Páginas

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Município de Pau dos Ferros realiza constantes fiscalizações ao Programa Bolsa Família


Agora sim, vou ter o dinheiro do meu botijão de gás garantido, todo mês”, com essas palavras, a pescadora Vanuza Inocêncio, expôs a sua felicidade em ser mais uma contemplada com o programa Bolsa Família.

Com a renda de R$ 68,00, que passará a receber mensalmente, dona Vanuza Inocêncio, vai poder aposentar o seu improvisado fogão a lenha, construído em seu quintal, e onde preparava, diariamente, as suas refeições e a do seu marido, e passará a utilizar novamente o seu fogão.

Assim como dona Vanuza Inocêncio, cerca de outras 3300 famílias são beneficiadas com o programa, apenas em Pau dos Ferros. Devido a um trabalho de fiscalização intensiva, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Pau dos Ferros, que tem a frente a Secretária Emília Suzana, que também é gestora do Bolsa Família no município, foi possível que Vanuza Inocêncio e outras famílias, pudessem se favorecer com o programa.

“Constantemente realizamos fiscalizações, partindo ou não de denuncias, e averiguamos se as famílias estão aptas ou não, a continuar recebendo o benefício” explicou Reilane Oliveira, uma das fiscais do programa.

Emília explicou a importância desta fiscalização, pois é a partir da identificação de casos de pessoas que não se enquadram mais nos critérios do programa, que se é possível abrir espaço para pessoas que realmente necessitam.

Este trabalho realizado em Pau dos Ferros é uma realidade bem diferente da encontrada em muitos municípios, onde não há tanto rigor na fiscalização, de acordo com informações do Governo Federal.

Como o município tem um número máximo de participantes, Emília destaca a importância do acompanhamento. “A fiscalização garante a efetividade e a transparência na implementação do Programa. Desta forma, assegurando, que os benefícios efetivamente cheguem às famílias que necessitam” frisou.

Emília segue afirmando que qualquer cidadão pode denunciar casos de abusos no recebimento do pagamento. “Como são muitos beneficiários, é difícil fiscalizar caso a caso. Por isso, é importante as pessoas denunciarem”, ressaltou.

As pessoas podem se dirigir a sede da Secretaria de Assistência Social, ou pelo telefone, 84-9422-7652 e lá informar a possível irregularidade. A denúncia pode ser feito de forma totalmente sigilosa, e o nome dos denunciantes será preservado. “Após tomar conhecimento do caso, nossa equipe vai averiguar as informações” reafirmou a secretária.

“Estamos conduzindo o trabalho da forma mais séria possível, para que tenhamos a certeza que os benefícios cheguem as pessoas certas, independentes do seu posicionamento político” finalizou Emíla Suzana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário