O Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira (5) novas regras para transferências via Pix e TED em instituições de pagamento não autorizadas, estabelecendo limite máximo de R$ 15 mil por operação. A medida passa a valer imediatamente e também se aplica a empresas que acessam o sistema financeiro por meio de prestadores de serviços de tecnologia da informação (PSTIs).
Além disso, nenhuma instituição de pagamento poderá iniciar operações sem autorização prévia. O prazo para regularização de empresas que atuam sem aval foi antecipado de dezembro de 2029 para maio de 2026, reforçando o controle sobre o setor.
Outras exigências incluem a certificação técnica independente para instituições interessadas em atuar no sistema e capital mínimo de R$ 15 milhões para os PSTIs.
Em entrevista, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, afirmou que os recentes ataques virtuais a bancos e fintechs foram conduzidos por cr1m3 org@nizado e ressaltou que as medidas visam “reforçar a segurança” do sistema financeiro, destacando que tanto grandes instituições quanto novos entrantes são alvos.
Fonte: pleno.news
Nenhum comentário:
Postar um comentário