Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Artigo: “Retratos da segurança pública do RN hoje”, por Erick Guerra

Estamos em Junho de 2016. A contagem de Homicídios no Estado já vai a 800 mortos. Há pelo menos duas grandes facções criminosas atuando em larga escala, sem nenhuma estratégia coerente para combatê-las enquanto organizações criminosas. O governo estadual, que iniciou seu mandato se propondo a ser “O Governo da Segurança Pública”, dá sinais evidentes de cansaço e desorientação. O Estado se mostra ineficiente. O crime desenfreado aterroriza a população a ponto de ser a segurança uma de suas maiores preocupações. Latrocínios e Linchamentos estão no cotidiano. O assunto ” estupro” está na pauta há um tempo.
As Polícias Civil e Militar estão sucateadas, desfalcadas e mal-pagas. O efetivo policial no interior do Estado é ridículo na maioria das cidades. A moral dos profissionais oscila entre a resignação e o pessimismo. Uns poucos se atrevem a combater de verdade. Operações espetaculares para prender policiais militares são encenadas com forte aparato bélico, para cumprir mandados que poderiam ter sua execução no próprio quartel. A PMRN já foi tema de matéria depreciativa em Rede Nacional, no Programa Fantástico da Rede Globo, recentemente. Mas a citada mídia não cobre o cotidiano diário de heroísmo abnegado dos homens da mesma instituição. A Polícia Civil do RN é pouco mais que uma moribunda, arquejando… Ainda com policiais armados de revólveres, pouca munição, material de expediente em falta, informatização deficitária e Delegacias infectas caindo aos pedaços. Há muita mágoa e ressentimento. Os Policiais, em geral, sentem que o Judiciário é um Poder que lhes combate, enquanto demonstra brandura com a escória da sociedade.
O Sistema Penitenciário é uma vergonha. Os Agentes Penitenciários vivem em ambientes de trabalho insalubres e sem segurança, são intimidados por representantes de “Direitos Humanos” de bandidos, monitorados por facções criminosas e contam com o mesmo descaso governamental das polícias. É proibido atirar num preso em fuga. O RN bate recorde de fugas. Os presos dominam as cadeias: as regras de comportamento são decretadas pelas facções do Crime Organizado. Na Penitenciária de Alcaçuz, o presídio estadual de segurança máxima, os apenados vivem soltos nos pavilhões, andam livres no pátio interno, fogem em ritmo quase semanal. Quando os criminosos exigem, o governo muda o diretor do Presídio.
Desde o final de 2015, a Justiça do RN deu liberdade, em Audiências de Custódia, a 50% dos criminosos presos em flagrante pelas polícias, 24 horas após as prisões. Também processou uma quantidade de policiais, “denunciados” que foram pelos presos… Se soube de um caso, na Corregedoria, de um Policial respondendo por “Olhar Mau”. Ao criminoso preso em flagrante é perguntado, obrigatoriamente, se ele “se sentiu ameaçado” ou “teve medo” no ato da prisão, pois como a ele é explicado, os policiais podem ser responsabilizados, caso tenha havido “tortura psicológica”. Caso real: um elemento suspeito de assassinar um Sargento PM a pauladas, preso em flagrante com a pistola .40 do militar, foi solto em 24 horas pelo Juiz, numa tal audiência. Assaltantes, traficantes e homicidas agradecem essa vantagem desproporcional sobre o cidadão de bem, e continuam suas atividades de forma impune. No RN, Audiências de Custódia liberam presos que foram pegos com dezenas de quilos de drogas, várias armas ou histórico de filiação a Sindicatos do Crime. A Polícia tem medo, o Crime chama advogados. A impressão geral é que de tudo é feito para livrar os bandidos, para reduzir suas penas, para conceder-lhes benefícios…
O povo é acometido de revolta surda. As “Autoridades ” parecem cegas. A própria Esperança está muda.
Num lugar qualquer do RN, um Policial entra num chamado de Ocorrência. Sirene gritando, arma em punho, olhar tenso. Lembra de sua família, dos seus lhe fazendo prometer se manter em segurança, diante das repetidas notícias de policiais assassinados ou presos pela Justiça. Sua filhinha tem consulta no médico amanhã. A viatura vai a mais de 100 KM por hora, ao encontro de bandidos armados e perigosos, superprotegidos até, que serão tratados como “vítimas da polícia”, caso sejam feridos ao atirar na própria guarnição… O rádio comunicador da viatura diz: ” Dois elementos armados acabaram de executar um casal a tiros e estão fugindo numa motocicleta! Estão com uma espingarda calibre .12!” Esquinas e ruas, carros subindo calçadas para dar passagem à viatura Policial, povo curioso olhando boquiaberto – tudo em visão de túnel. Enquanto a viatura acelera, o mundo se resume a uma pergunta que não quer calar: – “Vale a pena correr o risco?”
Que responda o leitor.
Fonte: 190RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário