Páginas

quinta-feira, 16 de julho de 2009

CAPITÃO MANO, É DE SERGIPE E ESTA DO LADO DOS POLICIAIS TRABALHADORES.

ENTREVISTA DO CAPITÃO MANO AO CINFORM

DEDICAMOS À PRECLARA EQUIPE DE JORNALISMO DO JORNAL CINFORM NOSSAS CONGRATULAÇÕES PELA CORAGEM, FIDELIDADE, CREDIBILIDADE, INDEPENDÊNCIA E PROFISSIONALISMO.

VEJAM A ENTREVISTA DO CAPITÃO MANO AO JORNAL CINFORM DE SERGIPE. SE PREFERIREM PODEM CONFERIR NO LINK:http://www.cinform.com.br/noticias/14720099511727058


Postado em 14/07/2009 09:41
Entrevista online/Capitão Mano: "modelo atual da formação do PM está equivocado"

Há pouco mais de sete meses os policiais militares de Sergipe deram início a uma intensa política de negociação salarial com o Governo do Estado. Os policiais se reuniam, faziam passeatas, cantavam, gritavam, iam aos rádios e jornais. Mas ainda faltava a algo. Faltava expor tudo o que aconteceu por debaixo dos panos.


Mas como fazer isso se o policial militar vive tutelado sob o forte rigor do Regime Disciplinar do Exército – RDE? Então veio a utilização do espaço virtual! Com isso surgiu o blog do Capitão Mano. O espaço se tornou um sucesso entre os policiais militares. De janeiro até o hoje, 14 de julho, o blog teve 190.130 acessos. Um número que chega a ser surpreendente.


O oficial da PM conversou com a equipe do Cinformonline. Manteve sua identificação em sigilo, afinal o RDE ainda está ai. E caso seu nome venha à tona o blog perderia toda a sua essência. O capitão Mano falou da criação do espaço, criticou a forma como o Estado forma seus policiais e garantiu que mesmo com o fim da negociação com Governo o blog vai continuar.


Cinformonline - Capitão Mano, como e porque surgiu a idéia para a criação do blog?
CM - Durante um almoço, dois policiais militares estavam conversando quando, de repente, um diz ao outro: ‘Mano eu gostaria de ter um blog, mas não sei como criar’. E o outro respondeu: ‘O que é isso?’. E o primeiro disse: ‘Blog é uma página na internet que a gente coloca as nossas opiniões e o povo comenta. ‘Deve ser legal’, respondeu o segundo. Horas após o almoço, um oficial liga para o outro e diz: ‘Mano acesse a página capitaomano.blogspot.com, esse é o seu blog. O seu presente’.

Cinformonline - O policial militar sempre foi um servidor discriminado e desacreditado! Como você acreditou que criando um blog poderia render tamanha discussão sobre as mazelas da PM?
CM - O policial militar sempre foi discriminado e desacreditado porque sempre foi tratado como corpos sem cabeça. Todos queriam a presença do policial e a utilização da força física para garantir seus interesses, mas nunca valorizar as ideias que acaso aquele barnabé viesse a ter.Não sabíamos que o blog atrairia tantas pessoas para o debate. Na verdade imaginávamos que o nosso pensamento era isolado, mas com o tempo fomos percebendo que várias pessoas pensavam da mesma forma que a gente, então focamos na questão salarial.Quanto às mazelas da Polícia Militar, temos a certeza que todos os que faziam ou falavam bobagens procuram de uma forma ou de outra evitar as velhas práticas. A publicidade nos trouxe a garantia de controle das arbitrariedades que ocorriam dentro dos quartéis.Hoje, se um coronel fala que é amigo de fulano e vai colocar policiais militares para trabalhar em eventos particulares por esse motivo, há um desgaste imediato do Governo do Estado e da pessoa pública do coronel.

Cinformonline - Apresentar os problemas da instituição onde você trabalha para toda a sociedade, já que o blog é público, seria a melhor saída para fazer uma Polícia melhor?
CM - A publicidade foi, é e sempre será o melhor e mais eficiente mecanismo de controle de ilegalidades no estado democrático de direito. Imagine se todos os jornais pegassem no pé dos políticos corruptos, haveria tanto desgaste que dificilmente a sociedade o elegeria novamente.Hoje todo mundo acha que os políticos são ladrões, mas não se põe no lugar dos políticos, pois se assim o fizesse praticaria os mesmos atos. É muito fácil colocar a culpa dos problemas nos outros, difícil é assumir a responsabilidade de resolvê-los.Percebemos que todas as opiniões têm o seu valor, entretanto o ambiente militar jamais iria permitir os debates proporcionados pelo ambiente virtual, jamais iríamos conhecer as valiosas opiniões publicadas no espaço do Capitão Mano, jamais poderíamos ler tantas opiniões e seus fundamentos, seja de fato, seja de direito, enfim, hoje temos um lugar onde praças e oficiais debatem abertamente, sem hierarquia ou disciplina, um espaço livre para discussão.

Cinformonline - Quais os principais problemas que tornam a polícia militar uma instituição ainda desacreditada dentro da sociedade?
CM - Acreditamos que o descrédito da Polícia Militar é decorrente do doloroso histórico dos regimes ditatoriais. Na PM ainda estamos em pleno exercício da ditadura militar, alguns direitos fundamentais não são estendidos aos policiais militares sob o fundamento da hierarquia e disciplina.O Estado maltrata o PM em sua formação e depois exige que ele seja educado no atendimento à população. Para nós isso é, no mínimo, um contraditório. Como é que eu educo uma criança de forma errada e tenho a esperança que ela trará bons frutos? As anos de chumbo não deixaram saudades para ninguém, todavia sobrevivem ainda nas polícias militares do Brasil.

Cinformonline - Os Governos que passaram não contribuíram para uma PM melhor, você acredita que o governador Marcelo Déda pode reverter isso?
CM - O governador Marcelo Déda tem não só o poder, mas toda autoridade para modificar toda a estrutura da polícia militar. É um político jovem, com grande aceitação popular, um carisma e um discurso de fazer qualquer um chorar de emoção.É importante que ele perceba que o modelo atual da formação do policial militar está equivocado e, para piorar, talvez o grande estopim no nordeste será o Estado de Sergipe. A percepção dos integrantes da Polícia Militar mudou e a forma de pensar também.É por nossa atuação que todos os poderes públicos são respeitados e a nossa presença é o que faz a sociedade cumprir a lei.

Cinformonline - Depois das negociações com o governo, o blog do Capitão Mano também vai acabar? Se for continuar, quais serão as atribuições do espaço?
CM - O blog do capitão mano é o fruto do interesse de todos os policiais militares do estado de Sergipe, se eles não quiserem o blog, este perderá a sua razão de existir. Note-se que capitão mano é todo aquele, seja civil ou militar que fica indignado com o não cumprimento da legalidade. É aquele que a voz não é ouvida. É aquele brasileiro trabalhador que não entende o porquê das injustiças, privilégios, regalias, desmandos, roubalheiras de dinheiro público. Capitão mano é um pouco de todo brasileiro e só o tempo vai dizer até onde esse espaço vai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário