Páginas

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Crianças saíram às ruas para pedir impeachment de Fernando Collor em 1992

Milhares de pessoas foram às ruas de todo o Brasil essa semana para pedir redução das tarifas de metrô, ônibus e trem. E muitas crianças acompanharam seus pais durante os protestos.
A "Folhinha" de amanhã (22) traz uma matéria com crianças que participaram das manifestações em São Paulo.
Mas essa não será a primeira vez que o caderno fala com crianças em grandes protestos. Há 20 anos, em 1992, jovens também saíram às ruas para pedir a saída do presidente Fernando Collor, acusado de corrupção. Muitas crianças participaram na época, pintando os rostos de verde e amarelo e usando roupas pretas como forma de protesto.
Confira reportagem de 5 de setembro de 1992.
*
O Brasil está bem bagunçado
"O Brasil está mais bagunçado que quarto de criança". Esse é o jeito encontrado por Cláudia Cruz, 10, para explicar a confusão com o presidente Collor. As crianças dizem que só veem CPI, PC Farias e Collor na TV, em jornais e revistas. Elas definem CPI como "Comissão Não Sei o Quê de Inquérito".
Veja como as crianças veem a crise política e o que significam coisas complicadas como CPI e impeachment.
Presidente tem direito de se defender
Mariana Fonseca, 11, acha que o presidente deve ter o direito de se defender antes que peçam sua saída do governo. Diz que até agora "não há provas suficientes. Muitos políticos roubam e querem aparecer como bonzinhos".
Fernanda Nobre, 11, acha que Collor está passando por uma fase difícil. "Se eu estivesse no lugar dele, eu renunciaria".
Para Marcelo Pelliciari, 11, quem governa o país não pode fazer as coisas escondido.
E Paulo Silveira, 13, fala que se o Collor for culpado deve sair do governo. "No lugar dele assume o vice-presidente. Ninguém sabe direito quem é Itamar Franco, vice-presidente do país", diz.
Capa da edição de 5 de setembro de 1992

Cláudia vestiu preto na Paulista
Cláudia Cruz,10, acha que o país está vivendo uma confusão. "Primeiro, o irmão do presidente briga com ele. Depois, aparecem os 'fantasmas', que não são fantasmas de verdade. Deve ser mais uma armação do PC. Agora tem o impeachment, que é alguma coisa parecida com 'vamos tirar o presidente do cargo'". Cláudia conta que passeou vestida de preto na avenida Paulista em 16 de agosto: "Na Paulista ganhou o preto. Só a TV Globo disse que ganhou o verde-amarelo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário