Os fortes trovões e raios que estão acontecendo na noite desta segunda-feira (27), principalmente em Natal, são analisados como fora do comum para este período do ano. Isso foi o que destacou o meteorologista Gilmar Bristot, chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em entrevista ao PORTAL DA TROPICAL.
De acordo com ele, os fenômenos eram mais aguardados para o próximo trimestre, dentro do período chuvoso na região Leste do Rio Grande do Norte. “Essa formação de nuvens cumulus nimbus, como capacidade de desencadear descargas elétricas e trovoadas, como está acontecendo agora, é muito fora do comum. A gente estava esperando na estação chuvosa, quando você tem uma atuação maior dos vórtices ciclônicos desses sistemas meteorológicos”, afirmou.
A expectativa que os raios e trovões prossigam durante a madrugada. “Com a noite e a temperatura diminuindo um pouquinho, a condição de instabilidade permanece. Então, é possível que nós tenhamos a noite toda acontecendo chuvas aqui no litoral e também no interior”, acrescentou o meteorologista.
Segundo os dados apontados por ele, em Natal, a chuva passou de 20 milímetros. Em Extremoz, o volume já superou os 40 milímetros.
R.Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário