Páginas

sábado, 9 de abril de 2016

Top 10 maiores estados do Brasil

10°

Tocantins – 277.620 km²

tocantis um dos maiores estados do brasil
Tocantins está situado a sudeste da Região Norte, com limites definidos por Maranhão a nordeste, o Piauí a leste, Bahia a sudeste, e Goiás a sul, Mato Grosso a sudoeste, e Pará a noroeste. O estado possui características climáticas e físicas da zona central do Brasil, e também da Amazônia. A economia do Tocantins tem base em comércio, agricultura, criações e pecuária.
 
Rio Grande do Sul – 282.062 km²
rio grande do sul
Este é o estado mais meridional do Brasil, e maior e mais populoso da região Sul. Rio Grande do Sul é quarto estado mais rico brasileiro, superado somente por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
E é classificado como o quinto mais populoso e terceiro em relação ao IDH, Índice de Desenvolvimento Humano. A economia é baseada na agricultura, indústria e pecuária. E apresenta muitas opções de turismo.
 

Maranhão – 331.983 km²

estado do maranhao
O Maranhão é o único estado da região com porção de sua área coberta por floresta Amazônica, com importantes áreas de proteção ambiental; e no ano 1997, a capital São Luis foi declarada patrimônio histórico da humanidade, pela Unesco.
A economia é baseada na indústria, extrativismo, agricultura, serviços, pecuária. É destaque também pelo turismo religioso, cultural e ecológico, e apresenta o segundo maior litoral do Brasil.
 

Goiás – 340.086 km²

goias estaado
Goiás é o mais populoso da região centro oeste, com 43% da população, e o mais central no Brasil. A vegetação que predomina é definida por cerrado. E a economia tem base na indústria, pecuária, agricultura e comércio. A capital Goiânia detém 1 milhão de habitantes e as principais indústrias de transformação de Goiás.
 

Mato Grosso do Sul – 358.158 km²

mato grosso do sul
A economia do Mato Grosso do Sul tem base em pecuária, mineração, agricultura e indústria. A região econômica principal do estado é a do planalto da bacia do Paraná, com solos florestais e de terra roxa. A bebida típica do Mato Grosso do Sul, consumida em encontros de amigos, é o tereré, parecido com chimarrão, porém frio.
 

Bahia – 564.692 km²

bahia entre os maiores estados do brasil
Este é o estado mais populoso da região Nordeste, e é situado ao sul desta região, com divisa com 8 estados. A Bahia apresenta importante indústria petroquímica e possui a mais extensa faixa litorânea do país.
Em relação à economia, a Bahia é o sexto estado do Brasil em riqueza, com mais da metade das exportações do Nordeste. A economia é baseada em agropecuária, mineração, indústria, serviços e turismo.
 

Minas Gerais – 588.528 km²

minas gerais entre os maiores estados do brasil
Minas Gerais, situado na região sudeste, é o segundo estado mais populoso brasileiro, e apenas Belo Horizonte, capital, apresenta em torno de 5 milhões de habitantes na região metropolitana.
É o terceiro estado mais rico do Brasil, e em relação à economia, destacam-se agricultura, setor industrial e de serviços, e pecuária. Minas Gerais apresenta o terceiro maior parque industrial do país.
 

Mato Grosso – 903.357 km²

estado de mato grosso
Mato Grosso é situado a oeste da região Centro-Oeste; a maior parte do território tem ocupação pela Amazônia Legal. O estado possui como clima predominante o tropical super úmido de monção. A economia tem base na agricultura, mineração, indústria, e pecuária. E o estado é um dos principais produtores e exportadores de soja brasileiros.
 

Pará – 1.247.689 km²

para um dos maiores estados do brasil
Pará é situado no centro da região Norte, e iniciou a ser colonizado por portugueses no ano 1616. A economia tem base em agroindústria e mineração. E com a recente expansão da demanda pela cultura de soja pelo território brasileiro inteiro, a região sudoeste do Pará se transformou em nova área para proliferação desta atividade, pela rodovia Santarém-Cuiabá, BR-163.
 

Amazonas – 1.570.745 km²

amazonas um dos maiores estados do brasil
Amazonas é líder na seleção dos 10 maiores estados do Brasil, com um quarto do total de índios do país vivendo no estado, e sua cultura apresenta fortes influências indígenas e também nordestinas.
A economia do Amazonas tem base em extrativismo, mineração, indústria e pesca. O estado é o único do Brasil que apresenta indústria como foco da economia.
No ano 1967 foi criada a Zona Franca Manaus, para estímulo do desenvolvimento da indústria através de incentivos fiscais. Então, entre os anos de 1965 e 1975, a renda anual do estado teve crescimento de 147%. E a maior parte de transporte de indivíduos e cargas é realizada por rios Madeira, Amazonas e Negro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário