Páginas

domingo, 29 de dezembro de 2013

Prefeitura valoriza Profissionais da saúde com transferência de recursos



A gestão do Prefeito, Fabrício Torquato, tem realizado uma série de esforços para ampliar a atenção à saúde dos cidadãos de Pau dos Ferros, avançando nas ações estratégicas previstas na Política Nacional de Atenção Básica - PNAB.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde propõe várias iniciativas centradas na qualificação da Atenção Básica e, entre elas, destaca-se o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica - PMAQ.
Este Programa está organizado em quatro fases: Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e, por fim, a Recontratualização. Uma atividade que atua de forma cíclica e visando a permanente melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica.
Pau dos Ferros tem, atualmente, seis Equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal com adesão ao PMA Q e já certificadas pelo Ministério da Saúde. As demais equipes, juntamente com uma Equipe NASF, também aderiram em 2013 ao PMAQ e aguardam avaliação externa para também receberem a certificação.
Como forma de reconhecer os avanços nestas unidades certificadas, através do monitoramento de indicadores, o Ministério da Saúde realiza o repasse de recursos para os Municípios que obtém esta certificação. 
Pensando na valorização profissional das equipes, o Prefeito Fabrício determinou que os repasses fossem feitos, a partir de agora, integralmente aos profissionais das respectivas unidades de saúde. "Este foi um compromisso firmado e cumprido pela nossa administração. Mesmo podendo usar os recursos com outras finalidades, optamos em repassar 100% desses recursos referentes ao PMAQ para a gratificação de todos os servidores participantes da certificação”, afirmou Fabrício
Os pagamentos foram realizados, referentes aos meses de janeiro a setembro, correspondendo aos valores já repassados pelo Governo Federal para 2013 até o momento. Os valores são destinados à melhoria da oferta da saúde pública no município, podendo esses investimentos serem feitos em estrutura, compra de equipamentos, insumos, tudo que diz respeito à atenção básica, ou como incentivo profissional, a critério de cada administração.
De acordo com a Secretária, Tereza Mesquita, a Prefeitura aguardou a regulamentação do pagamento das gratificações na Câmara Municipal, dando validade ao ato, o que aconteceu há uma semana. Ela complementa afirmando que, a partir de agora, os repasses serão feitos trimestralmente, de acordo com os repasses feitos pelo Ministério da Saúde e desempenho das Equipes.
“Desta forma, acreditamos na maior dedicação de todos, resultando em uma maior atenção a população e uma sempre ascendente qualidade de atendimento. Ganha o profissional, através da sua gratificação, e ganha a população com um melhor atendimento e uma conseqüente ampliação da qualidade de vida”, finalizou Fabrício Torquato.

4 comentários:

  1. Queremos saber como ficou essa distribuição aos profissionais por categoria? e quanto entra por equipe contemplada?

    ResponderExcluir
  2. Prefeito esta dando porque quer n é obrigação n. Alem do mais foi aprovado pela câmara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A obrigação é os profissionais atenderem bem os usuários do SUS e trabalhar 40 horas semanais e não 03 dias por semana e muito menos atender 12 a 15 fichas e ir embora. Os profissionais devem fazer juz ao que recebem e cumprir o juramento que fazem ao se formarem.

      Excluir
  3. A obrigação é os profissionais cumprirem o juramento que fazem.

    ResponderExcluir