Páginas

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Jornalista da Globo é agredida durante coletiva de Maduro (vídeo)

 A confusão aconteceu quando o presidente da Venezuela terminava de falar com a imprensa ao deixar o Palácio Itamaraty, em Brasília

Delis Hortiz

Delis Hortiz (Foto: TV Globo / Reprodução)

247 - A repórter Delis Ortiz, da Rede Globo, afirmou ter levado um soco na altura do peito durante uma confusão entre seguranças a serviço do governo Nicolas Maduro e jornalistas ao final do encontro de cúpula de presidentes sul-americanos nesta terça-feira (30) em Brasília (DF). A confusão aconteceu quando o presidente da Venezuela terminava de falar com a imprensa ao deixar o Palácio Itamaraty. A informação foi publicada pelo jornal Metrópoles

Não havia estrutura para entrevistas no local. Muitos jornalistas cobriram o evento Repórteres de países vizinhos também desembarcaram na capital federal. Doze presidentes de países da América do Sul participaram da reunião e discutiram formas de cooperação para o desenvolvimento socieconômico, ambiental e políticas contra a violência no continente. 

A secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), comandada por Paulo Pimenta (PT-RS), emitiu e afirmou que "se solidariza com a jornalista Delis Ortiz e repudia toda e qualquer agressão contra jornalistas". "Todas as medidas possíveis serão tomadas para que esse episódio jamais se repita".


O PT do RN “ignorou” o “bufete”

 Interessante. Nenhum figurão ou figurona do PT, começando pela Governadora Fátima Bezerra prestou solidariedade a jornalista Delis Ortiz pelo “bufete” que levou de um capanga da comitiva do DITADOR SANGUINÁRIO, Nicolás Maduro, que veio ao Brasil à convite de Lula.

Nem Natália, nem Isolda, nem Mineiro… a cambada toda.

Mesmo autorizada a fazer perguntas ao ditador, a repórter Delis Ortiz foi covardemente agredida por um capanga de Nicolás Maduro. Ao tirano resta seguir conselho de Lula e arrumar uma “narrativa” para o episódio.

RPires


terça-feira, 30 de maio de 2023

NOTA DE REPÚDIO, POR MOISÉS O. CAMPOS


Com toda a seriedade e respeito, expressamos nosso repúdio ao texto escrito por Teresa Raquel Paiva, no qual ela difama a comunidade evangélica e de direita na cidade de Alexandria/RN. Acreditamos que a liberdade de expressão deve ser exercida de forma responsável e consciente, sem ferir os direitos e valores de outras pessoas e grupos. 

Teresa Raquel Paiva, em seu texto, demonstra total ignorância e falta de respeito em relação às nossas crenças e valores. Além disso, a autora utiliza termos pejorativos e ofensivos para se referir a nós, o que é totalmente inaceitável.

É inaceitável que se faça uso de generalizações preconceituosas e ofensivas para desqualificar uma parcela da sociedade que tem direito a ser respeitada e valorizada. Esperamos que atitudes como essa sejam repudiadas e que possamos construir uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

Reiteramos que a liberdade de expressão não deve ser utilizada como justificativa para propagar discursos de ódio e intolerância. É fundamental que o respeito e a tolerância prevaleçam em nossa sociedade, independentemente de crenças, raças ou opiniões políticas.

Fonte:

Moisés O. Campos do grupo de direita de Alexandria

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Tiroteio em Jucurutu (RN): Três pessoas baleadas gravemente

 

Pelo menos três pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo na madrugada deste domingo (28), após uma discussão em um quiosque de lanches em uma praça no centro de Jucurutu (RN), na região Seridó do Rio Grande do Norte (RN). Eles foram atendidos inicialmente no Hospital Regional de Caicó (RN) e depois foram transferidos para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal (RN).

O suspeito, que estaria bebendo há horas no local, teria discutido com o proprietário do estabelecimento e atirou na cabeça da vítima. Em seguida, durante a fuga, efetuou outros disparos para trás, em direção à praça.

Vítima de um dos tiros, Aléssio Cordeiro de Medeiros, 37 anos, foi atingido com um disparo no abdômen que transfixou para a coluna e está hospitalizado no Walfredo Gurgel. De acordo com a irmã de Aléssio, a bala perfurou a medula óssea e ele está paraplégico.

O proprietário do quiosque, que sofreu um disparo de arma de fogo na cabeça, está em coma induzido e não teve a identidade informada pelo hospital até a publicação desta matéria.

Uma terceira vítima foi atingida por um tiro de raspão na coxa. Ele foi liberado após receber atendimentos e está em casa.

O suspeito está foragido.

G1 (RN)

domingo, 28 de maio de 2023

Barrada no baile

 

Com nome cotado para disputar uma vaga na Câmara de Natal (RN), Thabata Pimenta, primeira mulher trans a ocupar uma cadeira de vereadora no estado, sonhava com sua filiação ao PT, mas teve seu nome vetado pelo partido.

Com 40.533 votos, Thabatta Pimenta (PSB) foi a terceira candidata de esquerda a deputada federal mais votada no Rio Grande do Norte (RN).

Mesmo não sendo eleita, obteve votação expressiva, inclusive em Natal, onde recebeu 14.880 votos.

Vale lembrar que Thabatta é a primeira mulher trans a ocupar uma cadeira de vereadora no estado, em Carnaúba dos Dantas (RN), onde foi eleita em 2020.

RPires

PL das Fake News perde força e deixa centro de debates na Câmara

 

Após semanas de intensos debates entre governo e oposição sobre o PL das Fake News no Congresso Nacional, com repercussões em big techs e na sociedade, a discussão sobre a matéria perdeu força no Parlamento.

No início de maio, a votação do Projeto de Lei (PL) nº 2.630/2020 foi frustrada e gerou a primeira grande derrota de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, e do governo federal.

Sob relatoria de Orlando Silva (PCdoB-SP), o texto não conseguiu adesão suficiente para ser aprovado na Casa Baixa — eram necessários 257 votos favoráveis.

A proposta foi retirada de pauta e, desde a primeira semana de maio, não voltou à lista de matérias apreciadas pelo plenário.

O PL das Fake News cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Em linhas gerais, o texto determina que empresas do ramo da tecnologia sejam obrigadas a seguir normas para evitar o compartilhamento de discursos de ódio e informações falsas na internet.

Ajustes

O deputado Orlando Silva, que relata a matéria, afirmou que tem feito ajustes no texto. “As negociações seguem bem. Estou me reunindo com parlamentares e bancadas”, pontuou.

Por Metrópoles

Três pessoas são baleadas após discussão em quiosque de lanches no interior do RN

 

Pelo menos três pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo na madrugada deste domingo (28), após uma discussão em um quiosque de lanches em uma praça no centro de Jucurutu, na região Seridó do Rio Grande do Norte. Eles foram atendidos inicialmente no Hospital Regional de Caicó e depois foram transferidos para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal.

O suspeito, que estaria bebendo há horas no local, teria discutido com o proprietário do estabelecimento e atirou na cabeça da vítima. Em seguida, durante a fuga, efetuou outros disparos para trás, em direção à praça.

Vítima de um dos tiros, Aléssio Cordeiro de Medeiros, 37 anos, foi atingido com um disparo no abdômen que transfixou para a coluna e está hospitalizado no Walfredo Gurgel. De acordo com a irmã de Aléssio, a bala perfurou a medula óssea e ele está paraplégico.

O proprietário do quiosque, que sofreu um disparo de arma de fogo na cabeça, está em coma induzido e não teve a identidade informada pelo hospital até a publicação desta matéria.

Uma terceira vítima foi atingida por um tiro de raspão na coxa. Ele foi liberado após receber atendimentos e está em casa.

O suspeito está foragido.

Por G1 RN

RPires

sábado, 27 de maio de 2023

Pau dos Ferros/RN: Roda de conversa com alunos, professores e comunidade escolar, na Escola José Torquato de Figueiredo, com o tema: PAZ NA ESCOLA

Na manhã de hoje 27/05/2023, realizamos uma ação na Escola Dr José Torquato de Figueiredo uma roda de conversa com nossos alunos, professores e comunidade escolar, com o tema: PAZ NA ESCOLA, cujo  objetivo de promover na escola um ambiente de respeito para que a diferença não seja tratada na óptica da exclusão, do desrespeito e da violência, visto que a escola é um espaço de realidades diversas, não diferente da realidade social fora de seus muros.
A vivência da cultura da paz no dia a dia escolar promove uma rotina aberta ao diálogo, escuta, tolerância e generosidade.
Para essa ação tivemos como convidados a Psicopedagoga Marniuce representando a SEDUC e Sargento Monteiro Gerente executivo do DEMUTRAN de Pau dos Ferros.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Homem é preso acusado de abrir porta de avião e causar pânico na Coreia do Sul

A porta de uma aeronave da Asiana Airlines se abriu quando ele estava prestes a pousar em Daegu, na Coreia do Sul, nesta sexta-feira (26), deixando o vento soprando na cabine do avião enquanto passageiros aterrorizados agarravam seus apoios de braço, mostra o vídeo do incidente.

Um funcionário da companhia aérea disse que um homem de 30 anos que estava sentado no assento de emergência parecia ter aberto a porta quando a aeronave estava a cerca de 700 pés acima do solo e cerca de dois a três minutos antes de pousar na cidade a 240 quilômetros ao sul de Seul.

A polícia local disse que um homem foi preso. Ele teria confessado ter aberto a porta, mas não quis dizer por que o fez.

Funcionários da empresa disseram à CNN que o avião pousou com segurança. Um total de 200 pessoas estavam a bordo, incluindo 194 passageiros, de acordo com a Asiana Airlines.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Daegu, 12 pessoas sofreram ferimentos leves por hiperventilação e nove delas foram enviadas para hospitais em Daegu.

A aeronave foi identificada no site de rastreamento Flightradar 24 como um Airbus 321.

O jato estava em um voo da ilha de Jeju, na costa sul da Coreia do Sul, para Daegu.

O especialista em aviação Geoffrey Thomas, da Airline Ratings, descreveu o incidente como “muito bizarro”. “Tecnicamente, não é possível abrir essas portas durante o voo”, disse ele à CNN.

Thomas observou que a velocidade de pouso de um A321 é de cerca de 172 mph, o que significa que ventos dessa velocidade estão passando pela aeronave. A porta atrás da asa da aeronave se abriu para aquela corrente de ar, disse ele.

“Parece implausível que a porta possa ser aberta em primeiro lugar e depois contra a corrente de ar tecnicamente impossível, mas de uma forma ou de outra aconteceu”, disse Thomas.

CNN

10 presidentes da América do Sul virão ao Brasil na semana que vem; lista inclui Nicolas Maduro

 

Integrantes do governo brasileiro informaram ao g1 e à GloboNews que presidentes de pelo menos 10 países da América do Sul devem participar na semana que vem, em Brasília, da cúpula de presidentes da região.

Todos os chefes de governo dos países da América do Sul foram convidados a participar da cúpula, mas o g1 apurou que somente a presidente do Peru, Dina Boluarte, não havia respondido.

O país enfrenta uma crise interna desde o ano passado, quando o então presidente, Pedro Castillo, foi preso após tentar fechar o Congresso local.

Com isso, na prática, a expectativa no governo brasileiro é que todos os demais presidentes participem, incluindo o da Venezuela, Nicolás Maduro – cujo embaixador entregou nesta semana ao presidente Lula suas cartas credenciais, documento que formaliza a atuação do diplomata no país (leia detalhes mais abaixo).

Nesta sexta (26), o g1 confirmou com as respectivas embaixadas que os presidentes Alberto Fernández (Argentina) e Gabriel Boric (Chile), por exemplo, já confirmaram presença na cúpula.

A cúpula

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a cúpula acontecerá no próximo dia 30, em Brasília.

O objetivo do encontro, afirma o ministério, é promover o diálogo “franco” entre todos os países, identificando “denominadores comuns”, discutindo perspectivas para a região e “reativando a agenda de cooperação sul-americana em áreas-chave”.

Essas “áreas-chave”, de acordo com o governo brasileiro, são:

saúde;
mudança do clima;
defesa;
combate aos ilícitos transnacionais;
infraestrutura;
energia.

“É imperioso que voltemos a enxergar a América do Sul como região de paz e cooperação, capaz de gerar iniciativas concretas para fazer frente ao desafio, que todos compartilhamos e almejamos, do desenvolvimento sustentável com justiça social”, afirmou o presidente Lula, em mensagem publicada pelo Itamaraty.

Venezuela

As relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela se deterioraram nos últimos anos, principalmente durante o governo Jair Bolsonaro (2019-2022).

Crítico do regime de Nicolás Maduro, Bolsonaro, à época em que esteve no Palácio do Planalto, não o reconhecia como presidente, mas, sim, o autoproclamado presidente, Juan Guaidó, opositor de Maduro.

Em 2020, o Brasil determinou que os diplomatas brasileiros em Caracas deixassem a capital venezuelana e que os representantes da Venezuela em Brasília também fossem embora.

Desde que assumiu o governo, em 1º de janeiro, o presidente Lula tem buscado a reaproximação entre os dois países.

Lula, por exemplo, enviou o assessor da presidência e ex-chanceler Celso Amorim a Caracas para uma reunião com Maduro. Além disso, uma missão foi enviada ao país a fim de reabrir a embaixada na capital venezuelana.

Além disso, no último dia 24, Lula recebeu no Palácio do Planalto Manuel Vicente Vadell Aquino, indicado por Maduro como embaixador da Venezuela no Brasil.

Por G1

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Acusado de matar fisioterapeuta em Mossoró é condenado a mais de 17 anos de prisão por outro homicídio


O Tribunal do Júri Popular (TJP) de Mossoró, condenou a 17 anos e 9 meses de prisão, Vinícius Rafael Silva de Araújo, de 21 anos, agora pelo assassinato de Bruno Alysson do Nascimento, crime ocorrido em abril de 2022 no Bairro Barrocas. (
RELEMBRE)
O acusado voltou ao banco dos réus nesta quarta-feira (24). Durante o depoimento ele negou que tenha matado a vítima ou participado do crime.
Ao final dos debates entre defesa e acusão, o corpo de jurados votou na sala secreta pela condenação do réu, acatando a tese levantada pelo Ministério Público de homicídio triplamente qualificado, furto (visto que sumiram diversos objetos da casa da vítima), além de corrupção de menor.
Vinícius Rafael da Silva Araújo já tem condenação de 18 anos de prisão, pela assassinato do fisioterapeuta Hadirson Kaio Marcelino da Silva, 29 anos, ocorrido em maio de 2022. (RELEMBRE.
Com a nova condenação terá que cumprir 37 anos de prisão.

Fonte: TCM
JMoacir

quarta-feira, 24 de maio de 2023

Condutores são flagrados constantemente realizando infrações de trânsito em Pau dos Ferros/RN

 Condutores são flagrados constantemente realizando infrações de trânsito na cidade de Pau dos Ferros/RN, mesmo depois de 2 anos de Educação no trânsito os agentes do DEMUTRAN enfrentam essas situações.



Ex-vereador Sgt Monteiro e Luiz Carlos da Direita Pau dos Ferros, em um cafezinho quente.

Sargento Monteiro e Luiz Carlos da Direita Pau dos Ferros, estiveram em um cafezinho entre amigos, duas personalidades da Politica municipal.


Indivíduo que matou filhas de 4 e 8 anos é preso

O motorista de aplicativo Ramon de Souza Pereira, suspeito de matar a facadas as duas filhas de 4 e 8 anos de idade e depois atear fogo no carro com elas dentro, foi preso nesta terça-feira (23) em uma região de mata, em Santo Antônio de Goiás, na Região Metropolitana de Goiânia. Segundo a Guarda Civil Metropolitana (GCM), o pai foi encontrado em um lago próximo ao local onde as crianças foram mortas. O homem, que estava fraco, foi autuado em flagrante por homicídio e encaminhado à delegacia.
O G1 tentou contato com a defesa de Ramon, mas não conseguiu localizá-la até a última atualização desta reportagem.
A corporação afirmou que foi preciso usar cães farejadores e até um drone para encontrar o suspeito, que havia sido visto caminhando em uma estrada por um morador da região. Ao g1, o delegado Marcus Cardoso explicou que Ramon tentou se matar antes de ser preso, visto que foi encontrado com um corte no pescoço. O homem foi encaminhado para o Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) para passar por cirurgia.
"Ele falou que ela [esposa] merecia isso. Ele ficou sabendo da traição e agrediu ela. Depois pegou o carro dela e foi buscar as crianças e cometeu o crime. O suspeito pode responder por homicídio tentado e lesão corporal contra", explicou.
Segundo o delegado Humberto Teófilo, Ramon chegou a avisar que cometeria o crime durante uma ligação com parentes. Enquanto o suspeito falava com a avô das meninas, conforme o investigado, a mulher chegou a ouvir as vítimas pedindo para não serem mortas.
"Foi possível ouví-las gritando, pedindo 'não faz isso'. Um delas até pediu para fazer xixi e ele não deixou", completou.
O crime aconteceu na segunda-feira (22), na GO-462, em Santo Antônio de Goiás. Segundo o delegado, o homem disse na ligação que iria matar as filhas para vingar uma traição da esposa.

Fonte: G1

terça-feira, 23 de maio de 2023

Mais de 25% dos brasileiros já sentem a economia piorando em 2023

 

De acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, mais de 25% da população brasileira está sentindo que a situação econômica do país está piorando.

O levantamento, que contou com a participação de 2.023 eleitores de todos os estados e do Distrito Federal, revelou que 25,8% dos entrevistados afirmaram que a situação financeira de suas famílias tem piorado desde janeiro.

Essa percepção negativa em torno da economia reflete as dificuldades enfrentadas por parte da população, que tem lidado com o aumento dos preços, a redução do poder de compra e a falta de oportunidades de emprego.

A instabilidade tem impactado diretamente a vida dos brasileiros e gera preocupações e incertezas sobre o futuro. A crise afeta diferentes setores da sociedade de maneiras diversas, mas atinge especialmente os mais vulneráveis, como a população em situação de pobreza extrema, que são aqueles que vivem em condições precárias, com renda insuficiente para suprir necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde e educação.

Em 2022, ainda na antiga gestão federal, o cenário era outro. Na contramão do aumento mundial das taxas de extrema pobreza, o Brasil terminou o ano anterior com uma queda significativa no índice devido a medidas de assistência social, conforme externou presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Erik Figueiredo.

De acordo com o economista, o governo Bolsonaro proporcionou benefícios sociais, medidas de cortes impostos e de gastos, além de emplacar as privatizações, que geraram receitas extras para impulsionar a retomada econômica.

Conexão Política

Pai vítima de disparos de arma de fogo em Pau dos Ferros, morre no HRCCA

 


Francisco Neurivan da Silva, conhecido por Chinha, de 45 anos que foi atingido por cinco disparos de arma de fogo na região dos braços, costas, pernas e boca, efetuados pelo um filho, no final da tarde deste domingo(21) no bairro Manoel Deodato. Não resistiu aos ferimentos e faleceu no Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade na noite dessa segunda-feira (22). 

nossaparana

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Jovem tenta matar o pai em Pau dos Ferros

O crime ocorreu no final da tarde desta domingo(21) no Bairro Manuel Deodato... O homem foi atingindo por cinco disparos de arma de fogo disparado pelo filho A vítima foi socorrida  para o HRCCA... Após ser submetido a intervenção cirúrgica passa bem... 

O jovem está foragido...

Nossaparanmeu ip

Novo juiz da Lava Jato diz sofrer pressão para deixar cargo

 

O novo juiz da Lava Jato, Eduardo Appio, rejeitou um pedido para se afastar de processos derivados da operação, diz o Estadão.

Uma procuradora de Ponta Grossa, no Paraná, entrou com uma petição de arguição de suspeição. Em decisão no sábado (20), Appio disse ser vítima de uma narrativa “leviana”.

“Os argumentos lançados pela Procuradora da República de Ponta Grossa não apresentam fatos específicos que permitam aferir a suposta suspeição deste Julgador para análise do feito em questão”, escreveu.

Afirmou ainda que a procuradora difamou a memória de seu pai, o ex-deputado federal Francisco Appio, morto em novembro.

“Tudo na finalidade de pressionar este Juízo Federal, afrontando os sagrados princípios constitucionais do juiz natural e todas as garantias de independência funcional dos juízes.”

O Antagonista

Taboleiro Grande RN de luto: Morre o ex-prefeito Djalma Pereira


Morreu nessa segunda-feira 22, o ex-prefeito de Taboleiro Grande RN, por três vezes Djalma da Silva Pereira.
Ele que enfrentava problemas de saúde, teve um AVC há poucos dias e estava internado se tratando.
Nas redes sociais as pessoas desde que souberam da notícia se manifestam lamentando a perda de um dos maiores líderes políticos do município.
Iniciei minha vida no serviço público na gestão de Djalma em 1996 e tinha muita consideração por ele.
Daqui envio votos de pesar a família e que Deus o coloque num bom lugar.
JMoacir

sexta-feira, 19 de maio de 2023

DEMUTRAN se reuni com secretária de Educação e equipe e com secretária de Cultura, "discutem Educação no Transito".

O Gerente Executivo Sargento Monteiro e Coordenador José Pereira, ambos do DEMUTRAN de Pau dos Ferros, reuniram-se com secretários para aprimorar o trabalho de Educação sobre Trânsito nas Escolas como também em todo o município. 

Com a Secretária de Educação Larissa Ferreira




Com a Secretária de Cultura Marta Pontes. 

Trabalharemos a temática do Maio Amarelo nas próximas semanas, que escolheu o tema para 2023 "No transito, escolha a Vida"...  Relata Sargento Monteiro Gerente Executivo do DEMUTRAN.

 A campanha Maio Amarelo completa uma década. Neste ano, o tema escolhido foi: “No trânsito, escolha a vida”, definido na resolução 980/2022, no final do ano passado. O objetivo central do movimento é conscientizar os condutores sobre as precauções que precisam ser tomadas para tornar o trânsito mais seguro e, consequentemente, evitar sinistros de trânsito  e fatalidades. 

Por que a campanha acontece em maio?

A Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu escolher o mês de maio para marcar a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Assim como o mês, a cor amarela também foi escolhida com um propósito. No trânsito, ela simboliza “atenção”, o que é justamente a essência da campanha Maio Amarelo. 


Alíquota fixa do ICMS pode gerar alta no preço da gasolina

 

Após a queda do preço da gasolina, anunciada na terça-feira (16) pela Petrobras, a entrada em vigor da alíquota única e fixa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deverá trazer aumento. A partir de 1º de junho, a cobrança será de R$1,22 por litro em todo o território nacional. Atualmente, as alíquotas são proporcionais ao valor e são definidas por cada estado, variando geralmente entre 17% e 18%. A mudança trará impactos para o consumidor final, já que o valor do tributo é embutido no preço de revenda.

A redução do preço da gasolina, assim como do diesel e do gás de cozinha, foi anunciada no mesmo dia em que a Petrobras apresentou sua nova política de preços, colocando fim ao Preço de Paridade Internacional (PPI) que vigorava há mais de seis anos. No antigo modelo, seguiam-se as tendências do mercado internacional. Agora, são consideradas as alternativas que o consumidor possui no mercado interno e as condições obtidas pela estatal para produção, importação e exportação.

Com a mudança, o novo preço da gasolina para a venda às distribuidoras foi definido. A queda foi de R$ 0,40 por litro, passando de R$ 3,18 para R$ 2,78. O corte entrou em vigor ontem (17). O presidente do Sindicato de Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), Paulo Tavares, estimou em entrevista à Rádio Nacional que a redução nas bombas dos postos da capital do país deve ser de R$ 0,29 centavos.

Com base no novo modelo, a Petrobras pode anunciar novos ajustes nos preços da gasolina até o fim do mês, resultando em aumentos ou quedas para o consumidor final. Já o impacto do ICMS deverá gerar uma alta nas bombas. A mudança na regra tributária, que começa a valer em 1º de junho, foi instituída pela Lei Complementar 192/2022. O valor das alíquotas fixas foi definido em março deste ano pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). No caso do diesel, a alteração já está valendo desde 1º de maio, com uma cobrança de R$ 0,94 por litro.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o preço médio de revenda da gasolina registrado no levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP) da última semana foi de R$ 5,77. Considerando que 18% desse valor é referente ao ICMS, a cobrança do tributo seria de R$ 1,04. Trata-se R$ 0,18 a menos do que os R$1,22 que passarão a ser cobrados.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Vídeo: filho de ex-prefeito reúne amigos para beber em túmulo do pai


Um vídeo gravado por uma pessoa que estava com o filho do ex-prefeito de Santa Teresa (ES), viralizou nas redes nesta semana, após ele e amigos aparecerem bebendo em um cemitério de São Roque do Canaã, no interior do Espírito Santo, mais precisamente em cima do túmulo de Gilson Amaro.
Gilson foi uma das vítimas da covid-19, em 13 de abril de 2021. Ele chegou a ser internado em 15 de fevereiro daquele ano, e dois dias depois foi transferido para Colatina, após o agravamento do quadro e devido às complicações, não resistiu.
Nas imagens do momento inusitado, ele fala para os amigos que talvez o pai deveria estar rindo da situação em que ele se encontrava com as pessoas naquele momento.
“Isso aqui, ele deve tá rindo todinho. Eu conheço meu pai!”, diz o filho do ex-prefeito no vídeo.

Assista:


Um dos amigos ainda afirma, contente: “Ó a festa que tá sendo feita pro Gilson Amaro, ó! Hoje só foi alegria!”
Nas imagens, é possível ver o grupo comendo e bebendo. Segundo o filho, o momento foi uma forma de homenagear o pai. Conforme o site Metrópoles, o rapaz preferiu não se identificar.

Fonte: Metrópoles
JMoacir

Agora lascou: STF marca para 26 de maio julgamento de ação que questiona permissão de vaquejadas. Vai mandar em tudo

 

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 26 de maio o julgamento da ação que questionou uma mujdança no Congresso que considera como não cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais.

Durante sua tramitação no Congresso Nacional, a proposta ficou conhecida como a PEC da Vaquejada. A ação foi apresentada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

De acordo com a entidade, houve afronta do núcleo essencial do direito ao meio ambiente equilibrado, na modalidade da proibição de submissão de animais a tratamento cruel.

Em 2016, a Corte declarou a inconstitucionalidade de uma lei do estado do Ceará que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural no estado.

Na época, os ministros afirmamaram que laudos técnicos contidos no processo demonstravam consequências nocivas à saúde dos animais: fraturas nas patas e rabo, ruptura de ligamentos e vasos sanguíneos, eventual arrancamento do rabo e comprometimento da medula óssea. Também os cavalos, de acordo com os laudos, sofrem lesões.

No plenário virtual não há discussão, os ministros apenas apresentam os votos. Se houver um pedido de vista, o julgamento é suspenso. caso haja um pedido de destaque, o julgamento é levado ao plenário físico da Corte.

R7

terça-feira, 16 de maio de 2023

Gás de cozinha cairá 21,3%; gasolina, 12,6%; e diesel, 12,8%, anuncia Jean Paul

 

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, anunciou nesta terça-feira (16) a redução nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha (GLP). Os novos preços valem a partir desta quarta (17).

A afirmação foi feita ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, após reunião entre os dois em Brasília.

Segundo Jean Paul Prates, as reduções nas refinarias serão as seguintes:

  • gasolina A: redução de R$ 0,40 por litro (-12,6%);
  • diesel A: redução de R$ 0,44 por litro (-12,8%);
  • gás de cozinha (GLP): redução de R$ 8,97 por botijão de 13 kgs (-21,3%).

Com essa redução, segundo a Petrobras, o preço do botijão de gás para o consumidor final pode cair abaixo dos R$ 100. O valor praticado na revenda, no entanto, não é controlado diretamente pelo governo.

As denominações “gasolina A” e “diesel A” se referem ao combustível puro – antes da mistura com álcool e biodiesel, respectivamente.

No início da manhã, a estatal anunciou uma nova política de preços para os combustíveis no mercado interno.

Com isso, fica revogada a fórmula da Paridade de Preço de Importação (PPI), baseada nas oscilações do dólar e do mercado internacional de óleo, e que contabilizava também os custos logísticos com transporte e taxas portuárias, por exemplo.

Preços seguirão ‘referência’ internacional, diz Prates

Em seguida, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a nova política de preços da estatal não se afastará da “referência internacional dos preços”.

Segundo ele, o preço global do petróleo será considerado, mas em outro modelo. A fórmula anterior, diz Prates, era uma “abstração”.

“Estamos comunicando ao mercado um ajuste na estratégia comercial de composição de preço e nas condições de venda. Esse modelo maximiza a incorporação de vantagens competitivas, sem se afastar absolutamente da referência internacional dos preços”, disse.

“Quando digo referência, não é paridade de importação. Portanto, quando o mercado lá fora estiver aquecido, com preços fora do comum e mais altos, isso será refletido no Brasil. Porque abrasileirar o preço significa levar vantagens em conta, sem tirar nossas vantagens nacionais”, disse.

“Paridade de importação era uma abstração. Pegar preço lá fora, colocar aqui dentro como se tivesse produzido lá fora, só que na porta da refinaria daqui”, continuou.

Por G1

segunda-feira, 15 de maio de 2023

Petrobras desvalorizou R$ 84,8 bi desde que Lula se elegeu

 

A Petrobras perdeu R$ 84,8 bilhões em valor de mercado desde o resultado do 2º turno das eleições presidenciais. Passou de R$ 448,7 bilhões em 28 de outubro de 2022 para R$ 363,9 bilhões na 6ª feira (12.mai.2023). O levantamento foi feito por Einar Rivero, head comercialda TradeMap, a pedido do Poder360.

No 1º dia útil depois do 2º turno, a estatal teve uma desvalorização de R$ 34,2 bilhões, para R$ 414,5 bilhões. A queda nas ações da empresa na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo) se intensificou, quando passou a ser avaliada a R$ 301 bilhões em 14 de dezembro do ano passado. Esse preço foi o menor registrado desde 4 de maio de 2021.

O levantamento do valor de mercado da companhia desconsidera o que foi pago de dividendo pela empresa no período.

Em termos percentuais, a queda no valor de mercado da Petrobras após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi de 18,9% até 6ª feira (12.mai.2023). O Ibovespa, principal índice da B3, recuou 5,30% no mesmo período.

A Petrobras recuperou parte das perdas em 2023. O valor de mercado subiu de R$ 345,9 bilhões em 30 de dezembro para R$ 363,9 bilhões na 6ª feira (12.mai).

As ações preferenciais da companhia caíam 2,68% às 11h50 desta 2ª feira (15.mai.2023). As ordinárias recuavam 3,17%.

A Petrobras discutirá a metodologia de preços da gasolina e diesel nesta semana. As mudanças precisam do aval da diretoria executiva da estatal. Segundo comunicado, eventuais mudanças “estarão pautadas em estudos técnicos”.

RISCO DE MAIOR QUEDA

Os números mostram uma tendência de piora no valor de mercado da estatal. O preço do petróleo no mercado internacional indica uma desaceleração da atividade econômica no mundo, potencializada pela economia da China.

A cotação do barril tipo brent está próximo de US$ 75,50. Em 30 de dezembro, valia US$ 85,91.

O governo Lula quer que a Petrobras limite os aumentos dos preços dos combustíveis. A expectativa é que, com a nova política de preços, a estatal tenha frustração de receita. Além disso, a companhia pretende focar a gestão no investimento do refino e energia renovável. Desde o governo Michel Temer (MDB), destinava-se esforços para tirar o petróleo do subsolo.

Poder 360