Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2024

URGENTE: Jovem taboleirense conhecido por Bitel é assassinado em Pau dos Ferros


Um crime de homicídio foi registrado no Bairro Chico Cajá em Pau dos Ferros RN nessa noite de terça-feira 30.
Informações chegadas ao blog João Moacir dão conta que o jovem taboleirense identificado pelo primeiro nome de Ranieliton, popularmente conhecido por Bitel teria reagido a um assalto e foi morto com um tiro.
Bitel morava já há algum tempo em Pau dos Ferros no bairro Manoel Deodato.
A polícia foi acionada, isolou o local e acionou o Itep pra fazer a perícia no local e recolher o corpo.
Deixo aqui meus sentimentos de pesar nesse momento difícil a sua família.
Fonte: João Moacir

Vídeo mostra momento em que advogada e cliente são assassinados no interior do RN

 

Três meses depois, um vídeo divulgado nesta terça-feira (30) mostra o momento dos assassinatos da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos, e de Janielson Nunes de Lima, de 25 anos, conhecido como “Gordinho da Batata”. O crime aconteceu no centro de Santo Antônio, no interior do Rio Grande do Norte, no dia 30 de janeiro deste ano.

As imagens mostram a advogada, o cliente e mais três pessoas saindo da delegacia do município. Pouco metros depois, quatro homens em duas motocicletas param o veículo. Eles vão direto para a janela do passageiro e começam a atirar. Após os disparos, o carro sai desgovernado e bate em um ônibus que estava estacionado do outro lado da via.

Brenda e Janielson morreram na hora. As outras três pessoas, que estavam no banco de trás, escaparam com vida. Nas imagens é possível ver que uma motocicleta quando foi atingida. Depois dos tiros, os suspeitos fogem.

Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Civil deflagrou uma operação que prendeu oito pessoas suspeitas de envolvimento nas mortes da advogada e do cliente. As prisões foram realizadas em São José de Mipibu, Goianinha e Espírito Santo. Entre os presos estão um cabo da Polícia Militar, parentes do vaqueiro morto dois dias antes e outros suspeitos.

Janielson Nunes era suspeito de matar João Victor Bento da Costa. O crime aconteceu no dia 28 de janeiro, em uma vaquejada em Santo Antônio.

Portal da Tropical

R.Pires

Candidatos querem distância de Fátima

 As pesquisas recentes revelam avaliações péssimas da governadora Fátima Bezerra. Ela representa um perigo para subir no palanque dos seus aliados nas eleições municipais. Se a tendência continuar assim nenhum candidato vai querer o desgaste de Fátima Bezerra junto deles.

RPires

Governo ladeira abaixo

 

O sinal de alerta, bem vermelhinho como o Partido dos Trabalhadores, acendeu no partido e no governo da companheirada local. A alta rejeição à administração de Fátima Bezerra e a ela própria já não é uma aparição furtiva de apenas uma pesquisa de opinião.

Os índices desaprovando a governadora e o governo vão surgindo em diversas cidades do interior e ganhando uma musculatura em Natal que até supera a tradição do petismo em nunca ter vencido uma eleição para prefeito na capital potiguar.

E essa rejeição já não aparece em apenas uma ou duas pesquisas; mas vem se alastrando a cada nova aferição de institutos distintos. Na vizinha cidade de Parnamirim, por exemplo, Fátima Bezerra já amarga um índice negativo de mais de 60%, o que é terrível num ano em que a figura do governante exerce indispensável ressonância nas disputas municipais.

O quadro da rejeição à Fátima e ao seu governo expõe também uma espécie de ironia, posto que quando candidata ao governo pela primeira vez, em 2018, ela e seu partido fundaram as bases do discurso eleitoral explorando a rejeição do então governador Robinson Faria e o fraco desempenho do seu governo.

Já naquele momento, o PT e sua governadora faziam uma ladainha cínica como se não tivessem apoiado e participado da eleição e também da administração Robinson Faria.

Imaginem agora, quando os candidatos a prefeito nas 167 cidades do RN precisam discursar aos eleitores transformando críticas e fracassos do governo Fátima em votos, como ficarão os candidatos petistas e seus acólitos de outros partidos?

Com que cara os candidatos da federação centro-esquerda pedirão votos debaixo do tradicional guarda-chuva do governo? Quem vai ter frieza política e deslize eleitoral de arriscar baixa votação defendendo a Fátima de hoje vestida no figurino da rejeição daquele Robinson de ontem?

Aqui em Natal, a deputada federal Natalia Bonavides terá um difícil papel a cumprir na sua campanha à sucessão de Álvaro Dias e um doloroso dever de achar bons motivos num governo que vai descendo, desembestado, as ladeiras da impopularidade.

Não à toa, quiçá “coincidência premeditada”, a pré-candidata que vem patinando nas pesquisas disputando a segunda posição contra o também deputado Paulinho Freire, está na mídia paga com uma peça publicitária enaltecendo seu mandato e colando sua imagem ao governo Lula.

As muitas inserções em redes sociais como o YouTube, sugerem uma versão do ditado “quem não tem cão, caça com gato”. Atirar no colo de Lula um destino eleitoral parece ser, na percepção do marketing de Natália, um risco menos corrosivo do que no colo de Fátima.

No momento conjuntural nada satisfatório para as administrações de esquerda no país, onde os altos preços enforcam a economia popular e a ausência de obras marca o governo do PT local, nem o cachorro morde e nem o gato arranha. Por mais fashion sejam as unhas e por mais expostos sejam os dentes.

Por Alex Medeiros (Jornalista)

RPirres

VÍDEO: Polícia prende suspeito envolvido na execução da advogada Brenda e cliente no interior do RN

 R.Pires


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), deflagrou nas primeiras horas desta terça-feira (30), a “Operação Jus Puniendi”, que resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão contra suspeitos envolvidos nos assassinatos da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos, e de Janielson Nunes de Lima, de 25, conhecido também como “Gordinho da Batata”. Os dois foram executados dentro de um carro, no centro da cidade de Santo Antônio/RN, no dia 30 de janeiro de 2024.

A ação da Polícia Civil do RN é fruto de um trabalho integrado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Diretoria de Inteligência da PCRN, através do Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), da 6ª Delegacia Regional de Nova Cruz e da 66ª Delegacia de Polícia de Santo Antônio.

A expressão latina “Jus Puniendi” significa o poder e dever de punir, através do Estado.

VÍDEO:

'Uma catástrofe', relata cantor que se apresentava no momento de desabamento de casa de shows


Gil Júnior estava no palco na hora em que o teto de casa de shows desabou em João Pessoa.
"Na hora a gente fica na adrenalina, depois passa um filme e a gente realmente entende o tamanho do livramento. Foi uma catástrofe", relatou o cantor Gil Júnior, que estava se apresentando no momento em que o teto de uma casa de shows desabou. O acidente aconteceu no bairro do Altiplano, neste domingo (28), em João Pessoa.
Em publicação nas suas redes sociais, o cantor contou que ficou com ferimentos leves na cabeça e no braço. "E a perna está bem inchada por causa do pulo, mas nada que se compare a outras pessoas, que ficaram em estados piores", disse.
Mais de 60 pessoas feridas chegaram a ser encaminhadas a ao menos quatro hospitais de João Pessoa - Hospital de Trauma, Ortotrauma de Mangabeira, Hospital da Unimed e Hospital Nossa Senhora das Neves. Mas o número de feridos pode ser muito maior, uma vez que o Samu informou que algumas pessoas chegaram a ser atendidas no local e foram liberadas.
Dois homens e duas mulheres seguem internados no Hospital de Emergência e Trauma da capital paraibana, de acordo com boletim médico da unidade hospitalar no início da manhã desta terça-feira (30).
O cantor Gil Júnior afirmou que, na hora do desabamento, ele estava cantando e seu celular estava em uma mesinha, no centro do palco, exatamente onde caíram as telhas e houve a concentração de destroços.
"Hoje [segunda], quando foi liberado para tirar as coisas, meu celular não foi encontrado. Ele sumiu. Desde ontem estava tentando acessar meu Instagram mas tem toda a liberação da conta, e só agora consegui vir aqui falar. Mas eu sabia que quando fosse aparecer aqui para conversar sobre isso eu iria me emocionar. É impossível não se emocionar", conta em vídeo postado na rede social.
O cantor ressaltou ainda a importância das pessoas que estavam trabalhando no local e que foram responsáveis pelo atendimento inicial às vítimas. "Especialmente os bombeiros civis. Eles foram primordiais para os atendimentos de primeiros socorros", disse.
O acidente aconteceu durante uma festa na noite de domingo (28) quando a estrutura de madeira e telha onde ficava o palco desabou. O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um inquérito civil para apurar o ocorrido. O cantor Gustavo Sagaiz comemorava seu aniversário no estabelecimento no momento em que a estrutura desabou.

Fonte: G1/JMoacir

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Brasil ultrapassa 4 milhões de casos de dengue em 2024

 

O Brasil alcançou, nesta segunda-feira (29/4), a marca de 4.127.571 de casos prováveis de dengue em 2024. A informação consta na mais recente atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses, abastecido com base em dados do Ministério da Saúde.

No total, são 1.937 mortos pela doença. Esta é a maior quantidade de óbitos confirmados desde o início da série histórica no país, em 2000. O número supera, inclusive, o recorde registrado em todo o ano de 2023 (1.094 mortes).

Em relação ao número de casos, 2024 (4.127.571) já supera os dois anos que haviam registrado maior quantidade de infectados, até então: 2015, com 1.688.688 diagnósticos, e 2023, com 1.641.278.

São Paulo lidera o ranking de número de casos graves da doença (9.006), seguido por Minas Gerais (6.929) e Paraná (6.489).

Segundo o Ministério da Saúde, o alto volume de casos registrado neste ano tem relação com fatores como as mudanças climáticas e a circulação de mais de um sorotipo do vírus.

Metrópoles

RPires

RN tem quase 1 milhão de pessoas vivendo com até R$ 109 por mês

 

Atualmente, 989.646 potiguares vivem com uma renda média mensal de até R$ 109, valor que representa apenas 25,5% do preço médio de uma cesta básica em Natal, que fechou o mês de março em R$ 427,13, de acordo com o Procon Natal.

Essas pessoas fazem parte de um grupo classificado como em situação de extrema pobreza.

Há pouco mais de três anos, em 24 de abril de 2021, o Novo Notícias publicou uma matéria em sua primeira edição impressa, mostrando que naquele momento existiam 1.018.671 potiguares nessa condição. Naquela época, o valor de referência para considerar uma pessoa nessa classificação era de R$ 89 per capita. O corte subiu R$ 20, ou seja, 22%; no entanto, o número de potiguares nessa condição de vulnerabilidade diminuiu 2,85%, e aproximadamente 29 mil moradores do RN deixaram a pobreza extrema nesses últimos três anos.

Além dos quase 990 mil na extrema pobreza, o RN tem outras 178.407 pessoas que se mantêm com uma renda per capita de até R$ 218, o que ainda as inserem no mapa da pobreza. As informações são do painel de Consulta, Seleção e Extração de Informações do Cadastro Único, o chamado Cecad.

No total, são 1.167.871 potiguares vivendo na pobreza e extrema pobreza. Isso representa 35% da população potiguar, que é de 3.302.729, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Iris Oliveira, explica que a diferença no valor de corte para definir quem está em situação de pobreza mudou.

“Vale salientar que a renda que contabiliza a condição de extrema pobreza hoje não é mais de R$ 89. Então, com esse corte de renda, é natural que a gente tenha um quantitativo maior de pessoas”, pontua Iris Oliveira, explicando que famílias com renda média per capita de até R$ 218 já podem ser consideradas em situação de pobreza.

A chefe da pasta assistencial do Governo do RN aponta que, neste mês de abril, o Rio Grande do Norte se aproxima de 1,286 milhão de pessoas integrantes do programa nacional de distribuição de renda, o Bolsa Família. “Hoje a tem 1.285.055 pessoas, um contingente um pouco maior que em abril do ano passado, quando tínhamos 1.284.322 pessoas no Bolsa Família”, diz Oliveira, que lembra ainda que o Rio Grande do Norte tem feito um trabalho de busca ativa para incluir pessoas consideradas ‘invisíveis’ no Cadastro Único.

“Ao mesmo tempo nós tivemos um esforço no Rio Grande do Norte de busca ativa para dar visibilidade àquelas pessoas que estavam fora do Cadastro Único, para inseri-las e para colocar no Bolsa Família. Estou falando das pessoas em situação de rua, da população negra, da população quilombola, da população indígena, os chamados grupos tradicionais e específicos, ribeirinhos, pescadores… uma população que vinha invisível para o Cadastro Único e para as políticas públicas e que com o esforço de busca ativa, como esforço de melhoria do Cadastro Único, essas pessoas passaram a ter visibilidade para o Cadastro e para as políticas públicas”, explica Iris Oliveira, que completa informando que até agora, as mais de 1,2 milhão de potiguares no Bolsa Família receberam do programa um montante de R$ 336.883.282,00 neste ano de 2024.

Novo Notícias

TSE condena Lula a pagar R$ 250 mil em ação movida por Bolsonaro

 

O TSE julgou procedente representação apresentada por Jair Bolsonaro e sua coligação eleitoral — pela Coligação Pelo Bem do Brasil — contra o presidente Lula e sua coligação “Brasil da Esperança”.

Ao reconhecer que o petista e sua frente partidária atuaram no impulsionamento de divulgação de propaganda eleitoral negativa na internet, a Corte condenou Lula e seus aliados na eleição ao pagamento de uma multa de 250.000 reais. A relatora do caso foi a ministra Cármen Lúcia.

Veja

RPires

AstraZeneca admite pela 1ª vez ‘efeitos colaterais raros’ da vacina contra covid

Pela primeira vez, a AstraZeneca admitiu à Justiça que sua vacina contra a covid pode causar “efeito secundário mortal”. O laboratório farmacêutico é alvo de ação coletiva movida por dezenas de famílias que culpam a companhia por supostos efeitos colaterais que podem ter provocado “danos à saúde ou até mesmo a morte” de pacientes vacinados. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Os advogados que representam os familiares acreditam que alguns deles podem receber indenização de até £ 20 milhões (R$ 128 milhões).

Apesar de contestar as alegações, a AstraZeneca, com sede em Cambridge, no Reino Unido, reconheceu em um documento legal apresentado em fevereiro ao Tribunal Superior que a sua vacina pode, “em casos muito raros”, causar Síndrome de Trombose com Trombocitopenia (TTS)”. 

A condição leva à formação de coágulos, o que provoca uma redução do número de plaquetas no sangue. As plaquetas ajudam o sangue a coagular. Uma vez que admitiu a reação, a AstraZeneca pode ter de indenizar cada caso, de acordo com o jornal inglês The Telegraph.

A notícia veio à tona poucos dias depois de a empresa informar que receita no primeiro trimestre de 2024 foi de £ 10 bilhões (R$ 641 bilhões), o que representa um aumento de 19%.

Quem pede indenização

De acordo com o Daily Mail, um dos pacientes que buscam indenização por lesões relacionadas à vacina da AstraZeneca é o engenheiro de TI Jamie Scott. Ele teria ficado com uma lesão cerebral permanente após receber a vacina, em abril de 2021. Ele é pai de dois filhos e não consegue trabalhar desde então.

Este é um dos 51 processos apresentados no Tribunal Superior e que buscam ressarcimento por danos. Advogados que representam vítimas e famílias estão processando a AstraZeneca sob a Lei de Proteção ao Consumidor de 1987.

Cerca de 50 milhões de doses da vacina AstraZeneca foram distribuídas no Reino Unido no total. Dados oficiais mostram que mais de 80 britânicos teriam morrido por complicações de coágulos sanguíneos possivelmente ligados à vacina da AstraZeneca, segundo a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido,

Como as autoridades de saúde não encomendaram mais doses, isso significa que a vacina foi praticamente retirada no Reino Unido.

A AstraZeneca diz que sua vacina é responsável por salvar cerca de 6 milhões de vidas em todo o mundo durante a pandemia de Covid.

Por Revista Oeste

Sai pra lá, Fátima Bezerra!

 

Os altos índices de rejeição à Fátima Bezerra certamente estão sendo observados com atenção pelo Partido dos Trabalhadores (PT), especialmente considerando as próximas eleições municipais. Se essa rejeição se estender às pré-candidaturas do PT ou não nos municípios do Rio Grande do Norte (RN) nenhum candidato a prefeito quer saber da Governadora por perto.

RPires

Ministro do STF amplia o rol de condenações extintas da Operação Impacto

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça ampliou o rol de penas extintas de condenados através do resultado das investigações da Operação Impacto, que apurou um esquema de propina envolvendo vereadores e empresários do ramo imobiliário de Natal em 2007.

As penas de três deles, os ex-vereadores Edivan Martins e Salatiel de Souza e empresário Ricardo Cabral Abreu já tinha sido extintas no mês de março.

Em resposta a embargos de declaração, Mendonça incluiu no rol de penas extintas os ex-vereadores de Aquino Neto, Aluísio Machado, Adenúbio Melo, Sargento Siqueira, Carlos Santos e Julio Protásio. Além do ex-assessor Klaus Charlie Nogueira Serafim de Melo.

O ministro alegou que as situações eram idênticas, o que justificaria mais uma rodada de extinção das penas. “Portanto, havendo demonstração inequívoca de que os requerentes supra nominados se enquadram na mesma situação fático jurídica dos corréus recorrentes, em favor dos quais foi reconhecida a prescrição da pretensão punitiva, é viável estender os efeitos da decisão proferida em 21/03/2024 (e-doc. 976), nos moldes do art. 588 do CPP”, justificou.

A penas extintas variavam entre dois anos e nove meses a três anos de oito meses.

Confira a decisão de André Mendonça 

RPires

PERSONAL ASSASSINADO HOJE EM CAICÓ SE DECLAROU À ESPOSA NO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA EM IGREJA EVANGÉLICA

 


Amigos e familiares de Whadson Whonam Silva de Araújo estão sem entender o que realmente motivou o crime que tirou sua vida nesta segunda feira, 29, na academia Healthy Life, de sua propriedade.
Fiéis da igreja Batista Missionária, localizada no bairro Barra Nova, também próximo da academia de Whadson Whonam, relataram que no último sábado o personal fez uma declaração de amor à esposa.
De acordo com um dos integrantes da igreja, o casal era frequentador da igreja há bastante tempo. “Estamos sem entender. Whadson era uma pessoa da igreja, uma pessoa de Deus, um cara correto”.
Clientes da academia relatam que “Whadson era muito brincalhão, super amigo e parecia não ter inimigos” e também rechaçam comentários maldosos que falam em envolvimento da vítima com alunas.
O fato concreto até agora é que a Polícia Civil já está em campo para chegar à autoria do crime e elucidar o caso. Até o momento não se sabe o que pode ter motivado o trágico crime contra Whadson.

Jair Sampaio
Passandonahora

Advogado de suspeito de matar psicóloga no RN aguarda laudos psiquiátricos para definir linha de defesa

 

A defesa do servidor público João Batista Carvalho Neto, suspeito de ter matado a psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, dentro da casa dela, na última terça-feira (23), em Assú, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, vai aguardar a análise de médicos e a emissão laudos psiquiátricos para definir a linha de defesa do homem.

A informação foi confirmada ao g1 pelo advogado criminalista André Dantas, contratado pela família de João Batista.

Servidor da Justiça do RN, o suspeito foi preso ao chegar em um apartamento dele, em Natal, no início da tarde da quarta-feira (24). O celular da vítima foi encontrado quebrado no local.

Ele passou por audiência de custódia no dia seguinte, teve a prisão convertida em preventiva, e foi transferido para o presídio de Caraúbas, no Oeste potiguar.

A principal linha de investigação da Polícia Civil é de que o homem tentava conseguir informações sobre a ex-mulher, que tinha uma proximidade com a psicóloga Fabiana.

Vídeos registrados por câmeras de segurança mostram um homem chegando à casa da vítima e sendo recebido por ela menos de duas horas antes de ela ser encontrada morta com marcas de facadas. A pessoa está de máscara, óculos, luvas, e com a cabeça encapuzada.

O advogado de João Batista explicou que a família dele apresentou laudos médicos e receituários de medicamentos, inclusive de tarja preta, além de afastamento do trabalho, por problemas psicológicos.

Porém, de acordo com ele, a defesa só deverá apresentar uma tese ou qualquer pedido à Justiça após uma análise psiquiátrica do servidor através de laudos de profissionais particulares e também de um médico psiquiátrico forense público.

O advogado André Dantas ainda afirmou que ele e a família do suspeito se compadecem “com a tragédia humana ocorrida no fato”.

Investigações

As investigações sobre o caso continuam em andamento na Polícia Civil. O delegado responsável pelo caso espera obter nesta segunda-feira (29) depoimento de testemunhas, como o taxista que realizou a viagem do suspeito de Natal a Assu, bem como a ex-namorado do homem.

Por G1/R.Pires

Personal é assassinado dentro de academia em Caicó RN


Um homicídio foi registrado na manhã desta segunda-feira (29), no Bairro Barra Nova, zona oeste de Caicó (RN).
O personal e proprietário de uma academia, identificado como Whadson Whonam Silva de Araújo, foi morto a tiros na academia de sua propriedade, localizada em frente ao Atlético Clube Corintians.
As informações que chegam indicam que a vítima foi atingida por tiros efetuados por um homem que chegou batendo na porta e chamando. Quando Whadson Whonam abriu, foi baleado.
A Polícia Militar foi acionada e inicialmente fez a guarda do local do crime até a chegada da Polícia Civil e do Itep.

Fonte: Sidney Silva
JM

domingo, 28 de abril de 2024

Mulher de 40 anos morre vítima de acidente de trânsito em Luís Gomes RN


Uma mulher de 40 anos, identificada como Maria Adailza Silva, residente em Luís Gomes, faleceu na manhã deste domingo (28) em um acidente de trânsito na Avenida Senhora Santana.
O acidente aconteceu por volta das 6h30 da manhã, quando a vítima colidiu com uma palmeira na referida avenida.
Segundo informações enviadas ao jornalismo do Cidadão 190, a vítima conduzia uma motocicleta quando perdeu o controle e colidiu com a palmeira. O impacto foi forte e causou a morte instantânea da vítima.
O local do acidente foi isolado pela PM e o ITEP (Instituto Técnico-Científico de Perícia) compareceu para a realização da perícia criminal. A Polícia Militar também esteve presente para controlar o trânsito e garantir a segurança no local.
Registro de @maciel.aquino.353

Fonte: Grupo Cidadão 190/JMoacir

Governo Lula tenta invalidar no STF 12 leis sobre porte de armas

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já questionou no STF (Supremo Tribunal Federal) 12 leis de 8 Estados e de 1 município que facilitam o acesso ao porte de armas para CACs (Caçadores, Atiradores e Colecionadores) e algumas profissões consideradas de risco.

A maioria (10) das ações foi apresentada pela AGU (Advocacia Geral da União) em dezembro de 2023. Em abril, o governo entrou com 2 novos pedidos para invalidar normas do Paraná e do Rio Grande do Sul.

A Corte já declarou a inconstitucionalidade de 3 leis e julga ao longo da semana que começa na 2ª feira (29.abr) uma norma municipal de Muriaé (MG), que facilita o acesso ao porte de armas para CACs por reconhecer a atividade como de risco. O relator, ministro Cristiano Zanin, votou pela inconstitucionalidade da lei. Ainda restam 10 votos. Os magistrados terão até 6 de maio para apresentarem os seus votos.

A lei analisada tem o mesmo teor de duas normas do Paraná e Mato Grosso do Sul invalidadas por unanimidade pela Corte em abril de 2024. A outra lei declarada inconstitucional é do Espírito Santo e estabelece o porte de armas de fogo para vigilantes e seguranças que trabalham em empresas públicas e privadas.

“RISCO À SOCIEDADE”

O argumento mais apresentado pela AGU nas peças encaminhadas ao STF é o “risco à sociedade” por maior exposição às armas de fogo. O governo declara que as normas “ampliam indevidamente” o acesso às armas e cria um “fator desarrazoado”.

“É preciso ponderar o acesso a armas de fogo com valores constitucionais como os de proteção à vida, à segurança e ao meio ambiente –conforme estabelecido pela jurisprudência do próprio STF”, afirma a Advocacia Geral da União.

A AGU diz que as leis que reconhecem risco para algumas atividades tentam suprimir a competência da PF (Polícia Federal) para averiguar a necessidade do porte. Também indica falta de prerrogativa dos Estados para legislar sobre o tema diante do fato que não há uma lei federal que permite aos Estados e ao Distrito Federal a possibilidade de legislar sobre o porte de arma de fogo.

Em todos os casos, há o pedido de medida cautelar para suspensão das leis questionadas, mas em nenhum caso o pedido foi atendido. Nos resultados que dão vitória para o governo, a Corte decidiu no mérito das ações –ou seja, decidiu definitivamente.

Por Poder 360 

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Homem acusado de homicídio em Caraúbas é morto com mais de 15 tiros em Campo Grande/RN

 

Na noite de quinta-feira, 25 de abril, um de homicídio foi registrado na cidade de Campo Grande, no Rio Grande do Norte. O crime ocorreu por volta das 23h20, quando homens fortemente armados invadiram uma pousada localizada na Rua da Poeira.
Segundo relatos, os criminosos arrombaram o portão da garagem e, em seguida, a porta do quarto onde a vítima, conhecida pelo apelido de Bibi de Zé Buruaca, estava hospedada. Bibi foi assassinado com mais de 15 tiros, muitos deles na cabeça, o que indica uma execução.
No local do crime, foram encontradas numerosas cápsulas de pistola calibre 380, tanto dentro quanto fora do quarto, sugerindo a intensidade do ataque. Após o ato, os assassinos fugiram por um matagal próximo, sem deixar pistas de seu destino.
A Polícia Militar chegou rapidamente ao local e isolou a área para preservar a cena do crime, aguardando a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que conduzirá os procedimentos de investigação necessários.
Bibi de Zé Buruaca já era conhecido pelas autoridades locais e tinha recentemente sido acusado de envolvimento em outro homicídio, ocorrido em Caraúbas, no dia 19 de abril, semana passada. A polícia investiga agora as conexões entre os dois crimes e tenta identificar os motivos e os autores desse homicídio.

Fonte: CG na Mídia 
JMoacir

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Polícia prende suspeitos de assassinato em São Francisco do Oeste RN


A Polícia Militar e Civil prenderam nesta quarta-feira (24) dois suspeitos de terem matado um homem identificado como Douglas, encontrado morto ontem nas margens da BR-405, próximo a São Francisco do Oeste.
Segundo informações, após serem acionados para a ocorrência, os policiais civis e militares encontraram no local do crime um óculos de motociclista, que serviu como pista inicial para a investigação. Isso porque um dos suspeitos do crime teria sido abordado dias atrás pela Polícia Militar com o mesmo óculos. Na ocasião, a moto e a placa do veículo também foram fotografadas.
Ao buscar pela moto, a polícia encontrou o proprietário, que informou ter vendido o veículo para Kleberson Felix. Kleberson foi localizado e afirmou que a moto estava com Jefferson Hugo.
Em diligências à procura de Jefferson, a equipe o encontrou com a moto e o celular da vítima. Diante das provas, Jefferson e Kleberson foram presos e autuados em flagrante por homicídio.
As investigações estão em andamento, e as suspeitas são de que a vítima teria se desentendido com os dois suspeitos em razão do tráfico de drogas.

Por Serrinha de Fato, com informações do Cidadão 190/J.Moacir

“Pastor do PCC” ergueu patrimônio de R$ 6 mi lavando dinheiro com igreja no RN

Robson Pires

 

Reportagem publicada pelo portal Metrópoles detalha a vida de luxo do pastor Geraldo dos Santos Filho, apontado como o “pastor do PCC”, alvo de investigação do Ministério Público do RN por lavar dinheiro para a facção criminosa paulista.

Segundo a reportagem, encontrado em um condomínio de luxo em Sorocaba, no interior paulista, há pouco mais de um ano, Geraldo dos Santos Filho, de 48 anos, o pastor Júnior, ergueu um patrimônio avaliado em pelo menos R$ 6 milhões operando um esquema de lavagem dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC) por meio de igrejas evangélicas.

Geraldo, que está preso desde então, é irmão de Valdeci Alves dos Santos, o Colorido, considerado um importante líder da facção criminosa nas ruas até ser detido em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no sertão pernambucano, em abril de 2022. Como mostrou o Metrópoles, Valdeci foi jurado de morte por Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, em meio ao racha histórico na cúpula do PCC. Ambos seguem encarcerados no sistema penitenciário federal.

Naturais da pequena cidade potiguar de Jardim de Piranhas, Geraldo e Valdeci migraram para São Paulo no início da vida adulta, onde foram batizados na maior facção criminosa do país e enriqueceram ilegalmente. Os dois, porém, seguiram rumos diferentes no mundo do crime, segundo afirma o promotor Augusto Lima, do MPRN.

“O Valdeci [Colorido] ascendeu na hierarquia da facção e o Geraldo [pastor] acabou enveredando para o ramo das igrejas evangélicas, sem ocupar nenhum posto de liderança na organização criminosa.”

Geraldo adquiriu, segundo levantamento do MPRN, cinco igrejas no Rio Grande do Norte e duas em São Paulo, por meio das quais lavou dinheiro do PCC oriundo do tráfico de drogas.

Cerca de nove meses após começar a cumprir sua pena de 11 anos no Centro de Progressão Penitenciária de Campinas, interior paulista, em fevereiro de 2019, Geraldo migrou para o regime semiaberto e, em abril de 2021, conseguiu o benefício da prisão domiciliar.

Em dezembro daquele ano, o juiz Emerson Tadeu Pires de Camargo, de Sorocaba, autorizou que Geraldo, mesmo cumprindo pena por tráfico de drogas, viajasse para Balneário Camboriú (SC), em janeiro de 2022.

Seis meses depois, a defesa dele solicitou à Justiça paulista que ele pudesse viajar por todo o Brasil, alegando que seu cliente estava deixando de fechar negócios e tendo “prejuízo financeiro” em uma empresa do ramo da construção civil, a GJS Construções Ltda.

Ele voltou a ser preso na operação Plata, em 2023.

Por 96 FM Natal

Pesquisa encomendada pela Radio Cidade de Natal, mostra "Sargento Monteiro" entre os 10 mais citados para vereador em Pau dos Ferros

 



Mulher é encontrada morta com golpes de faca dentro de casa na Grande Natal


Uma jovem de 23 anos, identificada como Márcia Anália Felizardo da Silva, foi encontrada morta em sua casa no bairro Santa Tereza, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, nesta quarta-feira (24), vítima de múltiplos golpes de faca. As informações são do g1 RN.
Márcia estava desaparecida desde o último fim de semana. Preocupados com seu paradeiro, familiares decidiram entrar na casa através do telhado após tentativas frustradas de contato por telefone e na porta da residência. Dentro da casa, encontraram Márcia sem vida, de bruços e com evidentes sinais de ferimentos causados por faca.
A residência onde o caso fica na Rua Heitor de Góis e era o lar de Márcia e seu marido, que também está desaparecido, de acordo com informações dos familiares. O casal estava junto há uma década. No entanto, a Polícia Civil ainda não confirmou se o marido é considerado suspeito do crime.
Márcia trabalhava como vendedora em um shopping na Zona Leste de Natal, enquanto seu marido desempenhava a função de segurança em outro na Zona Sul.

Fonte: G1
JMoacir

Barragem Santa Cruz do Apodi ultrapassa 80% da sua capacidade total

 

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (25), indica que a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 480.374.300 m³, percentualmente, 80,10% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. 

O açude Corredor, localizado em Antônio Martins, completou 100% da sua capacidade e sangrou nesta quarta-feira (24). O reservatório possui capacidade para 4.643.000 m³.  

A barragem Umari, localizada em Upanema, acumula 288.288.490 m³, correspondentes a 98,45% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. Faltam 15 centímetros para o manancial sangrar. 

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.869.196.042 m³, equivalentes a 78,77% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. 

As reservas hídricas superficiais totais, que correspondem à somatória dos volumes das reservas hídricas dos reservatórios monitorados pelo Igarn, acumulam 3.368.280.410 m³, equivalentes a 74,47% da capacidade total do RN, que é de 4.522.931.699 m³.

Outros reservatórios já ultrapassam os 90% da sua capacidade total, são eles: o açude público de Cruzeta, que está com 92,73%; Gangorra, em Rafael Fernandes, com 96,40%; e Morcego, em Campo Grande, com 96,85%. 

Açudes que já sangraram nesta quadra chuvosa, o Santa Cruz do Trairi, está com 98,49%; e o açude público de Currais Novos, acumula 99,61% da sua capacidade total. 

Os mananciais monitorados pelo Igarn, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos,  que permanecem com 100% da sua capacidade, são: Mendubim, em Assu; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Trairi, em Tangará; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, Currais Novos; Apanha Peixe, em Caraúbas; o açude público de Riacho da Cruz; Santo Antônio de Caraúbas, em Caraúbas; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; e o açude público de Encanto. 

Outros mananciais monitorados que permanecem sangrando, são: Novo Angicos, em Angicos; Riachão, em Rodolfo Fernandes; Curraes, em Itaú; Pinga, em Cerro Corá; Tesoura, em Francisco Dantas; Dinamarca, em Serra Negra do Norte; Sossego, em Rodolfo Fernandes; e Francisco Cardoso (Mulungu), em Currais Novos. 

RPires

Vereadora é presa suspeita de chefiar organização criminosa

 

A vereadora Aline dos Santos Macedo (PSC), de Cambira (PR), foi presa pela Polícia Civil do Paraná, nesta terça-feira (23), apontada como chefe de uma organização criminosa que lavava dinheiro do tráfico de drogas.

A facção era chefiada por ela e pelo marido, segundo a Polícia Civil. Ele também foi preso preventivamente.Outros quatro suspeitos foram presos na operação. Entre eles está uma advogada e supostos laranjas do esquema.

A Polícia Civil estima que mais de R$ 20 milhões de origem ilícita foram movimentados pela organização ao longo de oito anos.

Os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão. Foram levados dois veículos de alto padrão, R$ 15 mil em espécie, nove celulares, documentos, uma arma de fogo, uma máquina de contar dinheiro e máquinas de cartão em nome de terceiros.

Também foi determinado o sequestro de imóveis, que inclui um apartamento de R$ 2 milhões. Os suspeitos ainda tiveram bens, valores em contas bancárias e aplicações financeiras bloqueadas.

O presidente da Câmara de Cambira, Rodrigo Rodrigues (MDB), disse que recebeu a prisão com “surpresa”. Por meio de nota divulgada pela Casa nesta quarta-feira (24), o parlamentar também diz que a Câmara ainda não havia sido notificada oficialmente.

O esquema

As investigações, iniciadas em março do ano passado, apontam que a facção utilizava várias formas para lavar o dinheiro.

Segundo o delegado Ricardo Casanova, o principal meio era a compra de estabelecimentos comerciais, como postos de combustíveis em Apucarana, São João do Ivaí e Borrazópolis.

Casanova afirmou que “praticamente todos os valores que entravam na conta dessas pessoas não tinham a origem comprovada”. “Circulavam milhões de reais enquanto eles declaravam ganhos de R$ 14 mil a R$ 30 mil anuais”.

Os suspeitos deverão responder pelos crimes de associação criminosa e de lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a mais de dez anos de prisão. A investigação segue para apurar outros fatos e identificar mais possíveis envolvidos.

UOL

RPires

Servidor do TJRN, suspeito de matar psicóloga afirma que recebeu ‘ordens do demônio’ para praticar crime

Robson Pires

 

O advogado e servidor do TJRN, João Carvalho, preso nesta quarta-feira(24) em Natal, suspeito de matar a psicóloga Fabiana Maia Veras foi transferido para o município de Assú.

O servidor público confessou ao ser indagado pela imprensa sobre a motivação do crime que chocou o Rio Grande do Norte, que ‘recebeu ordens do demônio para praticar o crime’.

Veja vídeo: