Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

No mesmo dia que assumiu a Prefeitura de Marcelino Vieira, Verônica Rodrigues teve inelegibilidade ratificada no TJ-RN.




Conforme este Blog publicou, anteriormente, a atual Presidente da Câmara Municipal de Marcelino Vieira, Verônica de Fátima Rodrigues, teve a sentença condenatória pela prática do crime de uso de documento falso mantida pelo TJ-RN (Relembre AQUI).

No entanto, como todos podem constatar através de uma simples consulta ao site do TJ-RN, Dra. Verônica Rodrigues não recorreu do Acórdão e, portanto, tornou-se inelegível, conforme determina a "Lei da Ficha Limpa" (Lei 135/2010).

Conforme art. 1º, I, "e", estão inelegíveis, os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 08 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes: 1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público. 

Confira clicando AQUI ou nas imagens abaixo:


No caso em tela, verifica-se que Dra. Verônica Rodrigues praticou crime contra a fé pública, tornando-se, portanto, inelegível pelo prazo de 08 (oito) anos, fato imensamente lamentável, principalmente tendo em vista que a referida edil vivenciou, na última quarta-feira (25), cerca de 22 (vinte e duas) horas de glória, ao assumir interinamente o comando da Prefeitura de Marcelino Vieira. 

Vale ressaltar que a pena imposta pelo TJ-RN deverá ser cumprida em regime prisional aberto, contudo, com a parlamentar devendo recolher-se nos fins de semana paraexecução da pena em casa de albergado ou estabelecimento adequado da Capital do Estado (Natal), cidade onde Verônica reside atualmente, conforme diz o Artigo 33 da Lei de Execução Penal Nº 7210/84.

Diante disso, sobram dúvidas com relação a participação de Dra. Verônica durante as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Marcelino Vieira, já que as mesmas são realizadas sempre aos sábados, no período da tarde.  

Frise-se também que durante seus "15 minutos de fama" como Prefeita de Marcelino Vieira, Verônica Rodrigues fez questão de compartilhar com seus eleitores a alegria de sentar na cadeira de Chefe do Poder Executivo em substituição ao prefeito cassado, mesmo tendo que desocupá-la horas depois por força de uma determinação judicial.

Muito embora tal fato só tenha ocorrido em virtude da necessidade do mero cumprimento de trâmites judiciais, Dra. Verônica deixou transparecer o quanto deseja alçar voos mais audaciosos na política marcelinense, mas que terão que esperar por mais alguns anos até que sua atual situação de inelegibilidade seja dissipada.

Que dureza...
Politica pauferrense

Agricultor é baleado com cerca de três disparos de arma de fogo em zona rural de José da Penha, RN

Jose da Penha - O agricultor José Edival Fontes de Oliveira, de 41 anos, natural de Marcelino Vieira/RN e residente no município de José da Penha/RN, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite deste domingo (29), no Sítio Flechas, zona rural de José da Penha/RN.


De acordo com o Sargento Lima, comandante do policiamento local, o agricultor estava chegando a sua residência, quando foi surpreendido por vários disparos de arma de fogo, provavelmente revólver, sendo atingido por três disparos, um no braço e dois na região peitoral. O agricultor foi socorrido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros e segundo informações seu estado de saúde inspira cuidados.

De acordo com a PM, uma pessoa identificada como Francisco Francinaldo da Silva, de 43 anos, foi presa e conduzida a Delegacia de Policia como o principal suspeito do atentado, já que uma testemunha teria presenciado o mesmo no momento da ação. Na oportunidade o mesmo foi autuado em flagrante e em seguida recambiado para o Centro de Detenção Provisória em Pau dos Ferros/RN.

Em conversa com a nossa reportagem, o suposto acusado disse ser inocente e que jamais faria isso, inclusive ontem teria passado à tarde com a vitima e não tinha inimizade com a mesma. Ele disse que já tinha sido preso por dois portes ilegais de armas, mas já teria respondido aos processos, mas desta vez está preso inocentemente. Finalizou.  

GALERIA DE IMAGENS:


Da Redação do Blog do Sargento Andrade

Cachaça: Cidadão chega em casa sem sua moto e diz não saber o paradeiro da mesma

Um cidadão residente no sitio Pau Darco, zona rural de Riacho de Santana/RN, chegou em casa no início da manhã desta segunda-feira (30), a pé, com fortes sinais de embriaguez alcoólica, sem sua motocicleta Honda TITAN 150, e disse que não sabia o paradeiro da mesma. Ele só soube informar que na noite anterior esteve no Clube Pilequinhos em Água Nova/RN. Familiares do cidadão procuraram a Delegacia de Água Nova para registrar o ocorrido, ficando a dúvida se a moto havia sido furtada ou esquecida em algum local pelo próprio dono. A moto foi encontrada por policiais do DPM de Riacho de Santana em uma estrada na zona rural de Água Nova, no final de um “corredor”, presa a uma cancela após colisão, inclusive com a chave na ignição. De acordo com informações repassadas pelo Sargento Rosano, que localizou a moto e averiguou o fato, a moto não foi furtada, levando a crer que o proprietário após ingerir bebida alcoólica e ao retornar para casa, errou o caminho e colidiu na referida cancela, deixando a moto e seguindo a pé.

Prefeito de Pau dos Ferros foi Padrinho da Turma de Sargentos 2013 em Natal, e recebe homenagem do Sargento Monteiro.

No ultimo dia 27/09, O prefeito Fabrício Torquato foi homenageado por SGT. Monteiro recebendo uma comenda onde simboliza os agradecimentos de toda a turma de Sargentos 2013 na qual o Prefeito foi Padrinho da turma deixando todos muito honrados já que a formatura foi na cidade do Natal, e o prefeito representou toda a população de Pau dos Ferros/RN. O nome do prefeito ficou cravado em uma Placa fixada no Centro de Formação CFAPM



Vende-se som Automotivo Equipado, Garantia de um Ano.

Interessados ligue para 041(84)9672-2624 ou (84) 8874-5141, 8836-5864


Aniversariante de hoje 30/09, o Policial Militar Paulo Ricardo, recebe os Parabéns de todos nós.


domingo, 29 de setembro de 2013

MOSSORÓ: Três pessoas da mesma família são atropeladas e mortas na saída de igreja

Por Sd PM J. Júnior
Fonte: O camera (Link nesse blog)
Três pessoas da mesma família foram atropeladas e mortas no inicio da noite de sexta feira 27 de Setembro de 2013, quando saiam de uma Igreja Evangélica no bairro Quixabeirinha em Mossoró. O condutor do veiculo atropelador, um Fiat Uno de cor prata, fugiu sem prestar socorro as vitimas que ainda foram socorridas, mas morreram momentos depois no Hospital Regional Tarcísio Maia.
As Vitimas:
EDIENE ALVES DA SILVA, 73 ANOS de idade, natural de Patu.
MARIA ADÉLIA ALVES, 69 ANOS DE IDADE, natural de Almino Afonso.
HENRIQUE ERICK CRISTIAN DA SILVA, 7 ANOS DE IDADE, natural de Mossoró.
As mulheres são irmãs e a criança neta de Maria Adélia. Os três moravam na rua Professor Rosa Freire, bairro Aeroporto II.
As vitimas atravessavam a rua quando foram atropeladas pelo veiculo, que segundo informações, o condutor estava embriagado e dirigindo em alta velocidade.
A policia tem informações e a placa do veiculo atropelador.

Cidade de São Miguel/RN

A VTR- DER-042 composta pelo SGT. Monteiro e Sd. Wagner e MP- Águia pelotada por Sd.Neuzemar fomos prestar um serviço de policiamento de trânsito na cidade de São Miguel por haver naquela cidade uma maratona esportiva alusiva a festa do padroeiro .

Uma pessoa morreu em confronto com a policia e três foram presos em Tibau


Uma Operação da Policia Civil na cidade praia de Tibau, termina com um homem morto, um baleado, dois presos em flagrante por trafico de droga e associação ao trafico. Com o grupo os agentes encontraram uma pistola 380, um escopeta calibre 12 armas e um tablete pesando cerca de 1 quilo de crack.
 Segundo o Bacharel Rafael Arraes, titular da Delegacia Especializada em Narcóticos de Mossoró, a policia procurava uma quadrilha de traficantes liderada por “Maycon que usava a cidade de Tibau como base para receber e distribuir droga para a região, quando abordaram “Tassio Souza Guerra” de 34 anos de idade e “Mario Renee Forte Lima Bezerra” de 26, residentes no Abolição IV, em Mossoró.
 Eles foram detidos quando saiam de uma residencia na praia de Gado Bravo, no município de Tibau. Eles estavam e um veiculo e quando perceberam a presença dos Agentes tentaram se desfazer de um pacote com entorpecente.
 Tassio e Mario, levaram os policiais até a residencia onde o restante do grupo estava hospedado. João Paulo de Paiva Bessa de 32 anos de idade, que estava na área da residencia, tentou correr e foi alvejado da perna com um disparou de arma de fogo. João Paulo disse que os Agentes se identificaram como policia e efetuaram dois disparos para o chão, mas ele se assustou com a chegada dos veículos “Viaturas descaracterizadas”. 
 Maycon Fernandes Melo de 36 anos de idade, natural de Mossoró, reagiu atirando de dentro da residencia contra os agentes. Maycon foi alvejado na região do abdomem e morreu dentro em um dos cômodos da casa com uma pistola na mão. Os seus companheiros acreditam que o mesmo tenha acordado com o barulho provocado pelos disparos e com medo tenha atirado em direção dos Agentes. 
 Todas as pessoas que estavam na residencia, lamentavam a morte de Maycon e disseram que tentaram conter a fúria do mesmo, avisando que parasse de atirar, que era policia.
 Na residencia a policia encontrou, além da pistola utilizada por Maycon, uma escopeta calibre 12 com 10 cartuchos intactos e segundo informações pertence a João Paulo.
 A Policia Civil, solicitou a ajuda da Policia Rodoviária Federal para uma busca na área da residencia e na verificação da procedência dos veículos encontrados na casa. Cerca de seis pessoas foram conduzidas para a delegacia de Plantão em Mossoró. Três foram ouvidas e liberadas.
 Tassio e Mario foram enquadrado e vão responder por trafico e associação ao trafico de drogas. A culpa de João Paulo, será acrescida de porte ilegal de arama de fogo com o agravante da numeração da arma está raspada. Todos vão aguardar a decisão da justiça na Cadeia Publica Juiz Manoel Onofre de Souza. 
  


 


O Câmera

CARAUBENSES SÃO PRESOS EM PALMAS-TO SUSPEITOS DE INTEGRAR QUADRILHA DE ASSALTO A BANCOS NOS ESTADOS DE TO, PA, MA, MT e RN.

Operação Vila Rica foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, 27. Cinco suspeitos de integrarem quadrilha de assalto a banco foram presos até o momento. Polícia continua em diligências.
 
 Foto: Ana Cássia Costa, T1 notícias

Cinco suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assalto a bancos estão presos na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC). A Operação Vila Rica foi deflagrada por volta das 06 horas desta sexta-feira, 27, em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Polícia Civil de Vila Rica, em Mato Grosso. 
 De acordo com o delegado Evaldo de Oliveira Gomes, a relação da quadrilha tem cerca de 20 nomes e acredita-se que a maioria resida em Palmas. “A Polícia do Tocantins está no caso há 30 dias e há cerca de uma semana trabalha para efetuar as prisões. A maioria dos suspeitos é natural de Caraúbas- RN e reside em Palmas desde 2011. na operaçãoForam confirmadas as prisões de três caraubenses, Francisco Evanaldo Gomesconhecido por "Miniu", Regis Wagner Alves de Lima, conhecido por "Boy Regi", eIvanildo Pereira Cavalcante, conhecido por "Ivanildo de Zé da Barragem", Wuenes Vagner Rodrigues e Antonio Aparecido de Oliveira Ferreira. Destes, 4 foram detidos em Palmas (TO) e 1 em Paraíso do Tocantins (TO). A parte mais difícil agora é descobrir porque eles escolheram Palmas para ser a sede da quadrilha”, afirmou. 
 A quadrilha é conhecida por assaltar numa modalidade denominada por eles como “novo cangaço”. Segundo o delegado, a denominação se deve a maneira como eles assaltam municípios de médio porte com grande movimentação financeira. “Eles chegam à cidade como os antigos cangaceiros que paravam tudo, roubavam e depois fugiam. No último caso, que foi um assalto em Vila Rica- MT, o também caraubense e chefe da quadrilha morreu em confronto com a polícia”, contou Evaldo de Oliveira. 
Antônio de Oliveira "NEGO VELHO" morto no confronto no último dia 16.
Os cinco que já estão na DEIC foram encontrados residindo nas quadras 305 Norte, 103 Sul e Taquaralto. A Polícia acredita que a quadrilha tenha ligação com assaltos a bancos nos estados do TocantinsParáMaranhãoMato Grosso e Rio Grande do Norte. Além de efetuada as prisões, a Polícia apreendeu cerca de 60 mil Reais em dinheiro 02 pistolas ponto 4002 revolveres e 01 carregador de fuzil 7,62, além de 16 veículos, sendo dois caminhões e cinco motocicletas. Entre os automóveis estão um Toyota Corolla, sem placa, comprado na quinta-feira (26.09), com dinheiro do assalto, Honda Civic, um Golf, Celta e outras modelos populares.e armamento de uso restrito as Forças Armadas. A Polícia Civil continua em diligência em Palmas e com uma equipe da DEIC e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) em Paraíso do Tocantins. Evaldo de Oliveira afirmou ainda que a Operação Vila Rica conta com o Serviço de Inteligência da Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) e da Polícia de Mato Grosso, Divisão de Roubo a Bancos do Pará e Polícia Civil do Rio Grande do Norte.


  
 IVANILDO PEREIRA CAVALCANTE - IVANILDO DE ZÉ DA BARRAGEM
   
RÉGIS WAGNER DE LIMA - BOY REGI
 Francisco Evanaldo Gomes Miniu

Fotos atualizadas do momento da prisão

Diego e Francisco Evanaldo "Miniu"
 Não identificado e WENIAS WAGNER- O "WAGUINHO"
Boy Regi e Ivanildo 

ANTÔNIO APARECIDO DE OLIVEIRA – "TATÁ"


FRANCISCO GLEIDSON - "PEBA"

PELO MENOS DEZ HOMENS FORTEMENTE ARMADOS, TENTARAM ARROMBAR CAIXA ELETRÔNICO, NO CAMPUS DA UERN.


Pelo menos dez homens fortemente armados, renderam o vigilante da UERN, na madrugada deste sábado 28\09\13, e tentaram roubar os caixas eletrônicos. De acordo com o vigilante os elementos chegaram em dois veículos o renderam, depois o levaram para o interior do prédio e o amarraram, relatou o vigilante. Após horas amarrado o mesmo conseguiu se soltar e acionar a Polícia. O CIOSP enviou a viatura 1201, juntamente com a ROCAM-02 e ao chegar no local verificaram que os caixas foram cortados com maçaricos, mas os mesmos não conseguiram levar nada. Suspeita-se que os indivíduos possam ser do Estado do Ceará.


Passando na Hora

sábado, 28 de setembro de 2013

Aniversariante do ultimo dia 26/09, meu amigo Policial Militar Carlos Eduardo do 4º DPRE.

Quero aqui registrar o aniversario de um Policial Militar de grandes qualidades o Sd. Carlos Eduardo aniversariante da Semana.

Parabéns de Monteiro e Família. 

Pau dos Ferros: Prefeito, Fabrício Torquato, inaugura pavimentação de ruas, entrega dois veículos e inicia urbanização de avenida.


Honrando mais um compromisso assumido com a população, o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, entregou mais uma série de benefícios os moradores do Bairro São Judas Tadeu e de toda a cidade.

Na noite desta sexta-feira (27), Fabrício, ao lado da sua equipe de trabalho e com a presença de centenas de populares, inaugurou as obras de pavimentação, drenagem e esgotamento das ruas Álvaro de Andrade e Sebastião Dias, no bairro São Judas Tadeu. Estas duas vias foram pavimentadas e receberam todos os demais serviços, com um investimento superior a 100 mil reais e foram totalmente custeados com recursos próprios da Prefeitura.

Em nome de todos os moradores das duas ruas, Mara Morais, agradeceu a Fabrício por realizar este antigo sonho, que era ver aquelas vias pavimentadas, facilitando o tráfego de pessoas e veículos.


Toda esta obra de pavimentação foi realizada pela equipe da Secretária de Infraestrutura, Lizete da Costa. O grupo que já pavimentou várias ruas e, segundo Fabrício, nos próximos dias vai iniciar a pavimentação de uma nova rua no Bairro Manoel Deodato.


Além disto, em mais um investimento com recursos próprios, Fabrício entregou o caminhão isotérmico que já estar realizando o transporte da carne do abatedouro até o açougue e frigoríficos da cidade. Apenas na aquisição deste veículo e sua adaptação, a prefeitura injetou exatos 140 mil reais.

E os investimentos recebidos pela população não ficaram limitados a isto. Fruto de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, uma caçamba também foi incorporada a frota municipal. "São obras e investimentos que a população já está usufruindo. Isso é reflexo do planejamento, do trabalho sério e comprometido com o desenvolvimento. Pau dos Ferros enfrenta o momento de dificuldade mostrando que o zelo e respeito ao dinheiro público são refletidos em mais qualidade de vida para todos", destacou Fabrício.

Nesta mesma solenidade, Fabrício ampliou os benefícios com a assinatura da Ordem de Serviço para a Urbanização da Avenida Dinarte Mariz, no Bairro São Benedito. Nesta obra, em um convênio com o Governo Federal, a Prefeitura vai destinar exatos R$ 245.767,44.

"Apesar das dificuldades, vamos seguir trabalhando e apresentando resultados a população. Nossos esforços vão ser incessantes no sentido de melhorar a qualidade de vida de todos", finalizou Fabrício.


Da Assessoria de Imprensa

CAPS de Pau dos Ferros promove atividades físicas para melhorar qualidade de vida de usuários



O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Pau dos Ferros tem promovido diversas ações e atividades físicas com os usuários do serviço promovendo uma melhoria na qualidade de vida destes usuários. Sempre acompanhados pelo Profissional de Educação Física, Nicolaevsky Sena, as atividades físicas realizadas pelos beneficiários do serviço promovem uma melhor qualidade física auxiliando no acompanhamento clínico e posterior reinserção social do participante. Sob a Direção de Marísia Mendes, o CAPS de Pau dos Ferros se prepara para mais algumas ações esportivas e recreativas para os usuários do serviço. CAPS – O Centro de Atenção Psicossocial tem o objetivo de oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Marcelino Vieira-RN: José Ferrari consegue liminar e volta ao cargo provisoriamente!

Nesta manhã (27) José Ferrari, que na quarta-feira tinha tido o seu cargo de prefeito cassado, conseguiu através de uma liminar o seu cargo de volta provisoriamente, pois processo continua  em aberto.

Como é de direito a oposição ainda pode recorrer desta decisão.

Em seu facebook, o advogado de Ferrari comemorou a decisão: "Acabou a farra... Ferrari é prefeito!!!!"

Neste momento está maior alvoroço na cidade, muitos fogos e gritarias.

DESMILITARIZAÇÃO - Estamos passando da hora de discutir o modelo de Polícia que queremos!

DESMILITARIZAÇÃO - Estamos passando da hora de discutir o modelo de Polícia que queremos!


Conhecido interna corporis como um dos oficiais mais “Caxias” que a Polícia Militar do Maranhão possui em seus quadros na atualidade tenho enfrentado oposicionistas quando defendo a desmilitarização. Em princípio pode até parecer um tanto contraditório, mas, na realidade nada a ver e por tal explico.
Sou um profissional que busco atingir e operar as mudanças sociais que a sociedade alcança e exige, assim, adapto-me perfeitamente e passo a atuar dentro das novas realidades, é tanto que possuo experiências na área de crianças e adolescentes, escolar, ambiental, formação policial militar, direitos humanos, polícia comunitária e tantas outras.

Formação – Período de Exceção
Completando daqui a alguns dias, 32 anos e 07 meses na gloriosa Corporação do Brigadeiro Falcão (ingressei nas fileiras da PMMA em 05/03/1981) e ai recebi no meu primeiro Curso de Formação, o de Sargentos (CFS/81) conhecimentos de um momento oriundo de um período de exceção que o país vivenciou durante a Ditadura Militar (1964-1979), período este findado com a Lei de Anistia em 1979, embora o regime militar tenha perdurado até 1985.
Para os mais jovens é interessante esclarecer que um “Período ou Regime de Exceção” caracteriza-se pela total suspensão dos direitos do ser humano (vida, integridade física e liberdades), inclusive autoriza o uso de tortura física como método de investigação, constituindo-se em uma excepcionalidade do Estado Democrático de Direito.
Voltando à minha formação policial militar, naquele período, havia um destaque para disciplinas como: Patrulhas, Informação e Contrainformação, Segurança Física de Instalações e Dignitários, Guerra Revolucionária, Assuntos Civis, Operações de Defesa Interna e Defesa Territorial (ODIDT), o que em realidade nos preparou para atuar no meio social, mas com um enfoque direcionado para a defesa do país (atividade peculiar das Forças Armadas).
Já a minha formação para o oficialato (1985-1987), embora tenha sido realizada em uma das referências acadêmicas policiais militares do Brasil – a Academia de Polícia Militar da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (APMMG) ocorreu em uma época de preparação e discussões pela sociedade e pelo Congresso Nacional para a instituição de uma nova carta constitucional – a constituição cidadã de 1988, a qual lamentavelmente até hoje (25 anos passados) ainda não conseguiu ser implementada em sua totalidade, visto que ainda existem leis complementares a serem criadas para colocarem em vigência efetiva o verdadeiro Estado Democrático de Direito tão propalado.
Em suma, “nós” oficiais, das Polícias Bombeiros Militares formados nesse interregno de tempo, fomos preparados para defender o Estado e não o cidadão como dicotomicamente quer crer o “Estado”.
Tenho observado a indiferença de gestores estatais e, por conseguinte dos parlamentares brasileiros, na discussão da temática e por tal insistem na manutenção de uma Polícia em que seus integrantes não ousem discutir o cumprimento de ordens e por tal a afluência natural de seus direitos, sendo óbvio que esse interesse é contraditório aos anseios da sociedade, que quer uma Polícia nova, exercendo seu papel como mediadora de conflitos sociais e que proporcione segurança pública.
Com a procrastinação dessa discussão e concomitantemente não ocorrendo às mudanças esperadas, jamais mudarão a formação, tampouco, a estrutura do modelo policial brasileiro, que é único no mundo, onde as Polícias Civil e Militar exercem um ciclo incompleto de polícia.
Ao ser privilegiado em participar com o Professor Ricardo Balestreri do X ENERP (Encontro Nacional de Entidades Representativas de Praças Policiais e Bombeiros Militares – de 17 a 19Abr13 em Salvador-BA) na qualidade de palestrante, percebi nas posições deste insigne mestre, ex-secretário Nacional de Segurança Pública, a defesa de uma nova arquitetura institucional para a gestão da segurança pública, a nosso ver, desmilitarizada, com a necessidade da construção de um novo modelo que possa fazer com que a nova estrutura exercite o ciclo completo de polícia.
Destarte, urge as discussões por toda a sociedade brasileira desse novo modelo que não pode dispensar a participação inclusive dos principais atores – os profissionais da segurança pública (policiais/bombeiros militares e policiais civis).

Desmilitarização – o que significa
Creio que a maior dificuldade de entendimento no que se refere à desmilitarização das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares (PMs/CBMs) pela sociedade é saber o que vai ocorrer com essas instituições após esse fenômeno. Afinal de contas desde as suas criações e até os dias atuais, entendemos que essas seculares corporações atuaram dentro de prismas que sempre buscaram a “defesa do Estado” e nós nos acostumamos com esse modelo de atuação, só ainda não paramos para refletir e discutir se isso é bom ou ruim para a sociedade.
O militarismo como já escrevi em vários artigos sobre a temática (Desmilitarização), está muito distante das atividades das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, desde a essência à formação, desde o treinamento à atuação, e a principal estratégia perpassa pelo que defende o professor doutor Túlio Vianna da Universidade Federal de Minas Gerais que “a lógica de um militar é ter um inimigo a ser combatido e para isso faz o que for necessário para aniquilar este inimigo”.
Ora, diferentemente, os integrantes das Polícias e Corpos de Bombeiros não possuem inimigos a serem combatidos, nem mesmo os criminosos e os que descumprem as leis, pois todos somos seres humanos e possuímos direitos que devem ser respeitados; onde devem ser também incluídos os próprios integrantes dessas corporações, os quais pelo simples fato de serem militares até hoje possuem inúmeros direitos e liberdades desrespeitados.
Falar em desmilitarização não quer dizer desarmar a polícia, não é desuniformizar a polícia, não é tirar a autoridade da polícia, não é acabar com a hierarquia e disciplina existentes nas instituições, mas sim, e somente mudar o foco da formação e da atuação, em que o valor máximo defendido pelo policial passe a ser direitos de todos, inclusive os seus.
É a separação constitucional do glorioso Exército Brasileiro, é a transformação da atividade de policiamento em uma atividade eminentemente civil, tal como ocorre no restante do mundo.

A PEC 102/2011
Creio que embora a PEC 102/2011 não contemple o interesse de todos, até por ser um assunto tão sensível, entretanto, sem sombra de dúvidas, sua proposição já é um grande avanço nas discussões que estão sendo travadas entre os parlamentares, lamento apenas a falta de um maior envolvimento social, aí incluindo gestores e integrantes do sistema de segurança pública.

Fonte: Ten Cel QOPM/PMMA Carlos Augusto Furtado Moreira
via ASSPMBMRN

Governo do Estado anuncia atraso no pagamento de parte dos servidores

Governo do Estado anuncia atraso no pagamento de parte dos servidores

O Governo do Estado anunciou, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (26) o novo calendário de pagamento para o mês de setembro. A justificativa é a dificuldade de completar o dinheiro para pagamento da folha deste mês.
No dia 30 de setembro, 92% dos servidores receberão o pagamento, entre eles os que prestam serviço para a Educação, Saúde, Segurança, UERN, Defensoria, Detran, Ipern, Idema e Jucern, independente do valor da remuneração, e os demais que recebem o salário líquido de até R$ 3 mil. Já os 8% restantes, que recebem acima de R$ 3 mil, só serão pagos no dia 10 de outubro.

Durante o encontro, o secretário de Finanças, Obery Rodrigues, de Comunicação, Paulo Araújo, o consultor-geral, José Marcelo Ferreira, o controlador-geral, José Anselmo de Carvalho e o presidente do Ipern, José Marlúcio, apresentaram a receita do Estado e relataram as dificuldades no pagamento. Segundo eles, já está sendo um esforço para normalizar o pagamento a partir de outubro.

Aniversariante de hoje Meu amigo Murilo

  • Hoje e um dia muito especial para mim, parabéns meu querido filho,que deus te proteja hoje e sempre. um forte abraço e um beijão de toda sua familia, são os sinceros votos de nós todos seus pais, irmão,sobrinhos,e avós.
    Aniversariante Jefferson Murilo