Após dias de intensas buscas, a servidora aposentada da Caern, Lúcia Galvão, foi encontrada sem vida neste sábado (04), entre o sítio Recanto e o povoado Currais Novos, na zona rural de Jardim do Seridó. O local, de difícil acesso e pouco habitado, foi identificado por populares que acionaram as autoridades.
Lúcia estava desaparecida desde o dia 1º de janeiro, quando saiu de sua residência em Currais Novos apenas com a roupa do corpo, pilotando uma moto Biz de sua propriedade.
As buscas mobilizaram bombeiros, populares e até o helicóptero do Governo do RN, que participou das operações no sábado. Infelizmente, o desfecho foi trágico.
De acordo com informações preliminares, o corpo de Lúcia foi encontrado ao lado de sua moto, sob uma árvore. As evidências indicam que ela pode ter sofrido uma queda, o que teria provocado o acidente fatal.
Lúcia Galvão, ex-diretora do escritório da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) em Currais Novos, na região Seridó potiguar, está desaparecida desde a última quarta-feira, 1º de janeiro.
A ausência da servidora aposentada foi relatada por familiares, que registraram um boletim de ocorrência na delegacia do município. A informação foi confirmada pelo delegado Paulo Ferreira, responsável pela unidade.
As buscas são realizadas pelo Corpo de Bombeiros, com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil, além de familiares e amigos de Lúcia.
Neste sábado (4), o helicóptero Potiguar I, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), também foi acionado para auxiliar no trabalho.
A polícia tentou rastrear a mulher por meio do seu telefone e possível uso de contas bancárias, mas não obteve resultados. O celular estaria desligado.
Segundo o 1º Tenente Tertuliano, comandante do Corpo de Bombeiros na região, as buscas entraram no terceiro dia neste sábado (4) e são concentradas principalmente no entorno da comunidade rural Sítio Cachoeira dos Patrocínios, em Jardim do Seridó, onde ela teria sido vista pela última vez.
Segundo o comandante, a mulher de 64 anos disse a familiares que iria para o velório de um conhecido e saiu de casa em uma moto modelo Bis preta.
Policiais Civis da 59ª Delegacia de Polícia (DP) de Macau, com apoio da Polícia Militar por meio do Grupo Tático Operacional (GTO), recuperam, na tarde desta quinta-feira (2), uma carga de gado de raça nobre avaliada em R$ 50 mil furtada na cidade de Ipanguaçu, no dia 30 de dezembro de 2024.
Os animais foram apreendidos no município de Macau. De acordo com as investigações, o gado teria sido furtado da fazenda da vítima e teria sido vendido a um homem em Macau.
Durante a realização das diligências, o comprador da carga, Roberto Henrique da Cunha Souza, 37 anos de idade, foi preso em flagrante pela suspeita da prática do crime de receptação de semoventes.
As investigações continuarão em andamento para identificar o envolvimento de outras pessoas na receptação e, na sequência, realizar a prisão dos envolvidos.
Após a apreensão a carga foi devolvida ao dono. O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.
A ação contou ainda com o apoio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Macau e da 98ª Delegacia de Polícia (DP) de Ipanguaçu.
A Polícia Civil ressalta que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.
Na manhã desta sexta-feira (03/01), uma operação conjunta entre a Agência Regional de Inteligência (ARI/CPRI-PMRN) e a Subagência de Inteligência do BEPI (SAI/BEPI-PMCE) culminou com a prisão de José Arimateia dos Reis Melo, 54 anos natural de Tabuleiro do Norte, em decorrência de mandado de prisão expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró – TJRN.
O indivíduo é remanescente da quadrilha de Valdetario Carneiro, e condenado pelo crime de um Assalto a um Carro Forte que ocorreu na BR 405, entre as cidades de Mossoró e Apodi, que ocorreu em 1999.
O indivíduo tem ligação com uma organização criminosa que atua na Cidade de Tabuleiro do Norte e está sendo investigado por ter participação no homicídio do vereador Marcos Aurélio de Araújo (PP), de 57 anos, presidente da Câmara Municipal de daquela cidade, que foi morto a tiros em frente da sua casa na cidade do interior do Ceará, na noite quinta-feira 26 de dezembro de 2024.
O GTO com apoio Força Tática 02 deram cumprimento ao Mandado em um propriedade na BR 405 no Forno Velho na saída para Apodi. Os policiais conduziram o preso para a Delegacia de Plantão, que será encaminhado a ao Sistema Penitenciário para ficar à disposição da justiça.
CERIMÔNIA OFICIAL: A cidade de Pau dos Ferros vivenciou, nesta quarta-feira, duas cerimônias marcantes que simbolizaram o início de um novo ciclo político e administrativo: a posse dos vereadores e da prefeita reeleita Marianna Almeida, acompanhada da vice Lara Figueiredo.
Na Câmara Municipal, os novos vereadores tomaram posse em uma cerimônia que seguiu o regimento interno. Sob a condução da vereadora Bolinha, parlamentar mais idosa da Casa, o evento contou com uma mesa de honra formada por autoridades locais.
Após a execução do Hino Nacional, foi realizada a leitura do compromisso de posse, simbolizando o compromisso dos legisladores com o povo e a ética pública. O plenário esteve lotado, com a presença de munícipes que prestigiaram o momento.
Vereador Sargento Monteiro Agradece a Deus com o slogan DEUS Surpreende!
O ponto alto da cerimônia foi a eleição da nova mesa diretora para o biênio 2025-2026. Em um processo tranquilo, foi eleita, com unanimidade, a chapa liderada pelo vereador Jaime de Carvalho, que assume a presidência da Casa Legislativa. Jaime, o vereador mais votado da história de Pau dos Ferros, destacou sua determinação em liderar a Câmara nos próximos dois anos.
Simultaneamente, na Praça Nossa Senhora da Conceição, a prefeita reeleita Marianna Almeida e a vice Lara Figueiredo foram empossadas em uma cerimônia repleta de emoção. O evento atraiu um grande público, que acompanhou de perto o início do segundo mandato da gestora.
A mesa de honra contou com a presença de autoridades como o presidente da Câmara Municipal, vereadores, representantes do Governo do Estado e outras lideranças políticas. A cerimônia teve início com a execução do Hino Nacional e palavras de fé de líderes religiosos.
O momento mais simbólico foi o juramento de posse, no qual Marianna e Lara reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento de Pau dos Ferros e o bem-estar da população. Em seguida, a entrega da faixa de prefeita marcou oficialmente o início do novo mandato.
PRISÃO E APREENSÃO: Policiais civis da 53ª Delegacia de Polícia (DP) de Pau dos Ferros, com o apoio da Polícia Militar, prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (3), um homem de 30 anos e uma mulher de 31 anos por tráfico de drogas. A prisão ocorreu em uma residência localizada no bairro Alto de São Geraldo, na cidade de Pau dos Ferros.
Após um trabalho de vigilância, os agentes identificaram uma movimentação suspeita de usuários entrando e saindo do imóvel. Durante a abordagem, foram apreendidas porções de maconha, cocaína e crack. Em depoimento, os usuários confirmaram que estavam no local para comprar drogas do casal.
Os suspeitos foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, posteriormente, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
O republicano Mike Johnson foi reeleito nesta sexta-feira, 3, presidente da Câmara dos Representantes com apoio de Donald Trump, depois que dois membros de seu partido que votaram contra ele mudaram de opinião quando a votação já tinha terminado.
O congressista de 52 anos precisava de uma maioria simples para ser eleito presidente da Câmara do Congresso, que é o segundo na linha de sucessão à presidência.
Johnson perdeu a primeira votação para ser reeleito presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, apesar do apoio de Donald Trump. Ele havia recebido 216 votos – um a mais que o líder da minoria democrata, Hakeem Jeffries – devido à oposição de três republicanos.
São necessários 218 votos, mais que metade dos 434 deputados, para que um presidente seja eleito.
A 96 FM divulgou no último programa do ano (30) os números da pesquisa eleitoral produzida pelo instituto AgoraSei, com os dados de momento da corrida pelo Governo do RN em 2026. No levantamento, vários cenários foram apresentados, com a presença de Walter Alves, Natalia Bonavides, Rogério Marinho, Styvenson Valentim, Allyson Bezerra, Álvaro Dias, entre outros.
No levantamento, o senador Styvenson apareceu liderando a disputa espontânea, enquanto Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró, apareceu como líder da estimulada.
Durante a posse de seu esposo, o atual prefeito de Natal (RN), Paulinho Freire, a secretária de Assistência Social e ex-vereadora Nina Souza surpreendeu ao dirigir palavras de elogio ao ex-prefeito Álvaro Dias. Em discurso emocionado, ela declarou: “Mudou a cara dessa cidade. E nós temos orgulho de dizer, Natal é uma cidade antes e depois de você, Álvaro”.
As palavras, no entanto, contrastam com declarações feitas anteriormente, quando Nina Souza criticava abertamente a gestão de Álvaro, chegando a afirmar que ele havia sido “o pior prefeito de Natal”. Agora, com Álvaro sendo o principal responsável pela vitória de Paulinho Freire e ocupando posição de destaque no atual cenário político da capital, Nina parece ter mudado de postura, mostrando arrependimento em relação às críticas feitas no passado.
A reaproximação política demonstra como alianças podem se transformar e como Álvaro Dias mantém sua influência mesmo após deixar o cargo, consolidando-se como um articulador central na política natalense.
Viúva do prefeito Marcelo Oliveira (União), assassinado junto com o pai Sandi Oliveira durante a campanha eleitoral de 2024, Fatinha de Marcelo (União) tomou posse do cargo de prefeita de João Dias nesta quarta-feira (1º). A cidade de pouco mais de 2 mil habitantes fica na região Oeste do Rio Grande do Norte.
A prefeita participou da cerimônia de forma virtual, ao lado do vice-prefeito João Pedro, do mesmo partido. No discurso, ela dedicou a vitória ao marido morto e ao sogro.
“Essa vitória não é só minha. Essa vitória é de Marcelo Oliveira, é de Sandi Oliveira, e de cada um de vocês que sonham com uma João Dias mais justa, desenvolvida e cheia de oportunidades”, declarou.
Maria de Fátima Mesquita da Silva tem 33 anos e foi indicada pelo União Brasil como candidata, em substituição ao marido. Marcelo e o pai, Sandi Oliveira, foram mortos no dia 27 de agosto, durante a corrida eleitoral, enquanto faziam visitas a eleitores.
No dia 6 de outubro, Fatinha foi eleita com 66,8% dos votos válidos no município.
A assessoria da prefeita eleita informou que ela solicitou participação na sessão de forma virtual por motivo de segurança.
Ex-vice-prefeita foragida
Segundo a Polícia Civil, a ex-vice-prefeita da cidade de João Dias, Damária Jácome (Republicanos), e a vereadora Leidiane Jácome, irmã dela, são suspeitas de mandar matar o prefeito Marcelo Oliveira (União Brasil). As duas são consideradas foragidas.
Damária também disputou a eleição para prefeita de João Dias em 2024 e ficou em segundo lugar, atrás de Fatinha, com 20,8% dos votos.
No dia 27 de dezembro, a Polícia Civil prendeu um pastor evangélico apontado como um dos mandantes, que teria ajudado a planejar o crime. No mesmo dia, a polícia tentou cumprir mandados de prisão contra as irmãs, mas não as localizou. Outras três pessoas também seguem foragidas.
Segundo o delegado Alex Wagner, da Divisão de Polícia do Oeste, o assassinato foi motivado por uma disputa política e familiar no município.
Mesmo diante da necessidade de ser fazer um ajuste fiscal, o Palácio do Planalto pretende gastar até 635 mil reais com arranjos de flores nobres, tropicais e de campo, árvores de Natal e coroas de flores fúnebres para uso da Presidência da República.
O certame acontecerá em 14 de janeiro deste ano.
Mesmo diante da necessidade de ser fazer um ajuste fiscal, o Palácio do Planalto pretende gastar até 635 mil reais com arranjos de flores nobres, tropicais e de campo, árvores de Natal e coroas de flores fúnebres para uso da Presidência da República.
O certame acontecerá em 14 de janeiro deste ano.
Na lista de itens que serão contratados pelo governo Lula estão, arranjos florais para mesas de centro com flores como callas, narciso, boca de leão, astromélias, hortênsia, jasmim, rosas, angélica, copo de leite, lírio, gérbera, lisianto, íris, tulipa, girassol, estrelícia, antúrio, gipsofila, cravo e orquídeas; arranjo floral para decoração de mesa de buffet; arranjo floral para decoração de plenário e buquê com apresentação artística para homenagens.
Além disso, o governo também pretende comprar cinco árvores de Natal de três metros de altura com base de um metro e meio. Cada item custará aos cofres públicos 4,2 mil reais; somente com as árvores de Natal, o Planalto vai gastar 22,6 mil.
No arranjo de mesa central em estilo jardineira, o governo vai gastar 23 mil reais. Serão adquiridos 20 itens.
O cantor sertanejo Gusttavo Lima se colocou à disposição para concorrer ao cargo de presidente da República no ano de 2026.
“O meu nome está à disposição, caso o país venha a precisar”, disse Lima em resposta enviada pela assessoria à CNN. A informação foi divulgada incialmente pelo portal Metrópoles, para o qual Lima deu uma entrevista.
A equipe do cantor negou à CNN que existam, no momento, conversas a respeito de filiação do cantor a algum partido político.
Lima apoiou publicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na época, os dois se encontraram no Palácio da Alvorada, em Brasília. Outros cantores do gênero sertanejo, como Leonardo, Fernando (da dupla com Sorocaba), Zezé Di Camargo, Chitãozinho e Sula Miranda também divulgaram apoio a Bolsonaro.
Ao menos 24 candidatos a prefeito que saíram das urnas como mais votados em outubro de 2024 não tomaram posse neste 1º de janeiro de 2025.
Três deles – de Arroio dos Ratos (RS), Augusto Pestana (RS) e Cabreúva (SP) – morreram de causas naturais após as eleições. Nos três casos, os vice-prefeitos tomaram posse.
Em outras 21 cidades, os mais votados estavam, até o dia 1º de janeiro, impedidos de tomar posse pela Justiça Eleitoral.
É o caso de Santa Quitéria (CE), onde o prefeito, José Braga Barrozo (PSB), foi preso e impedido de tomar posse horas antes da cerimônia. Ele é suspeito de envolvimento com uma facção criminosa que teria atuado em favor de sua campanha.
Em Choró (CE), o candidato mais votado, Bebeto Queiroz (PSB), também teve a posse suspensa no dia da cerimônia. Investigado por suspeita de envolvimento em crimes eleitorais, Queiroz é alvo de um mandado de prisão em aberto e é considerado foragido da Justiça.
Em ambos os casos, quem tomou posse foi o presidente da câmara municipal – regra que deve ser seguida em casos de impedimento da posse do candidato mais votado.
Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estavam perto de cumprir os requisitos para a aposentadoria no ano passado devem conferir, em 2025, se já atingiram as condições mínimas para pedir o benefício.
As regras mudam a partir desta quarta-feira (1º). As alterações atingem os contribuintes que já estavam no mercado de trabalho —pagando o INSS como autônomo ou por ter emprego com carteira assinada— e têm regras de transição para se aposentar.
Os requisitos são atualizados ano a ano após a reforma da Previdência, publicada em 13 de novembro de 2019.
Uma das regras de transição aprovadas na época não se aplica mais, apenas se o cidadão cumpriu os requisitos naquele período e consiga comprovar, com documentos, que tem direito a ela.
Trata-se do pedágio de 50%, que consiste em trabalhar por mais metade do tempo que faltava para pedir o benefício em 13 de novembro de 2019, no caso de quem estava há ao menos dois anos de se aposentar. As mulheres precisavam ter 28 anos de contribuição e os homens, 33 anos.
Isso porque o benefício por tempo de contribuição era concedido aos 30 anos de INSS (mulher) ou 35 anos (homem).
Outra regra que deixou de valer foi a da idade mínima para a aposentadoria por idade das mulheres. Antes, elas se aposentavam com 60 anos de idade. A partir da reforma, a idade mínima foi subindo seis meses a cada ano, até chegar em 62 anos em 2023, regra que vale a partir de então.
Quais as regras de transição para a aposentadoria?
Pedágio de 100%
Os segurados que estão na ativa podem se enquadrar na regra de transição do pedágio de 100%, que consiste em trabalhar e pagar o INSS por mais 100% do tempo que faltava para a aposentadoria na data de início da reforma —novembro de 2019.
Neste caso, se o cidadão estava a dois anos do benefício por tempo de contribuição, que exige 30 anos de pagamentos ao INSS das mulheres e 35 anos, dos homens, deve trabalhar mais dois anos, por exemplo, somando quatro.
Pontos
Há também a regra de transição por pontos, que determina o direito à aposentadoria ao atingir uma pontuação mínima, somando tempo de contribuição e idade. Em 2025, a pontuação será de 102 para os homens e 92 para as mulheres.
Os pontos sobem a cada ano, até chegar em 105 (homens) e 100 (mulheres) em 2033. É preciso ter o tempo mínimo de contribuição de 35 anos e 30 anos, respectivamente.
Idade mínima
A outra regra de transição válida é a da idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição. Homens devem ter, no mínimo, 35 anos de contribuição ao INSS e mulheres, 30 anos. A idade mínima exigida deles é de 64 anos e, delas, 59 anos. Essa idade sobe meio ponto a cada ano.
Veja a idade mínima para se aposentar a cada ano
Transição para os professores
Os professores que já estavam no mercado de trabalho formal, em escola particular, podem se aposentar pela regra de transição, que também muda em 2025. Há duas opções, por pontos e por idade mínima. A diferença é que professores e professoras se aposentam com tempo mínimo menor do que os demais segurados.
a transição por pontos, eles devem cumprir o tempo mínimo de contribuição e atingir a soma necessária da idade e do tempo de contribuição. A pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para mulher e 105 pontos para homem.
O somatório da idade e do tempo de contribuição em 2025 é de 87 anos para as mulheres e 97 para os homens
O tempo mínimo de contribuição é de 25 e 30 anos, respectivamente
Na regra de transição por idade mínima, a idade aumenta seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulher e 60 anos para homem.
Em 2025, a idade mínima de contribuição será de 54 anos para mulheres e 59 para os homens
O tempo de contribuição mínimo é de 25 e 30 anos, respectivamente
Cálculo do benefício
Até a reforma da Previdência, a média salarial da aposentadoria, que é a base para calcular o valor a ser recebido, era obtida considerando os 80% maiores salários entre julho de 1994 e o mês anterior ao pedido. Os 20% menores eram descartados.
Depois de 13 de novembro de 2019, o cálculo da média passou a levar em consideração todos os salários de contribuição desde julho de 1994 até o mês anterior do pedido, sem descartar os menores, o que faz com que o valor do benefício seja menor em comparação com a regra anterior.
Pelas regras de transição, o valor da aposentadoria segue o cálculo de 60% da média salarial mais 2% para cada ano acima de 15 anos de contribuição (para mulheres) e 20 anos de contribuição (para homens).
O valor final é limitado ao teto do INSS e não pode ser inferior ao salário mínimo, que sobe para R$ 1.518 a partir desta quarta.
Como saber quando posso me aposentar?
Por meio do aplicativo ou site Meu INSS é possível simular a aposentadoria e checar qual regra de transição já atingida e é mais vantajosa. O sistema leva em consideração as informações que estão no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), base de dados do governo federal.
Antes de fazer a simulação, o segurado precisa ver se todos dados e informações sobre seus empregos e/ou suas contribuições como autônomos estão corretos. Vale a pena verificar se vai atingir alguma outra regra mais vantajosa em poucos anos e esperar, caso seja possível.
Direito adquirido
Quem conquistou o direito à aposentadoria em 2024 ou antes da reforma tem o chamado direito adquirido. Isso significa que pode se aposentar com as regras válidas naquela data, se forem mais vantajosas.
O direito adquirido é respeitado mesmo para quem não pediu a aposentadoria ainda. No entanto, é preciso provar com documentos contemporâneos —da época do trabalho— que atingiu melhores condições.
Como saber se devo adiar a aposentadoria ou me aposentar já?
A decisão de pedir o benefício ao INSS ou não é muito particular e deve ser analisada de forma que não prejudique o segurado no futuro. A reforma da Previdência foi aprovada com a intenção de fazer com que os segurados adiem o pedido da aposentadoria.
Quem atinge o direito e pode ter regra mais vantajosa em breve pode esperar e ganhar mais, mas deve saber que estará abrindo mão de renda. No entanto, se esperar mais, vai ganhar mais.
Quais são e para quem vale as novas regras da reforma da Previdência?
A principal mudança a reforma da Previdência foi a instituição de idade mínima para homens e mulheres pedirem o benefício. Eles devem ter 65 anos e elas, 62. O tempo de contribuição é diferente. Mulheres precisam contribuir por, no mínimo, 15 anos. Homens precisam pagar o INSS por ao menos 20 anos.
Cada ano que ultrapassar o tempo mínimo garante um acréscimo de 2% sobre a média salarial. Quem tem o tempo mínimo recebe 60% sobre a média.
Caciques do Partido dos Trabalhadores (PT) avaliam que a reforma ministerial prevista no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve trazer o ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Ciro Nogueira (PP), para a chapa do mandatário em uma possível candidatura à reeleição em 2026.
As modificações na Esplanada estão previstas para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025. Petistas estudam que, caso Ciro Nogueira conquiste espaço em algum ministério, ele seja favorável à disputa de Lula pela permanência na presidência.
O Progressistas, partido do ex-ministro de Bolsonaro, deve ser um dos principais beneficiados pelas alterações no primeiro escalão planejadas por Lula. Atualmente, a legenda possui apenas o Ministério dos Esportes na gestão petista.
De acordo com lideranças governistas, Ciro Nogueira já se manifestou favorável a dialogar com Lula sobre uma possível aliança entre o PP e o PT para 2026. Recentemente, o ex-magistrado se encontrou com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em um evento em Brasília.