esfaqueou esposa e tentou suicídio

 Na tarde de hoje (12) de setembro chegou em nossa redação as Informações que um senhor conhecido por Abraão esfaqueou sua companheira, que foi a óbito e tentou suicídio na cidade de Pau dos Ferros/RN.

Abraão foi socorrido para o hospital Regional de Pau dos Ferros, mais informações quando colhidas.


Abraão e sua esposa





CRIME PERFEITO? OITO ANOS SE PASSARAM E A PERGUNTA CONTINUA NA CABEÇA DOS MOSSOROENSES QUEM MATOU A ESTUDANTE DE ENFERMAGEM VALÉRIA?

 


A estudante de enfermagem, da Faculdade de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança (Facene), Valéria Patrícia de Azevedo desapareceu em um domingo, 11 de setembro de 2016. 
No dia 15 do mesmo mês o corpo dela foi encontrado em um matagal, morta com um tiro na cabeça. 
Oito anos depois a pergunta que segue na cabeça da população é: Quem matou Valéria? Caso da jovem foi arquivado e não foi encontrado o culpado.
Após exame de raio-x, o laudo da perícia apontou que Valéria foi morta com um disparo de arma de fogo na cabeça.
É como se existisse o crime perfeito, oito anos se passaram e um questionamento segue na mente dos mossoroenses: afinal, quem matou Valéria?
O Caso
Valéria Patrícia foi vista pela última vez com vida no domingo, dia 11 de setembro e segundo o pai dela, Francisco Railton de Azevedo, a filha havia saído de moto da casa onde morava, no bairro Planalto 13 de Maio. "Por volta das 12h30min para fazer uma faxina na nova casa que comprou junto ao marido no bairro Sumaré".
A partir daí ela desapareceu. Já por volta das 14h30min, a motocicleta dela foi encontrada em uma estrada carroçável entre os  bairros Planalto 13 de Maio e Bom Jesus. 
Desde então, a jovem foi considerada desaparecida. e amigos, parentes e a própria polícia passaram a fazer buscas na região pela universitária. 
Quatro dias depois do desaparecimento da jovem, ou seja no dia 15 de setembro o corpo de Valéria foi encontrado em um matagal às margens de uma estrada de barro que liga a BR-110 ao loteamento Frei Damião, a 6 quilômetros da área urbana de Mossoró. (RELEMBRE O CRIME)
Ao lado do cadáver, que apresentava marca de tiro na cabeça, de acordo com o Itep, foram encontrados restos de um envelope bancário. O marido da estudante disse à polícia que a mulher havia sacado R$ 500 pouco antes de desaparecer.
Passandonahora

PAU DOS FERROS (RN): FINECAP 2024

 

 

WhatsA

Bandidos invadem agência dos Correios e roubam joias avaliadas em R$ 500 mil em Natal

 

Uma agência dos Correios, localizada na avenida Presidente Sarmento, no Alecrim, zona Leste de Natal, foi alvo de criminosos no início da manhã desta quinta-feira (12). De acordo com as informações apuradas pela reportagem da TV Tropical, pelo menos R$ 500 mil em joias foram levados.

Pelo menos dois suspeitos entraram na agência, vestindo uniformes de uma escola. Além deles, mais um suspeito estava na direção do veículo, que não era novo e tinha películas escuras.

Funcionários relataram à reportagem da TV Tropical que os criminosos não chegaram aleatoriamente à agência. Eles sabiam o que queria e foram direto ao local onde estava o pacote com as joias. Eles não quiseram mais nenhum objeto.

Câmeras de segurança localizadas na agências, tanto na parte interna quanto na externa, flagraram a ação dos criminosos. Eles chegaram de casa limpa e pelo menos um estava de boné. A ação foi rápida.

As investigações já foram iniciadas e ficarão a cargo da Polícia Federal por se tratar de uma agência dos Correios. Alguns detalhes já foram levantados pelos investigadores, mas não serão divulgados.

Confira a nota dos Correios:

Assim que tiveram informação da ocorrência, os Correios entraram em contato com a administração da agência, que é terceirizada, e se colocaram à disposição para apoio aos funcionários no que for necessário. Não houve feridos. A estatal segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Ressaltamos que os Correios mantêm parceria com os órgãos de segurança pública para prevenir e coibir crimes contra os serviços postais. Por ser assunto relacionado à segurança, a empresa não divulga detalhes das ocorrências.

A agência permanece temporariamente fechada, com a reabertura prevista para ainda para hoje (12), após o término do trabalho pericial. Como alternativa de atendimento, orientamos os clientes a se dirigirem às agências Alecrim (Av. Presidente Bandeira, 365) e Bernardo Vieira (Av. Nevaldo Rocha, 1690).

Portal da Tropical

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Jovem de 21 anos é morto a tiros durante assalto em Messias Targino RN

Na tarde desta terça-feira, 10 de setembro, um crime brutal chocou a comunidade de Messias Targino. André Jácome, de apenas 21 anos, foi assassinado durante um assalto na Academia Seu Corpo em Forma.
Segundo informações, por volta das 13h, elementos armados invadiram a academia e anunciaram o assalto. Ao perceber a ação criminosa, André tentou fugir, mas foi covardemente alvejado por seis disparos de arma de fogo. O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
André era conhecido por sua educação e gentileza. Estudava Ciências Contábeis em Patu e era querido por todos que o conheciam. A notícia de sua morte causou grande comoção na cidade.
A Polícia Militar foi acionada e realiza diligências na região em busca dos criminosos. A Polícia Civil também investiga o caso para identificar e prender os autores do crime.

Fonte: Serrinha de Fato via CG na Midia.

Polícia civil identifica condutor envolvido em atropelamento e morte de idosa na BR 405 em Apodi RN


Policiais civis da 57ª Delegacia de Apodi identificaram, nesta terça feira 10 de setembro, o condutor responsável pelo atropelamento e morte ocorrido na BR-405, em Apodi, na última sexta-feira (06).
Após atropelar e matar a idosa, Damiana Maria de Oliveira, de 73 anos, o motorista do veículo atropelador se evadiu do local, sem prestar socorro à vítima, que tinha acabado de descer de um táxi, procedente de Mossoró.
A identificação do motorista se deu após a Polícia Militar fornecer informações sobre um veículo com características similares às do
acidente, avistado na BR-405, no sentido Mossoró, em horário compatível com o caso.
A partir dessas informações, a Polícia Civil iniciou diligências e conseguiu localizar o responsável, um homem, de 28 anos, residente no Sítio Santo Antônio, em Severiano Melo/RN.
A equipe descobriu que o indivíduo não apenas fugiu do local do acidente, mas também ocultou o veículo envolvido, que estava danificado e com marcas de sangue. A investigação continua para coletar mais detalhes e responsabilizar o condutor pelo atropelamento.

Fonte: Fim da Linha
JM

Polícia Civil acaba farra e apreende máquinas caça-níqueis no RN

 

Policiais civis da 49ª Delegacia de Polícia (DP) de Cruzeta realizaram, na tarde de terça-feira (10), a apreensão de seis máquinas conhecidas como caça-níqueis no município de São José do Seridó, interior do Rio Grande do Norte.

De acordo com as investigações, as máquinas foram localizadas e apreendidas em um estabelecimento comercial. A ação policial foi desencadeada após uma denúncia anônima, que levou a equipe a realizar diligências preliminares para confirmar as informações recebidas.

Os policiais civis deslocaram-se até o local e encontraram as máquinas caça-níqueis em funcionamento, acessíveis ao público. Durante a abordagem, foi constatada a prática de contravenção penal, pois a exploração comercial dessas máquinas configura a infração de jogo de azar.

Os aparelhos foram imediatamente apreendidos e o responsável pelo estabelecimento foi conduzido à Delegacia de Polícia para a formalização dos procedimentos legais pertinentes.

RPires

Senadores querem apreensão de celular e tablet de Alexandre de Moraes

 

Senadores que protocolaram o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, incluíram no documento uma tentativa de apreender e acessar celulares e mídias de equipamentos do magistrado, com quebra de sigilos para buscar provas de eventual crime de responsabilidade.

A iniciativa tenta obter autorização para investigar telefones, tablets, computadores e demais aparelhos eletrônicos pessoais e funcionais de Moraes. “Quebrados seus sigilos, sejam periciados pelo órgão técnico próprio a fim de angariar provas para subsidiarem o presente procedimento”, diz um trecho do documento.

Tal medida seria precedida pela criação de uma comissão especial de senadores, que seria responsável por analisar e aprovar  a determinação de busca e apreensão das mídias, não apenas do ministro, como também dos juízes auxiliares Airton Vieira e Marco Antônio Vargas e do perito Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Todos envolvidos nas mensagens que revelaram pedidos informais de Moraes por relatórios judiciais para serem usados contra aliados do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL).

O pedido de impeachment assinado por parlamentares de oposição espera a anuência do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para tramitar. E também pede envio de ofícios a diversos órgãos, entidades e pessoas físicas, justificando a necessidade da medida, por avaliarem ser impossível que denunciantes apresentem provas documentais que comprovem o eventual cometimento de crime de responsabilidade por parte de Moraes, “em especial de outras decisões”, tendo em vista a atribuição de sigilo dos autos do chamado inquérito das Fake News, aberto desde 2019 pelo próprio ministro e jamais concluído.

RPires

Smurfing: Deolane é suspeita de usar tática do PCC para lavar dinheiro

 

A advogada e influenciadora Deolane Bezerra e a mãe dela, presas no último dia 4/9, são apontadas pela Polícia Civil de Pernambuco como integrantes de uma organização criminosa envolvida com jogos ilegais e lavagem de dinheiro.

Para movimentar os lucros resultantes de atividades criminosas, como mostra a investigação policial, o grupo se valia de um método conhecido como “smurfing“, usado também pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).

Como mostram informações enviadas à Polícia Civil pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do governo federal, Deolane e os outros denunciados realizaram transações financeiras atípicas com 34 empresas, além de pessoas físicas, com depósitos em dinheiro vivo, de forma fracionada.

Essa é uma característica do “smurfing”, recurso por meio do qual criminosos movimentam grandes valores, mas diluídos em pequenos depósitos, com o intuito de dificultar o monitoramento das autoridades financeiras.

No processo do caso é afirmado que documentos apontam “fundados indícios” da prática reiterada “do crime de lavagem de dinheiro por parte dos investigados, ao longo dos últimos anos”.

O “dinheiro sujo”, seguem os registros judiciais, foi lavado pela organização “com a aquisição de imóveis e carros de luxo”, além de “loterias”.

“As circunstâncias concretas dos fatos narrados como crime, evidenciam a periculosidade dos réus, que de acordo com as informações prestadas nos autos, formam um complexo esquema de conluio criminoso [organização criminosa] destinado à prática de crimes de lavagem de capitais, ocultação de bens, sonegação de impostos, referentes aos valores provenientes da exploração ilegal dos jogos de azar, promovendo, constituindo, financiando e integrando, pessoalmente e por interpostas pessoas e empresas, organização criminosa”, diz trecho de decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Carrões de luxo

Como revelado pelo Metrópoles, os carros de luxo ostentados pela influenciadora, para seus mais de 21 milhões de seguidores nas redes sociais, são um dos indícios de lavagem de dinheiro encontrados pela polícia. Deolane foi presa e teve a oportunidade de responder às acusações em liberdade.

Ela, porém, ficou menos de 24 horas em prisão domiciliar, após descumprir uma das medidas cautelares impostas pela Justiça do Recife, que a impedia de falar com a imprensa. Ela deu entrevistas assim que colocou os pés para fora da cadeia, na segunda-feira (9/9).

A influenciadora foi presa novamente nessa terça-feira (10/9), assim que chegou ao Fórum da capital pernambucana, para assinar papéis antes de seguir para São Paulo, onde iria ficar em uma de suas três mansões. Deolane é alvo de uma investigação sobre bets (sites de apostas) ilegais usadas para lavar dinheiro do crime.

Ela e a mãe, Solange Alves Bezerra Santos, de 55 anos, foram presas na última quarta-feira (4/9) em cumprimento a mandados de prisão preventiva, cumpridos pela Polícia Civil durante a Operação Integration.

Metrópoles

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Allyson lidera com 75,7% contra 7% e Genivan e 3% de Lawrence

 

Foi publicada nesta terça-feira (10) pesquisa do Instituto Seta realizada em Mossoró com números eleitorais e de administração.

Na estimulada, o atual prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) lidera com 75,7%Genivan Vale (PL) vem em segundo com 7%Lawrence Amorim (PSDB) 3%, Irmã Ceiçao (PRTB) 1% e Victor Hugo (UP) 0,5%. Já 9,8% não respondeu e 3% branco ou nulo.

Já na espontânea, o atual prefeito alcançou 71,5%, enquanto Genivan Vale teve 3,8%, Lawrence 1,2%. 20,5% não sabe e 2,8% ninguém, branco ou nulo.

Rejeição

A pesquisa mediu ainda o grau de rejeição dos candidatos. Lawrence com 18%, Genivan com 15,3% e Irmã Ceição com 15,2% foram os mais rejeitados, enquanto Allyson tve 6% e Victor Hugo 4,5%.

Já 29,2%não sabe e 11,8% ninguém, branco ou nulo.

A pesquisa entrevistou 600 eleitores nos dias 1 e 2 de setembro, margem de erro de 4% e confiabilidade de 95% e registro no TSE: 08236/2024.

PESQUISA BRÂMANE: Carlos Eduardo dispara e tem 24,7%, Paulinho 11,5% e Natália 8,7%

 

A PESQUISA BRÂMANE/NATAL perguntou aos entrevistados em quem votariam para prefeito de Natal em cenário espontâneo, sem citar os nomes dos candidatos.

Neste cenário, Carlos Eduardo lidera com 24,7%, seguido de Paulinho com 11,5%, Natalia 8,7%, Álvaro Dias 2,1% e Rafael Motta 1,7%, demais nomes não chegaram a 1%

, já 34,1% não sabe e 15,8% branco ou nulo

A pesquisa ouviu 2.000 entrevistados entre os dias 6 e 8 de setembro, com margem de erro de 2,1% e registrada no TSE com o código RN-05577/2024.

RPires

Deolane tem prisão domiciliar revogada após descumprir medidas cautelares e volta para presídio no Recife

 

A Justiça revogou a prisão domiciliar da influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra. A influenciadora chegou às 13h ao Fórum Rodolfo Aureliano, no Recife, inicialmente para assinar os termos da prisão e foi informada da revogação.

Segundo informações apuradas pela TV Globo, a justificativa foi o fato de Deolane ter descumprido duas das medidas cautelares impostas pelo judiciário. Pelas regras determinadas pelo TJPE, a influenciadora não podia se manifestar por meio de redes sociais, imprensa e outros meios de comunicação.

Dessa forma, Deolane Bezerra segue para fazer exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, e em seguida vai para a Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste do Estado, de onde saiu na segunda-feira (9), usando tornozeleira eletrônica.

No presídio, a mãe de Deolane, Solange Bezerra, permanece presa, após ter o pedido de habeas corpus negado.

Além de não poder se pronunciar publicamente, a influenciadora também foi proibida de ter contato com os demais investigados e deveria permanecer em casa todos os dias da semana, incluindo os fins de semana.

A revogação da prisão domiciliar foi comunicada a Deolane no início da tarde, na12ª Vara Criminal.

Segundo informações apuradas pelo g1, Deolane havia sido beneficiada pelo artigo 318A do Código de Processo Penal e por um habeas corpus coletivo concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de 2018, que substitui a prisão preventiva por domiciliar para gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência. A empresária é mãe de uma menina de 8 anos.

Além dela, foram beneficiadas com o direito, Maria Eduarda Filizola, esposa de Darwin Henrique da Silva Filho, dono da Esportes da Sorte, e Marcela Tavares Henrique da Silva Campos, irmã de Darwin e sócia dele numa das empresas investigadas.

O descumprimento da decisão judicial por Deolane Bezerra aconteceu logo após ela deixar a Colônia Penal Feminina. Cercada por jornalistas e por pessoas que a aguardavam do lado de fora, a influenciadora falou que considerava a prisão “criminosa”.

“Foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade por parte do delegado. […] Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada”. Após a declaração, ela foi carregada nos braços até o carro, por pessoas que esperavam sua saída da prisão.

Pouco tempo depois do pronunciamento, a conta da advogada no Instagram publicou uma foto dela, na qual aparece com uma espécie de fita na boca, formando um “X” no centro, com a legenda “Carta aberta…”.

Por G1