Páginas

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Pau dos Ferros/RN: HISTÓRICO DA COMUNIDADE SÃO GERALDO



“Até aqui o Senhor nos ajudou”. I Samuel 7:12

Na década de 70 a Paróquia de Pau dos Ferros decidiu criar alguns centros catequéticos em bairros recém-nascidos, a fim de dar uma melhor assistência espiritual às pessoas dessas comunidades. No Alto do Jacuí (antigo nome dado ao bairro), a pessoa designada para realizar as atividades catequéticas foi a Ir. Geralda de Araújo Franco (Filha da Caridade). Foi ela que no ano de 1975 começou os primeiros trabalhos de evangelização. O bairro passou a contar com encontros de catequese, visitas frequentes aos doentes e idosos e, de círculos bíblicos.
Após alguns anos de reflexão e amadurecimento da caminhada cristã da comunidade, a senhora Regina Diógenes (in memoriam), uma das primeiras moradoras do lugar, sugeriu a construção de uma capela dedicada a São Geraldo, em reconhecimento ao trabalho incansável da filha da caridade.
O terreno medindo 50 x 50 m foi doado pelo senhor Luiz Lopes do Rêgo e sua esposa. A capela foi construída a partir de campanhas e mutirões organizados pelos próprios moradores. Em clima de festa a imagem de São Geraldo que foi doada pela Ir. Alza Rocha-FC (in memoriam), chegou ao bairro no dia 09 de fevereiro de 1979, vinda de Natal-RN. 

Em missa celebrada pelo Mons. Manoel Caminha (in memoriam) no dia 09 de novembro de 1979, ocorreu a bênção da pedra fundamental da capela. Um mês depois foi eleito o primeiro conselho comunitário. Após a conclusão da capela, a solene bênção de inauguração se deu no dia 21 de setembro de 1980. O momento começou com uma procissão com a imagem do padroeiro saindo da Igreja matriz até à capela de São Geraldo. A missa foi presidida pelo Pe. Dário Tórboli e o Mons. Manoel Caminha e ampla participação dos moradores do bairro e de outras localidades da cidade. 

Atualmente a Capela de São Geraldo conta com uma vasta programação religiosa ao longo da semana, sendo ela: Legião de Maria nas segundas e quartas-feiras (adulta e juvenil, respectivamente) catequese às terças-feiras, novena da graça ou adoração ao santíssimo às quintas-feiras, aos sábados temos o encontro do terço dos homens (à noite) e reunião do grupo de jovens à tarde e, no quarto domingo de cada mês a Santa Missa.

A nossa história é composta por homens e mulheres do passado e do presente que com muito esforço e amor se doaram e se doam em prol da construção do Reino de Deus em nossa comunidade. Por tudo isso, demos graças a Deus!
Por Jeferson Murilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário