Páginas

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Terremoto atinge a Indonésia e deixa 46 mortos e mais de 700 feridos

 

Um terremoto de 5,6 graus de magnitude atingiu a Indonésia nesta segunda-feira, 21, e deixou ao menos 46 mortos e mais de 700 feridos.

As autoridades informaram que há ainda centenas de desaparecidos, e dezenas de prédios foram total ou parcialmente danificados.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos — que registra tremores no mundo inteiro —, o epicentro ocorreu em Cianjur, na região ocidental de Java, a principal ilha do país e que fica a cerca de 75 quilômetros da capital, Jacarta.

O tremor, que aconteceu a uma profundidade de 10 quilômetros, foi também fortemente sentido na área metropolitana de Jacarta, que tem centenas de prédios comerciais. Os arranha-céus da capital balançaram por mais de três minutos e alguns foram evacuados.

A Indonésia, um vasto arquipélago de mais de 270 milhões de pessoas, é frequentemente atingida por terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis, devido à sua localização no “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e falhas geológicas na Bacia do Pacífico. É incomum, no entanto, que os tremores sejam sentidos na capital do país.

Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 matou pelo menos 25 pessoas e feriu mais de 460 na Província de Sumatra Ocidental. Em janeiro de 2021, um terremoto de magnitude 6,2 matou mais de cem pessoas e feriu quase 6,5 mil na Província de West Sulawesi.

O mais devastador ocorreu em 2004. Um forte terremoto seguido de um tsunami no Oceano Índico matou quase 230 mil pessoas em mais de dez países na região. A maioria das mortes ocorreu na Indonésia.

Por Revista Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário