Páginas

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Risco de perda de cadeiras no Legislativo em Alexandria coloca Republicanos na mira e ameaça base aliada da prefeita Jeane Saraiva

 

Alexandria (RN) poderá passar por uma alteração na sua composição legislativa para a próxima legislatura. Uma possível recontagem de votos e novo cálculo do quociente eleitoral e partidário poderão levar a mudanças entre os vereadores eleitos. Nesse cenário, o partido Republicanos está no centro da situação, pois seus dois vereadores eleitos, João Vitor e Carlinhos Sarmento, podem perder suas vagas devido ao não cumprimento da cota de gênero de 30%, exigida pela legislação eleitoral.

Com sete candidatos, a nominata do Republicanos apresentou apenas duas mulheres, o que representa 28% de candidatas femininas, quando o mínimo necessário seria 30%. Segundo o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), qualquer fração no cálculo do percentual mínimo é arredondada para o próximo número inteiro, o que significa que o partido deveria ter lançado três candidatas do sexo feminino para atender ao requisito legal.

Caso os votos da nominata sejam anulados, abre-se a possibilidade para que as cadeiras sejam ocupadas por Teixeira e Eurides, o que alteraria a configuração do legislativo municipal. Além disso, essa mudança representaria uma derrota política para a prefeita Jeane Saraiva, uma vez que João Vitor, um dos vereadores do Republicanos que corre o risco de perder sua vaga, é apontado como aliado da atual prefeita.

RPires

Nenhum comentário:

Postar um comentário