sábado, 29 de junho de 2024
Pré-candidatos do União Brasil em Pau dos Ferros/RN, se encontram em almoço neste último sábado 29 de junho de 2024.
Início Sobre Robson Pires Facebook Twitter Instagram Biden reconhece a idade e desempenho ruim em debate
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na sexta-feira que pretende derrotar o rival republicano Donald Trump na eleição presidencial de novembro, não dando nenhum sinal de que consideraria desistir da disputa após um fraco desempenho no debate que desanimou seus colegas democratas.
“Sei que não sou um homem jovem, para dizer o óbvio”, disse Biden, animado, em comício um dia após o confronto direto com seu rival republicano, que foi amplamente visto como uma derrota para o presidente de 81 anos.
“Não ando tão facilmente como costumava andar, não falo tão suavemente como costumava falar, não debato tão bem como costumava debater”, disse ele, enquanto a multidão cantava “mais quatro anos”. “Eu não estaria concorrendo novamente se não acreditasse de todo o meu coração e alma que posso fazer esse trabalho. Os riscos são muito altos”, disse Biden.
Os tropeços verbais e as respostas ocasionalmente divagantes de Biden no debate aumentaram as preocupações dos eleitores de que ele poderia não estar apto a cumprir outro mandato de quatro anos e levaram alguns de seus colegas democratas a se perguntarem se poderiam substituí-lo como candidato para a eleição de 5 de novembro nos EUA.
O porta-voz da campanha Michael Tyler disse que não há conversas em andamento sobre essa possibilidade. “Preferimos ter uma noite ruim do que um candidato com uma visão ruim de onde ele quer levar o país”, disse ele aos repórteres a bordo do Air Force One.
A campanha realizou uma reunião com “todos os envolvidos” na tarde de sexta-feira para garantir aos funcionários que Biden não estava desistindo da corrida, de acordo com duas pessoas familiarizadas com a reunião.
Embora Trump, de 78 anos, tenha apresentado uma série de falsidades durante o debate, o foco após o debate estava inteiramente em Biden, especialmente entre os democratas.
Hakeem Jeffries, líder do Partido Democrata na Câmara dos Deputados dos EUA, evitou responder diretamente quando perguntado se ainda tinha fé na candidatura de Biden. “Eu apoio a chapa. Apoio a maioria democrata do Senado. Faremos todo o possível para retomar a Câmara em novembro. Obrigado a todos”, disse ele aos repórteres.
Alguns outros democratas também hesitaram quando perguntados se Biden deveria permanecer na disputa. “Essa é uma decisão do presidente”, disse o senador democrata Jack Reed a uma estação de TV local em Rhode Island. No entanto, várias das figuras mais importantes do partido, incluindo os ex-presidentes Bill Clinton e Barack Obama, disseram que continuariam com Biden.
“Noites de debates ruins acontecem. Confiem em mim, eu sei. Mas esta eleição ainda é uma escolha entre alguém que lutou por pessoas comuns durante toda a sua vida e alguém que só se preocupa consigo mesmo”, escreveu o ex-presidente democrata Barack Obama no X.
O conselho editorial do New York Times, que apoiou Biden em 2020, pediu que ele desistisse da corrida para dar ao Partido Democrata uma chance melhor de derrotar Trump escolhendo outro candidato. “O maior serviço público que o Sr. Biden pode prestar agora é anunciar que não continuará concorrendo à reeleição”, disse o editorial.
A campanha de Biden disse que arrecadou 14 milhões de dólares na quinta e sexta-feira e registrou sua melhor hora de arrecadação de fundos imediatamente após o debate de quinta-feira à noite. A campanha de Trump disse que arrecadou 8 milhões de dólares na noite do debate.
Um possível ponto positivo para Biden: dados preliminares de audiência mostraram que apenas 48 milhões de norte-americanos assistiram ao debate, muito aquém dos 73 milhões que assistiram ao último confronto entre os candidatos em 2020.
Biden, que já é o presidente norte-americano mais velho da história, enfrentou apenas uma oposição simbólica durante a disputa de indicação do partido, que durou meses, e conseguiu apoio suficiente para garantir sua vaga como candidato democrata.
sexta-feira, 28 de junho de 2024
União Brasil em crise no Rio Grande do Norte: Agripino Maia complica cenário político
O ex-senador José Agripino Maia, presidente do União Brasil no Rio Grande do Norte, colocou o partido numa verdadeira encruzilhada política nas eleições de Natal (RN) e Parnamirim. Apoiar candidatos alinhados com a esquerda, como Paulinho Freire em Natal e a professora Nilda em Parnamirim (foto acima), tem gerado descontentamento entre os membros da legenda.
Onde José Agripino mete o bico, a situação se complica para o partido. A insatisfação é tão grande que já há uma articulação entre líderes locais para mudar o controle do União Brasil no estado. Esses líderes acreditam que uma nova direção pode realinhar o partido com suas bases e evitar mais confusão nas futuras eleições.
Agricultor morre em acidente com trator durante trabalho em silagem na zona rural de Mossoró
Sem ideologia, Agripino tem esperança de ser Ministro
O ex-senador José Agripino Maia está demostrando que que tem planos ambiciosos para o futuro. Há rumores de que planeja ser ministro, tanto em um governo de direita quanto de esquerda. O União Brasil, presidido por ele no Rio Grande do Norte, já ocupa dois ministérios no governo de Lula, o que reforça suas aspirações.
O sucesso desse projeto político depende do desempenho do partido nas eleições deste ano, especialmente em cidades-chave como Natal, Parnamirim e Mossoró… Agripino Maia parece estar jogando em todas as frentes, buscando consolidar seu poder e influência, independentemente das alianças ideológicas.
quinta-feira, 27 de junho de 2024
quarta-feira, 26 de junho de 2024
Sem vagas: Hospital Walfredo Gurgel fica com pacientes em macas nos corredores e ambulâncias retidas
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a maior unidade pública de saúde do Rio Grande do Norte, ficou superlotado na noite de segunda-feira (24), o que fez pacientes esperarem por atendimento nos corredores do prédio. O pronto-socorro Clóvis Sarinho também funciona na unidade.
Com a superlotação, alguns desses pacientes nos corredores precisaram usar as macas das ambulâncias, o que manteve pelo menos 14 veículos retidos no estacionamento. As ambulâncias só deixam as unidades de saúde com as macas de volta aos veículos para novos atendimentos.
De acordo com o diretor do hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, a demanda, principalmente para atendimentos de ortopedia, aumenta em alguns momentos do dia, como os períodos com trânsito mais intenso em Natal, entre 17h e 19h.
“O Rio Grande do Norte já acompanha esse movimento do Walfredo, porque de fato é a grande referência em trauma no estado. Então, não tem como não esperar grandes movimentos no pronto-socorro, não tem como não esperar grandes movimentos de ambulância circulando e, em certos momentos, travando”, explicou.
G 1
R.Pires
Cosern reforça sistema elétrico de 27 municípios do RN; inclusive Patu
A Neoenergia Cosern reforçou o sistema elétrico de 27 municípios do Alto Oeste (confira relação abaixo) com a construção de 30 novos quilômetros de redes de alta tensão e do 12º ponto de suprimento de energia do estado, em Caraúbas. As obras, que fazem parte dos R$ 2,1 bilhões do Plano de Investimentos da Neoenergia Cosern no sistema elétrico do Rio Grande do Norte até 2027, beneficiam 244 mil consumidores e dotam as cidades da região com novas opções de fornecimento de energia, em caso de emergência.
_“Com a entrada em operação, o empreendimento de Caraúbas reforça a confiabilidade do sistema elétrico da região, garantindo maior flexibilidade operativa a partir do Centro de Operações Integradas (COI). Com isso, reafirmamos o nosso compromisso de prestação de bons serviços aos potiguares que nos deu o reconhecimento de melhor distribuidora do Brasil”_, explica Davyd Anderson, supervisor da Expansão da Distribuição da Neoenergia Cosern.
Os 27 municípios do Alto Oeste beneficiados com a entrada em operação do novo ponto supridor de energia do RN são:
_Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern_
* Com informações e foto - Via Portal Boca da Noite.
terça-feira, 25 de junho de 2024
Hackers invadem site do TSE e inscrevem políticos e artistas como mesários
Criminosos invadiram o aplicativo e-Título, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para emitir 158 registros irregulares, desde títulos de eleitor até inscrições para mesário voluntário. Políticos e artistas estão entre as vítimas que tiveram dados utilizados.
Com objetivo de investigar os suspeitos, a PF deflagrou a operação Eleitor Protegido nesta terça-feira (25). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), São Miguel do Gostoso (RN) e Maracanaú (CE).
A PF acrescentou que as apurações vão continuar, para descoberta da motivação e do objetivo dos criminosos com a invasão aos sistemas do TSE. Os investigados devem responder pelo crime de invasão de dispositivo informático.
RPires
Pacheco critica STF por descriminalização de maconha: ‘invadindo competência’
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (25) discordar da posição do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal.
Para o senador, que é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe o porte de qualquer tipo de droga, a descriminalização via decisão judicial é uma “invasão à competência” do Legislativo.
“”Eu discordo da decisão do Supremo Tribunal Federal [sobre descriminalização]. Eu considero que uma descriminalização só pode se dar através do processo legislativo e não por uma decisão judicial. Há um caminho próprio para se percorrer nessa discussão, que é o processo legislativo”, declarou o parlamentar.
Na avaliação de Rodrigo Pacheco, uma descriminalização só poderia ocorrer por meio do processo legislativo e não por uma decisão judicial.
Pacheco afirmou que o julgamento invade também a competência técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O senador pontuou que é tarefa da agência definir quais substâncias são consideradas entorpecentes.
“Há uma lógica jurídica, política, racional em relação a isso, que, na minha opinião, não pode ser quebrada por uma decisão judicial que destaque uma determinada substância entorpecente, invadindo a competência técnica que é própria da Anvisa e invadindo a competência legislativa que é própria do Congresso Nacional”, afirmou o presidente do Senado.
De acordo com o senador, haverá uma “lacuna” na lei, o que classificou como um “defeito que vamos precisar corrigir em algum momento”.
Isso porque, segundo Pacheco, apesar de o usuário não ser repreendido criminalmente, a origem da droga continuará sendo ilícita, uma vez que o tráfico é crime.
“Que isso não represente um libera geral em relação à maconha ou a qualquer tipo de droga”, criticou o senador.
Apesar de ser contrário à prisão de quem usa a maconha, o parlamentar sustenta que deve haver uma consequência para quem porte a droga.
“Se uma substância é considerada ilícita pela Anvisa, quem a porta tem que ter uma consequência. A consequência de quem porta não pode ser prisão, não se pode prender o usuário, mas é preciso ter uma consequência jurídica porque aquela mesma substância momentos antes estava na mão de alguém que pratica um crime hediondo [tráfico]. [A decisão do STF] descriminaliza uma parte sem descriminalizar a outra”. argumentou.
Competência do Legislativo
A fala de Pacheco vai ao encontro da posição do ministro André Mendonça, do STF, que é contrário à descriminalização. Para o magistrado, o Supremo está “passando por cima do legislador” no julgamento sobre o porte de maconha para uso pessoal.
A Corte definiu que o porte para uso individual não é crime e que será fixada uma quantidade da substância como critério para diferenciar o usuário do traficante. O detalhamento da decisão será anunciado nesta quarta-feira (26).
Isso terá repercussão na forma pela qual os casos são tratados pela Justiça e para o histórico criminal da pessoa — por exemplo, a configuração de reincidência (quando alguém pratica novo crime tendo condenação definitiva anterior por outra infração penal).
Mas a ação continua sendo um ato ilícito. E quem porta a substância como usuário continuará sujeito a sanções administrativas, socioeducativas — como advertência sobre os efeitos das drogas e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
Questionado se o parlamento tomará alguma medida, Pacheco respondeu: “Fizemos nossa parte”.
Ele disse que cabe agora à Câmara refletir sobre o tema.
PEC aguarda análise da Câmara
A proposta apresentada por Rodrigo Pacheco foi aprovada pelo Senado em abril deste ano. O texto, atualmente, tramita na Câmara dos Deputados, onde já recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Para ir à promulgação pelo Congresso Nacional, o texto ainda terá de passar por uma segunda comissão e pelo plenário principal da Casa, sem sofrer alterações de conteúdo.
Se a PEC for modificada pelos deputados, terá de ser reanalisada pelo Senado antes de ir à promulgação.
Fonte: g1
Ally doceria em destaque!
Paulinho Freire já começou a trair José Agripino Maia. Imagine o resto da turma
Em uma daquelas ironias que só a política pode proporcionar, os deputados federais Paulinho Freire e Benes Leocádio, juntamente com o deputado estadual Taveira Jr, encontram-se em divergência com o presidente do União Brasil no RN, José Agripino, em Parnamirim. Enquanto Agripino e o União Brasil se preparam para subir no palanque da oposição, liderado pela Professora Nilda (Solidariedade) e que contará com a atual vice-prefeita Katia Pires (União Brasil), Paulinho Freire, em uma jogada digna de mestre, recebeu o apoio de Agripino para sua própria candidatura a prefeito de Natal. Agora, Paulinho dá o troco.
Essa dança política é verdadeiramente fascinante. De um lado, temos Agripino e União Brasil, alinhados com a oposição em Parnamirim, prontos para desafiar a situação. Do outro, Paulinho Freire, aparentemente alheio a esses “pequenos detalhes”, tem o mesmo Agripino para reforçar sua campanha em Natal.
É uma situação que faz qualquer observador político coçar a cabeça e perguntar: Será que Paulinho Freire está contando com a memória curta do eleitorado ou simplesmente confia na capacidade de Agripino de se dividir magicamente entre apoiar a oposição em uma cidade e seus próprios aliados em outra? É somente uma pergunta.
RPires
Polícia Civil prende em flagrante homem que tentou matar a própria mãe em Pau dos Ferros/RN
O Congresso Brasileiro é bicameral!
O Congresso é bicameral, logo composto por duas Casas: o Senado Federal (integrado por 81 senadores, que representam as 27 unidades federativas, isto é, os 26 estados e o Distrito Federal) e a Câmara dos Deputados (integrada por 513 deputados federais, que representam o povo).
O Rio Grande do Norte tem a honra de ter um Deputado Federal Sargento da Policia Militar, o Sgt Gonçalves.
Empresa que arrematou leilão de arroz venceu também o de milho
Seis meses antes de arrematar lotes do leilão de arroz do governo federal, a locadora de carros ASR Locação de Veículos e Máquinas venceu também a licitação de milho do governo petista da Bahia. Ambos os certames foram conduzidos pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), desde o edital até as etapas finais do processo.
Segundo informações do portal UOL, a ASR Locação de Veículos e Máquinas foi contratada, em dezembro de 2023, pelo valor de R$ 19,8 milhões para fornecer 212 mil sacas de milho ao governo baiano, como parte do programa Leilão pra Você.
A empresa em questão se tornou alvo de investigação da Polícia Federal e da CGU (Controladoria Geral da União) após a revelação de que o leilão de arroz fora arrematado por ela, por uma comerciante de queijos e uma processadora de polpas de frutas, todas sem experiência no ramo da importação de arroz. A licitação acabou anulada.
“EMPRESA DE PRATELEIRA”
Para os investigadores, a ASR Locação de Veículos e Máquinas é considerada uma “empresa de prateleira”. Criada em 2019, ela veio expandido sua área de atuação e atualmente está autorizada a atuar com 22 atividades econômicas, muitas sem relações entre si.
Segundo documentos da Junta Comercial, apesar de ter como ramo principal o de locação de carros e máquinas pesadas, ela também está habilitada para serviço de buffet, obras de engenharia, instalação de ar-condicionado, recepção em repartição pública e eventos, e várias outras atividades.
Em dezembro, quando arrematou o leilão de milho, a empresa não tinha a atividade atacadista de cereais como uma das suas atribuições, tendo incluído esse serviço somente em 23 de fevereiro.
Já no caso do arroz, a ASR se habilitou para exercer importação e exportação de cereais e leguminosas 22 dias antes do certame, no qual foi contratada por R$ 112 milhões. Tanto na licitação de milho quanto na de arroz, a empresa foi representada por duas firmas que pertencem a um ex-assessor e ao filho do até então Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller (PP-MT). Ele acabou demitido após o caso vir à tona por meio da imprensa.
Ainda de acordo com o portal UOL, a ASR já teve oito sócios e fornece como endereço um espaço físico contratado por diversas empresas para reuniões ocasionais.
Atualmente, a empresa está no nome de Crispiniano Espindola Wanderley, que a adquiriu em 2021, quando seu capital valia R$ 5 milhões. Um ano antes, ele solicitou e recebeu auxílio emergêncial de R$ 600 durante a pandemia da Covid-19.
Procurada, a Conab disse que apenas “disponibilizou o serviço ‘Leilão Pra Você’ a pedido da Companhia de Desenvolvimento Regional da Bahia (CAR)”, e que não se responsabiliza “pelo cumprimento das obrigações, principais ou acessórias, que incumbam às partes ou às Bolsas que as representam”.
Já o CAR afirma que o edital foi executado pela Conab, “por meio de acordo de cooperação” e que “todas as sacas de milho já foram entregues pela empresa vencedora do edital e o milho já foi distribuído para o público beneficiário”.
Os demais envolvidos não quiseram se pronunciar.
RPires
segunda-feira, 24 de junho de 2024
Bombeiros encontram corpo de PM desaparecido em Pipa
O corpo do 2º sargento da Polícia Militar, Edson Adriano Vieira da Costa, de 47 anos, foi encontrado neste domingo (23) na Praia do Amor, em Tibau do Sul, no Litoral Sul do Rio Grande do Norte. O PM havia desaparecido, no sábado (22), após salvar filho de afogamento. Em nota, a Polícia Militar lamentou a morte do sargento.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do RN (CBMRN), o corpo foi encontrado flutuando na praia do Amor, por volta das 16h20. Nas buscas, os bombeiros receberam ajuda dos surfistas. O policial havia desaparecido na praia das Minas, que também fica no distrito de Pipa
“Utilizamos o helicóptero, motonáuticas, embarcações e mergulhadores, mas infelizmente o guerreiro não resistiu. A ele e toda família os nossos mais sinceros sentimentos”, afirmou o CBMRN.
Confira a nota da Polícia Militar:
“É com imenso pesar que a Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do 2º SGT PM Edson Adriano Vieira da Costa, ocorrido no último sábado (22), aos 47 anos.O Comandante Geral, Oficiais e Praças externam hoje os sentimentos de mais profundo pesar aos amigos e familiares.
Tribuna do Norte
Brasil reconhece quadrilhas juninas como manifestação cultural
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei nº 14.900 que reconhece as quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional. A medida foi publicada no Diário Oficial desta 2ª feira (24.jun.2024). O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional em 21 de maio e propõe uma alteração na lei 14.555, de 2023, que cita apenas as festas juninas como manifestação da cultura brasileira.
Com a sanção de Lula, as quadrilhas, danças tradicionais das comemorações dos meses de junho e julho, também passam a integrar o grupo reconhecido. O projeto é de autoria do deputado federal Ruy Carneiro (PSC-PB). Ao ser aprovado na Câmara dos Deputados, foi à votação no Senado.
A relatora na Casa Alta, a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), declarou que a medida é compatível com a contribuição da dança tradicional para a cultura do país. “As quadrilhas juninas movimentam uma verdadeira cadeia produtiva da cultura. Desde os cenários, aos figurinos, a maquiagem, dançarinos. Portanto, é um projeto bastante meritório”, afirmou ao ler o relatório na Comissão de Educação.
Poder 360
Informações mais detalhadas do Crime ontem em Pau dos Ferros/RN
Um homem identificado como João Filho Fernandes Gadelha foi morto a pauladas na tarde deste domingo, por volta das 17h40, próximo à Delegacia da Polícia Civil, na Rua Paul Pierre Harris, bairro São Benedito, em Pau dos Ferros.