Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

Veja matéria antiga

PSOL presta Solidariedade em Visita ao Cabo Jeoás

Por Sandro Pimentel

Como sabemos, a greve dos policiais da Bahia trouxe mais uma prova de criminalização aos movimentos sociais patrocinada pelo PT, que nesse caso, governa esse estado através do ex-ministro Jaques Wagner (PT/Ba).

Muitos militantes ativistas estão presos e o PSOL está realizando campanha nacional de apoio a causa dos trabalhadores, pela liberdade e anistia de todos os presos políticos resultado de greves justas e constitucionais, mas acima de tudo, pela consolidação prática da democracia tão combalida no Brasil.

Essa prática de criminalização vem crescendo no Brasil, se olharmos somente os últimos acontecimentos valos lembrar a presidente Dilma Rousseff que mandou patrocinar ação na justiça contra os trabalhadores das universidades, em greve o ano passado, inclusive pedido judicialmente multa de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por dia de greve. Há bem pouco tempo tivemos mais um caso de repercussão nacional, que foi exatamente a desocupação do acampamento Pinheirinho em São Paulo, pelo governo do PSDB, fato esse que deixou milhares de famílias no olho da rua, ou seja, esses governos não priorizam as políticas habitacionais e nem respeitam a Constituição Federal quando afirma que moradia é um direito social. Também não podemos esquecer da greve dos bombeiros do Rio de janeiro e seus desdobramentos.

Com a greve dos policiais militares na Bahia, o companheiro Jeoás Nascimento, que além de presidente da Associação de Cabos e Soldados do RN, é também vice-presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra), passou quatro dias naquele estado cumprindo com o seu papel de apoiar o movimento grevista e tentar mediar o processo negocial que sequer chegou a existir, dada a intransigência e falta de democracia do governo petista da Bahia.

Por problemas de saúde de sua esposa que está grávida da primeira filha, teve que retornar ao RN e a partir dai começaram as especulações de mandado de prisão contra sua pessoa, sem que ele tivesse praticado ou cometido qualquer atitude criminosa, mas no Brasil, infelizmente, as leis não servem equanimente para todos, ou seja, a balancinha pesa mais para o lado de quem detém o poder. Esse fato é visível e notório, pois o Cabo Jeoás está preso sem sequer saber formalmente os reais motivos! Ora, nem seus advogados legalmente constituídos conseguiram a colocar as mãos na peça processual para poder averiguar quais acusações pairam em seu desfavor, mas o fato é que mesmo assim, o companheiro sindicalista está preso.

Na visita que fizemos em nome do PSOL/RN na tarde de hoje (26.02), verificamos que o camarada Jeoás está preso no BOPE, sem o direito de visita diária, podendo receber visitas apenas das 11h às 17h aos sábados, domingos e feriados e sem o direito a celular ou internet, fato que em diversos presídios espalhados pelo Brasil, bandidos perigosos usufruem desses e outros “direitos”. O fato é que o Jeoás não é qualquer pessoa, ele é dirigente de uma categoria, é um líder sindical e isso aos olhos do poder...

Ora, o Jeoás tem o direito constitucional de saber formalmente o porquê está preso, tem o direito de conhecer seu processo, mas que direito? Que democracia senão a democracia dos poderosos?

Pois bem, o companheiro Sandro Pimentel levou, em nome do PSOL/RN, toda solidariedade ao colega Jeoás, ele que é evangélico e acadêmico em direito. Para Pimentel, o presidente da ACS/RN é uma pessoa íntegra, ilibada e que não pode e nem deve estar preso apenas por apoiar uma greve de trabalhadores, quanto absurdo!

Sandro Pimentel falou: "O PSOL vem trazer todo apoio e solidariedade a você por entendermos e conhecermos seu caráter, militância em defesa da causa coletiva, luta pela democracia, pela desmilitarização das polícias e tantas outras causas nobres". Ao concluir, colocamos o PSOL a disposição do companheiro e afirmamos que tentaremos realizar campanha estadual pela liberdade e anistia do companheiro preso injustamente.

Vários colegas de faculdade, colegas de farda e do SINTEST/RN também estiveram presentes à visita levando suas solidariedades e apoio ao Jeoás que recebeu cada convidado com um sorriso estampado no rosto e num gesto de agradecimento, entregando um chocolate a cada pessoa, segundo ele: "para adoçar sua vida".
De nossa parte, enquanto dirigente partidário, sindical e cidadão, fica todo o nosso protesto aos governos perseguidores, ditadores e à justiça brasileira por não agir na garantia dos direitos fundamentais, equilíbrio e bem senso.
FONTE: PSOL RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário