Páginas

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Pau dos Ferros-RN: População está assustada com os vários casos confirmados de Calazar no município

A coisa, a cada dia, fica mais preta na Secretaria Municipal de Saúde de Pau dos Ferros, comandada pela vice-prefeita Zélia Leite. Como se não bastassem as reclamações da população por falta de médicos nas Unidades Básicas, material de ambulatório, exames e outros procedimentos, agora, pelo que tudo indica, a principal cidade do Alto Oeste do RN poderá sofrer um surto de Calazar.
Pois é . . .
Como nada é tão ruim que não possa piorar, há relatos oficiais de que, em poucos dias, foram registrados dois casos de infecção da doença em humanos, e um caso suspeito em investigação. O primeiro, no fim do mês de julho e envolve uma adolescente de 16 anos de idade. O outro foi confirmado no início do mês de agosto.
Segundo informações, os casos foram confirmados pela secretaria municipal de saúde. O assunto tem tomado conta das rodas de conversa e dominado as redes sociais; já que as pessoas estão assustadas e com medo de contrair a doença, que pode ser letal.
Ainda de acordo com informações, foram identificados animais contaminados em praticamente todos os setores da cidade. Além de cães, testes já confirmaram a contaminação em gatos, ampliando o risco de contaminação de humanos.
O município de Pau dos Ferros possui uma grande quantidade de cachorros soltos nas ruas e a Secretaria  de Saúde não dispõe de canil. Pelo que soubemos, aqui e acolá são apreendidos alguns e enviados para Apodi. A ação faz parte de um acordo feito com o Ministério Público Estadual.
O que causa o Calazar?
O calazar é a segunda doença parasitária que mais mata no mundo – apenas a malária é mais mortal. Assim como a doença de Chagas e a doença do sono, o calazar é uma das mais perigosas doenças tropicais negligenciadas (DTNs).
A leishmaniose é causada pelo protozoário parasita Leishmania que é transmitido pela picada de mosquitos infectados. O parasita ataca o sistema imunológico e, meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma visceral mais grave, que é quase sempre fatal se não for tratada.
Blog do capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário