Páginas

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Polícia investiga execuções

Ana Lúcia Almeida, titular da DME, comanda o trabalho de prisões e apreensões dos acusados de homicídio na região. Três acusados foram identificados e um está presoMARÍLIA CAMELO

Trabalho investigativo já solucionou alguns
crimes, com autores identificados, presos ou com mandado expedido O assassinato do adolescente Danilo Robson da Silva, no dia 10, no Bairro Autódromo, no Eusébio, tem como acusado o menor R., de 17 anos, morador do Conjunto Palmeiras JULIANA VASQUEZ
As execuções sumárias contra jovens e adolescentes, vitimados, em sua maioria pelo tráfico de drogas, crescem a cada dia em vários bairros de Fortaleza. Nos últimos meses, alguns municípios da Região Metropolitana, perderam a tranquilidade e têm enfrentado problemas semelhantes. Somente nos dois primeiros meses deste ano, o Município de Eusébio registrou cinco assassinatos. Em Aquiraz, Município com grande extensão territorial, a situação é ainda pior, foram sete homicídios em janeiro, e três em fevereiro deste ano. Assim como na Capital, a maioria dos crimes, segundo a Polícia, estão ligados a dívidas ou disputa por pontos de venda de drogas. Na última sexta-feira, no bairro Autódromo, mais um homicídio foi registrado. A vítima foi o reciclador paulista Gilberto Mazali, 58. Ele foi executado com dois tiros na cabeça. A Polícia acredita que sua morte também esteja ligada a dívidas com traficantes.

Entretanto, após um trabalho investigativo alguns desses crimes estão sendo solucionados, com os autores identificados e as ordens de prisões e apreensões solicitadas e expedidas pela Justiça. Na última semana, três mandados de busca e apreensão expedidos pelo juiz José Cavalcante Júnior, da 2ª Vara da Comarca de Eusébio, foram cumpridos nas residências de um homem apontado como mandante de várias mortes. De acordo com a delegada Ana Lúcia Almeida, titular da Delegacia Metropolitana de Eusébio (DME), Noé Vieira Lima é acusado de tráfico de drogas e homicídios. "A maioria dos crimes de homicídio ocorridos nessa região são ordenados por ele", informou.

A delegada conhece de perto a realidade das execuções sumárias, após ter comandado investigações que resultaram na prisão de homicidas nas delegacias do 5º e 8º DP (Parangaba e José Walter), respectivamente, delegacias distritais, com áreas críticas, onde o tráfico tem feito vítimas quase que diariamente.

Na última quinta-feira, nas ações de busca e apreensão comandadas por Ana Lúcia e pelo secretário de segurança de Eusébio, delegado Lauro Leite, um foragido da Delegacia de Eusébio, Antônio Anderson Gregório Veçosa, acusado de latrocínio (roubo seguido de morte), porte ilegal de arma, tráfico e homicídio, foi detido em uma das casas de Noé. "Inspetores do Eusébio, com o apoio de policiais civis da Divisão Anti-Sequestro e de militares do Grupo Raio (Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas), além de Guardas Municipais, fizeram uma varredura nas residências, mas Noé já havia fugido", disse Ana Lúcia Almeida. O acusado e seu irmão, George Vieira Lima, tiveram as prisões preventivas solicitadas à Justiça.

As investigações da Polícia Civil apontam alguns dos acusados são oriundos de bairros considerados perigosos de Fortaleza, como é o caso do adolescente R. de 17 anos, acusado de matar Danilo Robson da Silva, 16, no último dia 10, no bairro Autódromo, no Eusébio. De acordo com a Polícia, ele é oriundo do Conjunto Palmeiras. De lá, já saiu ameaçado de morte e passou a se unir com outros traficantes e assaltantes da região. Após cometer o crime, fugiu para o Município de Redenção. Lá, segundo a Polícia, praticou um assalto e foi perseguido, vindo se refugiar novamente em outra favela da Capital.

O inspetor-chefe da DME, Paulo Jonas, tem levantamento completo sobre os crimes ocorridos no Eusébio e suas motivações. Ele afirma que o crime cometido por R. no bairro Autódromo teve como motivação o roubo de duas armas. "Ele chamou o Danilo para realizar um assalto, mas pediu para testar antes as armas. Quando eles chegaram na Rua Seis Irmãos, em um matagal por trás do Autódromo ele efetuou vários tiros contra Danilo e ainda feriu outro adolescente de 14 anos, Paulo Victor Pereira Araújo, na cabeça e no braço".

Em Aquiraz, um trabalho conjunto das Polícias Civil e Militar também tem apresentado resultados. Traficantes de drogas estão sendo localizados e presos em flagrante, como foi o caso de José Benício da Silva, 18. Oriundo do bairro Lagamar, em Fortaleza. Ele foi preso pelo delegado Moacir Maciel, titular da Delegacia Metropolitana de Aquiraz (DMA), na última sexta-feira, com grande quantidade de maconha, crack e de cocaína. Segundo a Polícia, sua prisão ocorreu após denúncias anônimas de que ele e outro homem, que conseguiu fugir, estariam vendendo drogas, na localidade de Caponga da Bernarda, na Zona Rural de Aquiraz. Lá, ele foi detido pela patrulha da PM, comandada pelo subtenente Carlos Nunes, da Companhia Provisória de Eusébio.


´Guerra´

15 homicídios foram contabilizados, somente em janeiro e fevereiro de 2010, pela Polícia, nos municípios de Eusébio e Aquiraz. O motivo principal e a disputa pelo tráfico


EMERSON RODRIGUES
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário