Páginas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

17/08/2011 -

Associações e Chefe da Casa Civil tratam sobre as reivindicações de Policiais e Bombeiros Militares

Acs PM RN

Na tarde de ontem (16), as associações representativas dos policiais e bombeiros militares, entre elas a Associação dos Cabos e Soldados da PM/RN, participaram de uma reunião, na Governadoria, com o secretário Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Paulo de Tarso Fernandes. Embora a solicitação das entidades fosse uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini.

A reunião foi positiva uma vez que o porta-voz do governo garantiu que a proposta do subsídio será encaminhada a Assembléia Legislativa. “A proposta de subsídio já está acatada pelo Governo e no próximo dia 25 de agosto, dia do soldado, o Governadora se pronunciará sobre as reivindicações da categoria” garantiu o Secretário Chefe da Casa Civil Dr. Paulo de Tarso. Estiveram presentes as associações de oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, além dos Comandos da PM, Cel Francisco Canindé de Araújo e do CBM, Cel Elizeu Lisboa Dantas.

Para as associações a reunião foi mais um passo importante, resultado das mobilizações e união entre oficiais e praças. “Estamos todos de parabéns, as associações de oficiais e praças, Comandos das instituições e o Governo do Estado por garantir essa mesa de negociação e conduzir todo o processo pelas vias do diálogo, fortalecendo a negociação através do entendimento”, parabenizou o presidente da Associação dos Cabos e Soldados, Cabo Jeoás Santos. “No entanto precisamos de um posicionamento oficial do Governo, claro e objetivo, estabelecendo um cronograma de negociação e apresentando uma contraproposta à proposta já apresentada de remuneração através de subsídio, Estatuto e Código de Ética”, completou o representante.

O presidente da ACS também agradeceu ao secretário a atenção dada aos pleitos da entidade, como por exemplo, a regularização do pagamento dos policiais formados em 2010 e dos que estavam no curso de formação e registrou a gratidão e dívida com o Ministro Garibaldi Alves Filho, assim como com a governadora Rosalba Ciarlini pela autoria e coautoria, respectivamente, da Lei de Anistia aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo então presidente Lula. A entidade ainda entregou um requerimento solicitando o cumprimento total e irrestrito da referida lei em pleno vigor e eficácia.

As associações também apresentaram ao governo o clima de insatisfação instalado na categoria com relação à estrutura e condições de trabalho e ao tratamento desigual com relação aos salários dos profissionais de Segurança Pública. Estabelecendo diferenças de mais de 150% entre a remuneração dos policiais civis e dos policiais militares. “Queremos apenas isonomia”, declarou o presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos, Sargento Eliabe Marques. O representante apresentou um histórico das últimas negociações e das conquistas traumáticas de reajuste salarial que renderam exclusões e prisões dos policiais que reivindicaram. “Esperamos estabelecer uma nova forma de negociação entre a categoria e o governo, não queremos radicalização, queremos tão somente respeito e valorização”, completou o sargento.

Na reunião, embora não tenha se tratado de valores e prazos, os Comandos da PM e BM garantiram que os cálculos de impacto na folha de pagamento estão prontos e que serão encaminhados ainda essa semana para o governo. A partir desse encaminhamento e cumprido todos os trâmites, a proposta deve ser negociada com prazos e valores estabelecidos através de um acordo.

Na oportunidade, também foi entregue pelas associações a minuta com justificativa da proposta de reformulação do Estatuto, que vai garantir ascensão por tempo de serviço, carga horária definida, ingresso com nível superior e outros direitos.

A categoria precisa nesse momento apoiar as associações nos atos que serão realizados e ficar atenta para qualquer convocação de assembleia para discutir a proposta apresentada pelo Governo do Estado. As associações estão fazendo a sua parte, agora é a vez de a categoria mostrar força e união.

No próximo dia 25, as associações promovem ato em defesa da Segurança Pública e pela valorização profissional, na sede da ACS, localizada na Av. Prudente de Morais, 5130, Lagoa Nova (em frente ao Kartódromo). A expectativa seja anunciado o posicionamento da governadora prometido na reunião pelo chefe da casa civil.

Policial e Bombeiro participe e traga sua família. A hora é agora. Valorização já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário