Páginas

sábado, 3 de novembro de 2012

Comissão da Verdade de SP faz ato em memória de vítimas da ditadura


Cerca de 150 pessoas participaram ontem de ato promovido com o apoio da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo em homenagem a mortos e desaparecidos da ditadura militar (1964-1985) no cemitério da Vila Formosa (zona leste).
O local abrigou uma vala onde vítimas do regime foram enterradas clandestinamente. Grupos do Ministério da Justiça já realizaram buscas por ossadas no lugar.
Sobre a quadra 47, ao lado de onde houve buscas, foi celebrado um ato com militantes e parentes de vítimas.
"Hoje, Dia de Finados, estamos os vivos rendendo homenagem aos nossos mortos --muitos provavelmente [enterrados] neste solo em que estamos pisando", afirmou Gregório, filho do militante e operário Virgílio Gomes da Silva, cuja ossada foi procurada no local em 2011.
Foram distribuídos santinhos com as histórias das vítimas. O texto pedia "o esclarecimento de todos os crimes da ditadura". Os participantes cantaram e colocaram flores em uma das covas.
Lucas Lima/Folhapress
Militantes carregam cartazes em ato em homenagem a vítimas da ditadura em São Paulo
Militantes carregam cartazes em ato em homenagem a vítimas da ditadura em São Paulo
O ato também foi usado para criticar a violência atual. "A tortura e o extermínio continuam a afligir especialmente os mais fragilizados", afirmava o manifesto.
"Muitos estão chorando pelo que aconteceu nesta madrugada [pela escalada recente da violência em São Paulo]. Os motivos não são muito diferentes. O Estado é o mesmo, são as mesmas pessoas com as mesmas fardas", disse Italo Cardoso (PT), vereador e presidente da comissão municipal da verdade.
O deputado estadual Adriano Diogo (PT) lembrou o caso do jornalista da Folha André Caramante, ameaçado após a publicação de reportagem sobre a candidatura do ex-chefe da Rota Paulo Telhada (PSDB), eleito vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário