Páginas

sábado, 29 de fevereiro de 2020

DER-RN realiza campanha contra o transporte ilegal de passageiros e alerta para riscos

JP
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN) tem intensificado o combate ao transporte clandestino de passageiros no Rio Grande do Norte, com operações de fiscalização e de conscientização em pontos de grande fluxo de veículos. Nesse sentido, o órgão está lançando a campanha “Transporte Legal”, com peças publicitárias nas redes sociais e abordagens educativas nas rodovias que cruzam o Estado.
Foram produzidos, pela equipe da Assecom, banners informativos para as redes sociais, mostrando os prejuízos causados pelos clandestinos ao sistema regular de transporte, bem como os benefícios gerados por quem cumpre a legislação. Um vídeo dá suporte à campanha, mostrando uma operação de fiscalização na Rota do Sol, em Pium, com esclarecimentos do diretor de Transportes do DER-RN, Rômulo Lins.
De acordo com o diretor-geral do DER-RN, Manoel Marques, o objetivo principal da campanha é a segurança do usuário. Ele também cita outros problemas relacionados ao transporte ilegal. “Não é bom para ninguém. Não é bom para o usuário, porque não garante ele chegar a seu destino; não garante sua segurança; coloca em risco a vida das pessoas, principalmente se houver um acidente, pois os seguros não cobrem. Fora outros riscos que a gente tem visto na televisão, como estupros, assaltos, entre outras coisas.”
Manoel Marques faz um apelo à população para que ajude o DER-RN a combater o transporte ilegal de passageiros, não optando por esse tipo de serviço. Ele informa que as empresas de transporte também estão sendo convocadas para um ajuste de gestão, dando oportunidade para que melhorem seus serviços.”
“A população precisa ter ciência de que ela está correndo risco e ao mesmo tempo destruindo o sistema de transporte regular, porque é desleal essa concorrência de pessoas que não pagam impostos e não estão regularizados no DER-RN. A própria Polícia Rodoviária Federal, nossa parceira, tem tido uma ação muito intensa nesse período. Então achamos por bem criar essa campanha para conscientizar a população da necessidade de usar o transporte legal e regular”, comenta Manoel Marques.
Entre os benefícios do transporte regular de passageiros, a campanha destaca: garantia da meia passagem para estudantes; transporte gratuito para idosos; seguro obrigatório com indenização em caso de acidentes; veículos autorizados garantem, principalmente, segurança aos passageiros durante as viagens, pois são vistoriados e fiscalizados frequentemente, dentro das normas estabelecidas; além de segurança, conforto higiene adequados; itinerários pré-estabelecidos; cumprimento de horários; acessibilidade garantida.
Quanto aos riscos do transporte clandestinos, destaca-se: motoristas sem experiência e veículos sem manutenção causam acidentes e podem colocar a vida dos passageiros em risco; se o veículo for parado em uma blitz, ele será apreendido e o passageiro terá que pegar outra condução; em caso de acidentes envolvendo transporte irregular, a vítima não poderá ser indenizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário