Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Secretaria de Saúde do município leva ação a unidades prisionais



Em um compromisso também com a população carcerária do município, a Prefeitura de Pau dos Ferros promoveu uma importante realização no 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) e na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil (4ª DRPC), no final do mês passado.
A Secretaria de Saúde (SESAU), por intermédio do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em DST/Aids, fez testes rápidos para detecção do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da sífilis nos apenados e funcionários das duas unidades.
Segundo a diretora do Sae, Letícia Rodrigues, muitas pessoas não sabem que têm o vírus, por isso a relevância da ação. “Ao iniciar o tratamento o quanto antes, o portador tem uma sobrevida de melhor qualidade, com o uso do coquetel antirretroviral, uma vez que o município conta com esse serviço de assistência”, explicou.
Ainda de acordo com Letícia, o procedimento tem resultado em até 15 minutos – tempo que será reduzido quando a Sesau passar a realizar o teste do fluido oral. O diagnóstico é apresentado de forma individual e sigilosa.
A iniciativa nas unidades prisionais contou com profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Lucicleide de Queiroz Dias, do bairro São Vicente, e da USB do Princesinha do Oeste, bem como a psicóloga do Sae, Jesiane Araújo.
Serviço de Assistência Especializada (SAE)
O Sae é responsável pela assistência ambulatorial às pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais. Serviço regional, funciona em Pau dos Ferros na Unidade de Saúde Dr. Pedro Diógenes Júnior, no bairro São Benedito, e possui uma equipe multiprofissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário