Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Filha de Monteiro da entrevista ao Sebrae Nacional

Projeto piloto quer formalização de 30 empreendimentos apícolas

Desenvolvido pelo Sebrae Nacional, o Apis Jovem Empreendedor capacitará, até 2016, 100 jovens das principais regiões produtoras de mel do Rio Grande do Norte.

Franskin Leite
Gestor de Apicultura do Sebrae Nacional, Demian Condé, destaca importância do projetoGestor de Apicultura do Sebrae Nacional, Demian Condé, destaca importância do projeto
Pau dos Ferros - O Rio Grande do Norte, primeiro estado a implantar o curso técnico de Apicultura no Brasil, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de Pau dos Ferros, em 2012, é também pioneiro na aplicação do projeto piloto do Sebrae Nacional, Apis Jovem Empreendedor. Ao todo 100 jovens serão capacitados, com a finalidade de fortalecer a atividade apícola estadual e promover a sucessão rural por meio do empreendedorismo. A expectativa é de que a capacitação resulte na formalização de 30 novos negócios no setor.
O projeto, lançado na noite desta quarta-feira (10), no campus do IFRN de Pau dos Ferros, tem entre as principais características estimular a apicultura empreendedora entre jovens, como forma de promover a sucessão rural com foco nos novos nichos de mercados do setor.

"Queremos transformar os jovens em empreendedores apícolas e, desta forma, fortalecer a atividade no estado, estimulando a sucessão nos apiários"

Demian Condé - Gestor de Apicultura do Sebrae Nacional
Para o gestor da carteira de Apicultura do Sebrae Nacional, Demian Condé, além transformar jovens em empreendedores apícolas, ações desta natureza fortalecem a apicultura ao promover a sucessão nos apiários.
“Desenvolvemos o projeto após perceber que a idade média do apicultor está aumentando e não víamos uma perspectiva de renovação. Queremos transformar os jovens em empreendedores apícolas e, desta forma, fortalecer a atividade no estado, estimulando a sucessão nos apiários”, pontua.
Franskin Leite
Estudante de Apicultura, Alliny Monteiro, pretende agregar conhecimentos para melhorar apiário familiarEstudante de Apicultura, Alliny Monteiro, pretende agregar conhecimentos para melhorar apiário familiar
Alliny Monteiro é estudante do 3º período do curso técnico de Apicultura, em Pau dos Ferros, e se encaixa no perfil do Apis Jovem Empreendedor. Filha de apicultor, ela afirma que pretende associar os conhecimentos adquiridos como estudante às experiências do Apis Jovem Empreendedor para tornar mais sólido o negócio familiar. “Comecei o curso para auxiliar meu pai no apiário com orientações adquiridas no dia a dia. Percebo que é importante se atualizar e vejo o projeto como uma grande oportunidade para isso, principalmente porque orienta na questão do empreendedorismo e dos novos produtos do mel”, ressalta.
Os 100 jovens selecionados para integrar o Apis Jovem Empreendedor serão divididos em turmas de 25 alunos, em municípios das regiões Oeste, Alto Oeste e Mato Grande, que concentram as maiores produções de mel de abelha do Rio Grande do Norte. Serão beneficiados jovens, com idade entre 18 e 25 anos.
Sabemos das necessidades e potencialidades existentes no setor apícola. Somos pioneiros na criação do curso técnico de Apicultura, e juntos vamos ajudar a consolidar a atividade no Rio Grande do Norte”, frisa Antônia da Silva, diretora do Campus do IFRN em Pau dos Ferros.
Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://portal.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911 | 3616-7916 

Nenhum comentário:

Postar um comentário