Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Fique informado

Funcionalidades da Dopamina
A informação é processada através de um evento conhecido como impulso nervoso. O impulso nervoso é a transmissão de um sinal codificado de um dado estímulo ao longo da membrana do neurónio, a partir do ponto em que ele foi estimulado. Dois tipos de fenómenos estão envolvidos no processamento do impulso nervoso: eléctrico e químico. Eventos eléctricos propagam um sinal dentro do neurónio, e processos químicos transmitem o sinal de um neurónio a outro ou a uma célula muscular. Processos químicos sobre interacções entre neurónios ocorrem no final do axónio, chamado sinapse. Tocando intimamente com o dendrito de outra célula (mas sem continuidade material entre ambas as células), o axónio libera substâncias químicas chamadas neurotransmissores, os quais se unem a receptores químicos na membrana do neurónio seguinte.

A Dopamina é um neurotransmissor, sendo segregada pelo neurónio na sinapse, onde se combina com seus receptores específicos nos neurónios adjacentes. A dopamina é, portanto, um neurotransmissor sintetizado por certas células nervosas que age em regiões do cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e a motivação.
Depois de sintetizada, a Dopamina é armazenada dentro de vesículas nas sinapticas. Quando chega um impulso eléctrico na sinapse, essas vesículas dirigem-se para a periferia do neurónio e liberam seu conteúdo na fenda sinaptica. A Dopamina aí libertada atravessa essa fenda e se liga aos seus receptores específicos na membrana do próximo neurónio. O neurónio que secreta a Dopamina é chamado de Neurónio Pré-Sinaptico, porque a recebe antes da sinapse e o que recebe a dopamina é chamado de Neurónio Pós-Sinaptico.
Uma série de reacções ocorre quando a Dopamina ocupa seus receptores (receptores dopaminérgicos) no neurónio pós-sináptico: alguns iões entram e saem desse neurónio e algumas enzimas são libertadas ou inibidas.
A pós cumprir sua função (estimular o neurónio seguinte) a Dopamina é recapturada novamente pelo neurónio Pré-Sinaptico (o mesmo que a secretou) através de proteínas chamadas de transportadores de Dopamina, localizadas neste mesmo neurónio.



A dopamina é um importante neurotransmissor no cérebro, sendo que anormalidades nos seus níveis estão associadas a muitas desordens psíquicas. Esta desempenha um papel determinante na regulação e controlo do movimento, motivação e cognição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário