Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Copa 2014: Ministério Público Federal investiga a regularidade de aplicação de Recursos Públicos no Estádio do Corinthians.

18/04/2013 18h35 - Atualizado em 18/04/2013 18h35

Caixa diz ao MPF que empréstimo para Itaquerão está em estudo

Ministério Público questionou banco sobre proposta para empréstimo.
Segundo jornal, Caixa entraria no lugar do BB para viabilizar operação.

Do G1, em São Paulo
1 comentário
A Caixa Econômica Federal (CEF) confirmou ao Ministério Público Federal (MPF) que avalia uma eventual operação de crédito para viabilizar o empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção do estádio do Corinthians, também chamado de Itaquerão. O banco informou, entretanto, que os estudos ainda estão em fase "de avaliação interna inicial".
O posicionamento do banco foi uma resposta a questionamento feito no dia 12 pelo MPF após reportagem da Folha de S. Paulo. Segundo o jornal, o Corinthians e a contrutora Odebrecht estavam prestes a finalizar uma ação para destravar o financiamento do BNDES, mediante a troca do Banco do Brasil pela Caixa Econômica Federal como agente financeiro intermediário da operação.
saiba mais 
 
Segundo o MPF, em documento encaminhado na terça-feira (16 ) a Caixa informou que ainda não há definição quanto à proposta de empréstimo.
“Os estudos relativos à eventual operação afeta à construção da Arena de São Paulo encontram-se em fase de avaliação interna inicial, ainda não conclusiva, sob os aspectos técnicos (jurídico, engenharia, etc), bem como em relação aos seus aspectos econômico-financeiros, não havendo, neste momento, definição quanto à proposta de empréstimo que permita um maior detalhamento da operação pretendida,  sendo certo que não há previsão de celebração de contrato nem liberação de valores”, informou a Caixa, segundo o MPF.
O G1 procurou a Caixa e a Odebrecht, mas nem o banco nem a construtora quiseram se manifestar sobre o assunto.
De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, o próprio Ministro do Esporte teria confirmado a proximidade na resolução do impasse financeiro relacionado com o processo de empréstimo para a finalização das obras do estádio.

O MPF informou que também encaminhou ofício ao Ministro do Esporte indagando acerca das medidas relacionadas às garantias do financiamento e aguarda o envio das informações.
No ofício encaminhado à Caixa, o MPF pediu que o banco esclareça a diferença entre a proposta de empréstimo que a instituição pretende celebrar com os responsáveis pela obra do Itaquerão e a proposta do Banco do Brasil S/A.
Os procuradores querem saber as diferenças de garantia exigidas pela Caixa relativamente às exigências já aprovadas pela diretoria do BNDES, que apreciou a concessão de empréstimo em favor do Banco do Brasil, para que esse repassasse os recursos ao Itaquerão no âmbito do Programa BNDES para a Copa do Mundo 2014.
A falta de um acordo entre a Odebrecht e o Banco do Brasil com relação as garantias exigidas para o financiamento das obras do estádio ainda não permitiu a liberação do empréstimo.
O empréstimo de R$ 400 milhões foi aprovado em julho pelo BNDES, por meio do programa BNDES ProCopa Arenas. O BB foi escolhido como o agente financeiro intermediário da operação. Os recursos a serem repassados correspondem a 46% do investimento total da obra. O Corinthians não tem nenhuma relação com o acordo ou financiamento que a construtora fará para entregar a obra, cuja conclusão está prevista para dezembro de 2013.
FONTE : http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/04/caixa-diz-ao-mpf-que-emprestimo-para-itaquerao-esta-em-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário