Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2025

Moraes manda PGR se manifestar sobre prisão preventiva de Bolsonaro


O ministro Alexandre de Moraes (STF) mandou a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestar sobre a necessidade de prisão preventiva de Jair Bolsonaro. Obtido pela coluna, o despacho foi assinado pelo magistrado no último dia 18/3 ao analisar uma notícia-crime protocolada contra o ex-presidente.

Moraes quer que a PGR avalie se a prisão de Bolsonaro é necessária “a fim de garantir a ordem pública e a instrução processual”. Prisões preventivas duram tempo indeterminado e são decretadas pela Justiça antes mesmo que o réu seja julgado.

Além disso, o ministro determinou que a Procuradoria opine se, ao convocar atos pela anistia, Bolsonaro “cometeu os delitos de obstrução de Justiça, incitação de crimes contra as instituições democráticas e coação no curso do processo”. São esses pontos, aliás, que justificariam o encarceramento do ex-presidente antes de eventual condenação pela Primeira Turma do Supremo.

Por fim, Alexandre de Moraes solicitou parecer do Ministério Público Federal sobre se há necessidade de “aplicar medidas cautelares para restringir a atuação” de Bolsonaro “em novas convocações que possam incitar atos antidemocráticos”.

No dia 19/3, a Secretaria Judiciária do STF remeteu as determinações de Moraes ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, que ainda não protocolou sua posição sobre os questionamentos.

Metrópoles

Criminosos invadem velório no Ceará e incendeiam corpo de homem ligado a facção rival


Quatro suspeitos foram presos por vilipêndio a cadáver. Familiares velavam o corpo de homem morto em confronto com policiais quando foram surpreendidos por bando que invadiu local e incendiou o caixão.
Criminosos invadiram um velório e incendiaram o corpo de um homem que estava sendo sepultado na Comunidade Bonfim, em Trairi, no interior do Ceará, na manhã desta terça-feira (1º). A vítima morreu há um dia, em um confronto com a Polícia Militar.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o caixão com o corpo da vítima em chamas. O ato chocou as pessoas que participavam do velório.
A Secretaria da Segurança Pública informou que um homem, de 18 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar, em Trairi. Ele foi conduzido à Delegacia Municipal de Trairi, onde foi autuado por organização criminosa, por perturbação de cerimônia funerária, vilipêndio, por causar incêndio e corrupção de menor.
O homem que teve o corpo incendiado durante o velório era membro de um grupo criminoso que entrou em confronto com policiais militares na madrugada desta segunda-feira (31), no cemitério de Santana do Acaraú, município da região norte do estado.
Conforme a Polícia Militar, cerca de dez criminosos pretendiam invadir território de um grupo rival, mas foram surpreendidos pelos militares perto de um matagal próximo ao cemitério.
Ao perceber a presença dos agentes, os homens pularam o muro do equipamento para tentar fugir. Os suspeitos atiraram contra os PMs, que revidaram.
Na troca de tiros, três homens foram baleados e os outros conseguiram fugir. Os feridos foram socorridos pelos policiais, mas não resistiram aos ferimentos e morreram no hospital.
Durante a ação, foram apreendidas três armas de fogo (uma submetralhadora e dois revólveres) e dois celulares.

Fonte: G1

Mulher é morta a tiros em frente a lanchonete em Assú


Crime foi registrado na rua João Batista Lacerda Montenegro, no bairro Feliz Assú.
Uma mulher, identificada como Jane Kelly Dantas de Macedo, foi morta a tiros na noite dessa terça-feira (01), em frente à sua lanchonete, na cidade de Assú.
Segundo a Polícia Militar, dois homens chegaram ao estabelecimento, situado na rua João Batista Lacerda Montenegro, no bairro Feliz Assú, e começaram a atirar contra a vítima, que estava na calçada. Após o crime, a dupla fugiu.
Ela foi socorrida por populares e levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Alto São Francisco, no entanto, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
A polícia informou que a vítima tinha passagem pelo sistema prisional. O crime será investigado pela Polícia Civil.

Fonte: TCM Notícias

terça-feira, 1 de abril de 2025

Mossoroense é moroto a tiros em Governador Dix-Sept-Rosado RN


O município de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste Potiguar, registrou um crime de homicídio na noite desta segunda-feira, 31 de Março de 2025.

A vítima foi identificada como Antônio Jeferson de Souza Andrade, de 28 anos de idade, natural de Mossoró, mais conhecido popularmente como "Goteira". 
Ele foi morto em via pública por uma dupla que chegou de moto com 18 tiros de pistola 380 e revolver 38 em frente a sua residência no bairro Planalto. 
A Polícia Militar foi acionada e está no local fazendo o isolamento da área. Ainda não se sabe a motivação e a autoria do crime. 
O ITEP de Mossoró foi acionado para ao local para os procedimentos de perícia e remoção do corpo. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

Fonte: Passando na Hora