Páginas

sábado, 12 de agosto de 2017

Sete meses após massacre, presídio no RN recebe crianças pela primeira vez

Imagem
Dia dos Pais no presídio de Alcaçuz, em Natal (RN) Caninde Soares/Folhapress
A diretoria de Alcaçuz –maior penitenciária do Rio Grande do Norte e palco de massacre de 26 presos durante rebelião ocorrida em janeiro deste ano– permitiu entrada de crianças na unidade pela primeira vez após o conflito.
Nesta semana, na quinta (10) e na sexta (11), mais de cem crianças filhas de presos puderam participar da visita semanal para comemorar antecipadamente o Dia dos Pais.
A liberação ocorreu apenas para visitas dos presos do pavilhão 3 da unidade, o único que já foi totalmente reconstruído e que voltou a ser ocupado após a rebelião. Nessa ala, ficam aproximadamente 400 detentos. As visitas ocorreram das 10h às 13h.
Segundo informações do secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Mauro Albuquerque, as famílias também foram autorizadas a levar almoço para os presos, o que ainda não havia sido permitido desde a rebelião.
Para a visita especial, a pasta reforçou os cuidados com revista dos alimentos e preparou um espaço controlado na área interna do pavilhão para que as crianças pudessem interagir com os pais.
Desde semana passada, a diretoria do presídio intensifica ações de socialização dentro da unidade. "Há uma semana trouxemos um pastor para realizar um culto para os presos evangélicos e estamos aguardando alguém da Igreja Católica para realizarmos uma missa. A nossa intenção é de que esses eventos religiosos ocorram a cada 15 dias e, depois, toda semana", disse Albuquerque.
Além dos 400 presos que ocupam hoje o pavilhão 3, Alcaçuz conta com outros 800 presos apenados que estão no Pavilhão 5. Esses, por uma questão de segurança, não receberam o mesmo benefício para o Dia dos Pais.
Ocâmera

Nenhum comentário:

Postar um comentário