Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Governadora recepciona embaixadora americana no Brasil

A Governadora Rosalba Ciarlini recebeu na manhã desta segunda-feira (16) a embaixadora do Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, e a cônsul do país em Recife, Usha Pitts, na Rampa, um das mais importantes estruturas históricas da Segunda Guerra Mundial. O objetivo foi acompanhar as obras de restauração e adequação do prédio que terá a inauguração do Museu da Rampa (Museu da II Guerra) no dia 25 de dezembro deste ano. O evento contou com a presença da secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, e Isaura Rosado, titular da pasta da Cultura.


Ao longo da visita, a Chefe do Executivo Estadual lembrou os fatos da época como a Convenção do Potengi, que tem como marco a foto emblemática entre os então presidentes brasileiro Getúlio Vargas e norte-americano Franklin Delano Roosevelt. O registro, que foi capa do jornal The New York Times do dia 29 de janeiro de 1943, está emoldurado nas dependência da Rampa.
Rosalba Ciarlini declarou que a visita remete a um resgate histórico da Rampa, de onde as forças aliadas seguiam para a África e posteriormente à Europa para combater o avanço nazista no Velho Continente. “Esse é um momento especial para Natal. Muitos americanos estão aqui aproveitando o jogo da seleção norte-americana contra Gana e precisam ter acesso a esse importante momento da história mundial. É um esforço que estamos fazendo para que eles possam conhecer e valorizar uma passagem tão bonita e marcante para os potiguares e americanos”, observou.
A embaixadora falou sobre o momento e comentou que fará o possível para contribuir com alguma peça para o Museu da Rampa. “ Estamos muito contentes em conhecer esse prédio que foi testemunha de muitas vitórias e foi marca de uma relação histórica entre os americanos e brasileiros. Essa é uma importante oportunidade para lembrarmos de tudo isso. Vamos nos reunir para saber como podemos contribuir com alguma peça para enriquecer ainda mais o museu quando for inaugurado”.
Em seguida, a comitiva norte-americana seguiu para a Pinacoteca do Estado, situada no Palácio Potengi, para prestigiar a exposição “E Natal ganhou a guerra”, com mostras de fotos e artefatos históricos como fardas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), restos de um avião e até um binóculo alemão encontrado em Macau.
Ainda na mostra, a Governadora, embaixadora e cônsul conheceram Alcindo Arnaldo da Silva, ex-combatente da FEB, que participou da incursão na Campanha da Itália, entre 1943 e 1945.
A Governadora Rosalba Ciarlini aproveitou a oportunidade para presentear a embaixadora com o livro “Asas Sobre Natal”, produzido por João Alves e publicado pela Fundação José Augusto. A exposição da Pinacoteca foi feita com o acervo do pesquisador Augusto Maranhão, com curadoria do diretor do Museu da II Guerra, Fred Nicolau.
Fotos: Demis Roussos 
Assecom-RN
(84) 3232-5204 / 5152
Site oficial: www.rn.gov.br
Twitter oficial: @governodorn

Nenhum comentário:

Postar um comentário