Páginas

domingo, 9 de julho de 2017

Como será o amanhã

BRASÍLIA, DF, 14.07.2016: GOVERNO-CONGRESSO - O presidente interino da República, Michel Temer, recebe o novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, em seu gabinete no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (14). O presidente do Senado, Renan Calheiros, também está presente no encontro. (Foto: Alan Marques/Folhapress)
No Brasil, ensinava um lúcido ministro da Fazenda, Pedro Malan, até o passado é imprevisível. O que Malan não disse é que o futuro, esse sim, é previsível: seja qual for o resultado da campanha contra Michel Temer, o Brasil continuará sendo governado pelo PMDB. E continuará discutindo Renan, Geddel, Romero Jucá, Eunício e outros luminares da política.
O PMDB esteve no governo de Fernando Henrique, teve presença maior com Lula, cresceu com Dilma, é dominante com Temer: tem o presidente, os ministros mais importantes, e comanda até a oposição, com Jarbas Vasconcelos, em nome da ética, e Requião, muito próximo do PT. Tem os articuladores do Fica, Temer, como Moreira Franco e Eliseu Padilha, e os articuladores do Fora, Temer, como Renan e Sérgio Zveiter, relator da aceitação ou não da denúncia. Tem intimidade com o poder. Renan vem da época de Collor, e só não participou do governo Itamar. Geddel foi ministro de Lula, vice-presidente da Caixa com Dilma, ministro com Temer. Jucá, como o patriarca do partido, Sarney, é cria do regime militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário