Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2019

COMUNIDADE QUILOMBOLA DO PÊGA EM PORTALEGRE MANTÉM VIVA A TRADIÇÃO DA DANÇA DE SÃO GONÇALO E ABRE CALENDÁRIO CULTURAL EM PORTALEGRE RN

Foi realizada durante a tarde de hoje, 24 de janeiro de 2019 na Comunidade quilombola Pêga, a apresentação da Dança de São Gonçalo, onde foram apresentadas 12 jornadas, o grupo de mulheres e homens dançaram em homenagem a São Gonçalo, levando a tradição de geração para geração. . A Dança de São Gonçalo, é de origem Portuguesa, foi introduzida no Brasil pelos fiéis do Santo, sendo logo assimilada pelos negros. Uma das únicas autênticas manifestações culturais desse nível no estado do Rio Grande do Norte, está mais precisamente no município de Portalegre. A dança aqui é centenária, as comunidades negras de Engenho Novo e Pêga (remanescentes quilombolas) encarregam-se de mantê-la viva.

Na oportunidade foi realizada a apresentação do grupo de capoeira, comandada pelo mestre Gideão, e também apresentação teatral realizada por grupo de crianças e adolescentes da comunidade.

 Estiveram presentes na apresentação da Dança no Centro Comunitário do Pêga, o Prefeito Manoel de Freitas Neto, a Secretária de Educação Ivonete Soares, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ed Rogers, o secretário de Finanças Sales Andrade, a Secretária de Assistência Social Markylyanna Dias, o Diretor da Casa de Câmara e Cadeia Marcksuel Oliveira, a vereadora Dorinha, o Professor de História Dr. Thiago Dias. Marcaram ainda presença no ato cultural, a ex-prefeita de Mossoró Claudia Regina, o vereador Petras Vinicius, o Padre Messias Albuquerque e comunidade Portalegrense.

O Grupo Berimbaus do Oeste participou deste grande evento

ASCOM/PMP




Nenhum comentário:

Postar um comentário