Páginas

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Presos escapam do Quartel dos Bombeiros

Investigação: o comando da corporação agora trabalha para saber se a fuga no quartel central foi facilitada
FOTO: SILVANA TARELHO
José Cláudio Leite


O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará e a Corregedoria Geral dos Órgãos da Segurança Pública (CGOSP) vão apurar a fuga de dois presos do quartel daquela corporação, ocorrida no último fim de semana. Entre os foragidos está o advogado brasiliense José Cláudio Leite, 45, apontado como chefe de uma quadrilha interestadual de assaltantes, presa em Fortaleza em fevereiro passado.

Além do advogado, também escapou do Quartel do Corpo de Bombeiros, no bairro Jacarecanga, o português Luiz Jorge Lopes Moreira, acusado de praticar estelionato e bigamia no Exterior. Os dois aguardavam julgamento naquela unidade militar por terem direito à prisão especial, visto que ambos têm curso superior. A dupla estava recolhida na mesma ala onde, por quase dois anos, esteve preso o juiz de Direito Percy Araújo (falecido) e o procurador de Justiça Ernandes Lopes Pereira, que, em 2008, assassinou o delegado de Polícia Civil, Cid Júnior Peixoto do Amaral.

Câmera

A fuga dos dois presos só foi percebida no fim da tarde de domingo, quando um soldado integrante da guarda do quartel teria ido deixar alimento para os presos e percebeu que o portão que dá acesso ao corredor onde estão instaladas as celas especiais estava aberto.

Segundo o porta-voz do Comando da corporação, o fato já está sendo investigado. Uma câmera está instalada no local e as imagens irão ajudar na apuração do caso. Há informes de que alguém teria visto os dois homens pulando o muro lateral do quartel, mas o Comando não confirma esta versão.

Para o Quartel do Corpo de Bombeiros geralmente são mandadas as pessoas presas por ordem da Justiça e que possuem curso superior. O Código de Processo Penal prevê que os portadores de diploma de curso superior têm direito à prisão especial até o julgamento final de seus processos e até que a sentença transite em julgado, isto é, torne-se definitiva (sem mais chances de recursos ou apelações).

Chefe de quadrilha

O advogado brasiliense José Cláudio Leite foi preso em Fortaleza quando, segundo a Polícia, sua quadrilha planejava sequestrar um empresário, dono de uma barraca instalada na Praia do Futuro. O bando já tinha feito levantamentos sobre a futura vítima e já estava finalizando os preparativos para a execução do crime de extorsão mediante sequestro.

O advogado acabou preso juntamente com outras 10 pessoas, entre elas, duas mulheres. A quadrilha usava armas de grosso calibre e havia montado um grande aparato logístico para a execução do sequestro. O mesmo bando foi apontado como responsável por assaltos do tipo ´saidinha´ bancária. Vários reconhecimentos foram feitos na Delegacia de Roubos e Furto´ (DRF) após a captura da quadrilha nesta Capital.

Um preso também fugiu, ontem, quando era transferido do 8º DP (José Walter) para a Delegacia de Capturas. A fuga ocorreu na porta da Decap.

Protagonista
Procurado

O advogado é um velho conhecido da Polícia. Na década de 90 ele foi preso, em Brasília, acusado de ter cometido assaltos. No Ceará, acabou detido em fevereiro último. Conforme as autoridades, Cláudio Leite chefiava uma quadrilha que planejava sequestrar um empresário. O grupo agiu também em ´saidinhas´

FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA
Diariodonordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário